Connect with us

DESTAQUE

Não concordando com decisão do PV George Soares vai de Rafael Motta para o Senado.

Published

on

Deputado estadual George Soares (PV) disse respeitar a decisão do PV em apoiar o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) na eleição para o Senado, mas indicou que devem tomar um rumo diferente por causa das questões locais de Assú, sua principal base eleitoral. A tendência é de voto no deputado federal Rafael Motta (PSB).

Ele explicou que Carlos Eduardo Alves subiu no palanque do ex-prefeito Ivan Junior (UB) nas eleições de 2020 enquanto Motta ficou ao lado do irmão de George, Gustavo Soares que venceu o pleito por apenas cinco votos de maioria. “A gente vai respeitar a decisão, mas vamos seguir a decisão de Assú. Nós temos um compromisso com Rafael Motta que estava na campanha de Gustavo e tem destinado emendas. Mas não temos nada decidido”, garantiu. “Carlos apoiou Ivan e essa é a nossa dificuldade”, completou.

George explicou que ao trocar o PL pelo PV ficou acertado que os compromissos prévios dos deputados que estavam indo para a sigla seriam respeitados. “Antes de a gente ir ficou combinado que os compromissos acertados na pré-campanha seriam respeitados”, frisou. “Vamos ter que fazer um ajuste por causa da questão local”, acrescentou.

George disse que foi pego de surpresa com a reunião do sábado que deliberou por 12 x 10 o apoio a Carlos Eduardo. “Eles marcaram essa reunião no sábado e estava todo mundo em agenda no interior”, disse.

Além de George, o deputado estadual Hermano Morais é outro parlamentar do PV que manifestou insatisfação com a forma como o processo foi conduzido pela direção do partido dizendo que os deputados (os outros dois são Eudiane Macedo e Vivaldo Costa) deveriam ser ouvidos

 

Advertisement
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Leo Lins é demitido do SBT após fazer piada sobre criança com hidrocefalia.

Published

on

 

O humorista Léo Lins, de 39 anos, foi demitido do SBT após ter feito uma piada em que cita o Teleton e uma criança com hidrocefalia durante um show de stand up. Assim, ele deixa o quadro de integrantes do programa “The Noite com Danilo Gentili”.

No último final de semana, viralizou um vídeo em que Lins debocha de uma criança com hidrocefalia. Na filmagem, ele cita o Teleton, que arrecada dinheiro em ações do SBT para ajudar menores de idade com problemas de saúde, e conta a história de uma garoto do Ceará.

“Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes”, declarou Leo Lins ao público.

Em contato com site Splash/UOL, a assessoria do SBT tratou do assunto em poucas palavras. “Leo Lins não faz mais parte do quadro de elenco do SBT. Ele não tem mais contrato conosco“, anunciou. Questionados se o vínculo deixou de existir há algum tempo ou em virtude do episódio, o canal confirmou que “foi encerrado” após o caso.

A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) emitiu um comunicado na tarde de hoje lamentando o episódio. “A AACD repudia veementemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de “crianças com vários tipos de problemas” e mostra desrespeito aos moradores do Ceará“, diz a nota.

Apesar de estar utilizando os stories, do Instagram, Leo Lins não se manifestou sobre a saída do SBT, mas expôs estar sofrendo com ataques de haters após a viralização do vídeo. Ele compartilhou na rede social um xingamento de um internauta e ironizou: “Todo o amor da cultura do cancelamento“, escreveu.

Advertisement

Splash/UOL

Continue Reading

DESTAQUE

ATENÇÃO: Madrugada será de muita chuva no litoral do RN

Published

on

TODA ATENÇÃO: O final da noite desta segunda (4) e madrugada desta terça-feira (5) serão de muita chuva em praticamente todo o litoral do RN.

A Marinha também soltou alerta de ventos de até 61km/h e ondas de até 3,5 metros na nossa costa.

INFORMAÇÕES: Radar Meteorológico

Continue Reading

DESTAQUE

Prefeitura de Parnamirim decreta estado de calamidade pública.

Published

on

Prefeitura de Parnamirim decreta estado de calamidade pública em razão das fortes chuvas que ocasionaram alagamentos em mais de cem localidades.

Nota

A Prefeitura de Parnamirim decretou nesta segunda-feira (4) estado de calamidade pública em todo o município, por meio do Decreto Executivo de nº 6.820, em razão das fortes chuvas que ocasionaram alagamentos em mais de cem localidades. O Decreto assegura ao município a adoção de medidas excepcionais, necessárias à redução dos impactos registrados no último final de semana.

