Connect with us

DESTAQUE

Procon Natal realiza pesquisa de preço Cesta Básica na capital Potiguar

Publicado em

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, realizou pesquisa de preços da cesta básica na capital e identificou um aumento de 2,54%, uma vez que, no mês anterior, o preço médio era de R$ 402,27, representando um custo para o consumidor de R$ 10,47.

O estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa, órgão do Procon Natal, encontrou 23 itens, de um total de 40 que compõem a cesta básica, com aumento de preço em comparação ao mês anterior. Isto representa que 57% dos produtos que compõem a cesta básica ficaram mais caros este mês.

No mês de novembro, das quatro categorias que compõem a cesta básica, em três foram identificados variação positiva, os maiores valores foram de hortifrúti com variação de 3,80% e de açougue com 3,24%, seguido pela de mercearia com 1,30%. Produtos que apresentaram aumento pertencem à categoria de hortifrúti, como tomate, chuchu, macaxeira, batata comum e laranja, este com variação de 6,80%, com preço em média de R$ 5,23 o quilo, e no mês passado o preço era de R$ 4,88.

Na categoria de açougue foram verificados seis produtos com aumento do total de sete pesquisados. Em destaque o preço da carne de primeira, R$ 47,13, com uma variação positiva de 6,06%. Outros produtos com alta nesta categoria que chamaram a atenção foram o frango 4,81%, ovos 6,15%, carne de sol 3,79%, queijo coalho 2,62%. Por fim, os produtos da categoria de mercearia com aumento neste mês de novembro, foram pão francês 0,31%, café torrado 2,23%, leite 3,62% e óleo de soja 12,11%, para este em Real o aumento foi de R$ 1,11, um preço médio de R$ 9,14.

O levantamento comparou o custo da cesta básica em diferentes segmentos comerciais para melhor orientação dos consumidores. O preço médio da cesta básica mais caro foi de R$ 434,75 nos hipermercados, enquanto nos supermercados de bairro foi de R$ 412,93. A variação entre esses dois estabelecimentos foi de 5,29%, correspondente a uma diferença de R$ 21,83. Comparando-se a cesta básica mais cara nos hipermercados com a mais barata nos atacarejos, o preço médio encontrado nos atacarejos foi de R$ 391,37, o que representa uma variação de 11,09% e uma economia de R$ 43,39 para o consumidor.

Durante o mês de novembro, o Núcleo de Pesquisa acompanhou o preço médio da cesta básica nas quatro semanas do mês. Na primeira semana, o preço médio foi de R$ 411,11. Na segunda semana, houve uma redução mínima para R$ 410,09. Na terceira semana, o preço médio foi de R$ 413,06. Na última semana do mês, observou-se o maior preço, chegando a R$ 416,71. Para este mês os preços seguiram uma tendência de alta nas quatro semanas pesquisadas. E esta tendência vem sendo observada ao longo dos meses.

O Núcleo de Pesquisa monitora semanalmente 26 estabelecimentos comerciais da capital. Os pesquisadores coletam os preços de 40 itens que compõem a cesta básica, divididos em quatro categorias: Mercearia, Açougue, Higiene/Limpeza e Hortifrúti, abrangendo três segmentos: 8 hipermercados, 7 atacarejos e 11 supermercados de bairro, conhecidos como “mercadinhos”, cobrindo as quatro regiões da cidade. Os dados completos são divulgados no início do mês subsequente, incluindo o preço médio da cesta básica mais barata, a variação entre os segmentos pesquisados e o maior e o menor preço encontrado no site www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa. É permitida a reprodução dos dados da pesquisa, desde que citada a fonte: Núcleo de Pesquisa do Procon Natal. No entanto, é proibida a utilização deste material para fins publicitários comerciais.

O Procon alerta que os consumidores devem adotar estratégias de compra, aproveitando as informações fornecidas pelo Núcleo de Pesquisa e acompanhando as variações de preços ao longo da semana e em dias específicos. Para mais detalhes, a pesquisa completa, dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato pelo WhatsApp (84) 98812-3865, e-mail procon.natal@natal.gov.br ou presencialmente na sede do órgão na Rua Ulisses Caldas, 181, bairro Cidade Alta.

