Connect with us

DESTAQUE

Fomento ao futebol feminino potiguar é debatido na Assembleia Legislativa

Publicado

em

Buscando a elaboração de uma legislação para fomentar a prática do futebol feminino no Estado, a Assembleia Legislativa promoveu nesta terça-feira (23), no auditório da Casa, audiência pública com a temática ‘Futebol Delas: por um futebol feminino forte e de igualdade no RN’. De iniciativa da deputada Isolda Dantas (PT), o debate reuniu gestores públicos, membros dos segmentos representativos da modalidade, atletas e representantes da sociedade civil.

“A nossa perspectiva é discutir esse tema em busca da construção de um projeto de lei para fortalecer o segmento. Uma proposta que dê segurança jurídica e que, ao ser aprovada, aconteça na prática. Para isso é importante dialogar com o Governo, com os Clubes e com demais entidades para a partir daí avançarmos nesse sentido. Buscamos assegurar o acesso não apenas aos recursos repassados pela administração estadual, como também aos programas de incentivo e aos espaços. Que, inicialmente, o futebol feminino tenha ao menos uma cota mínima de participação nisso”, declarou Isolda.

Na ocasião, a deputada lembrou ainda o projeto de lei em trâmite na Assembleia Legislativa que institui no Calendário Oficial do RN o Dia Estadual do Esporte Femino. “Isso é só um começo e eu não tenho dúvidas de que se o futebol feminino tivesse acesso aos recursos, seriam campeãs em todas as disputas, pois sabemos a garra e a dedicação das mulheres. O esporte tem uma função social significativa na vida e transformação dos nossos jovens. Se tivéssemos mais quadras, teríamos menos presídios”, disse ela, salientando que o projeto citado será votado nos próximos dias.

Presente ao evento, a técnica do time União Futebol Feminino, Walessa Silva enalteceu o debate e cobrou mais iniciativas públicas em favor do esporte feminino. “Chega da omissão daqueles que devem nos representar e só protelam as nossas demandas. A deputada Isolda hoje dá um exemplo de como é que se faz. O esporte é um direito social previsto na constituição e, por isso, é dever do Estado abarcar políticas públicas. Eu quero leis e iremos cobrar de forma organizada, pois hoje é um passo muito importante para o avanço do futebol feminino potiguar”, observou Walessa.

Representando o Governo do Estado, o secretário de Administração, Pedro Lopes, anunciou que a pasta está de portas abertas para dialogar e contribuir com a elaboração de um projeto de lei que venha a fomentar a prática. “A formação de atletas passa pelo apoio social e econômico. Estamos na retaguarda para colaborarmos com a construção de políticas que venham a fortalecer o esporte feminino”, avaliou.

Também em nome do Executivo Estadual, o coordenador de Educação Fiscal da Secretaria de Tributação, Adriano Almeida, falou sobre o programa Nota Potiguar e explicou como poderia ser viabilizado o repasse de recursos dele a clubes potiguares de futebol feminino. “Além de trabalhar a educação fiscal, o Nota Potiguar também traz esse lado filantrópico em determinadas áreas, como assistência social, esporte amador e saúde. É importante destacar que o cidadão consumidor, participante do programa, é quem escolhe a instituição beneficiada. Nesse sentido, é importante que os clubes femininos façam um apelo junto a esse consumidor a fim de serem lembrados por eles para receberem os beneficiados”, explicou o coordenador, acrescentando que o órgão “está disposto a contribuir e ouvir, fazendo o que estiver ao nosso alcance pelo futebol feminino”, pontuou.

Jornalista esportivo com atuação no Estado, Diego Breno reforçou a necessidade de investimentos no futebol feminino e cobrou maior participação de outros setores da sociedade, citando como exemplo a própria imprensa. “A gente precisa não somente dos investimentos, que são fundamentais, mas também fazermos parte desse processo. É necessária uma presença maior da imprensa no futebol feminino, um outro olhar, uma mudança de comportamento. Ora, se o RN é pioneiro no País em outros campos, como por exemplo na participação feminina na política, por que não também no futebol?”, questionou o jornalista.

