Connect with us

DESTAQUE

PT quer bancos públicos em consórcios de infraestrutura e como fiadores de empréstimos

Publicado

em

O plano para eventual novo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá prever o uso de bancos públicos para tentar retomar o crescimento econômico.

Uma das propostas em discussão por integrantes da campanha petista é que BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Banco do Brasil e Caixa possam criar um fundo com recursos para garantir empréstimos de empresas privadas.

Esse fundo, portanto, funcionaria como fiador para que empresas brasileiras possam captar dinheiro com instituições financeiras nacionais e também do exterior.

“Esses bancos não devem atuar apenas com a oferta de crédito. Existem outros mecanismos como a constituição de um fundo garantidor para dar mais segurança para empresas privadas tomarem crédito”, disse o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro de Lula. Padilha tem sido escalado pela campanha para fazer a interlocução com agentes do mercado financeiro.

Nas discussões para o plano de governo da chapa Lula-Alckmin, o PT tem desenhado modelos para estimular o crescimento do país, principalmente, via redução das desigualdades (fortalecimento de programas sociais) e ampliação de investimentos públicos e privados.

Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, o projeto dos petistas inclui um programa de obras nos moldes do antigo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para elevar os gastos públicos em infraestrutura e logística.

No entanto, a equipe da campanha do ex-presidente deixa claro que as concessões vão continuar em eventual novo mandato de Lula.

Padilha afirmou ainda que, nessa área, há a intenção de fazer com que os bancos públicos possam participar de consórcios em licitações e concessões de infraestrutura.

É comum que empresas e instituições formem consórcios para participar de um leilão de concessão, por exemplo, de obras em saneamento básico. Aliados de Lula defendem que os bancos públicos ampliem as participações nesses grupos para incentivar os investimentos.

Na parte de concessão de crédito, o plano do petista é focar micro e pequenas empresas e ampliar os projetos de sustentabilidade.

Não deve, portanto, ser retomado o modelo de campeões nacionais, política de gestões petistas de facilitar o crédito para grandes empresas.

“O ex-presidente Lula quer estimular o crédito para micro e pequenas empresas, que são as que mais têm dificuldade para ter acesso a esses recursos. Outra prioridade é a inovação tecnológica”, disse Padilha.

Nos governos Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o BNDES recebeu aportes do Tesouro e, com o caixa reforçado, oferecia crédito a baixo custo para empresas.

A política de campeões nacionais consistia em selecionar companhias brasileiras para se tornarem gigantes no setor e terem condições de competir no mercado internacional. Essa iniciativa passou a ser criticada sob acusações de privilegiar aliados políticos.

Após a posse de Jair Bolsonaro (PL), o BNDES contratou uma auditoria para investigar operações entre os anos de 2005 a 2018 com algumas dessas empresas, como JBS, Bertin e Eldorado. O relatório não encontrou indícios de corrupção em oito operações investigadas.

Na atual gestão, a instituição financeira tem reduzido o volume de crédito na comparação com as administrações petistas. Além disso, tem dado menor enfoque à indústria e priorizado o setor do agronegócio –base eleitoral de Bolsonaro.

No PT, os planos futuros para o BNDES são discutidos, entre outros, em um grupo específico para isso na Fundação Perseu Abramo.

O grupo conta com dois ex-ministros do extinto Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel e Mauro Borges, e debate o papel dos bancos públicos e a industrialização do país.

Pimentel é enfático nas críticas ao papel do BNDES hoje, sob o comando de Bolsonaro. “É necessário retomar o financiamento público. Nenhuma política industrial dará certo se você tiver uma orientação macroeconômica que privilegie o mercado financeiro”, disse.

Sob Bolsonaro, bancos públicos entram na mira de privatizações Pré-candidato à reeleição, Bolsonaro tem apresentado propostas para seu novo plano de governo em discursos e declarações nos últimos meses. Ainda não há uma coordenação para a área econômica na campanha eleitoral dele.

