Connect with us

DESTAQUE

Fátima Bezerra e Fábio Dantas vão se encontrar em debate

Publicado

em

A Fecomércio Rio Grande do Norte (RN) promove, nos dias 8 e 10 de agosto, o evento “RN em Foco – Debatendo o Futuro da Economia Potiguar”, uma série de encontros com os candidatos ao Governo do Estado nas eleições de 2022. Os eventos ocorrerão no Auditório do Hotel Senac Barreira Roxa, às 11h, com as presenças confirmadas dos Candidatos Fátima Bezerra (Partido dos Trabalhadores) e Fábio Dantas (Solidariedade), respectivamente.

Durante o evento, será entregue um documento, produzido pela Fecomércio RN, a partir da análise de dados secundários, documentos técnicos internos, pesquisa com empreendedores e líderes empresariais.

Trata-se de uma série de sugestões para o Executivo estadual aplicar nas áreas de gestão, segurança pública, turismo, desburocratização de processos e empreendedorismo, para o fomento das atividades econômicas.

Também compõem este documento ao Governo do Rio Grande do Norte (RN) duas iniciativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com sugestões em âmbito nacional: a “Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo” e o resultado do projeto “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, com foco no setor de turismo potiguar, principalmente após o impacto da Pandemia.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

FECAM LEVA CARAVANA DE 450 VEREADORES PARA MARCHA EM BRASÍLIA

Publicado

em

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM), liderada pela presidente Erineide Sá, chegou em Brasília com uma caravana de 450 vereadores de dezenas de municípios. 

A delegação Potiguar, que deve ser a maior entre os Estados da federação, está na capital federal para participar da Marcha dos Vereadores, evento que reúne em Brasília milhares de parlamentares de todo o país.

Durante toda a semana, paralelo à Marcha, os parlamentares estão fazendo uma peregrinação nos gabinetes de deputados e senadores em busca de recursos para os municípios.

Continue lendo

DESTAQUE

Comissão de Saúde aprova Política de Atenção às Pessoas Ostomizadas

Publicado

em

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, nesta segunda-feira (22), ao Projeto de Lei nº 672/2023 que institui a Política Municipal de Atenção às Pessoas Ostomizadas, indivíduos que passaram por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.

De autoria da vereadora Ana Paula (SD), a Política deverá ser direcionada às pessoas ostomizadas e também aos seus familiares e cuidadores, com a finalidade de promover a orientação para o autocuidado, prevenção e tratamento de complicações nas ostomias. O atendimento ao ostomizado será prestado em unidade de saúde, pública ou credenciada no Município, por equipe multiprofissional, evitando-se a mera distribuição de bolsas coletoras.

“Trata-se de uma matéria que chega para melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão com problemas de saúde que exigem abertura alternativa no corpo, com atendimento humanizado e qualificado, com ressocialização do usuário ao meio social e familiar. A Prefeitura poderá firmar convênios com entidades públicas e privadas para cumprir as exigências da lei”, explicou o vereador Peixoto (PTB), que foi o relator do projeto.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Luciano Nascimento (PTB), destacou que a pauta do colegiado está zerada. “Tenho que parabenizar os meus colegas que fazem parte dessa importante comissão, com trabalho sério e constante. Por este motivo, todos os projetos que chegaram aqui foram aprovados ou designados para relatoria”, concluiu.

A vereadora Camila Araújo (União Brasil) e o vereador Preto Aquino (Podemos) também participaram da reunião

Continue lendo

DESTAQUE

Policiais Civis decidem deflagrar paralisação geral a partir de hoje .

Publicado

em

Foto: Sinpol/RN

Em Assembleia Geral na noite desta segunda-feira, 22, os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram iniciar uma paralisação geral a partir desta terça-feira, 23.

“A governadora Fátima Bezerra considera os policiais civis medíocres, pois as propostas apresentadas pelo Executivo têm sido medíocres, que não reconhecem e nem valorizam todo o trabalho que essa categoria tem feito pela Segurança Pública”, comenta Nilton Arruda.

