Nesta terça-feira (21), ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN – Zona Norte), uma ação da campanha Maio Laranja que debateu a situação da exploração e abuso de crianças nos territórios dos Distritos Sanitários Norte I e Norte II e contou também com a apresentação do Centro de Referência para os profissionais dos territórios. A Campanha de conscientização acerca do abuso e exploração de crianças e adolescentes têm ocorrido desde o início do mês com ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal juntamente com as equipes dos cinco Distritos Sanitários, visando prevenir a ocorrência desses crimes na cidade.

Andressa Meireles, Psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Prevenção às Violências DAB/SMS, falou da importância do Maio Laranja, mas ressaltou que, apesar da existência de um mês inteiro à causa, é o seu trabalho durante o ano prevenir as ocorrências de violência infantil. “Falamos do assunto especialmente em maio para gerar uma comoção na sociedade, mas é algo que deve ser pensado e combatido todos os dias”, afirma.

O Centro de Referência a Crianças e Adolescentes Em Situação de Violência Sexual (Centro Abraçar) se fez presente mais uma vez no cronograma da ação da campanha Maio Laranja da Prefeitura do Natal. A pediatra e coordenadora do Projeto, Dra. Frankleide Gomes, apresentou o “Abraçar”, ressaltando sua contribuição para promover apoio social e acompanhamento da criança e dos seus responsáveis. Explicou ainda como funciona o fluxo de acolhimento humanizado no centro, para evitar a revitimização da criança ou adolescente e peregrinação em diversos serviços.

A data de 18 de maio foi o dia escolhida, por meio da Lei Federal 9.970/00, para oficializar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes, em alusão à morte de Araceli Crespo, criança de 8 anos raptada, abusada e assassinada no Espírito Santo. O caso deu início à causa nacional “Faça Bonito”, motivada pela impunidade do caso, e à campanha Maio Laranja, com o intuito de proteger crianças e adolescentes e assegurar dignidade humana a eles, assim como garantir que se desenvolvam seguramente.

Ao longo do mês, as Unidades Básicas de Saúde de cada Distrito Sanitário contarão com ações de conscientização do Maio Laranja oferecendo diversas atividades como salas de espera, rodas de conversa e palestras, com a intenção de mobilizar e sensibilizar a população sobre o combate desses crimes.

Programação:

22/05 – Encontro Distrital organizado pelos Distritos Sanitários Sul e Leste (8h30). Local: Auditório da UNP Salgado Filho.

23/05 – “Faça Bonito”, Encontro Distrital do Maio Laranja de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, organizado pelo Distrito Sanitário Oeste (8h às 12h). Local: Auditório do Samu Natal