Connect with us

DESTAQUE

Prefeitos narram dificuldades em audiência na Assembleia Legislativa

Publicado

em

Dentro da programação da campanha “Mobiliza Já: Sem FPM, não dá!”, realizada pela Federação dos Municípios do RN (Femurn), nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa, os mais de 70 prefeitos presentes foram acolhidos e recebidos pelos deputados estaduais Nelter Queiroz (PSDB), Cristiane Dantas (SDD), José Dias (PSDB), Galeno Torquato (PSDB), Dr. Bernardo (PSDB), Ivanilson Oliveira (União), Neilton Diógenes (PL), Dr. Kerginaldo (PSDB), Coronel Azevedo (PL), Adjuto Dias (MDB), Luiz Eduardo (SDD), Eudiane Macedo (PV), George Soares (PV), Hermano Morais (PV), Gustavo Carvalho (PSDB) e Kleber Rodrigues (PSDB), que presidiu a reunião em formato de audiência pública.

“A luta dos prefeitos do Rio Grande do Norte é a luta desse Parlamento. Os 24 deputados estarão de mãos dadas com cada um dos prefeitos. Inclusive falei agora com o presidente desta Casa Legislativa, Ezequiel Ferreira que se encontra em Brasília, que já está agindo em favor da pauta apresentada nesta ocasião”, destacou Kleber Rodrigues.

Cumprindo agenda de trabalho em Brasília, Ezequiel não teve como participar do movimento “Mobiliza Já, sem FPM não dá”. “Posso garantir que à pauta de reivindicação terá sensibilidade e apoio dos deputados que representam o Poder Legislativo estadual”, frisou Ezequiel Ferreira.

Para iniciar o debate, o agente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Samid Mota, fez uma breve explanação sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal ponto de pauta da luta dos prefeitos. “A CNM é uma aliada dos prefeitos e soma-se a luta que implica na continuidade dos serviços e da funcionalidade da máquina dos municípios. Já parabenizar o Rio Grande do Norte pela organização e pela força que demonstra”, destacou.

O objetivo dos líderes municipais é mobilizar a classe política potiguar na luta pela recomposição do FPM. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pelo menos 65% dos municípios norte-rio-grandense tiveram déficit entre receitas e despesas no primeiro semestre do ano.

“Estamos irmanados, com mais 16 federações, nesta pauta que hoje é entregue a esse parlamento. A aflição dos prefeitos aqui presentes é intensa. O município brasileiro é uma alma viva. O Brasil acontece nos municípios e hoje nós, prefeitos desse Estado vimos pedir ao Legislativo Potiguar. Os municípios só serão fortes se estivermos juntos”, disse Luciano Santos (MDB), presidente da Femurn e prefeito de Lagoa Nova.

Os repasses para as prefeituras potiguar em julho deste ano, provenientes principalmente do FPM, que constituem a principal fonte de recursos para mais de 90% das prefeituras, diminuíram 34% em relação ao mesmo período de 2022.

“Há seis meses os municípios não tinham problemas financeiros, mas hoje não temos condições nem de colocar combustível nos carros. Nossa reivindicação é que o Governo do Estado seja mais parceiro dos municípios, seja com a compensação da Cosern, seja com os recursos de Petern. Precisamos das ajudas federais e estaduais, porque elas representam muito para os municípios”, cobrou Babá (Republicanos) – prefeito de São Tomé.

A pauta dos municípios é longa e um dos pontos diz respeito a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 25/2022, que altera o art. 159 da Constituição Federal para aumentar em 1,5% o FPM, passando de 22,5% para 24%, o que representa muito para os municípios.

“A realidade hoje são aumentos, pisos salariais instituídos, recomposições salariais, oriundas de decisões governamentais, sem que haja aumento nos repasses que os municípios recebem. Se há aumento das despesas e não há aumento nos repasses, nos deparamos com dificuldades intensas. Esse movimento é legítimo e exige união de todos. É preciso lembrar que o único beneficiado com o resultado dessa luta é a população que necessita de políticas públicas eficientes”, ressaltou Álvaro Dias (Republicanos), prefeito de Natal.

