Connect with us

ESPORTE

Sorteio do Mundial de Clubes de 2025 acontece às 15hrs desta quinta-feira; assista

Publicado

em

A Fifa realizará nesta quinta-feira (5), o sorteio dos grupos do Mundial de Clubes de 2025. Os times brasileiros Palmeiras, Fluminense e Flamengo já foram anunciados como cabeças de chave no sorteio. Enquanto o Botafogo, atual campeão da Copa Libertadores da América, está no pote 3 do sorteio.

Assista aqui a transmissão do sorteio:

Tribuna do Norte

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTE

Mendes pede vista e suspende julgamento de Robinho no STF

Publicado

em

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pediu vista e suspendeu nesta sexta-feira (28) o julgamento de um habeas corpus protocolado pela defesa do ex-jogador de futebol Robinho. Não há data para retomada do julgamento.

Os advogados de Robinho tentam derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em março do ano passado, homologou sentença da Justiça italiana e determinou a prisão imediata do ex-jogador.

Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013.

Até o momento, o relator do caso, ministro Luiz Fux, e Alexandre de Moraes votaram para manter a decisão do plenário do STF que confirmou a prisão.

Para Fux, não há irregularidade na decisão do colegiado.

“Verifica-se, portanto, da leitura do acórdão, e pelas próprias razões recursais, que o embargante tenta, pela via imprópria, rediscutir tema que já foi objeto de análise quando da apreciação da matéria defensiva no momento do julgamento do habeas corpus pelo plenário”, afirmou o ministro.

Robinho está preso no complexo penitenciário de Tremembé, em São Paulo, conhecido como a “penitenciária dos famosos”.

Agência Brasil

Tribuna do Norte

Continue lendo

ESPORTE

Dorival Júnior é demitido do comando da Seleção Brasileira

Publicado

em

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (28) a demissão de Dorival Júnior do cargo de técnico da Seleção Brasileira. A decisão foi tomada após uma tarde de reunião na sede da CBF, presidida por Ednaldo Rodrigues, e ocorre após o Brasil sofrer uma goleada para a Argentina nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Dorival Júnior comandou a Seleção em 16 partidas, conquistando sete vitórias, sete empates e duas derrotas. Sob seu comando, o time ocupa atualmente a quarta posição nas Eliminatórias, ainda sem garantir a classificação para o Mundial, além de ter sido eliminado nas quartas de final da última Copa América.

Dorival Júnior foi contratado pela CBF com respaldo por sua boa temporada à frente do São Paulo em 2023 e pelo trabalho bem-sucedido no Flamengo em 2022. Sua estreia no comando da Seleção ocorreu em 2023, com uma vitória sobre a Inglaterra, em amistoso realizado em Londres.

Tribuna do Norte

Continue lendo

ESPORTE

JPNews Natal transmite final do Campeonato Potiguar 2025

Publicado

em

Chegou o dia de conhecer o grande campeão Potiguar 2025. ABC e América entram em campo neste sábado (29) no Frasqueirão para decidir quem leva a taça. A Jovem Pan News Natal (93.5 FM) transmite o duelo a partir das 14h, no dial e no Youtube, com um pré-jogo recheado de entrevistas, informações e bastidores.

A narração do duelo para a JPNEWS será do vibrante Ivan Nunes, com análises táticas de Itamar Ciriaco e Marcus Arboés. Nas reportagens, Ícaro Carvalho e Pedro Henrique Brandão trazem tudo direto do gramado, com ancoragem geral e plantão esportivo de Ricardo Santos.

No duelo de ida, empate em 1×1 na Arena das Dunas. Os gols foram marcados por Wallyson para o ABC e Souza para o América. Em caso de novo empate, disputa de pênaltis.

As equipes chegam para o duelo com o América tendo o melhor ataque, com 17 gols feitos, e o ABC a melhor defesa, tendo sofrido apenas dois gols. O duelo deste sábado ganhou novos contornos após a Polícia Militar sugerir a mudança do local do jogo do Frasqueirão para a Arena das Dunas. O ABC ameaçou não entrar em campo com a mudança, que não se confirmou.

