Connect with us

DESTAQUE

Rogério Marinho sobe o tom : “Cadu é sócio do caos e Alysson um imaturo

Publicado em

 

:

Em um movimento estratégico que acirra os ânimos da corrida eleitoral de 2026 no Rio Grande do Norte, o senador Rogério Marinho, secretário nacional do PL, intensificou na quinta-feira, 6 de maio de 2026, suas articulações em Brasília para consolidar a pré-candidatura do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, ao Governo do Estado. A iniciativa visa unir forças da oposição e, segundo Marinho, posicionar Dias como o candidato mais apto a resgatar o estado de uma “situação vexatória”, impactando diretamente o futuro da gestão pública e a vida dos cidadãos norte-rio-grandenses.

Marinho revelou que a coalizão formada por partidos de oposição trabalha para expandir seu leque de apoios, vislumbrando, inclusive, a possibilidade de composição com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira. Essa costura política sinaliza uma frente ampla para as eleições que se aproximam.

Em uma entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o senador traçou um comparativo contundente entre os três pré-candidatos ao governo considerados mais competitivos. Ele classificou Álvaro Dias como o “mais preparado” e, em contraste, apontou Cadu Xavier como “sócio do caos administrativo e fiscal” do Estado, argumentando que a gestão atual tem comprometido a dignidade da população. Quanto a Alysson Bezerra, Marinho avalia que ele “precisa de mais maturidade” para conduzir o Estado.

Como presidente estadual do Partido Liberal (PL), Rogério Marinho reiterou a estratégia da aliança político-partidária agrupada em torno da pré-candidatura do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias. O grupo, conforme Marinho, continua empenhado em obter o apoio de Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa.

O senador destacou que, ao lado do prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), chegou a auxiliar na formatação da chapa proporcional que o PSDB registrará na Justiça Eleitoral em agosto de 2026, com nomes para deputado federal e estadual. “A nossa convicção é que vamos estar juntos na candidatura majoritária”, declarou Marinho. Ele confirmou que, além de continuar a costurar alianças do PL com Podemos, PSDB e outras legendas, atuará diretamente na coordenação nacional da campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República nas eleições de outubro de 2026.

Marinho explicou que, no período que antecede a campanha eleitoral – de 16 de agosto de 2026 a 1º de outubro de 2026 –, seu foco tem sido organizar o PL no Rio Grande do Norte e consolidar as composições político-eleitorais. “Mesmo residindo em Brasília, converso com nossos líderes políticos locais. Temos no Estado um grupo de coordenação e tenho tentado vir aqui sempre que possível, uma vez por mês, para estreitar essa relação com os municípios e lideranças”, afirmou.

O senador assegurou que, apesar de sua participação ativa na campanha de Flávio Bolsonaro e de seu exercício parlamentar no Senado Federal, não precisará pedir licença do mandato para atuar em diversas frentes na campanha eleitoral, que tem duração oficial de 45 dias. “Sempre que possível, estarei no Estado dando a minha contribuição. Mesmo estando na coordenação nacional da campanha, não vou perder e nem devo perder e nem posso perder de vista o fato de que só estou no Senado da República pela confiança e pelos votos dos norte-rio-grandenses”, reafirmou, sublinhando seu compromisso com a população potiguar.

A coordenação estadual da campanha de Álvaro Dias, segundo Marinho, estará em excelentes mãos com o prefeito Paulinho Freire. “Ele é, sem dúvida nenhuma, um grande líder político, prefeito da maior cidade do estado, nossa capital. Tem como característica ser alguém ameno, que consegue dialogar com tranquilidade com todos os segmentos da política e da sociedade norte-rio-grandense, e seria uma escolha absolutamente natural”, elogiou o senador.

Comparativo de Candidatos

Rogério Marinho dedicou um momento para traçar um paralelo entre as pré-candidaturas consideradas mais competitivas ao governo do Estado, começando por Álvaro Dias. Ele o considera o mais qualificado para administrar o Rio Grande do Norte por quatro anos, a partir de janeiro de 2027. “Nosso candidato Álvaro Dias é experiente, não é uma surpresa para ninguém. Já sabemos a maneira como ele se comporta; esteve no Legislativo, no Executivo, tem experiência na vida privada. Ele será, sem dúvida nenhuma, um grande governador e está à altura do desafio que temos de retirar o Estado do Rio Grande do Norte da situação vexatória em que se encontra”, destacou Marinho, enfatizando a capacidade de Dias de restaurar a dignidade do serviço público.