Durante o debate, foi questionada também a exclusão do clube ABC União, campeão potiguar feminino em 2022, do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A3. Em teoria, a conquista do título potiguar deveria garantir a vaga do time na competição, mas não foi o que aconteceu. Na ocasião, o diretor de competição da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), Arnóbio Medeiros, justificou a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apontando o não cumprimento do número mínimo de participantes para a competição. Segundo ele, seriam necessárias, minimamente, 4 equipes na disputa do Campeonato potiguar, mas somente 3 participaram.

De acordo com o Regulamento Geral das Competições da CBF para o ano de 2022, quando se trata da realização de um torneio que tem o objetivo de classificar clubes para competições nacionais, somente os certames que contarem com um mínimo de quatro clubes serão reconhecidos pela confederação, o que não foi cumprido pelo regulamento do Campeonato Potiguar do mesmo ano, onde somente três equipes participaram. “Inicialmente cinco equipes iriam participar do campeonato, mas dois times desistiram de competir no certame. A FNF fez apelos à CBF para que a medida fosse repensada, mas a decisão foi mantida”, alegou.

Vereadora de Natal, Brisa Bracchi, contestou a decisão da entidade e disse que a mesma “não afeta apenas as atletas do ABC União, mas também outras gerações”, disse ela, destacando ainda a aprovação na Câmara Municipal de lei que inclui o Dia do Futebol Feminino no Calendário Oficial da Cidade.

Outra pauta abordada por ela foi a aprovação na Casa Municipal do projeto de resolução que estabelece ponto facultativo no horário dos jogos da seleção brasileira de futebol feminino durante a Copa do Mundo, a ser realizada em julho. “Um projeto apresentado inicialmente pela então vereadora e hoje deputada, Divaneide Basílio, o qual tive a honra de subscrever”, frisou ela, lamentando ainda que o projeto tenha sido questionado por alguns “setores da sociedade”, concluiu.

Na sequência, o subsecretário de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação do RN, Cezinha Nunes, contextualizou a trajetória da modalidade e a falta de investimentos no futebol feminino do Rio Grande do Norte, anunciando também algumas iniciativas da pasta em favor do esporte. “Em breve (no segundo semestre) pretendemos lançar a Copa da Mulher. Vale ressaltar que já estamos iniciando o processo licitatório da arbitragem com a estimativa de 260 jogos. Também com a Copa da Mulher iniciamos conversa com uma tv local tentando apoio na busca por essas atletas”, detalhou o subsecretário, anunciando ainda a aprovação de recursos na ordem de quase R$ 178 mil, do Programa de Incentivo ao Esporte e ao Lazer, do Governo do Estado, a serem destinados à equipe União.

“A Subsecretaria de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação do RN está de portas abertas para dialogar sobre toda e qualquer ação do esporte feminino, em especial do futebol feminino. Queremos construir juntos a Copa da Mulher para que essa seja uma das maiores e mais completas edições dentre as já realizadas no Estado para, a partir dela, avançarmos cada vez mais nessa modalidade”, concluiu Cezinha.

Diversos outros presentes se manifestaram durante o debate, colaborando com o tema. A vereadora de Currais Novos, Rayssa Batista, reforçou o papel da mulher no esporte e na sociedade. “Que possamos construir uma política pública que de fato dê apoio a todas essas mulheres e modalidades”, afirmou. A técnica do PSG Academy Natal, Denise Fernandes ponderou a falta de investimentos nos trabalhos de base. “Como fomentar o esporte profissional se não se tem base?”, indagou na ocasião. A deputada Divaneide Basílio (PT) enalteceu o debate e as contribuições discutidas em favor da elaboração de “novos caminhos para a modalidade”.

Ao final da audiência pública, a deputada Isolda pontuou alguns encaminhamentos do debate, com destaques para: agendamento de audiência com a ministra Ana Moser para dar conhecimento sobre a situação ocorrida com a equipe ABC União, que ficou de fora do Campeonato Brasileiro Futebol Feminino A3; solicitação de permanência dos recursos do programa Nota Potiguar para o time ao qual estava destinado; destinação dos espaços públicos estaduais e municipais com horários nobres para treinos também por equipes femininas; priorizar participação de arbitragem feminina na realização da Copa da Mulher; entre outros.