Prefeitura de Parnamirim
ASCOM

Continue Reading

DESTAQUE

Veja os nomes mais citados para deputado federal em pesquisa 98FM/DataVero

Published

on

A pesquisa do instituto DataVero contratada pela 98 FM e divulgada nesta segunda-feira (4) mediu as intenções de voto do eleitor do Rio Grande do Norte para deputado federal. De acordo com o levantamento, 77,93% ainda não sabem em quem votar e 9,28% não pretendem votar em nenhum.

Entre os nomes citados, destaque para a deputada federal e pré-candidata à reeleição Natália Bonavides (PT), que aparece com 1,59% das intenções de voto. O segundo colocado também é do PT: o ex-deputado estadual e ex-secretário Fernando Mineiro, que tem 0,66%.

Confira a lista completa:

Dados

A pesquisa 98FM/DataVero entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 28 de junho e 1º de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos BR-08402/2022 e RN-00701/2022.

Continue Reading

DESTAQUE

VER. NIVALDO BACURAU PRESTIGIOU VÁRIOS ARRAIÁS DE RUA NESTE ÚLTIMO SÁBADO (02/07) QUE CONTARAM COM O SEU APOIO

Published

on

 

O Vereador Nivaldo Bacurau esteve neste sábado (02/07) prestigiando vários arraiás de rua da zona norte que contaram com o seu apoio.
Mesmo com a chuva, o público se fez presente aos arraiás, trazendo a cultura com muita animação e música boa. O vereador agradeceu o carinho de todos os presentes e se comprometeu para os próximos anos continuar prestigiando a nossa cultura nordestina.

 

 

_É Nivaldo Bacurau, incentivando a cultura em nossa cidade!_
_É Natal, levada a sério!_

 

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE

Parnamirim: equipes de manutenção em campo para minimizar os impactos da chuva

Published

on

As equipes da Prefeitura de Parnamirim estão nas ruas desde o final de semana para minimizar os impactos das fortes chuvas que castigaram a cidade nos últimos dias. De acordo com a Emparn, desde o dia 1° de julho, choveram 281mm na cidade, uma quantidade de água assustadora, poucas vezes vista em Parnamirim. O fenômeno da natureza atingiu a cidade e demandou a atuação do poder público para socorrer parte da população que teve prejuízos com a chuva. Nesse sentido, a Prefeitura trabalha em diversas frentes.

SANTA TEREZA

Graças à aquisição  – já concluída – de um terreno para a construção de uma lagoa de captação no bairro, o imóvel já está sendo usado de forma emergencial. Na manhã desta segunda-feira (4), o sol brilhou no céu parnamirinense, possibilitando que os agentes públicos trabalhassem com mais visibilidade e segurança. Em Santa Tereza, por exemplo, utilizando o auxílio de máquinas pesadas, parte do terreno da Prefeitura já foi escavado para receber o grande volume de água que trouxe transtornos à população.

 

JARDIM PLANALTO E PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Já em Jardim Planalto, na Rua Dr. Luiz Antônio, a bomba da lagoa de captação operava a todo vapor para drenar a água da via e minimizar os estragos causados pela chuva. Em outro ponto, na lagoa de captação Antônio Pontes, por trás da Honda, no Parque de Exposições, 4 bombas estão em pleno funcionamento. O volume de água está sendo drenado para outro ponto da cidade com o objetivo de melhorar os acessos às ruas ao redor da lagoa. Nesse local a chuva foi tanta que a lagoa chegou até a transbordar.

 

São mais de 100 pontos de alagamento por toda a cidade, por isso o poder público segue em alerta. As equipes da Prefeitura de Parnamirim estão nas ruas e avenidas da cidade trabalhando duro para acalentar a população atingida. Defesa Civil, Fiscalização de Meio Ambiente, Guarda Municipal, equipes da Semsur, todos unidos no objetivo de salvar vidas e minimizar os transtornos causados pelos volumes colossais de chuva. Em caso de emergência, ligue 156 ou 190.

Advertisement

Continue Reading

DESTAQUE

Nova Lei normatiza utilização do gás canalizado no RN

Published

on

Proposta pelo Governo, legislação foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte homologou nesta segunda-feira (04) a Lei Estadual que estabelece as normas para exploração dos serviços de gás canalizado no Rio Grande do Norte. A Lei Estadual nº11.190 é o novo marco regulatório para utilização do gás natural no estado e altera a antiga Lei estadual 6.502, de 26 de novembro de 1993. A regulação, fiscalização e supervisão dos serviços locais de gás canalizado será feito por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos – ARSEP.