O duelo também marca a possibilidade de dois fatos curiosos: o camisa 11 Alvinegro Wallyson pode chegar a marca de 100 gols com a camisa do clube. Por outro lado, o América busca um tricampeonato que não vem desde o final da década de 80, e de quebra, garantir o 4° título jogando na casa do maior rival.

Assista pela Jovem Pan News Natal:

Tribuna do Norte

Continue lendo

ESPORTE

Seleção feminina bate China em 5ª etapa do circuito de rugby sevens

Publicado

em

A seleção feminina de rugby sevens, mais conhecida pelo apelido de Yaras, derrotou a China no segundo jogo desta sexta-feira (28), em Hong Kong, pela quinta etapa do circuito mundial 2024/25. A vitória veio após as Yaras – em 9º lugar entre as 12 equipes – começarem o dia com derrota de virada para os Estados Unidos (4º), por 31 a 12. As Yaras voltam a campo à 1h57 (horário de Brasília) com a Nova Zelândia, atual campeã olímpica e líder da temporada.

As brasileiras chegaram embaladas para disputar a quinta etapa do circuito, que reúne as 12 melhores seleções do mundo. Em fevereiro, as Yaras finalizaram a etapa anterior, em Vancouver (Canadá) na quinta posição, a melhor na história, após vitórias sobre Austrália – atual campeã mundial – Espanha e Grã-Bretanha.

O objetivo das Yaras agora é garantir vaga nas quartas de final, já que, após a sexta etapa, apenas as oito melhores seleções seguirão na disputa pelo título mundial. Já as quatro piores equipes competirão com quatro times oriundos da segunda divisão para permanecerem na elite do rugby sevens.

“Começamos bem contra os Estados Unidos, mas não finalizamos a partida como queríamos. Focamos nas pequenas coisas, nos detalhes a serem resolvidos”, falou a treinadora neozelandesa Crystal Kaua, que assumiu o comando das Yaras há cinco meses. “Não quero impor que elas sejam e joguem como outras seleções. Quero entender o jeito delas, do que gostam, para evoluirmos com nossa identidade. Estou muito orgulhosa de como jogaram com a China e construíram a vitória”, elogiou a treinadora em depoimento ao site da Confederação Brasileira de Rugby.

O Brasil está no grupo A, junto com China, Estados Unidos e Nova Zelândia. A chave B tem França, Grã-Bretanha e Irlanda; e o Grupo C conta com Austrália, Canadá, Espanha e Japão. Pelo regulamento, somente as duas melhores equipes de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas se classificarão às quartas de final.

A sexta e última etapa classificatória ocorrerá entre 5 e 6 de abril, em Singapura.

Agência Brasil

Tribuna do Norte

Continue lendo

ESPORTE

América aposta no equilíbrio do elenco

Publicado

em

O treinador Moacir Júnior, do América, fez questão de reforçar, após o empate na primeira partida, que a equipe não tem motivo para temer a decisão no Frasqueirão. Segundo ele, o clube está habituado ao ambiente e já conquistou vitórias importantes no estádio rival.

E os números provam o equilíbrio entre os dois clubes, até mesmo dentro do território alvinegro. De acordo com o pesquisador Marcos Trindade, foram realizados sete clássicos decisivos no Frasqueirão: o ABC venceu quatro (2007, 2016, 2020, 2022), enquanto o América triunfou em três (2012, 2015, 2023). Para o Alvirrubro, além da oportunidade de conquistar o segundo tricampeonato de sua história, há o incentivo de igualar o número de títulos levantados no estádio adversário, dobrando as razões para comemorar.

As observações do primeiro confronto serão determinantes, mas Moacir espera mudanças: “Eles começaram com muito ímpeto no primeiro jogo, mas nós voltamos ainda mais intensos, como precisava ser. Agora, não acredito que vão repetir essa mesma estratégia no Frasqueirão. Conheço bem a torcida de lá, e se optarem por uma proposta muito defensiva, acho que o torcedor pode acabar se voltando contra o time.”