O projeto citado pelo presidente e pelo ministro Paulo Guedes (Economia) tem sido na linha de acelerar as privatizações. Guedes já citou a intenção de vender, nos próximos anos, bancos públicos, como o Banco do Brasil e o Caixa Tem, braço digital da Caixa.

O Banco do Brasil e a Caixa passam por um processo de venda de ativos desde 2016, ainda no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Na gestão Bolsonaro, essas duas instituições financeiras ameaçaram sair da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) por causa de atritos que envolveram a publicação de uma carta em defesa da democracia. Mas, depois, recuaram.

A polêmica envolveu um manifesto que defendia a harmonia institucional no país e desagradou ao governo, que via no texto críticas a Bolsonaro em meio a ataques a integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal).
Outras campanhas também divergem sobre bancos públicos.

O economista Nelson Marconi, principal conselheiro econômico de Ciro Gomes (PDT), defende que o BNDES volte a financiar a exportação, o que, segundo ele, deixou de acontecer nos últimos anos.

“É um problema muito sério porque, para desenvolver, precisa exportar. Outros países fazem, a gente não vai fazer?”, questionou Marconi.

Ciro é terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto. Em encontro com empresários, ele tem defendido ampliar o capital do BNDES. Em 2018, ele apresentou a proposta de capitalizar o banco de desenvolvimento com recursos de reservas internacionais.

“Hoje o banco se transformou em um escritório de projetos. A gente entende que essa atividade de auxílio na formação de projetos é importante, mas tem que retomar atividade de financiamento”, afirmou o “guru” econômico do pré-candidato do PDT.

Responsável pelo programa econômico da pré-candidata Simone Tebet (MDB), a economista Elena Landau criticou a gestão do BNDES nos governos petistas. “Foram gastos mais de R$ 300 bilhões em subsídios para a elite empresarial, o que equivale a mais de dez anos de Bolsa Família, e isso não gerou nada.”

Para ela, o banco tem que retomar a posição de destaque nas privatizações e tem capacidade de atuar como um braço para o PPI (programa de parcerias de investimentos).

“O BNDES tem capacidade de ter sua própria captação. É um banco sólido e tem funcionado bem atualmente no financiamento de projetos, como saneamento”, disse a economista.

No caso da Caixa e do Banco do Brasil, Landau defende que essas instituições têm funções já definidas, como foco na área habitacional e agrícola, respectivamente. “Não se pode é administrar mal essa função e conceder os empréstimos de forma equivocada.”

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

ENCERRADA: Com ampla maioria de votos, servidores decidem encerrar greve da saúde do RN.

Publicado

em

 

Os servidores da saúde do Rio Grande do Norte votaram em Assembleia, nesta quinta-feira 25, pelo fim da greve da categoria, iniciada no dia 3 de abril.

A votação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado (Sindsaúde/RN).

O quantitativo de votantes ainda não foi divulgado, mas, segundo informações da assessoria de imprensa, mais de 90% dos participantes votaram sim para o encerramento da paralização.

A decisão chega um dia após proposta oferecida pelo Governo do Estado na tarde de ontem 24, quando o secretário de Administração do RN (Sead/RN), Pedro Lopes, reuniu-se com representantes do Sindsaúde/RN para negociar o reajuste salarial solicitado pelos trabalhadores e outras reivindicações.

Proposta do Governo do RN para os servidores da saúde
Na reunião de ontem, a Sead ofereceu um primeiro reajuste salarial de 4,6% em janeiro de 2025, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA); seguido de um segundo reajuste em abril de 2025, de acordo com o cálculo do IPCA de 2024 e, em janeiro de 2026, um terceiro reajuste de 2%, além de outro ajuste a partir do cálculo do IPCA de 2025, aplicado em abril de 2026.

Paralelo a isso, a carga horária da categoria passaria de 30h para 40 horas semanais progressivamente, para os processos pendentes de aprovação, com aumentos de 30% em junho de 2024, 20% em dezembro de 2024 e mais 20% em maio de 2025, priorizando o interesse da administração e consultando a Mesa SUS em cada etapa.