ÁLBUM DE FOTOS

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

VEREADOR MAIS VOTADO DE NATAL ROBSON CARVALHO COMEÇARÁ 2025 DE OLHO EM 2026

Publicado

em

Não é supresa pra ninguém que o vereador Robson Carvalho,  pensa em ser candidato a deputado estadual ainda mais agora que saiu fortalecido das eleições municipais onde foi o vereador mais votado de Natal,  com mais de 10 mil Votos. Robson Carvalho que perdeu as eleições para deputado estadual em 2022 por apenas 106 votos. já era candidato natural e agora mais forte ainda,  Robson Carvalho é um nome forte nessa disputa por uma vaga na ALRN em 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Patricinhas do Tigrinho’ são alvo de operação por estelionato e exploração de jogos de azar

Publicado

em

 A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6), uma operação contra três influenciadoras digitais do estado do Goiás. Elas são investigadas por participar de uma série de crimes, incluindo estelionato, exploração de jogos de azar e lavagem de dinheiro. Nas redes sociais, as três ostentavam uma vida luxuosa, incluindo roupas de luxo e viagens internacionais.

Conhecidas como “Patricinhas do Tigrinho”, as três são suspeitas também de incitar seus seguidores nas redes sociais a participarem de jogos fraudulentos. Embora os jogos apresentados nas plataformas digitais parecessem legítimos, a PCGO revelou que os lucros divulgados pelas suspeitas eram encenações, feitas para atrair cada vez mais pessoas a se cadastrarem.

Outro detalhe que chamou a atenção das autoridades é que as três mulheres estavam legalmente registradas como beneficiárias de programas sociais voltados para famílias de baixa renda, como o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial. BZNoticias

Continue lendo

DESTAQUE

ELEIÇÃO DA CÂMARA DA O MOTE. PREFEITA ELEITA SILVANA DE LALÁ TERA O APOIO DE PELO MENOS 7 VEREADORES EM JARDIM DO SERIDÓ.

Publicado

em

Como o blog do pássaro já tinha adiantado a alguns dias,  que o vereador

Ozires Neto seria eleito presidente do Legislativo Jardinense,  no primeiro Biênio. e o vereador Jarbas de Dito provavelmente seria o presidente no segundo Biênio,  está confirmado!

Agora outro detalhe importante é que a Prefeita eleita Silvana de Lalá terá apoio de 7 vereadores para apoiar seus projetos a frente do executivo Jardinense

São eles!!

1- Ozires

2 – Jarbas

3- Ronaldo

4- Jarbas

5- Juliana

6- Cassio

7- Alcides .

Continue lendo

DESTAQUE

Timbaúba dos Batistas conquista Selo Ouro Nacional no compromisso com a Educação

Publicado

em

 

A cidade de Timbaúba dos Batistas foi reconhecida com o Selo Ouro no âmbito do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Este selo visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital que implementam boas práticas na alfabetização de crianças.

O Selo é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro, sendo esta última a mais alta distinção. A conquista do Selo Ouro por Timbaúba dos Batistas reflete o compromisso da gestão municipal com a educação básica e a alfabetização infantil, alinhando-se às metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA. 

A cerimônia de entrega do Selo está prevista para ocorrer em Brasília, em data a ser definida. Este reconhecimento é simbólico e não deve ser utilizado para promoção individual de gestores, mas sim como um incentivo à continuidade e aprimoramento das políticas educacionais no município. 

A participação de Timbaúba dos Batistas nesta iniciativa demonstra o esforço coletivo da administração municipal, educadores e comunidade em prol da alfabetização e do desenvolvimento educacional das crianças da cidade.

Continue lendo

DESTAQUE

É MAIS FÁCIL FALAR COM TRUMP DO QUE COM ALGUNS POLÍTICOS DO SERIDÓ.

