Connect with us

DESTAQUE

PT quer bancos públicos em consórcios de infraestrutura e como fiadores de empréstimos

Publicado

em

O plano para eventual novo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá prever o uso de bancos públicos para tentar retomar o crescimento econômico.

Uma das propostas em discussão por integrantes da campanha petista é que BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Banco do Brasil e Caixa possam criar um fundo com recursos para garantir empréstimos de empresas privadas.

Esse fundo, portanto, funcionaria como fiador para que empresas brasileiras possam captar dinheiro com instituições financeiras nacionais e também do exterior.

“Esses bancos não devem atuar apenas com a oferta de crédito. Existem outros mecanismos como a constituição de um fundo garantidor para dar mais segurança para empresas privadas tomarem crédito”, disse o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro de Lula. Padilha tem sido escalado pela campanha para fazer a interlocução com agentes do mercado financeiro.

Nas discussões para o plano de governo da chapa Lula-Alckmin, o PT tem desenhado modelos para estimular o crescimento do país, principalmente, via redução das desigualdades (fortalecimento de programas sociais) e ampliação de investimentos públicos e privados.

Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, o projeto dos petistas inclui um programa de obras nos moldes do antigo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para elevar os gastos públicos em infraestrutura e logística.

No entanto, a equipe da campanha do ex-presidente deixa claro que as concessões vão continuar em eventual novo mandato de Lula.

Padilha afirmou ainda que, nessa área, há a intenção de fazer com que os bancos públicos possam participar de consórcios em licitações e concessões de infraestrutura.

É comum que empresas e instituições formem consórcios para participar de um leilão de concessão, por exemplo, de obras em saneamento básico. Aliados de Lula defendem que os bancos públicos ampliem as participações nesses grupos para incentivar os investimentos.

Na parte de concessão de crédito, o plano do petista é focar micro e pequenas empresas e ampliar os projetos de sustentabilidade.

Não deve, portanto, ser retomado o modelo de campeões nacionais, política de gestões petistas de facilitar o crédito para grandes empresas.

“O ex-presidente Lula quer estimular o crédito para micro e pequenas empresas, que são as que mais têm dificuldade para ter acesso a esses recursos. Outra prioridade é a inovação tecnológica”, disse Padilha.

Nos governos Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o BNDES recebeu aportes do Tesouro e, com o caixa reforçado, oferecia crédito a baixo custo para empresas.

A política de campeões nacionais consistia em selecionar companhias brasileiras para se tornarem gigantes no setor e terem condições de competir no mercado internacional. Essa iniciativa passou a ser criticada sob acusações de privilegiar aliados políticos.

Após a posse de Jair Bolsonaro (PL), o BNDES contratou uma auditoria para investigar operações entre os anos de 2005 a 2018 com algumas dessas empresas, como JBS, Bertin e Eldorado. O relatório não encontrou indícios de corrupção em oito operações investigadas.

Na atual gestão, a instituição financeira tem reduzido o volume de crédito na comparação com as administrações petistas. Além disso, tem dado menor enfoque à indústria e priorizado o setor do agronegócio –base eleitoral de Bolsonaro.

No PT, os planos futuros para o BNDES são discutidos, entre outros, em um grupo específico para isso na Fundação Perseu Abramo.

O grupo conta com dois ex-ministros do extinto Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel e Mauro Borges, e debate o papel dos bancos públicos e a industrialização do país.

Pimentel é enfático nas críticas ao papel do BNDES hoje, sob o comando de Bolsonaro. “É necessário retomar o financiamento público. Nenhuma política industrial dará certo se você tiver uma orientação macroeconômica que privilegie o mercado financeiro”, disse.

Sob Bolsonaro, bancos públicos entram na mira de privatizações Pré-candidato à reeleição, Bolsonaro tem apresentado propostas para seu novo plano de governo em discursos e declarações nos últimos meses. Ainda não há uma coordenação para a área econômica na campanha eleitoral dele.

O projeto citado pelo presidente e pelo ministro Paulo Guedes (Economia) tem sido na linha de acelerar as privatizações. Guedes já citou a intenção de vender, nos próximos anos, bancos públicos, como o Banco do Brasil e o Caixa Tem, braço digital da Caixa.