A presidente da Potigás Marina Siqueira ressaltou que o RN sai na frente com uma Legislação que consolida o novo mercado do gás com o fim do monopólio. “O RN passa a ter uma legislação moderna, o que contribui para atrair mais investimentos e promover o desenvolvimento, o que significa mais emprego e melhoria de renda para a população”, disse ao destacar que a iniciativa propõe o desatrelamento do preço vinculado ao mercado internacional, o que beneficia as empresas e consumidores e, ainda, assegura diferencial de competitividade na viabilização de novos investimentos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Sílvio Torquato, reforçou que a nova Lei “significa a nacionalização do gás no RN. Já temos o menor preço do país e agora vamos ter ainda mais competitividade para atrair novos investimentos”.

Relator do projeto de Lei na Assembleia Legislativa, o deputado Hermano Morais lembrou que a proposta foi amplamente discutida no parlamento, inclusive em audiência pública. “Podemos dizer que o RN sai na frente e tem agora uma legislação que será referência nacional e a mais moderna do país”.

Francisco Medeiros, também deputado estadual, registrou que o projeto de Lei, iniciativa do Governo do Estado, por sua importância e atualidade, foi aprovado por unanimidade no Legislativo estadual.

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE

Vereador Marquinhos da Climep propõe Semana Municipal de Concientização da Epilepsia

Published

on

Em Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Parnamirim nesta segunda-feira (04), o vereador Marquinhos da Climep apresentou o Projeto de Lei N° 129/2022 que dispõe sobre a criação da Semana de Conscientização da Epilepsia a fazer parte do calendário oficial do município de Parnamirim.

Na justificativa do projeto, o vereador traz que no dia 26 de março é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, conhecido como “Purple Day”. Segundo o texto da propositura, tem como premissas conscientizar a população sobre o que é a epilepsia, combater o preconceito para com as pessoas que dela padecem, sensibilizar a sociedade, divulgar as atitudes a serem tomadas pelos que presenciam uma crise, estimular atividades de divulgação, proteção e apoio às pessoas com epilepsia e seus familiares e divulgar, prestar informações e apoiar pessoas com epilepsia que buscam tratamentos de saúde.

Desta forma, unindo-se a esta data mundial, este projeto de lei tem o objetivo de propor uma semana de atividades voltadas para conscientizar e informar os cidadãos a respeito desta patologia.

*Epilepsia*

A epilepsia é uma doença neurológica do sistema nervoso central em que a atividade do cérebro, os impulsos elétricos dos neurônios e os sinais químicos cerebrais se tornam anormais, deixando sua atividade desordenada, causando sintomas como convulsões, movimentos descontrolados do corpo ou alterando o comportamento e as sensações, podendo levar até a perda de consciência.

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE

Álvaro Dias visita rua Mirassol e acompanha serviços realizados pela Prefeitura

Published

on

Álvaro Dias visita rua Mirassol e acompanha serviços realizados pela Prefeitura
Prefeito Álvaro Dias visitou áreas com danos estruturais devido às chuvas
A rua Mirassol, no bairro de Felipe Camarão, foi uma das vias que mais sofreu danos estruturais em virtude do volume de chuvas que caiu sobre a cidade neste final de semana. O sistema de drenagem e esgotamento do local foi rompido pela força das águas. Ao todo 25 residências foram interditadas pela Defesa Civil do Município. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou o local na tarde desta segunda-feira (04) e acompanhou os serviços que estão sendo executados pelos órgãos municipais desde o registro do incidente.

No local, equipes da secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizaram todo o trabalho de proteção das encostas, retirada de entulhos e materiais danificados. Os servidores da secretaria de Assistência Social (Semtas) também estavam atuando na comunidade, cadastrando as famílias atendidas e encaminhando os moradores das casas interditadas aos abrigos organizados pela Prefeitura. Na zona oeste, a Escola Municipal Maria Cristina Osório Tavares, no próprio bairro de Felipe Camarão. Já os trabalhadores da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) auxiliaram na retirada dos móveis e eletrodomésticos das casas interditadas.

“O volume das chuvas ocasionou esse estrago enorme. A via ficou quase toda comprometida. Desde os primeiros instantes, deslocamos nossa estrutura para oferecer assistência à população. Já entramos em contato com a Defesa Civil Nacional que se colocou à disposição para contribuir. Decretamos o Estado de Calamidade e teremos condições de solucionar essa situação em um curto espaço de tempo. A gestão municipal está trabalhando de forma integrada para minimizar o sofrimento da população”, destacou o prefeito.

Recuperação

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, os serviços de recuperação da rua Mirasol deverão durar entre quatro a cinco semanas: “Já isolamos a área, estamos preparando o terreno, mobilizando as equipes para poder iniciar o trabalho de reestruturação da via. Vamos trabalhar dentro do prazo, caso as chuvas não voltem a ocorrer”, ressaltou.

A secretaria municipal de Infraestrutura está trabalhando com 20 equipes atuando no trabalho de recuperação de vias, sistemas de drenagem e monitoramento de lagoas de captação.