Em relação ao pré-candidato situacionista, Carlos Eduardo Xavier, atual secretário estadual da Fazenda, Marinho lamentou que a governadora Fátima Bezerra (PT), a quem ele “respeita como cidadã”, tenha indicado seu nome. Para o senador, Xavier é “literalmente o sócio desse desastre do desgoverno, uma pessoa que se apresenta como nova, como uma novidade, mas que, com todo o conhecimento do que estava acontecendo, mergulhou o Estado nesse caos administrativo, nesse caos fiscal”. Essa situação, segundo Marinho, impacta diretamente a qualidade de vida da população.

Para Marinho, Cadu Xavier “agora se apresenta como se fosse a novidade”, mas o senador não tem dúvidas de que “a sociedade vai repudiar essa tentativa de se mascarar, de se esconder o que de fato aconteceu nos governos do PT”. Ele alertou que essa estratégia ignora o sofrimento real da população.

“Estamos falando das estradas esburacadas, das escolas em condições precárias, da falta de equipamentos essenciais, da insegurança pública crescente. Somos um Estado que, lamentavelmente, ficou para trás em relação aos vizinhos, ocupando os últimos lugares nos indicadores de qualidade na educação, saúde e equilíbrio fiscal. Isso é fruto de um desgoverno e de um equívoco cometido pela população que elegeu e reelegeu alguém que não tinha nenhuma capacidade ou condição de exercer o cargo de governador”, criticou Marinho, conectando as falhas da gestão ao dia a dia dos cidadãos.

Em seguida, Marinho afirmou que o pré-candidato a governador da Federação União Brasil/PP, o ex-prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, “precisa claramente de mais maturidade para exercer a função de governador do Estado”.

O senador pontuou que “não entra no mérito de sua administração em Mossoró, nem na forma como ele se comporta, mas a comparação que a sociedade necessariamente precisa fazer por ocasião da definição do seu voto aponta que o mais qualificado, o mais preparado, aquele que tem a capacidade de exercer o mandato de governador e retirar o Estado, repito, da situação em que se encontra, é Álvaro Dias”.

 

Chapa Proporcional

Além da confiança na vitória eleitoral da chapa Álvaro Dias/Babá Pereira para governador e vice, e na reeleição do aliado senador Styvenson Valentim (Podemos) e da eleição do Coronel Hélio (PL) na segunda vaga para o Senado Federal, Rogério Marinho expressou sua convicção de que o PL elegerá o maior número de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal em Brasília.

Para Marinho, as chapas proporcionais do PL “são as mais competitivas, vão ter os melhores resultados e, não tenho a menor dúvida, vamos eleger de três a quatro deputados federais e de oito a dez estaduais”, projetando um forte desempenho do partido nas urnas, capaz de influenciar decisivamente o Legislativo.

Senatória

O dirigente do PL também esclareceu a decisão de não selar acordo com o partido NOVO para apoiar uma eventual candidatura a senador do empresário do setor têxtil, Flávio Rocha. Marinho fez questão de enaltecer Rocha: “É um dos grandes empreendedores do Brasil, não apenas do Rio Grande do Norte, é um cidadão honrado, que tem princípios e valores que são extremamente convergentes com o que nós acreditamos. Uma pessoa de família, com visão liberal da economia, já foi deputado federal duas vezes no Rio Grande do Norte e seria, sem dúvida nenhuma, um grande senador da República”.

“O que ocorre é que, no momento em que sentimos que poderia haver uma possibilidade nessa direção, a candidatura do Coronel Hélio já estava consolidada”, destacou Marinho, explicando a prioridade. “Nosso candidato ao Senado da República aqui é o Coronel Hélio, uma pessoa que está conosco desde 2013, ao longo dessas lutas que ocorreram no Brasil, de mobilizações, de trabalho para mudar a realidade do país”.

Para Marinho, o Coronel Hélio “está pronto e preparado para exercer essa função de Senador da República e ele fará, não tenho dúvida nenhuma, o seu papel, o papel que a sociedade espera dele: exercer com autonomia, com honradez, com propósito a sua função de Senador da República”. O senador reforçou, porém, que Flávio Rocha “continuará sendo nosso amigo, nosso parceiro e um grande brasileiro que, independente de mandato, vai continuar ajudando muito o Rio Grande do Norte e o Brasil”, valorizando sua contribuição contínua.