O Banco do Brasil e a Caixa passam por um processo de venda de ativos desde 2016, ainda no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Na gestão Bolsonaro, essas duas instituições financeiras ameaçaram sair da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) por causa de atritos que envolveram a publicação de uma carta em defesa da democracia. Mas, depois, recuaram.

A polêmica envolveu um manifesto que defendia a harmonia institucional no país e desagradou ao governo, que via no texto críticas a Bolsonaro em meio a ataques a integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal).
Outras campanhas também divergem sobre bancos públicos.

O economista Nelson Marconi, principal conselheiro econômico de Ciro Gomes (PDT), defende que o BNDES volte a financiar a exportação, o que, segundo ele, deixou de acontecer nos últimos anos.

“É um problema muito sério porque, para desenvolver, precisa exportar. Outros países fazem, a gente não vai fazer?”, questionou Marconi.

Ciro é terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto. Em encontro com empresários, ele tem defendido ampliar o capital do BNDES. Em 2018, ele apresentou a proposta de capitalizar o banco de desenvolvimento com recursos de reservas internacionais.

“Hoje o banco se transformou em um escritório de projetos. A gente entende que essa atividade de auxílio na formação de projetos é importante, mas tem que retomar atividade de financiamento”, afirmou o “guru” econômico do pré-candidato do PDT.

Responsável pelo programa econômico da pré-candidata Simone Tebet (MDB), a economista Elena Landau criticou a gestão do BNDES nos governos petistas. “Foram gastos mais de R$ 300 bilhões em subsídios para a elite empresarial, o que equivale a mais de dez anos de Bolsa Família, e isso não gerou nada.”

Para ela, o banco tem que retomar a posição de destaque nas privatizações e tem capacidade de atuar como um braço para o PPI (programa de parcerias de investimentos).

“O BNDES tem capacidade de ter sua própria captação. É um banco sólido e tem funcionado bem atualmente no financiamento de projetos, como saneamento”, disse a economista.

No caso da Caixa e do Banco do Brasil, Landau defende que essas instituições têm funções já definidas, como foco na área habitacional e agrícola, respectivamente. “Não se pode é administrar mal essa função e conceder os empréstimos de forma equivocada.”

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Parabéns aos organizadores do Festival de Martins

Publicado

em

 

Estive na cidade de Martins neste fim de semana prestigiando o Festival Gastrômico e Cultural.

Uma festa enorme com pessoas de várias cidades do RN e dos Estados vizinhos.

O clima de festividade e satisfação era quase unânime. Pessoas felizes celebrando a beleza da cidade, a culinária e a boa música.

Fiquei muito feliz com a eficiência da organização e com as atividades econômicas ali desenvolvidas. O turismo ajudando a gerar renda e empregos em todos os ramos da atividade comercial.

Quando o turismo brilha todos ganham. O trabalhador, o empresário e até o Governo ganha com arrecadação de impostos.

Viva Martins!
Turismo forte, RN forte!

 

Continue lendo

DESTAQUE

Ministra Marina Silva acompanha Eribaldo em visita a antiga Favela do Japão

Publicado

em

 

 

À convite do Vereador Eribaldo Medeiros a Ministra Marina Silva (REDE Sustentabilidade) esteve presente na comunidade Novo Horizonte (antiga Favela do Japão), na Zona Oeste de Natal.

A visita institucional contou com a presença diversos Parlamentares onde foi entregue nas mãos do Vereador à Ministra o Projeto do Rio das Lavadeiras orçado no valor de 6 milhões e meio, como também a entrega de solicitação de cessão do terreno onde ficava a antiga Tancagem da Petrobras, no bairro de Santos Reis para o Município de Natal.

Em contato com a assessoria do Vereador Eribaldo Medeiros, fui informado que segue indefinido o apoio a candidatura para Prefeito de Natal.

Continue lendo

DESTAQUE

Galinhos: Emoção marca a convenção de Hudson Matias

Publicado

em

 

A Federação PSDB/Cidadania e o PP homologaram neste sábado (20), a candidatura de Hudson Matias a prefeito, tendo como vice, o vereador Joab. Sob a liderança do prefeito Irmão Naldo, que tem 80% de aprovação no município, lotaram o maior local da cidade: o Ginásio de Esportes de Galinhos, no Litoral Norte Potiguar.