Na tarde desta segunda, mais uma rodada de negociação foi realizada com a equipe do Governo. Na ocasião, o SINPOL-RN e demais entidades aguardavam uma sinalização em relação à proposta de 10% que havia sido aprovada pelos Policiais Civis na última sexta-feira e seria avaliada pelo Comitê Gestor do Estado.

“No entanto, o Governo veio com nova proposta de apenas 5.3%, mais uma vez retrocedendo e desrespeitando os Policiais Civis. Dessa forma, a categoria chegou ao limite e decidiu adotar uma atitude mais dura de luta”, destaca o presidente do SINPOL-RN.

A partir das 8h desta terça-feira os policiais civis devem se concentrar em frente à Central de Flagrantes, em Natal. A categoria também pretende fechar as unidades da PCRN para que a categoria esteja mobilizada.

98 FM Natal

Continue lendo

DESTAQUE

Fazendeiro cria rota alternativa em desvio na BR-304 e cobra R$ 30 para liberar cada veículo

Publicado

em

 

O jornalista TARCIO ARAÚJO informa que dois fazendeiros fizeram um desvio na BR 304, em Lajes-RN, e cobram uma taxa de R$ 30 reais por carro.

O desvio foi custeado pelo fazendeiro Armando Filho e motoristas de veículos de transporte alternativo.

Explicaram que investiram na ideia porque o DNIT estava demorando a fazer o desvio no local que a ponte caiu no Rio Ponta da Serra, impossibilitando o trânsito.

Depois que a ponte caiu, há cerca de 20 dias, o motorista precisava desviar o caminho pelo Serido ou pelo litoral, caminho longe com trechos de estrada ruins.

O desvio têm 2,7 mil metros. Só funciona durante o dia e só é permitido passar com carro pequeno. Dois funcionários controlam o fluxo nas duas entradas.

Continue lendo

DESTAQUE

Circuito Literário’ vai percorrer 16 cidades do RN a partir do segundo semestre; veja quais

Publicado

em

Realizado pelo Governo do Estado com apoio do Ministério da Cultura, evento cultural contemplará festivais literários em 16 cidades com sedes das DIRECs

Redação
22/04/2024 | 17:24

O Rio Grande do Norte terá, a partir do segundo semestre de 2024, um evento que fomentará o acesso ao livro e à leitura. O Ministério da Cultura apoiará a realização do Circuito Literário Potiguar, que contemplará festivais literários que percorrerão 16 munícipios onde estão sediadas as diretorias regionais de educação (DIRECs).

A governadora Fátima Bezerra participou, na manhã desta segunda-feira 22, em Brasília, com Márcio Tavares, secretário Executivo do Minc, e Fabiano Dos Santos Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, de uma agenda voltada para o fortalecimento da Política Nacional de Leitura e Escrita no estado. Acompanhada pela secretária extraordinária da Cultura, Mary Land Brito a governadora Fátima Bezerra ressaltou o apoio do Minc: “Como autora, da Lei 13.696/2018, que instituiu o primeiro marco regulatório da Política Nacional de Incentivo à Leitura, Escrita, Bibliotecas, quero dizer da minha imensa alegria pela determinação do presidente Lula para regulamentação desta lei”, comemorou.

2024.04.22 Audiência com o Ministério da Cultura sobre o Circuito Literário do RN Fotos Fábio Duarte (21)
Audiência com o Ministério da Cultura sobre o Circuito Literário do RN – Foto: Fábio Duarte

A realização do circuito se insere dentro do processo de regulamentação do da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), incluindo as Bibliotecas Públicas e Comunitárias, empreendida pelo Governo Lula. “O Brasil precisa muito da leitura e do aceso ao livro. Agradecemos ao Minc, pelo que estamos obtendo para a realização do nosso Circuito literário Potiguar, que será iniciado no segundo semestre. Vamos percorrer todas as cidades polos RN onde estão as sedes das Direcs. Assim, teremos a cultura e a educação de mãos dadas”, concluiu a governadora.

Cultura e educação

Um total de 16 festivais literários ocorrerão nas cidades sede das Diretorias Regionais da Educação (DIREC) com ampla programação composta por atividades diversificadas desenvolvidas nas áreas de artes, educação e cultura proporcionando incentivo, divulgação e valorização da literatura, com intuito de contribuir para a formação de cidadãos com apreço pela leitura e consciência crítica.