Durante a reunião foram apresentados vídeos dos senadores Rogério Marinho (PL), Zenaide Maia (PSD) e Styvenson Valentim (Podemos) e dos deputados federais Benes Leocádio (União), General Girão (PL), Fernando Mineiro (PT), Nathalia Bonavides (PT) e Paulinho Freire (União), que se somaram à luta dos prefeitos potiguares.

“Nós precisamos entender que essa é uma das poucas pautas que precisam unir as cores partidárias porque acima de tudo está o prejuízo que será gerado ao povo do RN, caso o FPM não seja recomposto. Nós não estamos aqui brincando de prefeitura. Nossa missão é cuidar do povo”, ressaltou Reno Marinho, prefeito de São Rafael e presidente da Associação dos Ceramistas do Vale do Assú e Apodi (Ancevale).

“Precisamos da força da nossa bancada federal nessa luta. 70% de toda nossa receita é FPM. O pior de tudo é ouvir que os problemas dos municípios é má gestão. É preciso entender que a população também é parte disso e precisa estar de mãos dadas com os gestores. A realidade de hoje é que a conta não bate e os municípios estão pedindo socorro”, reiterou José Arnor da Silva (MDB), prefeito de Jundiá.

O repasse inicial de agosto teve uma queda adicional de mais de 23% em comparação com o ano anterior. Em descompasso com a alta dos preços de insumos da saúde básica e média complexidade, pisos salariais, merenda escolar, combustíveis e entre outros insumos indispensáveis ao dia a dia do funcionamento dos municípios.

“Vários deputados já foram prefeitos e conhecem a fundo as dificuldades dos municípios. Hoje 108 municípios do Estado estão em condições insustentáveis. Vivemos do FPM, e a solução para essa luta passa pela união dos gestores municipais. Daí a importância do apoio da Assembleia Legislativa para tentar amenizar a situação dos municípios, que é feita pelo povo”, frisou Rivelino Câmara (MDB) presidente da Associação dos Municípios do Oeste (Amop) e prefeito de Patu. Opinião compartilhada pelo prefeito de Brejinho, João Batista Gomes (MDB). “A nossa situação depende da união das forças. Não estamos aqui para jogar pedras em ninguém, pelo contrário, temos que buscar apoios. A realidade do Governo do Estado é tão difícil quanto a dos municípios. Mas juntos podemos achar uma solução viável”.

Já o prefeito de Cruzeta, Joaquim José de Medeiros (PSB), destacou a situação psicológica dos prefeitos que estão sofrendo com a pressão da população dos seus municípios. “A preocupação dos prefeitos é real. A redução desses recursos implica em diretamente na merenda escolar, no combustível para a ambulância, para o transporte escolar. Estamos falando do básico que interfere na continuidade do funcionamento das escolas, dos postos de saúde. O que sei é que não vamos desistir. Somos fortes e acredito que se estivermos juntos, passaremos por mais essa crise”, discursou emocionado.

As reivindicações contidas no documento produzido pela Femurn e entregue à Assembleia Legislativa são comuns entre os estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, entre outros e contemplam as PL nº 2.384/2023 – que dispõe sobre a conformidade tributária no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil no Ministério da Fazenda Nacional; PLP nº 98/2023 – que exclui da Lei de Responsabilidade Fiscal o raciocínio do conjunto da despesa com pessoal das empresas prestadoras de serviços terceirizados; a PEC nº 45/2019 – que trata da Reforma Tributária Nacional com atenção atual para o Senado, com foco na Imunidade Tributária Plena (Isenção de: ICMS, IR, IPI, PIS/PASEP e Confins), além do Equilíbrio tributário; a PL nº 334/2023 – que estabelece a redução de alíquota para 8% das contribuições sociais a serem pagas ao RGPS pelos Municípios com menos de 142.633 habitantes.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Alto do Rodrigues, José Pedro (Democratas), relatou as dificuldades do município e da perspectiva para o futuro da cidade que, com a redução dos royalties deve piorar. “A situação não é fácil e em alguns municípios tende a ser pior”, ressaltou.