Focado em tirar proveito de um possível comportamento mais “afoito” do adversário, Moacir estruturou os treinos do América com atenção aos detalhes que podem definir a partida. “É isso que, de repente, pode nos dar uma vantagem”, destacou. O técnico sabe que, com o clima que envolve um clássico decisivo, a chance de êxito está nos mínimos detalhes, e ele espera que o grupo esteja pronto para aproveitá-los.

O goleiro Renan Bragança revelou que o elenco está 100% concentrado no duelo e trabalhou intensamente para corrigir os erros do primeiro jogo. “O treinador tem ajustado muitas coisas e, dia após dia, corrigimos os problemas. Participei do título no ano passado e sei como é esse momento: um jogo onde errar não é uma opção.”

Veterano em jogos deste porte, Renan teve boa atuação na partida de ida e comentou que o diferencial será o mínimo de falhas. “Quem costuma vencer em clássicos assim é o time que erra menos. Pode ser uma bola que decida tudo. Por isso, nossa concentração está total e estamos prontos para lutar pela vitória.”

Bragança sabe da pressão que a equipe irá sofrer no estádio adversário, dos 12 mil ingressos colocados a venda, o clube terá direito apenas a 1.200 para vender a sua torcida. Ele acredita que são em momentos assim, de grande dificuldade, que o América consegue se superar.

Tribuna do Norte

Continue lendo

ESPORTE

Evaristo Piza cita o rival Moacir Júnior

Publicado

em

Embora a história registre um bom desempenho do América em jogos decisivos dentro do Frasqueirão, o treinador Evaristo Piza ressalta que o ABC lutará com todas as suas forças para conquistar a hegemonia do futebol potiguar e impedir a festa do tricampeonato do rival. Piza também salienta que Moacir Júnior “blefou” ao buscar passar tranquilidade para os torcedores e o elenco, e acredita que o técnico adversário está bastante preocupado com o fato de não ter aberto vantagem no confronto de ida e agora precisar decidir o título na casa alvinegra.

“Vi uma entrevista do Moacir onde ele mencionou que, independentemente do local, até mesmo jogando aqui, poderia causar um desequilíbrio dependendo do estilo de jogo. Ele deixou claro que isso não seria um problema para o América. Já eu, se fosse jogar uma final aqui no Frasqueirão contra o ABC, estaria mais preocupado do que tranquilo”, provocou Piza.

Segundo o treinador, o ABC alcançou seu objetivo na Arena das Dunas ao manter a torcida animada e confiante na conquista de um novo campeonato, como comprova a intensa procura por ingressos: “Já vi uma parcial de ingressos que chegou a 9 mil, talvez 8 mil, se a última atualização estiver correta. Tenho certeza de que a atmosfera será muito forte, um verdadeiro caldeirão. Cada ação nossa será amplificada pela arquibancada, criando um efeito cascata que precisamos usar a nosso favor. Temos que ser uma equipe vibrante do primeiro ao último minuto, para que a torcida nos acompanhe e nos fortaleça rumo ao título.”

Piza sabe que o América virá preparado para explorar possíveis erros do ABC, mas destacou que o time precisa aproveitar ao máximo o “fator casa” e propor o jogo. “Sei que o adversário terá suas estratégias para nos atrapalhar, assim como nós tivemos as nossas na Arena das Dunas. Mas, dentro de casa, não podemos deixar passar essa chance. É o momento de conquistar o título para o nosso grupo e nossa torcida.”

Sobre a polêmica envolvendo a troca de estádio, Piza admitiu que o caso gerou certa tensão no elenco, mas garantiu que o posicionamento firme da diretoria foi decisivo para assegurar a tranquilidade do grupo: “Estávamos preparados para qualquer situação e contamos com o apoio total do presidente Eduardo Machado e de Agnello Gonçalves, que garantiram lutar até o fim para preservar o regulamento. Isso nos deu a segurança de trabalhar sabendo que faríamos o jogo final em casa, diante da nossa torcida. Decidir em casa era o desejo de todos e conquistamos isso com mérito, dentro de campo”, finalizou.

