A governadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu com os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e do Comitê Permanente de Acompanhamento das Chuvas na manhã desta terça-feira (02).
O GGI é formado por órgãos da administração estadual – como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Segurança Pública e Secretaria de Recursos Hídricos -, e federais, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal, e agora, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e Exército.
Na segunda-feira, o ministro dos Transportes Renan Filho informou à governadora que o presidente Lula (PT) assegurou os recursos para reconstrução da ponte.
Atualmente são duas rotas alternativas para acesso a Natal ou de quem sai da capital com destino às regiões central e oeste do RN. Uma pela BR-406 (Natal-Macau) e RN-118 (Ipanguaçu); a outra pela BR-226 (Triunfo Potiguar-Currais Novos). Na reunião do Gabinete de Gestão Integrada, o representante da Polícia Rodoviária Federal sugeriu aos motoristas que usam a BR-406, evitarem a Estrada do Óleo. Segundo ele, a melhor rota é por Macauzinho. Aumenta o trajeto em alguns quilômetros, mas a estrada está em boas condições de trafegabilidade.
A reconstrução da cabeceira da ponte da RN-041 no leito do Rio São Miguel, acesso a Santana do Matos, a outros municípios e comunidades rurais da microrregião Serra de Santana também entrou na pauta. O DER informou que as providências estão sendo adotadas, mas é necessário que haja condições propícias do terreno para o trabalho de recuperação do aterro de acesso à ponte.
Cronograma
O superintendente do Dnit no Rio Grande do Norte, Getúlio Batista, informou que até sexta-feira o órgão deverá elaborar o cronograma de obras, que não se restringem apenas à ponte. “Além da ponte, a água levou aproximadamente 300 metros de pistas que precisarão ser recuperadas”, explicou. A primeira providência será a construção de um desvio nas proximidades da área danificada pelas chuvas