Representando as mulheres, Edna Lemos (PSB), prefeita de Pedro Velho, reforçou que a luta está apenas começando. “Estamos respirando através de aparelhos. Está faltando fôlego, mas a luta está apenas começando. O ato de hoje é apenas o início dessa luta que não é dos deputados, não é dos prefeitos e nem dos vereadores, mas sim de cada cidadão que necessita das unidades de saúde, das escolas municipais, da limpeza pública, e de todos os serviços necessários para o andamento de uma cidade digna para um povo tão batalhador como é o povo Potiguar”, enfatizou.

No final do encontro, o deputado Kleber Rodrigues, ressaltou o compromisso do Parlamento Potiguar em busca de soluções para amenizar o problema. “Reitero o compromisso desta Casa Legislativa e de todos os deputados em reivindicar, buscar e apoiar os prefeitos nesta causa tão legítima e importante para o povo Potiguar”, finalizou.

 

ÁLBUM DE FOTOS

DESTAQUE

Segurança do Prefeito de Bodó é preso com uma pistola, três carregadores e 45 munições durante comício do candidato a prefeito Horison

Publicado

em

 

Na noite do último sábado, 14 de setembro, o Grupo Tático Operacional (GTO) realizou uma operação que terminou na prisão do segurança particular do atual prefeito de Bodó, durante o comício do candidato a prefeito Horison. O homem, que estava responsável pela segurança do evento, foi detido em posse de uma pistola PT Inox 938 (calibre .380), três carregadores e 45 munições.

O episódio ocorreu em meio ao evento público, realizado no centro da cidade. Segundo informações da polícia, o segurança foi abordado após atitudes suspeitas e, ao ser revistado, o armamento foi encontrado. A pistola PT Inox 938, conhecida por sua capacidade de disparos precisos a curta e média distância, tem grande poder de fogo, especialmente quando munida de três carregadores cheios, como foi o caso.

A detenção levanta uma série de questionamentos sobre a necessidade de segurança armada para o atual prefeito e o candidato Horison em uma cidade tradicionalmente pacífica como Bodó. Em um município pequeno e conhecido por sua tranquilidade, por que seria necessário o uso de seguranças fortemente armados em eventos políticos?

Continue lendo

DESTAQUE

POPULAÇÃO DO BAIRRO DE IGAPÓ AGRADECE O TRABALHO E CONFIRMA APOIO AO VEREADOR NIVALDO BACURAU

Publicado

em

Se liga em mais esse depoimento
Agora é da queridíssima moradora do Conjunto Igapó, a jovem Silvia Trigueira, falando sobre a participação constante do mandato do vereador Nivaldo Bacurau nas atividades culturais, promovendo eventos e buscando melhorias estruturantes para os moradores.

Para dar continuidade neste trabalho e avançando ainda mais, confirme no dia 06 de outubro, para vereador de Natal, NIVALDO BACURAU 4️⃣4️⃣1️⃣2️⃣2️⃣✅

#Depoimento #TôcomNivaldo #Vereador #NivaldoBacurau44122

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa SETA/BAND: Eriko Jácome, Herberth Sena, Adriana e Camila lideram disputa pela Câmara

Publicado

em

 

A pesquisa do Instituto Seta divulgada pela Band RN nesta segunda-feira (16) também traz os números dos vereadores mais citados nas Eleições 2024. Neste ano, os eleitores de Natal irão definir 29 vagas para a Câmara Municipal.

O intervalo de confiança (nível de significância) é de 95% com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada. A pesquisa Seta/Band RN ouviu 800 eleitores em Natal entre os dias 5 e 6 de setembro. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-01969/2024.

Confira abaixo as intenções de voto para vereador:

Não Sabe / Não Respondeu – 63,4%

Eriko Jacome – 4,3%
Heberth Sena – 2,4%
Adriana – 1,9%
Camila – 1,8%
Luciano – 1,6%
Irapuan – 1,3%
Erminio Félix – 1,1%
Robson Carvalho – 1,1%
Pequeno – 1,0%
Ubirajara – 1,0%
Raniere – 0,9%
Anne – 0,8%
Aroldo – 0,8%
Brisa Bracchi – 0,8%
César – 0,8%
Tércio – 0,8%
Hermes – 0,7%
Júlia Arruda – 0,6%
Peixoto – 0,6%
Tavares – 0,6%
Eribaldo – 0,5%
Felipe Alves – 0,5%
Jean Dantas – 0,5%
Junior – 0,5%
Paulo Natalense – 0,5%
Jeferson – 0,4%
Cicinho Bike – 0,4%
Daniel Valença – 0,4%
João – 0,4%
Luciana – 0,4%
Preto Aquino – 0,4%
Albany – 0,3%
Albert Dickson – 0,3%
Ariel – 0,3%
Chagas – 0,3%
Cícero – 0,3%
Daniel – 0,3%
Edivan – 0,3%
Hipólito – 0,3%
Leila – 0,3%
Lili Odonto – 0,3%
Madson Silva – 0,3%
Marcio Gomes – 0,3%
Marlene – 0,3%
Mirajara – 0,3%
Naelson Borja – 0,3%
Nina – 0,3%
Samuel – 0,3%
Tereza Viana – 0,3%
Tony – 0,3%
Vitória Freire – 0,3%
Damares – 0,1%
Fernanda Filgueira – 0,1%
Carlos silvestre – 0,1%
Castinho – 0,1%
Celia – 0,1%
Daniel Santiago – 0,1%
Dorys – 0,1%
Eliese – 0,1%
Elivelton – 0,1%
Fatima – 0,1%
Fausto Calisto – 0,1%
Jackson – 0,1%
Klaus – 0,1%
Kleber – 0,1%
Léo Souza – 0,1%
Rachel Ribeiro – 0,1%
Sargento Castilho – 0,1%
Severina Alves – 0,1%
Tt Modas – 0,1

Continue lendo

DESTAQUE

ROGÉRIO MARINHO VISITA SÂO JOSÉ DO SERIDÓ-RN AO LADO DO PREFEITO JACKSON DANTAS DO VICE RICARDO DOS CANDIDATOS A VEREADORES E COLABORADORES DA GESTÃO

Publicado

em

Na tarde de hoje tivemos um bate-papo agradável com nosso senador e amigo, Rogerio Marinho , que nos fez uma visita em nossa São José do Seridó!

 

Continue lendo

DESTAQUE

Tércio Tinoco agradece apoio popular à reeleição

Publicado

em

 

Os últimos dias tem sido de caminhadas, conversas e reuniões em todas as zonas da capital potiguar. É ouvindo a população que o vereador de Natal, Tércio Tinoco, candidato à reeleição, está fazendo sua campanha. “Esses encontros acontecem durante todo o mandato. Mas é sempre importante lembrar à população o que já fizemos e principalmente, o que ainda podemos fazer. E onde chego, a receptividade é muito boa, e o povo tem demonstrado muito entusiasmo com nosso trabalho e nossas propostas”, diz o vereador.

Esse apoio também tem se refletido nas pesquisas. Tércio Tinoco apareceu em todas as pesquisas de intenção de voto realizadas esse ano, sempre entre os mais lembrados pelos eleitores, o que mostra a força de sua campanha e o avanço no reconhecimento de seu trabalho entre o eleitorado.

Continue lendo

DESTAQUE

MULTIDÃO: Eribaldo faz o maior evento da história de São José do Campestre*

Publicado

em

 

O município de São José do Campestre presenciou na noite deste domingo (15) a maior passeata de sua história, no que chamaram de Arrastão da Verdade, para o candidato prefeito Eribaldo Lima (MDB). Mais de 5 mil pessoas percorreram as principais ruas da cidade atrás de diversos paredões, que animaram a noite com os jingles da campanha do Pinguim, que tem como candidato a vice o enfermeiro Anderson (SD). Quem conhece bem a história política de Campestre afirma que a noite de ontem provou que a campanha de Eribaldo é favoritíssima para a vitória no próximo dia 6 de outubro. Um fato a ser destacado é que muitos eleitores das duas candidaturas de oposição já começar a aderir à candidatura de Eribaldo, principalmente eleitores de Sânzio, que preferem apoiar Eribaldo a ver a candidatura de Nega crescer. A turma do verde sai deste evento de ontem com força total pra reta final da campanha.