Apoio a Paulinho Freire

O senador Rogério Marinho externou, ainda, o apoio que continua prestando à administração do prefeito Paulinho Freire em Natal, especialmente em um momento de retenção de verbas federais pelo Governo Lula. Essa situação, segundo Marinho, prejudica diretamente a execução de projetos essenciais para a capital potiguar.

“O prefeito me procurou, eu fiz o que coube a um parlamentar, um senador da República: oficiei ao ministro da área das Cidades, principalmente, que havia esse gargalo. Fizemos uma pressão institucional. O prefeito tem procurado outros interlocutores, está no papel dele. São recursos que, na sua maioria, foram alocados por mim quando era ministro do Desenvolvimento Regional”, detalhou Marinho. Ele citou verbas para a urbanização do entorno da Pedra do Rosário e a continuidade do Hospital Metropolitano, garantidos em sua mediação com o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) no Governo Bolsonaro.

“Eu espero de verdade que não haja mesquinharia do ponto de vista político, de impedir que os recursos já licitados, contratados e com as obras iniciadas sejam interrompidos”, declarou Marinho, apelando para que os interesses da população se sobreponham a disputas políticas.

Finalmente, Rogério Marinho comentou o grave prejuízo que a interrupção de obras pode causar à população e à gestão pública. “Quando há a paralisação de um canteiro de obras, há um custo de retomar aquela obra. Isso significa, ou pode implicar, que deverá haver ou precisará de um aporte adicional de recursos. Todo mundo perde com isso. Então, a gente tem acompanhado e tentado fazer a nossa parte”, concluiu, ressaltando o impacto negativo na vida dos cidadãos e no erário público.

Blog Robson Pires

 

DESTAQUE

Gustavo Carvalho participa de encontro político em Ruy Barbosa ao lado de lideranças do Potengi e do RN

Publicado

em

 

*Evento reuniu o prefeito Raniere, lideranças municipais, Rogério Marinho e Coronel Hélio em momento de união e fortalecimento político na região*

O deputado estadual Gustavo Carvalho participou, nesta sexta-feira (26), de um encontro político na cidade de Ruy Barbosa, reunindo lideranças comprometidas com o desenvolvimento do Potengi e de todo o Rio Grande do Norte.

Ao lado do prefeito Raniere, do ex-prefeito Tiquinho e do vice-prefeito Bonfim, Gustavo foi recebido com carinho pela população e destacou a importância da união de forças em favor do município e da região.

O encontro também contou com a presença do prefeito de São Tomé, Gá, do vice-prefeito Naro, do prefeito Fabiano de Vavá, de Barcelona, além do senador Rogério Marinho, grande parceiro do Potengi e do Rio Grande do Norte, e do Coronel Hélio, pré-candidato ao Senado.

Durante a agenda, Gustavo Carvalho reforçou seu compromisso com Ruy Barbosa, com o Potengi e com os municípios potiguares, defendendo a construção de parcerias que levem mais investimentos, obras e melhorias para a população.

“Estar em Ruy Barbosa é sempre uma alegria. Aqui temos amigos, temos história e temos compromisso. Seguimos juntos, ouvindo o povo, fortalecendo alianças e trabalhando por um Rio Grande do Norte cada vez melhor”, destacou Gustavo.

O evento foi marcado por demonstrações de apoio, diálogo com a população e fortalecimento do grupo político liderado pelo prefeito Raniere no município.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra/Senado mostra empate técnico na soma do 1º e 2º voto entre Styvenson com 19%; Rafael Motta e Zenaide Maia com 18,6%

Publicado

em

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM, contratada pela TV Ponta Negra, aponta um empate triplo na disputa pelas duas vagas do Senado Federal no RN, considerando a soma do primeiro e do segundo votos.

De acordo com o levantamento, Styvenson Valentim registra 19,0% das intenções de voto. Na sequência aparecem Rafael Motta e Zenaide Maia, ambos com 18,6%.

Os demais candidatos pontuaram da seguinte forma: Samanda Alves, com 11,0%; Coronel Hélio, com 8,2%; Sandro Pimentel, com 1,0%; Rosália Fernandes, com 0,8%; e Luciana Lima, com 0,2%.

