A população de Igapó e das localidades vizinhas poderá dispor, no próximo sábado, dia 03 de fevereiro, das 8h às 12h30, dos serviços que a Prefeitura do Natal vai oferecer na Escola Municipal Irmã Arcângela, localizada na rua Rua São Pedro, 188. É o Participa Natal nos Bairros, que mais uma vez chega à Zona Norte da cidade com o apoio de 15 parceiros, atualmente, e ofertando mais de 100 tipos de serviços nas áreas de educação, lazer, saúde, assistência social, serviços urbanos e trabalho e renda.

São atendimentos médicos e odontológico, vacinação, testes rápidos, vacinação para cães e gatos, teste de visão, distribuição de preservativos e exames de mamografia, atendimento do Cadastro Único, atendimento jurídico, inscrições no Programa Minha Casa, Minha Vida, consulta ao SPC/SERASA e emissão de cartão de estacionamento para pessoas idosas e pessoas com deficiência. Com o Participa, a criançada ainda pode se divertir com atividades de cultura e lazer, oficinas de leitura e desenho, exposições artísticas e apresentações musicais.

O Participa Natal nos Bairros é uma ação social e de cidadania da Prefeitura do Natal, que envolve todas as secretarias municipais e cerca de 15 parceiros, entre instituições públicas e privadas, além de empresas. Acontece sempre aos sábados, com a Prefeitura coordenando uma espécie de mutirão de serviços nas dependências de uma escola municipal.

“Para a gente é uma satisfação muito grande reunir as secretarias municipais, juntar os nossos parceiros para poder prover uma manhã de cidadania, oferecendo à comunidade oportunidades de serviços que, muitas vezes, tem carência nessas comunidades, seja na saúde, educação, assistência, cultura, esporte ou lazer, além de fortalecer o diálogo democrático entre o poder público e a população”, disse o prefeito Álvaro Dias.

A realização do Participa Natal nos Bairros é precedida de uma reunião para alinhamento. Em Igapó será na próxima quinta-feira (01.02), a partir das 19h30. O encontro é aberto aos moradores da Zona Norte, que podem questionar sobre ações da Prefeitura diretamente aos secretários municipais presentes.

“Esse é, também, um momento de escuta e mobilização, e muito importante, porque é nele que a gente consegue diagnosticar, através dos moradores e das diversas lideranças, os anseios das comunidades; é uma oportunidade de sentir as necessidades das comunidades e levar isso para dentro da gestão, para que se possa trabalhar projetos e melhorias dos serviços públicos que cotidianamente são ofertados pela Prefeitura do Natal. Por isso, sempre fazemos um apelo para que as pessoas participem não apenas do dia da oferta de serviços, mas deste momento de discussão”, ressaltou Joanna Guerra, secretária de Planejamento e coordenadora do Participa Natal.

INSTITUIÇÕES E EMPRESAS PARCEIRAS
Fecomércio-RN (SESC e SENAC), CAERN, CDL Natal, Centro Auditivo Telex, COSERN,  Exército Brasileiro, INSS, Instituto Mix, Menino Jesus Escola de Enfermagem, Multimais, Natal Óticas, NuBus, OAB-RN e SEBRAE-RN.

SECRETARIAS E ÓRGÃOS MUNICIPAIS NA EDIÇÃO
Governo – SMG, Planejamento – SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde – SMS, Educação – SME, Cultura – SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais – SEGEPE e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS
Assistência e Desenvolvimento Social – Cadastro Único, Orientações, inscrições e  atualizações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1), Orientações/informações sobre benefícios e serviços da Previdência Social e de Assistência Social, Orientações sobre Aluguel Social, Auxílio Funeral e kit enxoval, Orientações jurídicas, Orientações sobre transporte e emissão da Carteira Nacional da Pessoa Idosa, Conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, Serviços da Junta Militar (alistamento, atestado de desobrigado, transferências de domicílio, dispensa), Orientações sobre regularização fundiária, Orientações para mulheres, crianças e adolescentes.

Trabalho e Renda – Atendimentos da Sala do Empreendedor: Formalização, orientação empresarial, emissão de boletos MEI, parcelamento da dívida MEI; Consulta SPC/SERASA,
Orientações e emissão da Carteira Municipal do Artesão, Orientações sobre o Programa de
Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Atendimento do PROCON.

Esporte e Lazer – Atividades físicas e recreativas, Atividades lúdicas diversas, Cadastros para emissão de Carteira da Pessoa com Deficiência (levar cópia do RG e CPF, comprovante atualizado de residência no município do Natal, foto 3×4, laudo médico com CID 10, que atesta a deficiência), Inscrições para as escolinhas de futebol e Espaço Kids.

Educação e Cultura – Oficinas de jogos, leitura e desenhos, Distribuição de livrinhos educativos, Orientações sobre os programas Tributo à Criança e Passe Livre, Matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA), Apresentações musicais e teatrais, Arte em grafite produzida na hora, Oficinas de pintura em ecobag, Espaço leitura SESC, Atividades de educação ambiental, Plantio e distribuição de mudas, Presença de coletor de lixo eletrônico e orientações sobre o descarte correto do resíduo.

Saúde – Atendimento médico, Exames de Mamografia, Atendimento odontológico, Orientação de higienização bucal, Teste de visão e manutenção de óculos, Aferição de pressão arterial, Teste de glicemia, Vacinação, Avaliação de IMC, Orientações sobre métodos contraceptivos, Distribuição de preservativos masculinos e femininos, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Serviços de zoonoses (incluindo vacinação para cães e gatos), Promoção da saúde mental, atendimento nutricional e Orientações e teste rápido para IST’s.

Serviços Urbanos – Emissão de Cartão de Estacionamento (idoso e PCD), Emissão de Cartão Nubus (Natalcard), Distribuição de brindes sobre educação no trânsito, Solicitação de manutenção de iluminação pública, podas, canteiros e áreas verdes, Solicitação de manutenção de vias e Equipamentos de drenagem, Solicitação de revitalização de sinalização viária horizontal e vertical, Atendimento pela agência móvel da COSERN com troca de lâmpadas ineficientes por LED, Atendimento da unidade móvel CAERN, Orientações sobre desastres naturais e Ouvidoria sobre saneamento básico.

Estética – Cortes de cabelo, Esmaltação, Design de sobrancelha e Serviço de barbearia.