Connect with us

DESTAQUE

Lula tem 44%, Bolsonaro 31%, Ciro 9% e Tebet 2%, diz Pesquisa FSB/BTG

Publicado

em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida ao Palácio do Planalto, agora com 44% das intenções de voto, segundo a nova pesquisa do Instituto FSB encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada na madrugada desta segunda-feira, 25. No levantamento de duas semanas atrás, o petista aparecia com 41% da preferência do eleitorado. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou de 32% para 31%, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos porcentuais.

No período, a diferença entre os dois candidatos passou de nove para 13 pontos porcentuais a favor de Lula. Na simulação de segundo turno, o petista vence por 54% a 36%. Duas semanas atrás, o placar estava em 53% a 37%, o que indica oscilação apenas na margem de erro.

Ciro Gomes (PDT) manteve os 9% da pesquisa divulgada no dia 11, enquanto Simone Tebet (MDB) oscilou de 4% para 2%, na margem de erro. André Janones (Avante) tem 2% e Pablo Marçal (Pros), 1%. Os demais pré-candidatos não pontuaram. Os que dizem não votar em nenhum dos presidenciáveis somam 5%; os que declaram voto branco ou nulo são 2%; e os que não sabem ou preferiram não responder são 3%.

Dois mil eleitores foram ouvidos por telefone entre os dias 22 e 24. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-05938/2022. O intervalo de confiança do levantamento é de 95%.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Professor do RN cria canal de podcast para alertar casos de violência contra crianças

Publicado

em

 

O professor Carlos André, famoso no Rio Grande do Norte por sua atuação no ensino médio e cursinhos preparatórios para o ENEM, envereda por um novo desafio: o voluntariado dentro de um grande projeto para alertar os casos de violência contra crianças e adolescentes, dentro da perspectiva de que é com o alerta também atua como prevenção.
Com o incentivo e apoio de Evandro Moreira e Leniel Borel, pai do menino Henry Borel, assassinado no Rio de Janeiro pela mãe e o padrasto, Carlos André criou o Ama Cast, um canal de podcast, disponível no Youtube, onde pais que têm seus filhos vítimas de violência, expõem sua história.
O Ama Cast, além do canal no Youtube, também já tem um perfil no Instagram (@amacastpod). O projeto voluntário do professor Carlos André conta com o apoio dos canais Bast Cast, apresentado por Leniel Borel e do Entendi Direito, do advogado Evandro Moreira que, inclusive, comanda a direção dos dois podcasts. Além disso, o canal potiguar conta com apoio da Fundação Henry Borel.

Continue lendo

DESTAQUE

DEPUTADO ESTADUAL DR. KERGINALDO FAZ VISITA AO BAIRRO FELIPE CAMARÃO A CONVITE DO EMPRESÁRIO QUEBRA OSSO.

Publicado

em

O deputado estadual Dr.kerginaldo, esteve na noite desta segunda feira prestigiando o amigo quebra osso  Adriana pré Candidata a vereadora em Natal a recepção foi na residência de Dona Iraci, e o cardápio uma deliciosa sopa servida por Dona Iraci, tudo regado a uma boa prosa.

Continue lendo

DESTAQUE

Detran faz leilão de carros e motos com lotes a partir de R$ 300

Publicado

em


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) anunciou que vai realizar na próxima sexta-feira (19), a partir das 10h, um leilão online com 104 lotes de carros e motos com valores a partir de R$ 300.

De acordo com o órgão 74 de veículos são recuperáveis e outros 30 devem ser destinados exclusivamente para sucatas.

A visita para avaliação dos itens será permitida nas próximas quarta (17) e quinta-feira (18) no horário das 8h às 16h, no pátio do Detran na Av Ruy Pereira Dos Santos, Nº 2565, bairro Olho D’agua, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.

A Comissão de Leilões do Detran explica que os lotes exclusivos às sucatas não podem voltar à circulação e somente são leiloadas para empresas de desmontagem credenciadas ao Detran. O leilão será julgado pelo critério de maior lance, desde que seu valor seja superior ao da avaliação.

No site de leilões responsável (aqui), é possível ter acesso às imagens dos carros, motocicletas e sucatas. Os interessados podem conferir marca, modelo e ano de fabricação dos veículos, bem como saber o valor inicial do lance de cada item.

A participação no leilão é aberta a pessoas físicas maiores de idade ou emancipadas e pessoas jurídicas. Os interessados devem se cadastrar no site de leilões com antecedência de, no mínimo, 72 horas da abertura do leilão.