Ainda segundo a pesquisa, 12,4% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 10,2% declararam voto branco, nulo ou permanecem indecisos.

O levantamento foi realizado pelo Instituto ITEM, contratado pela TV Ponta Negra, com 1.250 eleitores entrevistados em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TRE/RN RN-07966/2026 e TSE BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra/Governo: Alysson Bezerra lidera com 38,8%, Álvaro Dias soma 26,2% e Cadu Xavier tem 16,2%

Publicado

em

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM, contratada pela TV Ponta Negra, aponta o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (União Brasil), na liderança da corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte no cenário estimulado.

De acordo com o levantamento, Alysson aparece com 38,8% das intenções de voto. Em segundo lugar está Álvaro Dias (PL), com 26,2%, seguido por Cadu Xavier (PT), que registra 16,2%.

Os demais candidatos pontuaram da seguinte forma: Robério Paulino (PSOL), com 1,0%; Dário Barbosa (PSTU), com 0,4%; e Rodrigo Vieira, também com 0,4%.

Ainda segundo a pesquisa, 9,0% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 8,0% declararam voto branco, nulo ou permanecem indecisos.

O levantamento foi realizado com 1.250 eleitores, entrevistados em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TRE/RN RN-07966/2026 e TSE BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Rafael Motta participa de evento com Janja e destaca compromisso no combate à violência contra as mulheres

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Senado Rafael Motta esteve nesta sexta-feira (26) na UFRN para o evento que marcou a adesão do Rio Grande do Norte ao Pacto Nacional Brasil sem Feminicídio. O encontro reuniu a primeira-dama Janja Lula da Silva, a ministra das Mulheres Márcia Lopes, o ministro da Justiça Francisco Lucas Costa, a governadora Fátima Bezerra e o pré-candidato ao governo Cadu Xavier.

Autor da Lei nº 13.871/2019, que obriga o agressor condenado por violência doméstica a ressarcir o SUS pelos custos do atendimento às vítimas, Rafael Motta reforçou seu compromisso com a pauta. “Precisamos construir uma sociedade em que nenhum homem se considere dono da vida das mulheres. O combate ao feminicídio exige união, políticas públicas eficazes e leis que protejam as vítimas e responsabilizem os agressores”, afirmou.

Continue lendo

DESTAQUE

Cadu de Lula acompanha Janja em Natal e reforça força do “Time de Lula” no RN

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.

A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.

“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.

O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa espontânea coloca Luiz Eduardo entre os nomes mais lembrados para deputado estadual no RN

Publicado

em

 

O deputado estadual Luiz Eduardo aparece entre os nomes mais lembrados pelos eleitores potiguares na pesquisa espontânea realizada pelo Instituto IP Sensus, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o nº RN-09520/2026.

No levantamento, Luiz Eduardo alcança 1,27% das intenções de voto espontâneas, integrando o grupo dos parlamentares mais citados pelos entrevistados em todo o estado.

A modalidade espontânea é considerada uma das mais relevantes das pesquisas eleitorais, pois o eleitor responde livremente em quem votaria, sem receber uma relação de nomes. Para Luiz Eduardo, o resultado representa o reconhecimento de um mandato construído com presença nos municípios, defesa da saúde, segurança pública, infraestrutura, turismo e desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.

“Recebo esse resultado com gratidão e, principalmente, como um incentivo para continuar trabalhando ainda mais pelo nosso estado. O reconhecimento aumenta a responsabilidade de seguir ouvindo as pessoas e defendendo os interesses do Rio Grande do Norte”, afirmou o parlamentar.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores em 70 municípios potiguares, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Eriko Jácome cresce em mais uma pesquisa e segue entre os pré-candidatos mais lembrados para deputado estadual

Publicado

em

 

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, voltou a aparecer entre os nomes mais citados na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na mais recente pesquisa espontânea do Instituto IPSensus, o pré-candidato manteve-se entre os nomes lembrados pelos eleitores potiguares, reforçando o crescimento de sua pré-candidatura no cenário estadual.

O resultado demonstra que o trabalho desenvolvido à frente do Legislativo natalense vem ultrapassando os limites da capital, alcançando reconhecimento em diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Com uma atuação marcada pelo diálogo, articulação política e defesa de pautas como saúde, educação, qualificação profissional e o fortalecimento dos municípios, Eriko tem ampliado sua presença no interior do estado.