Também está previsto um reenquadramento por tempo de serviço para servidores com mais de 30 anos, com um projeto de lei em 2024 e implementação em maio de 2025.

Outra medida é a equiparação do piso salarial da radiologia ao da enfermagem, com paridade e atualização para dois salários-mínimos em maio de 2025.

Haverá uma alteração legislativa para incluir o plantão eventual no cálculo da gratificação natalina, e os passivos de implantação até 2023 serão pagos em 2024, com parcelas mensais até outubro e o saldo em novembro e dezembro.

O Governo também informou que buscará aplicar o piso da enfermagem aos aposentados em maio, dialogando com o Ministério da Saúde.

Além disso, está prevista a realização de um novo concurso público para a saúde pública até junho de 2025, incluindo os processos internos em andamento.

Continue lendo

DESTAQUE

ESTUDANTE ACARIENSE É DESTAQUE ENTRE OS MEDALHISTAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (OBMEP).

Publicado

em

 

Vivian Silva Araújo, 13 anos, sempre estudou em Acari, nas escolas: CMEI Maria de Fátima Araújo, Terezinha de Lourdes Galvão e Dr. José Gonçalves de Medeiros.

A jovem estudante está entre os melhores 160 alunos do Brasil que se destacaram no PIC ( Programa de Iniciação Científica ).

Reunidos em Natal (RN) desde domingo (21), os 160 estudantes brasileiros que se destacaram no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) estão vivendo dias repletos de matemática e diversão no 9º EHH (9º Encontro do Hotel de Hilbert)

Hoje, mergulharam em funções geradoras, desvendaram curvas planas e exploraram os mistérios da criptografia.

Além disso, descobriram segredos do calendário e se divertiram com mágicas matemáticas!

A Prefeitura de Acari, através da secretaria municipal de educação, cultura e esportes, parabeniza a jovem Vívian pelas conquistas e deseja ainda mais sucesso em seus estudos futuros.
#educacao #obmep #cidadedasletras

Continue lendo

DESTAQUE

Sepultamento da psicóloga Fabiana Veras é marcado por forte comoção.

Publicado

em

 

O sepultamento do corpo da psicóloga Fabiana Veras, de 42 anos, que foi assassinada na última terça-feira 23, aconteceu na manhã desta quinta-feira 25 no Cemitério Público de Campo Grande, município do Médio Oeste potiguar.

A solenidade foi marcada pela comoção e clamor por justiça de familiares e amigos.

Sobre o caso

A psicóloga Fabiana Maia Vera foi assassinada no município de Assú na última terça-feira 23 por João Batista Carvalho Neto, de 41 anos, servidor do Tribunal de Justiça.

O homem foi capturado pela polícia na tarde da quarta-feira 24, em um condomínio na região de Nova Descoberta, em Natal.

A prisão em flagrante foi feita por agentes da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ).

Segundo as investigações, o homem chegou ao imóvel e estabelecimento da vítima, por volta das 17h, encapuzado, com máscara e luvas cirúrgicas.

O corpo da psicóloga foi encontrado no início da noite por uma funcionária. Imediatamente, a equipe de plantão da Polícia Civil foi acionada e realizou as diligências iniciais no local do fato. Após uma abordagem realizada por policiais civis, o suspeito foi detido e capturado.

A Polícia Civil afirmou que o crime teria sido motivado pela busca por informações sobre a ex-namorada do acusado, que era amiga da psicóloga Fabiana.

A investigação revela que o corpo da psicóloga foi encontrado com sinais evidentes de violência e amarrado, sugerindo um possível confronto físico.

Defesa alega “incapacidade mental”

André Dantas, advogado de defesa de João Batista Carvalho Neto, alega que seu cliente estava afastado de suas funções desde 2023, devido a laudos psiquiátricos que indicavam sua “incapacidade mental”.

