Connect with us

DESTAQUE

Governo do RN entrega casas e lotes de terras no Complexo Oiticica

Publicado

em

 

 

Transferência de famílias para Agrovila Jucurutu abre processo de remoção de moradores de áreas que serão inundadas pela barragem para locais onde possam viver com dignidade

 

 

Cumprindo o compromisso assumido com os movimentos sociais e entidades comunitárias, a governadora Fátima Bezerra entregou nesta sexta-feira (18) dezesseis das 37 casas e lotes de terra da Agrovila Jucurutu a moradores de Carnaúba Torta, dando início à relocação de famílias que vivem em áreas inundáveis da Barragem Oiticica, principal obra hídrica do Rio Grande do Norte, que o governo do Estado está construindo na Bacia do Piranhas/Açu.

 

A transferência representa o começo de uma nova vida para 56 pessoas, garantindo condições dignas de moradia, com acesso aos serviços de água tratada, energia elétrica, terra para o plantio e segurança alimentar dos trabalhadores. É o caso da família da agricultora Maria do Socorro Silva, que recebeu da governadora as chaves da casa do lote 19.

 

As casas têm 58 metros quadrados de área construída, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, alpendre e lavanderia externa, e um terreno de 7 mil metros quadrados para o plantio de culturas de subsistência e criação de pequenos animais.

 

“Isso aqui não é favor, é um direito de vocês que está sendo conquistado. Fico feliz por isso, por ter participado dessa luta como parlamentar e estar entregando as casas como governadora. Hoje é um dia de muito simbolismo para nós porque trata-se da realização de uma conquista feita com muita luta, união e coragem. Uma obra como esta, com o alcance que tem, mexe muito com minhas emoções porque, assim como vocês, eu tive uma vida muito difícil, de privações”, disse a governadora, que fez questão de citar os nomes e conhecer todos os 16 contemplados, nesta primeira fase, com as casas e os lotes da agrovila.

 

Falando em nome dos beneficiados, Maria do Socorro Silva agradeceu o empenho do governo para a concretização do empreendimento. “Sempre que me procuravam para falar sobre isso eu dizia: é só entrevista? Não tem nada de concreto? Eu já não tinha fé de que essas casas sairiam. Hoje, graças a Deus, estamos realizando um sonho. Queremos agradecer à governadora e aos demais que se empenharam na luta.”

 

Apesar de as obras da Barragem Oiticica terem começado em 2013, foi somente no governo da professora Fátima Bezerra que os projetos das agrovilas ganharam vida. Jucurutu é a primeira de quatro áreas reservadas para assentamento de 112 famílias de trabalhadores rurais da região. As demais ficam nos municípios de São Fernando e Jardim de Piranhas.

 

O compromisso da governadora assumido com os movimentos sociais é de que as obras da barragem somente serão finalizadas quando não houver nenhum morador em área inundável. “Não vamos repetir aqui o que aconteceu na Barragem Armando Ribeiro”, reafirmou Fátima. A barragem foi inaugurada em 1983 sem a remoção de todos os moradores das comunidades rurais. Fátima lembrou que o projeto das agrovilas foi uma luta da comunidade que teve o apoio de seu governo. “As agrovilas não existiam no projeto original de Oiticica. Foi a luta de vocês. Rendo minhas homenagens ao movimento dos atingidos e à Igreja pelas lições de cidadania ao longo do tempo.

 

O coordenador do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica, Procópio Lucena, criticou a pressão feita por órgãos da administração federal para a conclusão da barragem, sem que as demandas sociais estivessem atendidas. “Fizemos um acordo para que as obras físicas da barragem só fossem fechadas três meses depois de resolvidas as questões sociais, porque gente é mais importante que cimento, mais importante que pedra, do que parede. Vamos lutar até que o dia em que a barragem esteja cheia e as pessoas em suas casas, em paz, dizendo: valeu lutar, hoje temos dignidade!”

 

Emocionado, ele prestou homenagem ao sindicalista Raimundo Nonato, que morreu em acidente de trânsito, e sugeriu que a agrovila levasse o nome daquele que foi um dos mais destacados na luta. Procópio destacou também a luta do procurador do Estado, Francisco Sales.