Publicado

em

Tem alguns  políticos e dessa vez vou falar especificamente, da região Seridó.   que para se falar por telefone é mas  fácil falar com Donald Trump. a não ser que  os critiquem ou falem mal ai atendem ligeiro, mas também  quero dizer que tem muitos deles que além de serem atenciosos com o povo   valorizam a imprensa, em breve vou fazer uma matéria dando os alguns nomes.  mas  sei  que população de cada município sabe até melhor que eu se é verdade o que eu estou  falando.

 

 

Continue lendo

DESTAQUE

AO LADO DO VICE RICARDO PREFEITO JACKSON DANTAS PARTICIPA DE SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL

Publicado

em

Ladeado do  seu vice-prefeito, empresário e advogado- Ricardo Medeiros, o do município de São José do Seridó , Jackson Dantas, esteve prestigiando a Sessão Solene da câmara municipal em homenagem aos empresários Chico Lucena e Nadir,nesta quinta-feira5, as 19h30m, no Centro Pastoral Bento 16.

O chefe do poder executivo fez questão  em  falar sobre a história de vida do empresário Chico Lucena e da sua esposa Nadir pontuado como foi a infãncia de Chico e Nadir até o sucesso como empreendedores.

Jackson e Ricardo aproveitaram para cumprimentar aos homenageados, seus familiares e á todas pessoas presentes na cerimônia.

Continue lendo

DESTAQUE

Galeria Elienai Cartaxo homenageia vereadoras eleitas no município*

Publicado

em

 

Por proposição da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres, a Casa Legislativa realizou, na noite desta quinta-feira (05), uma Sessão Solene para a inauguração da Galeria Elienai Cartaxo, em homenagem às mulheres que foram eleitas vereadoras no município. A solenidade teve início às 18h30, no Plenário Dr. Mário Medeiros.

A criação da galeria foi uma proposição do vereador Michael Borges, com o apoio dos demais vereadores, que aprovaram por unanimidade a iniciativa. A galeria, que fica no Plenarinho Professora Eva Lúcia, visa prestar uma homenagem especial às mulheres que desempenham papéis significativos na política municipal.

O espaço é composto por fotos de vereadoras eleitas para representar a população ao longo da história da Câmara Municipal. Com isso, a proposta é destacar a importância da representatividade feminina no Legislativo e celebra a contribuição das mulheres para o desenvolvimento de Parnamirim.

Durante a solenidade, o vereador Michael Borges enfatizou a importância de promover a presença das mulheres em posições de destaque e de valorizar seus legados, garantindo o devido reconhecimento. “Eu espero que essa singela atitude sirva de inspiração para outras mulheres também atuarem na política”, declarou o parlamentar.

Encerrando os pronunciamentos, a vereadora Fativan Alves destacou a determinação das mulheres que contribuíram para construir em Parnamirim uma cidade mais justa e igualitária, enaltecendo a contribuição das ex-vereadoras. “Somos parte viva dessa história e temos a responsabilidade de honrar e ampliar o legado que recebemos”, falou Fativan.

A sessão solene foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do Youtube da Câmara de Parnamirim.

*Assessor de Comunicação | Canindé Pereira | 84 99628-4679*

Continue lendo

DESTAQUE

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado

em

 

Recebo com tranquilidade e confiança a notícia da ação judicial mencionada. Encaro este processo como uma oportunidade de demonstrar, de forma clara e definitiva, que não houve qualquer irregularidade ou prática de “candidatura laranja”. Confio que todos os fatos serão devidamente esclarecidos no momento, na forma e no tempo adequados.

É importante destacar que a própria juíza responsável pelo caso indeferiu o pedido de liminar, o que reforça a inexistência de indícios concretos de fraude que pudessem comprometer o processo eleitoral ou minha diplomação.

Reitero meu compromisso com o povo de Parnamirim, que me elegeu para representá-lo, e seguirei trabalhando com dedicação em favor da nossa cidade.