Álvaro Dias também esteve na comunidade Novo Horizonte, antiga comunidade do Japão, nas Quintas. A região também ficou prejudicada por causa das chuvas. Algumas placas do canal do Rio das Quintas caíram. A Seinfra já fez o levantamento dos danos e vai realizar os reparos.

Advertisement

O balanço geral divulgado pela Defesa Civil do Município informou que desde a última sexta-feira (01) até domingo (03), foram registradas 50 ocorrências. A Prefeitura montou três abrigos: Escola Municipal Henrique Castriciano – Rocas; E.M. Nossa Senhora da Apresentação, no conjunto Santarém, e Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, em Felipe Camarão. Cada um, com capacidade para receber 100 pessoas. Dez pessoas já foram acolhidas na Escola Nossa Senhora da Apresentação, sendo três famílias e um idoso.

Na Ocupação Palmares, a Semtas fez visita e ofereceu abrigo nas escolas reservadas pelo município, todos os moradores manifestaram a vontade de permanecer no local e foram doados 20 colchões e 20 cestas básicas. Da mesma forma, na Ocupação Emanuel Bezerra.

Também foram registrados o transbordamento em doze lagoas: Panatis, São Conrado, Cidade da Esperança, Pajuçara, Xavantes, Pirangi, Soledade, Santarém, Jacaré, Preá, Ponta Negra e Jiqui.

Continue Reading

DESTAQUE

Projeto de Nelter reconhece a Serra do Cuó como patrimônio imaterial, histórico, cultural, paisagístico e turístico do RN

Published

on

 

 

Após protocolar projeto de lei que busca reconhecer a Festa de Santana, do município de Campo Grande, como patrimônio cultural e imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) encaminhou outro projeto de lei, na última quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa, buscando reconhecer a Serra do Cuó, em Campo Grande, como patrimônio imaterial, histórico, cultural, paisagístico e turístico do RN. O município de Campo Grande é localizado na região Oeste do Estado, a 265 quilômetros de distância de Natal.

 

“A conservação e a preservação deste grande monumento natural se faz bastante necessárias e o desenvolvimento do ecoturismo funciona como uma importante alternativa para a conservação de áreas ricas em biodiversidade por meio do manejo sustentável do local”, frisou o parlamentar, lembrando que a Serra do Cuó tem um grande potencial para a prática de esportes ao ar livre e para a realização de trilhas, que levam o aventureiro até o ponto mais alto da Serra para apreciar uma vista espetacular da região.

 

Ainda de acordo com Queiroz, a Serra do Cuó é o único lugar do Rio Grande do Norte que abriga todos os tipos de escaladas: Boulder, Esportivas, Tradicionais, Fendas, Esportivas Móveis, Vias Longas, Vias para Iniciantes e Vias de Extrema Dificuldade.

Advertisement

 

“A sua importância e os seus indiscutíveis valores ambientais, econômicos e sociais requer ações visando sua proteção integral, de forma a manter a integridade dos ecossistemas locais e, ao mesmo tempo, permitir o desenvolvimento de atividades de pesquisa, turismo e recreação”, defendeu Nelter Queiroz, pontuando que a Serra do Cuó possui os requisitos necessários para o seu reconhecimento como patrimônio imaterial, histórico, cultural, paisagístico e turístico do Estado do Rio Grande do Norte.

 

CURIOSIDADES

 

O nome “Cuó” é derivado de Acauã, uma ave comum na região em que está localizada a Serra do Cuó. A região é de clima semiárido e de grande importância ecológica, com espécies arbóreas de grande porte, incluindo espécies de importância biológica e pinturas rupestres.

 

Alguns pontos se destacam na Serra do Cuó a exemplo da Porta do Abismo, a qual apresenta-se como uma natural e singular formação rochosa, em forma de porta; dela se descortina um abismo de 35 metros de onde se pode ver o açude da Fazenda Poço Verde e a Serra João do Vale, localizada entre os municípios de Jucurutu e Triunfo potiguar. Já o Bico do Papagaio, situa-se na parte oriental da Serra do Cuó, com elevação aproximada de 430 metros de altura.

Advertisement

 

Além destes, destaca-se o Talhado dos Americanos ou Pico dos Americanos, sendo este o ponto mais alto da Serra do Cuó, com aproximadamente 500 metros de altitude. Esse ponto recebeu essa denominação por ter sido usado como ponto de referência na segunda guerra mundial pelos americanos, que saiam da base aérea de Parnamirim rumo à África. A partir do Talhado dos Americanos é possível avistar não só a cidade de Campo Grande, mas também os municípios de Triunfo Potiguar, Caraúbas e Mossoró.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2015 | Notícias do Pássaro | Voando no lugar certo!