DESTAQUE

Dr. Bernardo e Kaline participam do Arrasta Pedro em Riacho da Cruz, RN.

Publicado

em

 O Dr. Bernardo e a Dra. Kaline Amorim estiveram participando do Arrasta Pedro em Riacho da Cruz no Oeste do RN.

O clima junino tomou conta de Riacho da Cruz no 16º Arrasta Pedro! Ao lado de @kalinededrbernardo, dos meus filhos, amigos e de toda a comunidade, celebramos a cultura, a tradição e a alegria do nosso São Pedro.
Continue lendo

DESTAQUE

NELTER QUEIROZ NO TOP 5 DA PESQUISA ITEM/TV PONTA NEGRA

Publicado

em

 

O deputado estadual Nelter Queiroz (Progressistas) agradeceu o reconhecimento recebido na pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM em parceria com a TV Ponta Negra, divulgada nesta sexta-feira (26). No levantamento, o parlamentar aparece com 1,8% das intenções de voto para deputado estadual, ocupando o 5º lugar no cenário geral, além de figurar como o primeiro colocado entre os nomes da federação Progressistas:União Brasil.

Ao comentar o resultado, Nelter destaca que a pesquisa representa um incentivo para seguir trabalhando em defesa da população potiguar. “Recebo esse resultado com muita gratidão e, acima de tudo, com um sentimento ainda maior de responsabilidade. Essa confiança demonstra que nosso trabalho, sempre voltado para quem mais precisa, está sendo reconhecido em todas as regiões do Estado”, afirmou.

O parlamentar também ressalta que continuará percorrendo o Rio Grande do Norte, defendendo pautas voltadas a melhoria de vida das pessoas mais simples como melhorias na saúde, na infraestrutura, na educação e na geração de oportunidades.“Seguiremos com humildade, diálogo e muito trabalho. Nossa prioridade continuará sendo defender os interesses do povo potiguar, independentemente de posição política ou eleitoral. O reconhecimento nas pesquisas nos motiva a trabalhar ainda mais”, destacou.

Nelter também faz questão de agradecer aos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, amigos e eleitores que acompanham seu mandato ao longo dos últimos anos. “Agradeço a cada amiga e amigo que acredita em nosso trabalho. Seguiremos firmes, com os pés no chão e renovando nosso compromisso de honrar essa confiança”, concluiu.

A pesquisa ITEM/TV Ponta Negra foi realizada entre os dias 22 e 24 de junho de 2026, ouvindo 1.250 eleitores em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,77 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado sob os números RN-07966/2026 e BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Robinson Faria amplia apoios e fortalece projeto de reeleição em Jardim do Seridó

Publicado

em

Candidato à reeleição para a Câmara Federal, Robinson Faria segue ampliando sua base política em Jardim do Seridó. Além do apoio do ex-prefeito Amazan, o parlamentar agora conta também com o reforço do vereador Jarbas e do ex-vereador Dedé, importantes lideranças do município.

O crescimento do grupo político de Robinson na cidade acontece em um momento de intensificação das articulações para as eleições de 2026. Em Jardim do Seridó, o deputado é reconhecido por ter contribuído com obras e investimentos que marcaram a história recente do município.

Entre as ações mais lembradas estão o Parque Mozart Santos, importante espaço de lazer e convivência para a população, e a Adutora do Boqueirão, obra estratégica para o abastecimento hídrico da região, viabilizada durante sua gestão como governador do Rio Grande do Norte.

Com a adesão de novas lideranças ao seu projeto político, Robinson fortalece sua caminhada rumo à reeleição e amplia sua presença em uma das cidades mais importantes do Seridó, região onde mantém forte atuação e importantes aliados políticos.

