A Prefeitura de Mossoró realizou na noite da última quinta-feira (1º), a solenidade de formatura da primeira turma do programa “Jovem do Futuro”. Numa noite de concretização de sonhos, mil jovens mossoroenses, das zonas urbana e rural, receberam seus diplomas de conclusão de cursos profissionalizantes.

“Foi uma experiência incrível, uma oportunidade maravilhosa poder participar da primeira turma do programa ‘Jovem do Futuro’. Uma felicidade grande concluir essa etapa na minha vida”, declarou Vivian Santos, de 15 anos, moradora do bairro Aeroporto II.

“Foi uma ótima experiência. Adquiri bastante conhecimento para o meu futuro e também construí muitas amizades”, disse Dafilla Tawanny, de 16 anos, do bairro Vingt Rosado.

“A experiência foi incrível. Consegui adquirir bastante conhecimento. E sem contar que esse curso será um diferencial no meu currículo”, acrescentou Bernardo Souza, de 16 anos, residente no bairro Vingt Rosado.

As instituições do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) são parceiros do programa, auxiliando na capacitação de cada jovem.

“A Prefeitura está de parabéns, é uma iniciativa brilhante, porque o futuro de qualquer cidade, estado ou país é a educação, e quando a gente tem o foco no desenvolvimento dos jovens, vemos desenvolvimento para Mossoró”, ressaltou o diretor do Senac-RN, Leandro Trigueiro.

“Para nós é uma honra, uma satisfação trabalhar em parceria com a Prefeitura do Mossoró nesse projeto tão bonito, tão ousado em dar novas oportunidades aos jovens da nossa cidade”, pontuou o diretor do Senai Mossoró,
“Momento de muita alegria. Quero aqui parabenizar a Prefeitura Municipal de Mossoró, juntamente com a UERN, que está realizando este ato que representa a capacitação de mil jovens e a capacitação voltada para formação humana, cidadã e empreendedora. O que a gente está fazendo aqui é dando oportunidades a esses jovens e que eles possam, com esse certificado, ter aí a oportunidade no mercado de trabalho. Ressalto que através da educação tudo é possível, enfatizou a reitora da Uern, Cicília Maia.

O “Jovem do Futuro” é o maior programa realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), promovendo capacitação aos jovens e possibilitando que toda família usufrua das oportunidades de um futuro melhor para essa geração.

“É um momento de grande felicidade, depois de toda essa travessia, toda essa caminhada, o programa que entra para a história do município de Mossoró, que não é só do jovem, mas das famílias. A meta agora é, após a formação dessa turma, garantir às novas turmas do programa, a continuidade e a perenidade do ‘Jovem do Futuro’”, relatou o secretário Erison Natécio.

Durante a solenidade de formatura do “Jovens do Futuro”, era possível observar os olhos atentos e brilhantes dos pais, emocionados por verem seus filhos desfrutando de oportunidades outrora ainda não vista em Mossoró. Famílias das zonas urbana e rural tendo as mesmas oportunidades.

“É uma grande oportunidade que a Prefeitura tem oportunizado aos nossos filhos. Fico muito grata de ver o meu filho adolescente, como outros jovens aqui hoje, se formando”, relatou a mãe de Nícolas Maia, Nice Santos.

“É uma a emoção muito grande ver esse trabalho que a Prefeitura tem feito. Moro na zona rural, comunidade Alagoinha, e esse trabalho é muito produtivo que estão fazendo com os nossos jovens”, concluiu o pai da Flávia Estefany, Antônio Flávio.

O edital do programa “Jovem do Futuro” já foi lançado. O resultado foi divulgado pela Prefeitura de Mossoró. Em breve as aulas serão iniciadas nas escolas municipais para mais mil jovens. O programa proporciona ainda o pagamento de bolsa auxílio de R$ 300 por quatro meses.