Continue lendo

DESTAQUE

Vivaldo Costa Participa de audiência ao lado de Paulo Roque e lideranças da região Seridó

Publicado

em

Bom dia. Audiência com o secretário Dr. Paulo Varela discuntido assuntos dos interesses de Caicó, Sâo Joâo do Sabugi e Sâo Vicente

Continue lendo

DESTAQUE

Desrespeito: Aliados de Givago Barreto colocam adesivos 45 dentro da Paróquia de São Sebastião em Caraúbas, RN.

Publicado

em

A falta de respeito da campanha do candidato Givago Barreto (PSDB), ultrapassa todos os limites imagináveis em Caraúbas, RN.

Além dos ataques pessoais e em suas reuniões e nas redes sociais, deboches, piadas, ameaças, a última gera revolta na sociedade católica.

O fato em questão se refere, a fixação de adesivos de ” Givago 45″ dentro da Igreja Matriz de São Sebastião, absurdo.

Detalhe: Pela integridade do Padre Ícaro, o mesmo tomará todas às medidas cabíveis sobre esse lamentável episódio.

Com Deus não se brinca.

Esse povo se acha o dono do mundo.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Video: Vivaldo Costa reforça campanha “Setembro Amarelo” e importância da saúde mental

Publicado

em

 

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (11), o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) discursou a favor da relevância da campanha “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, ressaltando a importância das políticas públicas de cuidado com a saúde mental da população.

“Nós vivemos num País e num estado onde há muita necessidade de se priorizar a saúde mental. Se a gente fizer isso, vamos diminuir muito os internamentos em hospitais psiquiátricos e a quantidade de suicídios. Eu tenho mais de 50 anos como médico do interior, generalista, e sei o que estou dizendo. Nós não temos um número suficiente de psiquiatras no RN. Raramente um estudante quer fazer Psiquiatria. Em contrapartida, temos muitos psicólogos – e excelentes”, iniciou o parlamentar.

Para Vivaldo, falta vontade política para se priorizar a saúde mental e capacitar melhor os psicólogos, para que eles possam suprir a carência de psiquiatras no Rio Grande do Norte.

“Todas as vezes que fui à Secretaria de Saúde do Estado, nesta minha longa vida pública, eu sempre tratei sobre o problema da Psiquiatria. Também já fui secretário de Saúde de Natal e, na oportunidade, priorizei e comecei essa luta, mas não deu muito certo, porque a maioria das pessoas não valoriza a saúde mental. E nós sabemos que a saúde é composta pela física e pela mental; quando você adoece da mente, você começa a ter patologias físicas também”, relatou.

Finalizando seu pronunciamento, o deputado lembrou que apresentou um projeto acerca do tema, o chamado “A vida fala mais alto”, o qual foi sancionado, mas, segundo ele, ainda não foi colocado em prática.

“Então, eu gostaria de fazer um apelo à secretária de Saúde e à governadora, para que priorizem o tratamento e as informações sobre saúde mental, colocando o projeto ‘A vida fala mais alto’ em prática. Ele funcionou muito bem lá em São José do Seridó, aproveitando a estrutura da Medicina de Família. Foi preciso apenas contratar uma profissional de Psicologia, a fim de suprir a carência da área psiquiátrica. Portanto, precisamos colocar em prática esse projeto em todos os outros municípios do RN. Só assim teremos a certeza de que reduziremos a zero a quantidade de suicídios no nosso Estado”, concluiu Vivaldo Costa.

Continue lendo

DESTAQUE

Pedro Henrique e Hermano Morais reúnem centenas de pessoas no bairro Nossa Senhora da Apresentação.

Publicado

em

 

Nesta quarta-feira (11), o candidato a vereador Pedro Henrique e o deputado estadual Hermano Morais reuniram mais de 300 pessoas em um espaço de recepções no bairro Nossa Senhora da Apresentação, em Natal.

Pedro Henrique (PH) vem se destacando nas pesquisas, com seu nome sempre lembrado pelo eleitorado da capital. Com o apoio do deputado Hermano Morais e a adesão de diversas lideranças, o jovem escoteiro vem consolidando sua campanha para uma vaga na Câmara Municipal de Natal.

A expectativa do Partido Progressista é eleger 3 (três) Vereadores, e Pedro Henrique vem caminhando para conquistar uma das vagas.

Continue lendo

Populares