Ainda segundo o Detran, quem arrematar algum item deverá se responsabilizar pelos custos de licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, placa e todos os procedimentos referentes à transferência de propriedade, incluído, se houver, mudança de município, referente ao exercício de 2022. No caso de sucata, o arrematante tem a obrigação de pagar somente a baixa da sucata e baixa de gravame.

“Os proprietários de veículos incluídos no edital de leilão que desejem fazer a regularização e retirada do podem acionar os seguintes contatos: via e-mail [email protected], ou pelos telefones (84) 99700-9539 (só ligação) e 99151-8390 (só WhatApp)”, informou o Detran.

Continue lendo

DESTAQUE

Vacinação contra Febre Aftosa do RN é antecipada para abril

Publicado

em

A vacinação contra a Febre Aftosa para todos os bovinos e bubalinos do Rio Grande do Norte começou nesta segunda-feira (15). Essa será a última campanha antes da liberação do Ministério de Agricultura e Pecuária, para que o RN seja considerado livre da Febre Aftosa sem vacinação. A meta é imunizar mais de 90% do rebanho até o dia 30 de abril.
A Febre Aftosa é uma doença animal altamente contagiosa, causada por um vírus, que pode acometer criações inteiras e até seres humanos. O Rio Grande do Norte não registra casos da infecção há mais de 20 anos, sendo considerado um estado “livre da Febre Aftosa com vacinação”. Em reunião recente com o Ministério de Agricultura e Pecuária, ficou definido que a partir de 2025, a vacinação não será mais necessária no estado, desde que a campanha de 2024 cumpra a meta estabelecida de vacinar acima de 90% dos animais.
“Esse é um momento de extrema importância para todos nós. Sonhamos com a liberação da vacinação da Aftosa há anos, e agora ela está mais perto do que nunca. Nossos esforços estão voltados para uma grande força-tarefa junto aos produtores, revendas e profissionais da agropecuária em todo o estado para iniciar a imunização dos rebanhos ainda esta semana, e bater a nossa meta até o final do mês”, conta o Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal do IDIARN, Renato Dias.
O status de “Livre da Febre Aftosa sem Vacinação” eleva o Rio Grande do Norte a um lugar de valorização da produção de bovinos e bubalinos, abrindo caminhos para a exportação e crescimento econômico do estado, gerando mais emprego e renda para todos
Continue lendo

DESTAQUE

Comissão de Saúde da Câmara de Natal visita Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto

Publicado

em

Nesta segunda-feira (15), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou mais uma visita fiscalizatória aos equipamentos públicos de saúde da capital potiguar. Desta vez, os parlamentares retornaram ao Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto (HMAIP) a fim de verificar se as condições de trabalho melhoraram oito meses depois da última visita.

Em 2023, servidores da instituição apontaram problemas estruturais e escassez de profissionais na equipe de enfermagem do hospital, que funciona no bairro Petrópolis, zona Leste da capital potiguar. O espaço opera com um total de 85 leitos distribuídos entre unidade de terapia intensiva, leitos pediátricos, maternidade (pré-parto, parto e puerpério), clínica cirúrgica e pronto atendimento obstétrico; em média, mais de 2 mil atendimentos são realizados mensalmente no complexo hospitalar.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, vereador Luciano Nascimento (PTB), a avaliação da visita é positiva. “Encontramos uma unidade de saúde com um atendimento satisfatório, ambientes limpos, estrutura física boa. Todavia, a necessidade de aumentar o número de leitos persiste diante da imensa demanda. Aliás, Natal cresce a cada ano e a gente precisa ampliar a cobertura em todos os hospitais. Também constatamos a falta de alguns medicamentos e a empresa terceirizada que fornece a alimentação dos funcionários precisa melhorar a qualidade do produto. Feitas essas ressalvas, considero que o Hospital Maternidade, se compararmos com outras unidades que visitamos, funciona bem”, disse ele.

Por sua vez, o vereador Preto Aquino (Podemos) defendeu que o Governo do Estado deve ajudar o município a abrir novos leitos nos hospitais. “O Estado precisa construir novos hospitais e maternidades para desafogar os equipamentos municipais de saúde. Nunca é demais lembrar que Natal recebe pacientes de todo Rio Grande do Norte, portanto, precisa do amparo urgente dos governos federal e estadual para conseguir oferecer um atendimento digno e eficiente aos seus munícipes”, concluiu o parlamentar.