Continue lendo

DESTAQUE

Gustavo Carvalho presta solidariedade a Divaneide e critica contradição em evento contra violência à mulher

Publicado

em

 

Deputado repudiou o episódio envolvendo a parlamentar petista e afirmou que violência contra a mulher não pode ser tratada conforme conveniência política

O deputado estadual Gustavo Carvalho manifestou solidariedade à deputada estadual Divaneide Basílio após o episódio ocorrido durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado em Natal com a presença da primeira-dama Janja da Silva.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, a parlamentar teria sido atingida em meio à atuação da segurança durante o evento, precisando receber atendimento após o ocorrido. Para Gustavo Carvalho, o episódio chama atenção não apenas pela gravidade, mas também pela ironia do contexto: uma atividade que tinha como objetivo debater o combate ao feminicídio e à violência contra a mulher acabou marcada por um caso de violência contra uma mulher, parlamentar e representante do povo potiguar.

“Recebi com indignação a notícia da agressão sofrida pela deputada Divaneide Basílio. Independentemente de partido, ideologia ou posição política, nenhuma mulher pode ser vítima de agressão, constrangimento ou violência”, afirmou Gustavo.

O deputado também criticou a postura de setores ligados ao PT diante do caso. Para ele, quando episódios como esse atingem diretamente a narrativa construída pelo partido, há uma tentativa de minimizar, relativizar ou empurrar o problema para debaixo do tapete.

“Quando o fato constrange a narrativa oficial, setores do PT rapidamente tentam relativizar ou abafar o problema. Mas violência não pode ser tratada conforme a conveniência política de quem pratica ou de quem está no poder”, destacou.

Gustavo Carvalho ressaltou que possui divergências políticas com Divaneide Basílio, mas afirmou que nenhuma diferença partidária está acima do respeito à dignidade e à integridade de uma mulher.

“Minha solidariedade à deputada Divaneide Basílio. Divergimos politicamente, mas nenhuma divergência está acima do respeito, da dignidade e da integridade de uma mulher”, disse.

O parlamentar defendeu ainda que o episódio seja devidamente apurado, com responsabilidade e transparência.

“O combate à violência contra a mulher não pode ser apenas discurso de palanque. Precisa ser prática, coerência e responsabilidade em todos os espaços”, concluiu Gustavo Carvalho.

Continue lendo

DESTAQUE

UBALDO CONSOLIDA CRESCIMENTO NAS PESQUISAS E SE DESTACA ENTRE OS PRINCIPAIS NOMES PARA A ASSEMBLEIA

Publicado

em

 

As pesquisas de intenção de voto para deputado estadual divulgadas entre 30 de maio e 26 de junho confirmam o crescimento e a consolidação do deputado estadual Ubaldo Fernandes entre os principais nomes da disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Em menos de um mês, levantamentos realizados por diferentes institutos apontam Ubaldo sempre entre os candidatos mais competitivos, ocupando posições de destaque tanto no cenário geral quanto dentro da Federação PT/PV/PCdoB.

Confira o desempenho:

30 de maio – Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra: 2º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

30 de maio – Pesquisa Media/O Potengi: 4º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

3 de junho – Pesquisa Agora Sei/96 FM: 3º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

9 de junho – Pesquisa Exatus: 2º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

17 de junho – Pesquisa Metadata/Grupo Dial (98 FM): 2º lugar geral na pesquisa espontânea para deputado estadual e 1º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

25 de junho – Pesquisa IPSensus: 1º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

26 de junho – Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra: 4º lugar geral para deputado estadual e 2º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

A sequência de resultados evidencia a consistência da pré-candidatura de Ubaldo Fernandes, que mantém desempenho competitivo em diferentes institutos de pesquisa, consolidando-se entre os nomes mais lembrados pelos eleitores e fortalecendo sua posição dentro da Federação PT/PV/PCdoB.

Para Ubaldo, os números refletem o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em todas as regiões do Estado. “Recebo cada pesquisa com gratidão e responsabilidade. Mais do que números, elas representam o reconhecimento de um mandato presente, municipalista e comprometido com as pessoas. Seguiremos trabalhando com humildade, diálogo e dedicação para honrar essa confiança”, afirmou.