 

Barragem

 

Com capacidade para acumular 590 milhões de metros cúbicos, Oiticica será o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte, atrás da Armando Ribeiro (2,37 bilhões) e Santa Cruz do Apodi (599,7 milhões). Terá água suficiente para abastecer 43 municípios, totalizando 800 mil habitantes, irrigar até 10 mil hectares e gerar 3,5 megawatts de energia elétrica.

 

Tendo a transposição como garantia, Oiticica vai transformar o Seridó na primeira região do Semiárido a conquistar a segurança hídrica plena. O projeto foi concebido prevendo a demanda por água nos próximos 50 anos.

 

Nos primeiros dias de 2022, o Governo do Estado emitiu Ordem de Serviço para aquisição dos equipamentos hidromecânicos das comportas, com início imediato e prazo de 180 dias para conclusão. De acordo com o cronograma da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, as obras de Oiticica serão finalizadas em dezembro/2022.

 

“O nosso sentimento com a entrega das casas é de gratidão à equipe do governo e à comunidade de Carnaúba Torta que teve a paciência de esperar a conclusão das casas, conforme o pacto para só concluir a barragem quando as famílias estivessem assentadas. Sentimento de dever cumprido”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti. Ele informou que as demais residenciais da agrovila, assim como os imóveis de Nova Barra de Santana, serão entregues até 30 de abril deste ano. Já a barragem e as demais agrovilas até o final do ano.

 

Antes da solenidade, uma equipe da 10ª Diretoria Regional de Educação (Dired), com sede em Caicó, fez uma busca ativa para a criação de uma turma de alfabetização de jovens e adultos da agrovila. A iniciativa faz parte da política de superação do analfabetismo do governo do Estado.

 

 

Participaram da solenidade, entre outros, o vice-governador Antenor Roberto; o deputado Francisco Medeiros, representando a Assembleia Legislativa; os prefeitos Iogo Queiroz (Jucurutu) e Genilson Maia (São Fernando); os secretários Alexandre Lima (Sedraf), Gustavo Coelho (Infraestrutura) e Coronel Araújo (Segurança); Leon Aguiar, diretor geral do Idema; José Eduardo Santana, procurador geral adjunto da PGE e lideranças políticas e comunitárias da região.

 

 

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

PCRN e PMRN prendem dois homens por tráfico de drogas em Jardim de Piranhas; Vídeo

Publicado

em

Policiais civis da 47ª Delegacia de Polícia de Jardim de Piranhas/RN (47ª DP), em ação conjunta com o Grupamento Tático Operacional da Polícia Militar (GTO/PM) da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), prenderam nesta segunda-feira (27) dois homens, um de 25 anos e o outro de 22 anos, pelo crime de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A ação foi realizada na cidade de Jardim de Piranhas, na região do Seridó do Rio Grande do Norte.

As investigações apontavam para uma venda de drogas na beira do Rio Piranhas/RN, em uma área de difícil acesso. Por meio de diligências, os agentes da Polícia Civil, em conjunto com os policiais militares do GTO, apreenderam cerca de 130 pedras de crack, duas porções de maconha, uma arma de fabricação caseira, pólvora, chumbinho, espoletas e um estojo de calibre .38.

O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá a disposição da Justiça.

A Policia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Fecam e Escola da Assembleia afinam discurso para levar conhecimento para as Câmaras do RN

Publicado

em

A presidente da Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte Erineide Sá recebeu nesta segunda-feira (27), o professor Marinho, da Escola da Assembleia para tratarem sobre a importância de levarem mais conhecimento para as Câmaras do RN.

A reunião foi acompanhada pelo presidente Nilcimar, da Câmara do município de Jose da Penha, que já tem a Escola do Legislativo e levará novos conhecimentos.

A Fecam fará um levantamento das Câmaras que ainda não dispõe das Escolas do Legislativo e as que tem e não colocaram em prática esse importante instrumento de troca de conhecimento.

É importante destacar que as Unidades de desenvolvimento profissional não atendem apenas servidores do legislativo e agentes políticos, mas pessoas da comunidade.

As Escolas dos Legislativos das Câmaras de Vereadores tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores.