Os vereadores Peixoto (PTB) e Herberth Sena (PV) também participaram da visita fiscalizatória

Continue lendo

DESTAQUE

VÍDEO: Pescadores capturam tubarão em Macau

Publicado

em

Pescadores capturaram na noite dessa segunda-feira (15) um tubarão em Macau. O animal estava próximo do encontro do rio com o mar na cidade. Populares da região aproveitaram para registrar o momento. Confira abaixo:

 

Continue lendo

DESTAQUE

Prego Batido: Ex-prefeito Bibi Costa vai de Dr. Tadeu para prefeito de Caicó

Publicado

em

 

No cenário político de Caicó (RN), o ex-prefeito Bibi Costa manifestou seu apoio à candidatura à reeleição do atual prefeito Dr. Tadeu. Bibi Costa, que já ocupou o cargo de prefeito da cidade, considerou os avanços conquistados até agora durante a gestão de Dr. Tadeu e ressaltou a importância de dar continuidade ao trabalho em prol do desenvolvimento e do bem-estar dos caicoenses.

O respaldo do ex-prefeito Bibi Costa representa um importante reforço para a campanha de Dr. Tadeu, agregando experiência política e respaldo junto à população. A união entre os dois líderes políticos fortalece a base de apoio da candidatura à reeleição do atual Gestor.

Continue lendo

DESTAQUE

Proposta pelo Deputado Kléber Rodrigues Solenidade na ALRN homenageia pessoas que atuam pela conscientização do Autismo

Publicado

em

 

Fazendo alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril, a Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Kleber Rodrigues (PSDB), promoveu nesta segunda-feira (15) sessão solene que homenageou agentes que atuam em favor da causa. Com bandeira parlamentar voltada para a inclusão, o deputado enalteceu a colaboração de cada um.

“Pessoalmente abracei a causa da inclusão, a defesa intransigente para assegurar os direitos já validados e ampliar os direitos ainda a serem conquistados, esse é um propósito que move o meu ser e muito me emociona. Esta Casa Legislativa hoje abre suas portas para reverenciar um grupo de pessoas que é exemplo para todos nós. Gente que abraçou a causa da inclusão por dela fazer parte ou por estar integrada pelo sentimento de igualdade, cidadania e, sobretudo, humanidade. Aplaudimos hoje o espírito de luta, o empreendedorismo social, o fazer a diferença pelo outro e para o outro”, disse Kleber.

Em discurso na tribuna do Plenário Clóvis Mota, o parlamentar enalteceu a contribuição da Casa Legislativa e reconheceu as conquistas recentes no tocante ao tema. “É senso comum que avançamos, mas é preocupação de todos nós os desafios e dificuldades que precisamos transpor. Os nossos homenageados de hoje se colocam representando tantas outras pessoas que desenvolvem atividades voltadas para a inclusão. Aliás, confesso, que depois de tanta reflexão, testemunhos presenciados, trago hoje a convicção que não estamos falando de uma bandeira, mas de um propósito de vida”, declarou Kleber.

Continue lendo

DESTAQUE

Morre o ex-deputado Mário Rosado

Publicado

em

Blog Carlos Santos

Faleceu à tarde desta segunda-feira (15), no Hospital 9 de Julho, em São Paulo-SP, o empresário e ex-deputado federal Mário Rosado, 83, filho do prefeito Dix-huit Rosado (in memoriam)- Naide.

Mário enfrentava um câncer agressivo desde o ano passado.

Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram fornecidas por sua família, mas vão acontecer em São Paulo-SP.

Descanse em paz.

Continue lendo

DESTAQUE

No RN, 3.872 moradias são selecionadas no Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades

Publicado

em

O Rio Grande do Norte foi contemplado com 3.872 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades. O resultado da seleção foi anunciado pelo Governo Federal na última quarta-feira, 10 de abril. Essas modalidades garantem moradia tanto para comunidades urbanas organizadas quanto para grupos específicos, como agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais que residem em áreas rurais.

Na modalidade Entidades, 1.619 moradias foram selecionadas em 16 municípios potiguares. Essa linha de atendimento concede financiamento subsidiado a pessoas físicas para produção de residências em áreas urbanas. As entidades devem estar organizadas por meio de instituições privadas sem fins lucrativos.