Continue lendo

DESTAQUE

Segunda vaga para o Senado segue completamente aberta no RN, aponta pesquisa

Publicado

em

Continue lendo

DESTAQUE

Cadu de Lula é recebido por empresários em visita ao Distrito Industrial, na Grande Natal

Publicado

em

 

 

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula, cumpriu agenda no Distrito Industrial de Natal, na Região Metropolitana, onde visitou as instalações das empresas SterBom e Sadio Condimentos. Na ocasião, Cadu foi recebido pelos empresários Antônio Leite Jales, da SterBom, e Sandro Peixoto, da Sadio Alimentos, que apresentaram toda a linha de produção e os projetos de expansão dos seus empreendimentos.

 

O encontro fortalece o diálogo aberto com o objetivo de fortalecer um modelo de desenvolvimento que une produtividade industrial e bem-estar social. Só a SterBom gera cerca de 1.200 empregos, com a Sadio contribuindo também com mais de 200 postos de trabalho no Rio Grande do Norte.

 

A expansão econômica que vive o RN tem uma considerável contribuição de ações de desenvolvimento adotada pelo Estado, trabalho que passou também pelas mãos de Cadu, quando ocupou espaço na administração pública gerindo as finanças estaduais. Sob a gestão dele na Sefaz, o Rio Grande do Norte modernizou a política de incentivos fiscais com o Proedi, que entrega segurança jurídica para as indústrias e amplia a isenção de tributos até 95%.

 

Além das conquistas já alcançadas, Cadu também discutiu, com os anfitriões, ideias e projetos para o futuro da economia local, especialmente no que diz respeito à integração com o desenvolvimento social, garantindo não apenas trabalho, mas também dignidade para o povo potiguar.

Continue lendo

DESTAQUE

Câmara de Natal homenageia personalidades ligadas ao ABC FC com a Comenda Maria Lamas Farache

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Natal realizou, na noite desta quinta-feira (25), uma sessão solene para a entrega da Comenda Maria Lamas Farache a personalidades que contribuem para a história, o fortalecimento e a valorização do ABC Futebol Clube. A homenagem foi proposta pelo vereador Kleber Fernandes e reuniu dirigentes, conselheiros, representantes da torcida organizada e de projetos sociais ligados ao clube alvinegro.

Ao todo, 16 personalidades foram homenageadas durante a solenidade. Além das indicações do vereador Kleber Fernandes, também apresentaram homenageados os vereadores Irapoã Nóbrega, Tércio Tinôco, Léo Souza, Nina Souza e Pedro Henrique, ampliando o reconhecimento a pessoas que marcaram a trajetória do ABC Futebol Clube.

Entre os homenageados indicados por Kleber Fernandes estão José Gomes Bezerra Júnior, diretor de Esportes Amadores do ABC; Marconi Brasil Soares de Souza, vice-presidente de Administração e Finanças do clube; Joicy Naiany, representando a Garra Alvinegra; Rafael Costa, o “Tubarão”, representando a Associação Família ABC Reggae; Fernando Virgílio de Macedo Silva, conselheiro do clube; e José de Arimatéia Campos, ex-vice-presidente do Conselho Fiscal e conselheiro do ABC.

Ao justificar a homenagem, o vereador Kleber Fernandes destacou a importância do ABC para a identidade esportiva e cultural do Rio Grande do Norte.

“Esta comenda é uma forma de reconhecer pessoas que dedicam tempo, trabalho e paixão ao ABC Futebol Clube. Cada homenageado representa um capítulo importante da história do nosso alvinegro, seja na gestão, no voluntariado, na atuação social ou nas arquibancadas. Valorizar essas trajetórias é também preservar a memória e fortalecer o futebol potiguar”, afirmou o parlamentar.

Os homenageados possuem histórias marcadas pelo compromisso com o clube em diferentes áreas. Entre eles estão ex-atletas das categorias de base, dirigentes, conselheiros que participaram de momentos históricos da instituição, como a construção do Estádio Frasqueirão, além de representantes de torcidas e projetos sociais que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão e cidadania.

A Comenda Maria Lamas Farache reconhece cidadãos e cidadãs que contribuem significativamente para o fortalecimento do ABC Futebol Clube, homenageando o legado de uma das figuras mais importantes da história da instituição alvinegra.

Continue lendo

Populares