Continue lendo

DESTAQUE

Prefeitura de Natal emite nota sobre operação que cumpriu mandados de busca e apreensão em secretarias

Publicado

em

A Prefeitura de Natal se manifestou sobre a operação do Ministério Público que cumpriu mandados de busca e apreensão em alguns órgãos municipais como parte de uma investigação de suposto abuso de poder político. Em nota oficial, a gestão municipal informou que, apesar de não ter acesso a maiores detalhes do caso, está à disposição para colaborar com os responsáveis legais no esclarecimento dos fatos.

Na mesma nota, aproveita para alfinetar o Governo do Estado ressaltando que a Prefeitura entende o papel do Ministério Público na apuração de denúncias e espera que todas as acusações feitas durante o período eleitoral sejam investigadas incluindo aquelas relacionadas ao uso da máquina pública em órgãos da administração estadual, como a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, também mencionados em acusações de assédio eleitoral.

A operação reforça as investigações sobre práticas irregulares durante o período eleitoral, destacando a relevância da transparência e do cumprimento da legislação. Até o momento, não há detalhes adicionais sobre o andamento da apuração.

Veja a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

Com relação à operação de busca e apreensão realizada nesta sexta-feira (6) dentro da investigação por suposto abuso de poder político em alguns órgãos do Município, a Prefeitura do Natal informa que, mesmo não possuindo maiores informações, está à disposição para contribuir e esclarecer aos responsáveis legais quaisquer pontos que se fizerem necessários.

A Prefeitura entende que o Ministério Público está cumprindo seu papel. Espera, também, que todas as denúncias recebidas durante o período eleitoral sejam igualmente esclarecidas, inclusive as que foram feitas em relação ao uso da máquina pública em órgãos da administração estadual, como PGE e Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, também acusados de cometer assédio eleitoral

Continue lendo

DESTAQUE

Vereador detona iluminação natalina de Parnamirim:

Publicado

em

O vereador de Parnamirim Eder Queiroz (União Brasil) criticou o planejamento da iluminação natalina da cidade e questionou a destinação de recursos da Prefeitura Municipal para a ornamentação, enquanto serviços essenciais estão paralisados na cidade. O parlamentar disse que o prefeito Rosano Taveira (Republicanos) gastou R$ 1,5 milhão com a ornamentação, que, segundo ele, limita-se à área do bairro da Cohabinal e não contempla outras regiões do município.

“Que papelão a Prefeitura realiza em relação à iluminação natalina do município. Você vai ali na Avenida Roberto Freire, dá gosto de ver o tipo de ornamentação. E os recursos adquiridos aqui na Prefeitura de Parnamirim, um milhão e meio de reais no Diário Oficial de terça-feira 3, com a iluminação natalina, apenas contemplando a Cohabinal”, lamentou.

Éder destacou o formato da árvore de Natal instalada na cidade, afirmando que Parnamirim é “uma das únicas cidades do Brasil que tem uma árvore de Natal em formato de bolo quadrado” e criticou os arranjos de iluminação em forma de estrelas, sugerindo que o gasto de R$ 1 milhão no ano passado e R$ 1,5 milhão este ano é um desperdício de dinheiro público.

“Licitar R$ 1,5 milhão para colocar uma árvore de Natal em forma de caixa de papelão é um absurdo. Só com a Cohabinal. Agora me respondam, isso é para raspar o tacho? O restinho que tem de dinheiro na Prefeitura? Para que será? Final de mandato, está aí, tudo paralisado, Hospital Máximo Marinho sem dipirona, sem o básico. Os médicos se reuniram para trocar o óleo da ambulância, para poder socorrer a população. Isso é uma vergonha”, ressaltou.

O vereador classificou a situação como “falta de dignidade” com Parnamirim. “Não é porque você está saindo de gestão que tem que deixar o buraco. Não é porque o seu opositor ganhou a Prefeitura que tem que deixar da forma que está, não. São vidas, pessoas, pais de famílias que precisam estar aqui comercializando no final do ano, fomentando a economia. É um absurdo e está dando na cara dessa casa, de todos os vereadores”, lamentou.

Agora RN

Continue lendo

Populares