Hudson vai concorrer pela primeira vez a prefeito, mas já foi vereador e presidente da Câmara Municipal, além de auxiliar do prefeito Irmão Naldo.

A nação amarela lotou o local, vindo do Assentamento Pirangi, do Distrito Galos e da cidade. Hudson e Joab tem o apoio dos nove vereadores do município, feito inédito na história política local.

Continue lendo

DESTAQUE

Presidente municipal do PP, Eriko Jácome, realiza convenção partidária em Natal

Publicado

em

 

Na manhã deste sábado (20), o Partido Progressista (PP) realizou sua convenção partidária em Natal, no Cemure. O evento foi marcado pela homologação de 30 candidaturas e contou com a presença de mais de mil pessoas, incluindo importantes figuras políticas da cidade.

O presidente municipal do PP, Eriko Jácome, destacou em seu discurso a importância do partido e a dedicação de seus membros. “Nossa legenda é composta por pessoas que realmente têm trabalho prestado e que se dedicam continuamente para o bem-estar de todos”, afirmou.

Durante a convenção, foi confirmado o apoio do PP à pré-candidatura de Paulinho Freire para prefeito de Natal. Paulinho que também participou do evento, encorajando os pré-candidatos do PP na disputa eleitoral e compartilhando um pouco de sua própria jornada.

O evento também contou com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, que parabenizou a organização e ressaltou a importância do encontro. “É fundamental ver a união e a força do PP em Natal, trabalhando juntos para um futuro melhor”, afirmou o prefeito.

Continue lendo

DESTAQUE

“Vera de Oscar Anuncia Pré-Candidatura a Vereadora em Parelhas: Uma Nova Etapa na Política Local”

Publicado

em

Em um movimento que promete impactar o cenário político local, Vera de Oscar, ex-chefe de gabinete do prefeito Dr. Tiago Almeida, anunciou oficialmente sua pré-candidatura a vereadora de Parelhas. O anúncio, feito nesta sexta-feira, marca uma transição significativa para quem atuou nos bastidores do poder municipal durante a atual gestão.

Com anos de experiência como professora da rede pública municipal, Vera construiu uma reputação sólida na comunidade. Sua trajetória, no entanto, ganhou novos contornos ao se tornar uma figura-chave na administração do prefeito Dr. Tiago Almeida, cuja gestão atual goza de 90% de aprovação popular.

A pré-candidatura de Vera levanta questões importantes sobre a dinâmica política local. O povo tem especulado sobre como sua proximidade com o atual prefeito poderá influenciar a campanha e, potencialmente, sua atuação legislativa. O blog ouviu a população, e a eficiência de Vera como chefe de gabinete é frequentemente citada por apoiadores e pela comunidade, que consideram importantíssima sua lealdade ao atual prefeito Dr. Tiago Almeida como um fator relevante para elegê-la a uma cadeira no Legislativo parelhense.

À medida que a campanha eleitoral se aproxima, os cidadãos de Parelhas aguardam para ver como Vera de Oscar articulará suas propostas e como sua candidatura afetará o equilíbrio político local. A Justiça Eleitoral lembra que o período oficial de campanha ainda não começou e que todas as atividades pré-eleitorais devem seguir as normas estabelecidas.

A redação continuará acompanhando os desdobramentos desta e de outras candidaturas, mantendo a população informada sobre o processo eleitoral

Continue lendo

DESTAQUE

Convenção para oficializar a chapa Severino Rodrigues e Zé Lúcio será dia 3 de agosto

Publicado

em

 

Acontece no dia 3 de agosto, na Escola Municipal Professor Severino Bezerra, a partir das 18h15, a convenção que irá oficializar as candidaturas de Severino Rodrigues a prefeito e Zé Lúcio a vice-prefeito de São José de Mipibu. Estão juntos no projeto de oposição MDB, federação PSDB/Cidadania, PP, União Brasil e federação PT/ PCdoB/PV.