Continue lendo

DESTAQUE

Dr. Tadeu reúne grupo político de Caicó e reafirma apoio à pré-candidatura de Samanda ao Senado

Publicado

em

 

A pré-candidata ao Senado Samanda Alves (PT) cumpriu agenda neste sábado (27) em Caicó, onde esteve com o prefeito Dr. Tadeu e seu grupo político. Na ocasião, o prefeito fez questão de reafirmar publicamente seu apoio à pré-candidatura de Samanda ao Senado e destacou que a decisão é um gesto de coerência com o trabalho realizado pela governadora Fátima Bezerra em favor do Seridó.

“Meu apoio a Samanda é um gesto de coerência com o trabalho que a governadora Fátima Bezerra vem realizando pelo Seridó. Tenho convicção de que ela será uma senadora comprometida com nossa região e com a continuidade desse desenvolvimento”, afirmou Dr. Tadeu.

O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ivanildo do Hospital, dos vereadores Rutênio da Palma e Thales Rangel, além de secretários municipais, da suplente de vereadora Dany Guedes e do presidente municipal do PCdoB, Joseilson Ferreira. Também integram o grupo político os vereadores Andinho e Ana Aline.

Ao lado de Dr. Tadeu, Samanda tomou café e percorreu a tradicional Feira de Caicó, um dos principais espaços de comércio, cultura e convivência do Seridó. Durante a caminhada, conversou com feirantes, comerciantes e moradores e recebeu manifestações de carinho e apoio. Muitos lembraram a agenda realizada no município com a governadora Fátima Bezerra no início da semana e destacaram os investimentos que vêm sendo realizados na região, reafirmando a importância da continuidade desse trabalho.

A agenda com Fátima foi marcada pela entrega e pelo anúncio de investimentos estruturantes para Caicó e o Seridó. Entre as ações estão a recuperação de rodovias, a reforma da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), a construção de 100 moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida, a implantação do curso de Medicina da UFRN em Caicó e os recursos já assegurados para a elaboração do projeto executivo do futuro Hospital Universitário.

“Voltar a Caicó poucos dias depois e ser recebida com tanto carinho só aumenta a minha responsabilidade. É muito gratificante perceber que as pessoas reconhecem os investimentos que vêm chegando ao Seridó e querem que esse trabalho continue. A abertura do curso de Medicina em Caicó foi uma luta da governadora Fátima Bezerra, e quero dar continuidade a esse trabalho, lutando pela construção do Hospital Universitário. Os recursos para o projeto executivo já estão assegurados na conta da UFRN. O Seridó merece seguir avançando”, afirmou Samanda.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Rogério Marinho participa de reunião do comitê executivo do Acari Cidade da Moda e visita obras do Complexo*

Publicado

em

 

O Complexo Acari Cidade da Moda está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Neste sábado (27), foi realizada mais uma reunião do Comitê Executivo responsável por acompanhar a implantação, desenvolvimento e futura gestão do projeto. A reunião ocorreu durante a visita do senador Rogério Marinho (PL-RN) às obras, acompanhado pelo prefeito de Acari, Fernando Bezerra. A visita também contou com as presenças dos pré-candidatos ao Senado, Coronel Hélio, e a vice-governador, Babá Pereira.

O comitê reúne representantes de instituições estratégicas para o fortalecimento do empreendimento, como Sebrae, Senai, CDL, além de representantes do setor produtivo, empresários e integrantes das oficinas ligadas ao Pró-Sertão, programa que fortaleceu a cadeia têxtil do Rio Grande do Norte.

Criado por Rogério Marinho, o Complexo Acari Cidade da Moda foi idealizado como um projeto de desenvolvimento regional para transformar o Seridó potiguar em um grande polo de confecção, integrando produção, capacitação profissional, geração de empregos e novas oportunidades para a economia local.

A implantação do empreendimento começou a sair do papel a partir dos recursos viabilizados por Rogério Marinho durante o período em que esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Regional no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante a visita, o senador destacou a importância da união entre poder público, setor produtivo e instituições de qualificação profissional para garantir que o projeto cumpra seu papel econômico e social. “Esse é um projeto que nasceu com uma visão de futuro: gerar oportunidades, fortalecer a vocação produtiva do Seridó e criar um ambiente capaz de atrair investimentos e ampliar empregos”, disse Rogério Marinho.