Continue lendo

DESTAQUE

Renegociação do Desenrola Fies termina na próxima sexta-feira (31)

Publicado

em

O prazo para solicitar condições especiais de renegociação do Desenrola Fies vence na próxima sexta-feira (31). O programa do Ministério da Educação (MEC), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), oferece descontos na renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Dados da pasta mostram que, desde que foi lançado, em novembro do ano passado, o Desenrola Fies já beneficiou 283.577 estudantes. Até o último dia 15, haviam sido renegociados mais de R$ 12,92 bilhões em dívidas, resultando em um saldo de dívida posterior de cerca de R$ 2,49 bilhões.

Em nota, o MEC destacou que as renegociações são referentes a contratos firmados até 2017 e com débitos em 30 de junho de 2023, abrangendo todos os estados. “A medida do governo demonstra um compromisso contínuo em proporcionar alívio financeiro e oportunidades de recomeço para aqueles impactados por dívidas educacionais”.

O Fundo de Financiamento Estudantil, programa do MEC instituído em 2001, tem como proposta conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018, o Fies possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Pode se inscrever o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e que obteve média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação.

Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Rodrigo Faro é apontado em esquema de corrupção por TV Italiana

Publicado

em

Rodrigo Faro, 50, foi citado pelo canal italiano RaiNews em uma reportagem sobre um esquema ilegal de obtenção de cidadania italiana.

Segundo a reportagem, o apresentador brasileiro teria tentado comprar a cidadania italiana por meio de um esquema de corrupção. Além de Faro e sua mulher, Vera, foram citados o jogador de futebol brasileiro Bruno Duarte, do time português Farense, e outros empresários brasileiros.

Seis pessoas foram presas na cidade de Villaricca na madrugada: dois brasileiros e quatro funcionários públicos. Eles foram acusados de associação criminosa para corrupção e falsificação de documentos públicos.

O esquema supostamente falsificava o reconhecimento de residência na cidade de Vilaricca para obtenção da cidadania italiana. As personalidades brasileiras que supostamente teriam tentado obter a cidadania nunca teriam pisado no local.

Rodrigo Faro ainda nem sua assessoria ainda não se manifestaram sobre a acusação.

Com informações de UOL

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Jardim do Seridó: Vereador Dormiro da Saúde é transferido para Caicó após complicações de saúde

Publicado

em

Vereador Dormiro. Foto —©Facebook / Câmara.

O vereador vice-presidente da Câmara Dormiro Geraldo de Medeiros.  conhecido popularmente como “Dormiro da Saúde” em Jardim do Seridó, foi transferido para Caicó para tratamento médico especializado após enfrentar uma série de complicações de saúde. Inicialmente, Dormiro contraiu uma virose, que evoluiu para uma tosse persistente e, posteriormente, edema nos pés. Segundo informações, o inchaço progrediu, afetando-o da cintura para baixo.

Preocupado com a situação, Dormiro buscou atendimento médico com o Dr. Gabriel, que suspeitou de problemas nos rins e no fígado. Exames preliminares indicaram alterações significativas, levando à decisão de encaminhá-lo para Natal, onde uma bateria de exames mais detalhados foi realizada.

Os exames em Natal revelaram que Dormiro também enfrentava problemas cardíacos. A partir desses resultados, dois médicos ofereceram orientações diferentes: um sugeriu a realização de um cateterismo, enquanto o outro recomendou que o procedimento não fosse feito. Diante dessas orientações contraditórias, a decisão sobre o melhor curso de ação ainda está em discussão entre Dormiro e sua família.

Atualmente, Dormiro está em Caicó, onde continua sob cuidados médicos para determinar o tratamento mais adequado. A situação delicada exige atenção constante dos profissionais de saúde para garantir que todas as complicações sejam tratadas de maneira eficaz e segura.

A cidade de Jardim do Seridó acompanha com apreensão o estado de saúde de Dormiro, esperando que ele receba o tratamento necessário e se recupere plenamente. A transferência para Caicó marca mais um passo na busca por um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz para enfrentar as múltiplas condições de saúde que ele enfrenta

Fonte Blog Seridó no Ar

Do Blog do pássaro/ hoje somos adversários só politicamente mas Tenho total respeito ao amigo Dormiro e torço para que tudo fique bem e ele se recupere pois somos amigos de longas datas.