No entanto, o advogado enfatizou que esses relatórios não constituem uma desculpa para o crime, mas serão apresentados em momento oportuno durante o processo.

Durante a operação de prisão, a polícia apreendeu diversos itens que podem estar ligados ao crime, incluindo uma arma, gandolas e socos ingleses, que foram descartados por João Batista dentro do condomínio onde foi capturado.

Na Delegacia de Assu, João afirmou rapidamente que estava sem sua medicação de uso controlado há cerca de duas semanas.

Continue lendo

DESTAQUE

Nelter Queiroz faz apelo por reabertura do aeroporto de Caicó

Publicado

em

O aeroporto de Caicó está fechado há mais de dois anos. Diante dessa realidade, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) fez um apelo ao Governo do Estado para buscar recuperar e reabrir o equipamento. Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (25) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o parlamentar relatou que, com a aproximação da tradicional Festa de Sant’Ana, muitos turistas e artistas querem ir até a cidade de avião, o que está impossibilitado no momento.

“Caicó começa a ver os movimentos da tradicional festa de Nossa Senhora de Sant’Ana e está passando por situação difícil na questão do turismo. A festa se aproxima e muitos empresários de outros estados estão procurando Caicó, buscando informações, querem vir de avião particular para pousar na cidade, mas o aeroporto está fechado há mais de 2 anos”, disse Nelter.

Segundo o deputado, o Governo da Paraíba anunciou investimento de R$ 60 milhões com recursos próprios – em parceria com o Governo Federal – para melhorar a infraestrutura de 12 aeroportos pelo interior do Estado. De acordo com Nelter, são por ações como essas que “houve um incremento na presença de turistas na PB enquanto no RN caiu”. “Faço apelo a governadora, que tem o presidente do PT do seu lado, que encontre solução rápida para abrir aeroporto de Caicó para receber os turistas que podem visitar a região”, finalizou

Continue lendo

DESTAQUE

Ubaldo Fernandes vai pedir ao Governo instalação de delegacia para causa animal

Publicado

em

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) se pronunciou nesta quinta-feira (25), na sessão da Assembleia Legislativa, sobre projeto de lei de sua autoria, aprovado há uma semana na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, e que em breve chegará ao plenário para votação. O deputado se referiu ao projeto de lei que determina que clínicas veterinárias, Ongs e instituições que tratam da defesa animal devem expor em seus ambientes, os canais de proteção aos animais como delegacias e promotorias.

“Maltratar animal é crime que pode levar a dois ou quatro anos de detenção”, explicou o deputado, que vai acionar o Governo do Estado para abrir uma delegacia especializada em causas animais. Para o parlamentar, os índices de maus tratos contra os animais são altos no Rio Grande do Norte. “Nosso mandato tem abraçado cada vez mais essa causa”, disse.

O deputado comentou ainda sobre o aniversário de 75 anos da Federação do Comércio do RN – Fecomércio – comemorados em evento realizado na quarta-feira (24), no Teatro Riachuelo, onde ele esteve presente como representante da Assembleia Legislativa. “Uma história dedicada à economia e ao desenvolvimento econômico do nosso Estado”, afirmou Ubaldo, que parabenizou os dirigentes da entidade

Continue lendo

DESTAQUE

Ezequiel Ferreira recebe diretoria do Cactus Moto Fest

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu nesta quinta-feira (25) a diretoria do Cactus Moto Fest de Currais Novos. Acompanhados do prefeito, Odon Júnior (PT) e do secretário de Infraestrutura de Currais Novos, Lucas Galvão, os organizadores do evento renovaram o convite e a solicitação de incentivo para a realização da edição de 2024, que este ano promete ser uma das maiores da história.

“É sempre um grande prazer receber meus conterrâneos aqui na Assembleia Legislativa, ainda mais quando se trata de um evento tão importante para a minha cidade. Reforço nosso apoio como entusiasta do encontro e o apoio desta Casa Legislativa para o engrandecimento desse e de outros eventos da nossa terra e do nosso Estado”, disse Ezequiel.