Tribuna do Norte

Continue lendo

ESPORTE

Frasqueirão é o palco da final

Publicado

em

ABC e América decidem o título estadual neste sábado (29), no estádio Frasqueirão. Após polêmica gerada por uma sugestão da Polícia Militar, uma reunião na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) confirmou a realização da partida. Os dois times precisam vencer para levantar a taça. No primeiro confronto, realizado na Arena das Dunas, o empate não deu vantagem a nenhuma das equipes. Em caso de nova igualdade, a decisão será nos pênaltis.

O duelo tem início previsto para as 16h, com os portões do estádio Alvinegro abrindo às 14h. O ABC chegou a solicitar a antecipação para as 13h, buscando facilitar o acesso da torcida, mas a PM alegou questões operacionais e manteve o horário inicial.

A mudança do mando de campo chegou a ser considerada pela Polícia Militar devido ao aumento de casos de violência entre torcedores. O tenente-coronel Ricardo, do Batalhão de Choque, explicou que a sugestão foi apenas um procedimento padrão. A proposta, contudo, foi descartada após análise do Ministério Público e do juiz Daniel Couto, que se posicionaram contra alterações no planejamento inicial.

O presidente da FNF, José Vanildo, destacou a importância de discutir melhorias para o Frasqueirão, que completa 20 anos. Ele sugeriu a criação de uma comissão multissetorial para avaliar as condições do estádio, envolvendo autoridades como o Ministério Público e o Judiciário. “Ninguém é dono do processo; é preciso ouvir todas as partes”, reforçou. O dirigente agradeceu ainda o trabalho da Polícia Militar, pedindo diálogo para aprimorar o futebol local sem prejudicar sua tradição.

Clima quente

A reunião também foi marcada por troca de acusações. Marcelo Mendes, representante do América, apontou dificuldades na compra de ingressos de meia-entrada para a torcida alvirrubra e erros no site sobre a localização da torcida visitante. A diretoria do ABC, por sua vez, alegou que os ingressos de meia-entrada para o América já estão esgotados e atribuiu o problema ao sistema de vendas.

Após a partida, apenas a torcida do clube campeão poderá permanecer no estádio. A PM pediu ainda que dirigentes evitem entrar no campo para comemorar com os jogadores, prevenindo possíveis invasões.

Tribuna do Norte

Continue lendo

ESPORTE

Vini Júnior e Mbappé são acusados de indecência

Publicado

em

Quatro jogadores do Real Madrid, incluindo Kylian Mbappé e Vinícius Júnior, estão sendo investigados por suposta “conduta indecente” durante a partida da Liga dos Campeões contra o Atlético de Madrid, pela Uefa. A entidade vai analisar a comemoração dos dois astros do time espanhol na comemoração da classificação para as quartas de final do torneio europeu. Além da dupla de atacantes, o zagueiro Rüdiger e o meio-campista Ceballos também estão na mira.

A Uefa disse que nomeou um inspetor disciplinar para estudar as alegações não especificadas no jogo das oitavas de final, que foi disputado no dia 12 de março. Clipes de vídeo que circulam nas redes sociais mostram Mbappé segurando a virilha durante comemorações em campo pela vitória do clube merengue na disputa de pênaltis.

De acordo com o jornal espanhol “Marca” Rüdiger chamou a atenção pelo gesto de colocar a mão no pescoço. Já no caso de Vini Jr, a denúncia gira em torno do seu confronto com a torcida do Atlético de Madrid antes e depois do duelo. O atleta sempre é alvo de manifestações de cunho racista por parte dos torcedores adversários

Qualquer proibição imposta forçaria o jogador a perder o compromisso do Real Madrid contra o Arsenal, agendado para o dia 8 de abril, pela primeira partida das quartas de final do mais nobre torneio europeu de clubes. O gigante espanhol avançou após os pênaltis e Rüdiger marcou o gol decisivo.

Tribuna do Norte

Continue lendo

ESPORTE

Renato Gaúcho reafirma sonho de treinar a seleção brasileira: ‘Se tiver oportunidade…’

Publicado

em

Um dos principais técnicos do futebol brasileiro nos últimos anos, Renato Gaúcho já teve seu nome cotado para assumir a seleção, mas os caminhos entre o treinador e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nunca se cruzaram. Atualmente sem clube, após deixar o Grêmio ao final da última temporada, ele ainda mantém vivo o sonho de dirigir o time nacional.