“A nossa convenção será o primeiro passo na direção de um novo tempo para São José de Mipibu. Estamos, Zé Lúcio e eu, unidos e sintonizados com o sentimento de mudança do povo de Mipibu. Estamos dialogando, acima de tudo, ouvindo o que as pessoas querem e desejam uma Mipibu melhor para todos. Estamos prontos para levar a garra, a determinação e essa energia boa para que o povo tenha esperança em todo o Mipibu, com a experiência de quem tanto já fez e com uma aprovação de 95% da nossa gestão”, afirmou o pré-candidato a prefeito Severino Rodrigues.

Continue lendo

DESTAQUE

DA SÉRIE GESTÕES EM ALTA COM A POPULAÇÃO DESTACAMOS A GESTÃO DO PREFEITO IVANILDINHO TIMBAÚBA DOS BATISTAS COM 89% DE APROVAÇÃO POPULAR

Publicado

em

Conforme já citado, o prefeito Ivanildinho é aprovado por 89% dos eleitores de Timbaúba dos Batistas e desaprovado por 7%.

A pesquisa foi realizada no dia 05 de Julho e entrevistou 400 eleitores do município investigado. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 4%. O levantamento se encontra registrado no site do TSE sob o número RN-06310/2024.

Continue lendo

DESTAQUE

Câmara de Caicó entrega títulos de cidadania e comendas Vila do Príncipe em sessão solene

Publicado

em

Noite de glamour na terra de Sant’Ana.

A Câmara Municipal de Caicó realiza nesta sexta-feira (19), a entrega de Títulos de Cidadão Caicoense e Comendas Vila do Príncipe no Clube Assec.

O evento é tradição em meio aos festejos da padroeira Sant’Ana.

Os vereadores indicam personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade caicoense para serem agraciadas com as honrarias.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Ivanildo concedeu entrevista ao repórter Max Flávio.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Solidariedade anuncia fim de tratativas para aliança com PSD de Carlos Eduardo

Publicado

em

 

O partido Solidariedade encerra negociações com o PSD em torno de uma indicação do ex-deputado Kelps Nota Lima como pré-candidato a vice-prefeito numa chapa encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves.

Em nota, o Solidariedade informa que após reunião da sua Executiva Estadual, em conjunto com os deputados Luiz Eduardo e Cristiane Dantas e ex-deputados do partido, decidiu encerrar suas tratativas com o PSD acerca das eleições municipais 2024.

“Após algumas conversas e uma longa espera pela definição do PSD sobre a composição da chapa majoritária da capital, o Solidariedade optou não mais esperar nos prazos estipulados pelo PSD”, diz a nota.

 

Continue lendo

DESTAQUE

NOTA OFICIAL DO MANDATO DEPUTADO LUIZ EDUARDO SOBRE A OBRA DA ENGORDA DE PONTA NEGRA*

Publicado

em

 

Como presidente da Frente Parlamentar do Turismo da Assembleia Legislativa Legislativa do Rio Grande do Norte, venho, através de nota oficial do meu mandato de Deputado Estadual, solicitar que o IDEMA – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE do Rio Grande do Norte, libere, ainda neste sábado, 20 de julho, a licença para o início das obras da denominada de ENGORDA DE PONTA NEGRA.

Sabendo que, na tarde de ontem, 19/07/2024, em seu site oficial, o IDEMA emitiu uma nota reconhecendo que os 8 pontos que ainda faltavam esclarecimentos foram respondidos satisfatoriamente e que no início da noite do mesmo dia 19, o Juiz Geraldo Antônio da Mota, deferiu o pedido do Município, determinando a imediata emissão da licença de operações LIO, podemos concluir que o IDEMA tem segurança técnica e jurídica para emitir HOJE a LIO da ENGORDA.

Por isso, formalizamos esta nota pública cobrando que a licença seja liberada ainda neste sábado para que a Prefeitura possa correr para recuperar o tempo perdido no qual o meio ambiente da nossa cidade vem sendo admoestado pelo castigo da erosão do Morro do Careca.

Todos os que verdadeiramente se importam com a vida do povo natalense, com as milhares de famílias que dependem dos empregos do turismo, estão ansiosos por vencer essa etapa tão negativa contra o desenvolvimento do nosso Rio Grande do Norte.

Deputado Estadual Luiz Eduardo

https://www.instagram.com/p/C9pb_8opbUK/?igsh=bWhhZms3aDA0NmRv

Continue lendo

Populares