O evento realizado pelo Cactus Moto Clube ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio, terá como atrações principais a banda RPM, o cantor Paulo Miklos – (ex-Titãs) referências do Rock Nacional. Além deles, se apresentarão Ritornellos, Retrô, Uskaravelho, Almanaará e Cleyton Pinheiro.

“Currais Novos vai ser transformada na capital do Rock durante os dias 24 e 25 de maio. É preciso ressaltar que sem a soma de esforços do comércio, da prefeitura e da Assembleia Legislativa esse e outros eventos da nossa cidade. Em especial do deputado Ezequiel Ferreira que tem tido uma sensibilidade com a agenda de eventos da nossa cidade.

“Convidar a todos para participar desse momento”, disse o prefeito Odon Júnior (PT).

Um dos principais eventos do segmento de todo o Nordeste, o Cactus promete receber mais de 300 motoclubes de todo o Brasil, reunindo mais de três mil motociclistas, movimentando a economia e gerando renda para o município. “Esse é um evento que vai além da paixão por motos. É um evento que movimenta a economia e gera renda para a cidade”, comentou o diretor financeiro do clube, Pio Marinheiro

Continue lendo

DESTAQUE

George Lamenta morte de psicóloga em Assu e elogia ação rápida da Polícia Civil

Publicado

em

 

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, realizada nesta quinta-feira (25), o deputado estadual George Soares (PV) expressou profundo pesar pela morte da psicóloga Fabiana Veras, vítima de homicídio na última terça-feira (23) na cidade de Assu. George Soares também elogiou a pronta resposta da Polícia Civil na elucidação do caso.

“Esses crimes contra as mulheres precisam ser combatidos. Precisamos fortalecer a união entre os poderes públicos para impedir que tragédias como essa se repitam”, afirmou o deputado, destacando a importância da colaboração entre instituições para garantir a segurança da população.

George Soares enfatizou a rapidez com que a Polícia Civil agiu, resultando na prisão do suspeito em Natal no dia seguinte ao crime. Ele ressaltou a contribuição das câmeras de videomonitoramento instaladas pela prefeitura, com apoio de emenda parlamentar de seu mandato, que foram fundamentais para identificar o veículo utilizado no crime.

Por fim, o parlamentar expressou seus agradecimentos à Polícia Civil pelo trabalho diligente e prestou condolências à família enlutada da vítima, reiterando seu compromisso com a busca por justiça e segurança para todos os cidadãos do Rio Grande do Norte

Continue lendo

DESTAQUE

Luiz Eduardo relata série de paralisações entre servidores do RN

Publicado

em

O deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) manifestou preocupação com a série de movimentos grevistas iniciados entre os servidores públicos do Estado. Em pronunciamento nesta quinta-feira (25) na Assembleia Legislativa, o parlamentar disse que o Rio Grande do Norte pode registrar nas próximas semanas mais Sindicatos anunciando paralisações.

“A Saúde, Polícia Civil, Detran, Educação, UFRN, IFRN, todos em greve. Ao contrário do que diz a propaganda do Governo, hoje o RN é um canteiro de greve e a tendência é aumentar o número de paralisações”, disse o parlamentar.

Ainda de acordo com Luiz Eduardo, o Executivo não tem se esforçado para contribuir com o desenvolvimento do Estado. Ao contrário disso, “tem perseguido obras da Prefeitura de Natal com a intenção política”. Para o deputado, “o RN está ficando para trás, enquanto os Estados vizinhos estão nos atropelando, nós não temos o mínimo de infraestrutura, como estradas para escolar nossa produção, para permitir ao turista trafegar em segurança”, finalizou.