No âmbito Rural, foram 2.253 moradias selecionadas em 49 municípios. Essa modalidade subsidia a produção ou a melhoria de unidades habitacionais para agricultores familiares, trabalhadores rurais e famílias residentes em área rural.

Levando em conta as duas modalidades, Natal lidera a lista dos municípios com o maior número de unidades selecionadas. São 532 moradias, seguido por Açu, com 250, e Macaíba, com 150. Água Nova, Felipe Guerra, Japi e Lajes vem na sequência, cada um, com 100 unidades.

NACIONAL

▼ Ad by Refinery89

Em todo o Brasil, são mais de 112,5 mil moradias selecionadas pelo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas modalidades Rural e Entidades. Elas vão beneficiar mais de 440 mil pessoas. O investimento total anunciado é de R$ 11,6 bilhões.

Na divisão por região, o Nordeste concentra o maior número de unidades habitacionais nas duas modalidades, com 64.488 distribuídas entre os nove estados. O Norte do país foi contemplado com 16.274 moradias. A região Sudeste aparece com 14.140 unidades, seguida pelo Sul, com 9.397, e pelo Centro-Oeste, com 9.054 moradias.

▼ Ad by Refinery89

Entre os estados, na modalidade Entidades, São Paulo lidera com o maior número de unidades habitacionais, com 5.564. Bahia e Rio Grande do Sul aparecem na sequência, com 4.221 e 2.783 moradias, respectivamente. Já na linha Rural, o Maranhão lidera com 13.715, seguido pela Bahia, com 10.729 e pelo Pará, com 7.235.

ENTIDADES

▼ Ad by Refinery89

Na modalidade Entidades, mais de 37 mil moradias foram selecionadas, distribuídas entre 269 municípios em 22 estados brasileiros. Com investimento de R$ 6 bilhões, a previsão é de que 148 mil pessoas sejam beneficiadas. O MCMV Entidades tem como objetivo conceder financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos, visando a produção de unidades habitacionais urbanas. Esses recursos vêm do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

Na seleção, iniciada em julho de 2023, foram avaliadas 443 propostas de 206 Entidades Organizadoras ligadas aos movimentos de luta por moradia. O público-alvo são famílias com renda mensal de até R$ 2.640, organizadas sob a forma associativa. A subvenção econômica concedida com recursos do FDS às famílias beneficiárias fica entre R$ 130 mil a R$ 164 mil para provisão subsidiada de unidades habitacionais novas em áreas urbanas, a depender da tipologia da construção (apartamento ou casa) e da região.

▼ Ad by Refinery89

RURAL

Com mais de 75 mil moradias selecionadas e investimento de R$ 5,6 bilhões, a estimativa é de que mais de 300 mil pessoas em 1.274 municípios sejam beneficiadas para produção e melhorias de unidades habitacionais. No MCMV Rural, foram aprovadas 2.105 propostas de 1.137 Entidades Organizadoras, incluindo movimentos de luta por moradia, organizações de agricultores, trabalhadores rurais e entidades públicas locais.

▼ Ad by Refinery89

A seleção será dedicada à subvenção econômica aos beneficiários/proponentes da Faixa Rural 1 (renda anual até R$ 31.680). Ficam isentas da contribuição de 1% do valor do custo da produção ou da melhoria da unidade habitacional as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Bolsa Família ou que estejam sujeitas a situação de emergência ou calamidade. Nesses casos, o subsídio é integral do Orçamento Geral da União.

SELEÇÃO

▼ Ad by Refinery89

As seleções para o Minha Casa, Minha Vida nas duas modalidades foram conduzidas por meio das portarias MCID Nº 743, de 20 de junho de 2023, e MCID nº 862, de 4 de julho de 2023. Organizações de movimentos sociais, prefeituras e governos estaduais submeteram propostas. Elas foram avaliadas e selecionadas com base nos critérios estabelecidos.

HISTÓRICO

▼ Ad by Refinery89

Desde 2009, o MCMV Entidades contratou mais de 73,2 mil moradias e entregou mais de 34,7 mil. De 2023 para cá, foram entregues mais de 4,2 mil unidades habitacionais e autorizada a retomada de mais de 3,9 mil moradias. No âmbito Rural, o programa contratou mais de 212 mil moradias e entregou mais de 188 mil em todo Brasil desde 2009. A partir de 2023, foram entregues mais de 2,9 mil moradias e autorizadas as retomadas de mais de 1,4 mil habitações com aporte suplementar de recursos

Fonte Agora RN.

Continue lendo

Populares