Continue lendo

DESTAQUE

Caicó: Assinadas ordens de serviços para reforma e ampliação das UBSs da comunidade rural Manhoso e do Bairro Vila do Príncipe

Publicado

em

 

O prefeito Dr. Tadeu, ao lado do Secretário Municipal de Saúde, Gedson Santos, assinaram na manhã desta segunda-feira (27), duas ordens de serviços das obras de reforma e ampliação de duas unidades básicas de saúde. Uma na comunidade rural Manhoso, e a outra no Bairro Vila do Príncipe, na zona norte da cidade.

No primeiro evento, o gestor disse que o antigo imóvel da UBS, foi erguido sem fundações e com o passar dos anos apresentou problemas estruturais tendo sido até interditado pelo Corpo de Bombeiros Militar. “A equipe passou a usar o prédio que era de uma escola. E agora, vamos reformá-lo para dar mais dignidade aos profissionais que aqui trabalham e, é claro, às pessoas residentes na comunidade Manhoso”.

Neste caso, a previsão é que a empresa responsável, que já encostou o canteiro de obra, conclua os trabalhos em até 7 meses.

O secretário Gedson Santos, disse que a gestão está comprometida em fazer o melhor pela população, seja na zona urbana ou na rural. “Nós já tínhamos essa UBS no radar para reformar. Agora, estamos chegando. Uma das coisas que serão feitas, é a transformação de dois salões grandes que o prédio tem, em 4 salas para atendimento. Ou seja, vai ser uma reforma e ampliação, além dos demais espaços que serão melhorados”, disse.

Sobre a UBS do Bairro Vila do Príncipe, a obra também já foi iniciada. O pontapé inicial foi dado com a assinatura da Ordem de Serviço. Neste caso, o recurso empregado é de emenda parlamentar do senador Styvenson Valentim.

Além dos serviços de saúde que já são desenvolvidos na referida unidade de saúde, o secretário Gedson Santos disse que será montada uma sala de vacinação e outra de curativo, ampliando os atendimentos.

“Em breve, voltaremos aqui para inaugurar a reforma e entregar a UBS aos moradores do Bairro Vila do Príncipe”, disse Santos.

Continue lendo

DESTAQUE

Ceará-Mirim: Marcílio Dantas (PP) recebe apoio do PT e tem indicação de vice definida.

Publicado

em

 

Na noite desse domingo (26), o pré-candidato a prefeito de Ceará-Mirim, Marcílio Dantas (Progressistas), recebeu o apoio do Partido dos Trabalhadores para o pleito de 2024. Um apoio importante pela representatividade popular que tem e pela história de luta no município. O PT escolheu o nome do ex-vereador e Presidente da Câmara, Renato Martins, para compor a chapa majoritária.

“Estamos no campo da oposição e aprovamos hoje o nosso apoio à pré-candidatura de Marcílio, juntamente com Renato Martins, que é o pré-candidato a vice-prefeito nessa chapa. Esse posicionamento reafirma a luta dos trabalhadores aqui no município”, destacou Bruno Vital, presidente do PT de Ceará-Mirim.

A posição tomada pelo Partido dos Trabalhadores mostra, cada vez mais, que a essência do partido vem sendo mantida e respeitada pelos seus integrantes.

“Temos certeza que vamos cumprir tudo aquilo que está previsto e tudo aquilo que o PT espera, tanto da gente quanto de Renato”, disse Marcílio ao agradecer a decisão do PT.

Com isso, a pré-candidatura de Marcílio vai unindo a oposição e se mostrando cada dia mais viável politicamente, já que o vice-prefeito está bem avaliado junto à população.

Continue lendo

DESTAQUE

Anomalia magnética no Brasil segue crescendo, diz relatório do governo americano

Publicado

em

Uma anomalia magnética no Oceano Atlântico Sul, em uma faixa territorial que abrange o sul e o sudeste do Brasil, está crescendo, segundo dados do mais recente relatório publicado neste ano pelo governo dos Estados Unidos.

A Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS), acompanhada por diversas agências governamentais internacionais que compõem o World Magnetic Model (WMM), está em um local no Atlântico Sul em que a chamada magnetosfera, que circunda o nosso planeta, é mais fraca.

“A anomalia está se aprofundando e se movendo para o Oeste e aumentou cerca de 5% nesse período. Esse contorno se aproxima da região onde é mais provável que ocorram danos por radiação nos satélites”, afirmaram os autores no relatório.

Os dados do levantamento foram comparados com os coletados em 2019 pela Agência Espacial Europeia (ESA) e seus satélites Swarm concluíram que os modelos atuais ainda são precisos.

As informações coletadas ainda detalharam que a anomalia pode ocasionar diversos impactos, que vão desde de danos potenciais aos satélites devido à radiação excessiva, até a obstrução da propagação das ondas de rádio.

Devido ao crescimento da AMAS em relação à proximidade com a América do Sul, houve defasagem da proteção magnética da Terra localizada nesta região, mais especificamente no Sul e Sudeste do Brasil, até a faixa que se estende à África.

A magnetosfera repele a energia indesejada que é prejudicial à vida na Terra, mantendo a maior parte dela a uma distância segura da superfície da Terra em zonas gêmeas em forma de rosca chamadas de cinturões de Van Allen.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Acusado de vaquinhas fake de R$ 2 mi, adolescente vivia em cobertura

Publicado

em

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma cobertura de luxo em Balneário Camboriú, Santa Catarina, na última sexta-feira (24). O local é habitado por um adolescente de 16 anos que está sendo investigado por cometer golpes por meio de vaquinhas virtuais falsas destinadas aos afetados pelas chuvas no estado. Ele também é suspeito de administrar sites falsos que ofereciam produtos a preços abaixo do mercado.

O adolescente não chegou a ser apreendido.

“O nosso investigado refere que há uma movimentação tranquila de R$ 2 milhões por dia vinculados a esses golpes em todo o Brasil”, informou o delegado Eibert Moreira em entrevista ao programa de TV Fantástico, da Globo.

Outras duas pessoas estão sendo investigadas por estelionato e lavagem de dinheiro

A polícia do Rio Grande do Sul continua empenhada em combater os golpes que estão sendo feitos por meio da tragédia no estado. Criminosos chegaram a utilizar inteligência artificial para aplicar golpes com a falsa venda de ar-condicionado das lojas Havan.

A voz do empresário Luciano Hang foi utilizada por meio de inteligência artificial, para divulgar vídeos com promoções irreais com o objetivo de arrancar dinheiro das pessoas.

Até o momento, 56 pessoas seguem desaparecidas e 469 municípios estão afetados pelas enchentes. Mais de 77 mil pessoas foram resgatadas e 169 morreram. As informações são do boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Com informações de Metrópoles

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Docentes universitários protestam nesta segunda-feira contra proposta do governo

Publicado

em

Docentes de universidades e institutos federais protestam, na tarde desta segunda-feira (27/5), em frente ao bloco C do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), contra proposta de acordo de reajuste salarial do governo Lula. O governo agendou para a tarde desta segunda reunião para assinatura do acordo com entidades representativas dos professores.

A oferta foi apresentada no último dia 15 de maio, com reajuste salarial zero em 2024 e índices de correção que variam de 13,3% a 31% entre 2025 e 2026.

Em cartazes e camisetas customizadas, os docentes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) criticam a postura da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), que é favorável a renegociação proposta pelo governo Lula.

Não representa docentes
“Proifes não representa docentes federais”, diz um dos cartazes.

Por meio do MGI, o governo agendou para a tarde desta segunda-feira reunião para assinatura do acordo com docentes de universidades e institutos federais.

A oferta foi apresentada no último dia 15 de maio, com reajuste salarial zero em 2024 e índices de correção que variam de 13,3% a 31% entre 2025 e 2026.

O governo Lula (PT) agendou para a tarde desta segunda-feira (27/5) reunião para assinatura do acordo com docentes de universidades e institutos federais. A oferta do governo foi apresentada no último dia 15, com reajuste salarial zero em 2024 e índices de correção que variam de 13,3% a 31% entre 2025 e 2026.

Fonte: Metrópoles

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

Populares