O prefeito Fernando Bezerra destacou a importância da parceria para o desenvolvimento do município e da região, ressaltando que o Complexo representa uma nova perspectiva para a economia de Acari.

Continue lendo

DESTAQUE

Pilões: prefeita, ex-prefeito e grupo político declaram apoio a Walter Alves

Publicado

em

 

O presidente estadual do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, recebeu neste sábado (27) mais um importante apoio para as Eleições deste ano. A prefeita de Pilões, Lena de Céu, o ex-prefeito Dr. Sabino Neto, ambos do MDB, além de um grupo político formado por seis vereadores e outras lideranças do município, anunciaram apoio ao projeto de Walter para a Assembleia Legislativa.

O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Dr. Bernardo Amorim, que participou da agenda ao lado das lideranças locais.

Walter Alves agradeceu a confiança do grupo político e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Pilões. “Recebo esse apoio com muita alegria e gratidão. Tenho uma história de trabalho por Pilões e isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade de seguir lutando por recursos, obras e ações que melhorem a vida da população”, afirmou.

Ao justificar o apoio, o ex-prefeito Dr. Sabino Neto destacou os investimentos destinados por Walter ao município. “Walter tem muito serviço prestado em Pilões. Sempre foi um parceiro da nossa cidade, destinando recursos importantes e contribuindo para obras e ações que fazem a diferença na vida da população”, disse

Continue lendo

DESTAQUE

Rádio Bonita FM anuncia novidades e prepara reformulação em sua programação

Publicado

em

A Rádio Bonita FM está preparando uma série de novidades que deverão ser apresentadas ao público nos próximos dias. A direção da emissora trabalha em um projeto de reformulação da programação, com o objetivo de oferecer um conteúdo mais diversificado e ampliar a qualidade dos serviços prestados aos ouvintes.

De acordo com a diretoria, a nova grade deverá reunir programas com diferentes formatos, buscando atender aos mais variados perfis de audiência. Além das mudanças na programação, a emissora também investe em novas aquisições e melhorias técnicas, visando proporcionar uma experiência ainda melhor para o público.

Embora a implantação das novidades ainda demande alguns dias, a direção assegura que os preparativos estão em fase de conclusão e que os anúncios oficiais serão feitos em breve.

A expectativa é que as mudanças reforcem o compromisso da Rádio Bonita FM com a informação, o entretenimento e a prestação de serviço à população.

A emissora orienta os ouvintes a acompanharem  as próximas noticias da ”rádio de  São José do Seridó” para  conferir, em primeira mão, todas as novidades que serão lançadas em breve

Continue lendo

DESTAQUE

ÚLTIMAS PESQUISAS MOSTRAM FORÇA DE BENES E JOAO MAIA DENTRO DA NOMINATA DO UNIÃO PROGRESSISTA

Publicado

em

 

 

A mais recente pesquisa reforça um cenário que vem se repetindo nos últimos levantamentos eleitorais para deputado federal no Rio Grande do Norte: João Maia e Benes Leocádio seguem ocupando as primeiras posições dentro da nominata do União Progressista.

Nas últimas pesquisas divulgadas, os dois parlamentares têm aparecido de forma constante na liderança ou na vice-liderança da chapa, demonstrando força eleitoral e consolidando suas posições na disputa por vagas na Câmara Federal.

O desempenho recorrente de João Maia e Benes Leocádio mostra que ambos mantêm bases políticas sólidas e forte presença nos municípios potiguares, fator que tem sido determinante para os bons resultados registrados nos levantamentos.

Faltando ainda um período considerável para a eleição, o cenário pode sofrer alterações, mas os números mais recentes confirmam que a dupla segue firme na ponta da nominata do União Progressista, sendo atualmente as principais referências eleitorais do grupo na corrida por Brasília.

Continue lendo

Populares