Continue lendo

DESTAQUE

VEREADORES OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ SÃO RECEPCIONADOS PELO DEPUTADO FEDERAL BENES LEOCÁDIO EM BRASÍLIA

Publicado

em

Os vereadores da bancada governista em  São  José do  Seridó  Clayton de Sà, Borrego, Jussiene Dantas  e Daniel Costa (MDB) ,além de Arthur David (Bancada de oposição) , visitaram o gabinete do deputado Benes Leocádio (UB) e todos cobraram emendas para  o município.

‘’Nós estamos visitando todos os gabinetes dos deputados e senadores do nosso RN em busca de recursos para nossa São José’’-Destacou Clayton de Sá apontando que o vereador Arthur, que faz parte do sistema de oposição, está junto com a caravana bonitense na visita aos gabinetes dos parlamentares norteriograndenses afim de fisgar recursos para São José do Seridó.’‘Todos unidos por São José do Seridó”

Por Carlos Felipe o fera .

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa Consult: Professora Nilda tem 29,2%, Salatiel 23,8% e Kátia Pires 11,6% em Parnamirim

Publicado

em

Pesquisa Consult divulgada nesta quinta-feira (25) trouxe novos números de intenção de votos na corrida eleitoral em Parnamirim.

O levantamento foi contratado pelo Blog do BG e ouviu 500 pessoas entre os dias 17 e 18 de abril. A margem de erro é de 4,38 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN 00509/2024.

Foram avaliados quatro cenários de pesquisa estimulada, quando o entrevistado é apresentado a uma lista de possíveis candidatos.

Confira os números:

Prefeitura de Parnamirim – Estimulada – Cenário 1

  • Professora Nilda (Solidariedade): 29,2%
  • Salatiel de Souza (PL): 23,8%
  • Kátia Pires (União Brasil): 11,6%
  • Marciano Júnior (Avante): 5,8%
  • Professor Eron (PT): 0,4%
  • Nenhum: 10,8%
  • Não sabe dizer: 18,4%

 

Prefeitura de Parnamirim – Estimulada – Cenário 2

  • Professora Nilda (Solidariedade): 29,4%
  • Salatiel de Souza (PL): 25%
  • Kátia Pires (União Brasil): 13,8%
  • Professor Eron (PT): 0,8%
  • Nenhum: 11,2%
  • Não sabe dizer: 19,2%

 

Prefeitura de Parnamirim – Estimulada – Cenário 3

  • Professora Nilda (Solidariedade): 29,6%
  • Salatiel de Souza (PL): 25,2%
  • Kátia Pires (União Brasil): 14,4%
  • Nenhum: 11%
  • Não sabe dizer: 19,8%

 

Prefeitura de Parnamirim – Estimulada – Cenário 4

  • Professora Nilda (Solidariedade): 35%
  • Salatiel de Souza (PL): 30,4%
  • Nenhum: 12,8%
  • Não sabe dizer: 21,8%

 

Rejeição

A pesquisa também pediu aos eleitores que respondessem em qual candidatos eles não votariam de jeito nenhum se as eleições fossem hoje. Veja o resultado:

  • Salatiel de Souza (PL): 17,4%
  • Professora Nilda (Solidariedade): 12,2%
  • Professor Eron (PT): 8,6%
  • Marciano Júnior (Avante): 8,6%
  • Kátia Pires (União Brasil): 3,8%
  • Nenhum: 2,4%
  • Todos: 10,8
  • Não sabe dizer: 37,6%

 

Avaliação das gestões

Por fim, a pesquisa também mediu as avaliações das gestões do prefeito Rosano Taveira, da governadora Fátima Bezerra e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Confira:

Prefeito Rosano Taveira (Republicanos)

  • Aprova: 41,8%
  • Desaprova: 38,4%
  • Não sabe dizer: 19,8%

 

Governadora Fátima Bezerra (PT)

  • Desaprova: 68%
  • Aprova: 18,6
  • Não sabe dizer: 13,4%

 

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

  • Desaprova: 53%
  • Aprova: 34,4%
  • Não sabe dizer: 12,6
Continue lendo

Populares