“Sim, (o sonho de assumir a seleção) continua. O treinador, independentemente de quem quer que seja, tem que ter o sonho de treinar a seleção brasileira desde que ele se garanta”, afirmou Renato, em entrevista à ESPN. Antes da saída de Tite, em 2022, o nome do treinador foi cotado como um dos substitutos.

Renato também teve o nome ventilado para trabalhar à frente da seleção brasileira em 2019, quando o Grêmio vinha dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil nos anos anteriores. Tite, por sua vez, havia sido eliminado da Copa do Mundo da Rússia nas quartas de final, diante da Bélgica. O título da seleção na Copa América naquele ano, no entanto, manteve o treinador à frente do cargo até o Mundial do Catar.

“Como treinador, tem que pensar em chegar à seleção, que é o máximo do futebol brasileiro. Se vou chegar um dia, não sei, mas por que vou falar que não tenho esse sonho? Quando faço os trabalhos nos clubes, é para ganhar títulos e ser lembrado para a seleção brasileira”, defendeu Renato Gaúcho.

Em 2024, o treinador encerrou sua quarta passagem pelo comando técnico do Grêmio. Nesta, chegou na reta final da Série B e permaneceu entre 2022 e 2024. Chegou ao vice-campeonato brasileiro e conquistou dois títulos gaúchos para o clube tricolor. “Como se chega à seleção? Fazendo grandes trabalhos e ganhando taças. Por isso que eu falo: a minha parte eu faço. Se tiver oportunidade, ótimo. Se não chegar, vou continuar tendo esse sonho”, explicou.

Após a derrota da seleção brasileira para a Argentina nesta terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o nome de Dorival Júnior voltou a balançar no cargo. A CBF terá uma reunião nesta sexta-feira com o treinador para definir a continuidade ou término do trabalho. Carlo Ancelotti e Filipe Luís são alguns dos nomes cotados para assumir o Brasil em caso de descontinuidade da comissão técnica de Dorival.

Estadão Conteudo

Tribuna do Norte

Continue lendo

ESPORTE

PM rejeita Frasqueirão para final do Estadual e ABC ameaça não jogar

Publicado

em

As autoridades responsáveis pela Segurança no Rio Grande do Norte enviaram um documento oficial à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) solicitando que a Arena das Dunas seja o palco da final do Campeonato Potiguar. Os comandantes da Polícia apontam riscos elevados de confrontos no Frasqueirão e defendem a mudança de local. Contudo, a decisão depende de consenso entre os clubes e a Federação. O tema será discutido em uma reunião de urgência nesta quinta-feira (27), às 15h, na sede da entidade, com a participação do Ministério Público, da Polícia Militar e dos representantes de ABC e América.

Antes de qualquer justificativa por parte das autoridades locais, o presidente do ABC, Eduardo Machado, antecipou que, caso ocorra alteração no mando de campo, o clube se recusará a disputar a partida e abandonará o campeonato. “Estou perplexo. Não há justificativa plausível para essa mudança. O Frasqueirão possui todos os laudos necessários, incluindo os emitidos pela própria polícia. O estádio está em condições plenas de receber o jogo. Em reuniões recentes, isso nem foi cogitado. Três dias antes da final, isso gera insegurança jurídica e afasta o torcedor. Qual a mensagem que a polícia passa? ‘Não recomendamos o jogo aqui’? Se o estádio tem laudo, por que proibir?”, destacou o dirigente.

Demonstrando indignação com a posição da Polícia Militar, Machado afirmou que, até então, havia acatado todas as proposições feitas pelos oficiais nas reuniões sobre segurança e organização dos dois clássicos decisivos, mas acredita que essa última medida é um absurdo. “É uma bagunça sem precedentes. A polícia já reduziu a capacidade da Arena das Dunas em jogos anteriores e agora fez o mesmo no Frasqueirão. O recado é: ‘Vá ao estádio por sua conta e risco’. Isso é irresponsável. Se o local é inseguro, por que emitir laudos? Tradição não pode ser ignorada: o Frasqueirão é a casa do ABC”, frisou.

