Em nota divulgada na tarde da última quinta feira 29, o Hospital e Maternidade Aluízio Alves, através da entidade que o administra (APAMI), tornou público a falta de respeito e sensibilidade da Prefeitura de Lajes e a Secretaria Municipal de Saúde com os profissionais da saúde que prestam importante serviço, nesta que é a principal unidade de saúde do município.
📢 NOTA DE REPÚDIO 📢 O Hospital Maternidade Aluízio Alves vem a público repudiar veementemente a falta de atenção e prioridade com que a Secretaria Municipal de Saúde de Lajes vem tratando a realização do repasse referente ao complemento do Piso Nacional da Enfermagem para esta instituição. O valor do repasse se dá por instituição e é estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Ao Município compete receber o valor e repassar para nossa instituição, para que assim possamos honrar com o pagamento do complemento de salário da nossa equipe de enfermagem. Infelizmente o fluxo não tem ocorrido dessa forma. Tomando por exemplo os valores referentes a janeiro de 2024 temos o seguinte cenário: Portaria GM/MS N° 3113, publicada em 22/01/2024 apontado o valor destinado à APAMI, Ordem Bancária N° 1333, com o valor sendo transferido para conta do município em 26/01/2024 e até hoje o recurso não chegou a conta da APAMI, tão pouco a conta dos nossos profissionais da enfermagem.
Por outro lado, quando se trata de seus servidores, o Município recebe o mesmo complemento e paga aos seus profissionais dentro da competência devida. Ficamos felizes por ter profissionais da enfermagem gozando do seu direito ao salário integral em dia, mas, na mesma proporção ficamos indignados com o tratamento ofertado a nossa equipe de enfermagem por parte da Gestão Municipal e reforçamos o nosso repudio a essa atitude