O dirigente reforçou aquela que parece ser uma posição definitiva: “O ABC não jogará se o jogo for transferido. Seria o primeiro W.O. da história do Campeonato Potiguar. Não faz sentido: o Frasqueirão já recebeu finais e jogos de grande porte. Além disso, a redução de ingressos (de 15 mil para 12 mil) já gera prejuízo. Dos 12 mil, parte é destinada a gratuidades, imprensa e patrocinadores. O clube perde R$ 500 mil só nisso.”

Até o momento, o presidente da FNF, José Vanildo, reiterou que a partida está marcada para este sábado (29) no Frasqueirão. “A Federação recebeu com surpresa esse ofício. É porque, na semana passada, já tivemos uma reunião operacional sobre os jogos semifinais na Arena e no estádio alvinegro, definindo tudo sem objeção. Os laudos estão em dia. Já tivemos jogos do ABC e América no local este ano, e não houve registro de nenhuma ocorrência grave”, afirmou.

Outro ponto que torna o pedido da Polícia Militar ainda mais delicado é o fato de o ABC ter conquistado o direito de ser o mandante da final pelos critérios técnicos da competição. Embora a Arena das Dunas seja considerada um campo neutro para os competidores, o clube possui seu estádio e deseja realizar a partida lá, como sempre fez. “Aceitar a alteração colocaria em risco a lisura de todo o campeonato. Uma decisão dessas poderia comprometer toda a competição e levar o futebol de volta aos tempos remotos, quando desentendimentos entre os participantes impediam a definição dos campeões estaduais”, alertou José Vanildo.

PM aponta os pontos críticos no Frasqueirão

Preocupados com a segurança dos torcedores na final do Campeonato Estadual, os comandantes da Polícia Militar apontaram pontos críticos para a realização do clássico decisivo no estádio Frasqueirão e recomendaram que a partida entre ABC e América seja transferida para a Arena das Dunas. Baseados em documentos internos da corporação, a justificativa apresentada é clara: evitar riscos de confrontos entre torcidas e garantir a integridade do público.

Relatórios assinados por quatro unidades da PM – 1º BPM, 4º BPM, 5º BPM e ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) – destacam o histórico de violência em clássicos realizados no estádio do ABC. Segundo o Major Ailton Medeiros, comandante do 5º BPM, o Frasqueirão concentra portões em uma única via (Rota do Sol), o que inviabiliza o isolamento adequado entre torcidas rivais. “A concentração de torcedores em uma única área facilita confrontos e sobrecarrega o policiamento”, afirmou.

O Tenente-Coronel Michel Alvarenga, do 4º BPM, reforçou que o estádio tem sido palco de ocorrências graves, incluindo mortes de torcedores, além de agressões a mulheres e idosos em meio a tumultos. “Há um histórico preocupante de ocorrências graves, incluindo mortes, especialmente no estádio Maria Lamas Farache (“Frasqueirão”), envolvendo torcidas organizadas e torcedores comuns, incluindo mulheres, crianças e idosos. Esses incidentes colocam em risco a segurança de todos os presentes”, pontuou o comandante.

Por outro lado, a Arena das Dunas, construída para a Copa do Mundo de 2014, é vista como a alternativa mais segura. “O Frasqueirão está em uma região de acesso restrito, com trânsito crítico e poucas rotas de fuga. Já a Arena das Dunas oferece estrutura para dispersar o público rapidamente”, explicou o Major Wivel Castro, responsável pela ROCAM.

Embora a FNF e o ABC defendam a tradição de sediar a final no Frasqueirão, as autoridades dizem que os custos logísticos não podem se sobrepor à proteção da população. O Major Francisco Daniel, do 1º BPM, lembrou que, em 2023, no Frasqueirão foram cinco feridos e duas intervenções com bombas de efeito moral para conter brigas.

Tribuna do Norte

Continue lendo

Populares