A iniciativa que une educação, arte e cultura em prol de valorizar e contribuir com a ampliação do interesse pela literatura no Estado do Rio Grande do Norte, ao idealizar o evento, avaliamos a necessidade de contribuir ativamente para o enriquecimento cultural da comunidade escolar, discentes, docentes e familiares, bem como da população em geral, levando em consideração os trabalhos desenvolvidos dentro das escolas, a atuação dos artistas potiguares, de escritores, poetas e pensadores da literatura nacional.

▼ Ad by Refinery89

Prioridade

Para o secretário do Minc, a realização do circuito potiguar é a concretização de uma prioridade do Governo Lula: “Era um desejo do Minc desde o início da gestão da ministra Margareth Menezes estabelecer a Política do Livro, da Leitura e da Escrita com uma das nossas grandes prioridades, orientando-nos que essa ação é fundamental para fortalecimento da democracia em um Brasil verdadeiramente cidadão. É uma alegria para nós colaborar de mãos dadas com o Governo do RN com a realização de uma política abrangente para o Rio Grande do Norte”, destacou Tavares.

O secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, acrescentou a importância do acesso à cultura no RN. “A realização do Circuito Literário Potiguar ocorre dentro do contexto da regulamentação da Lei Política Nacional de Leitura e Escrita.  Esse circuito é um ambiente que movimenta, democratiza o acesso ao livro, promove a leitura e fomenta a economia criativa do Rio Grande do Norte

Continue lendo

DESTAQUE

RN inicia modernização do Aeroporto de Mossoró com investimento de R$ 40 milhões

Publicado

em

O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo Federal, deu início às obras de modernização do Aeroporto de Mossoró. Com um investimento robusto de quase R$ 40 milhões, a Infraero é a responsável pela execução dos serviços que visam ampliar a capacidade e logística do aeroporto, tornando-o um ponto de referência no Nordeste brasileiro.

As melhorias incluem a ampliação da pista, proporcionando maior capacidade de pouso e decolagem para aeronaves de grande porte. Além disso, todas as áreas de acesso serão pavimentadas, garantindo melhorias significativas na mobilidade do aeroporto.

O projeto contempla também a construção de um muro de contenção e segurança que percorrerá todo o perímetro do sítio aeroportuário. Para reforçar a segurança nas operações de voo, serão instalados os equipamentos “papi”, essenciais para assegurar a segurança aeronáutica nas cabeceiras das pistas.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 13.58.42
A modernização do Aeroporto de Mossoró contará ainda com a pavimentação do estacionamento e a completa iluminação do local. Foto: Carlos Costa

“Aeroporto de Mossoró vai trazer desenvolvimento”, diz secretário

Gustavo Coelho, secretário de Infraestrutura do Rio Grande do Norte, ressalta a importância da obra para o desenvolvimento da região.

“O Aeroporto de Mossoró é um grande equipamento de logística do Rio Grande do Norte que vai trazer desenvolvimento do turismo da região, exportação, além de conectar a cidade com os principais aeroportos do país. Um grande diferencial para a economia do município, região oeste e Rio Grande do Norte.”

▼ Ad by Refinery89

Para mais informações e acompanhamento das obras, os interessados podem consultar os canais oficiais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Infraero.

Continue lendo

DESTAQUE

EM APODI SABINO SAI NA FRENTE NA CORRIDA PELA PREFEITURA, CONFIRA OS NÚMEROS.

Publicado

em

Em Apodi-RN, a situação política caminha para uma definição de continuidade do projeto do prefeito Alan Silveira (MDB). Segundo a pesquisa Mossoró News/CENPOP, registrada sob o número RN-08821/2024, quando apresentados os candidatos, Sabino (MDB) tem 49,70% dos votos. Em segundo lugar aparece Gyliard (PSD) com 23,56% e em terceiro, Agnaldo (PT) com 8,71%. Enquanto 10,89% da população não votaria em nenhum, 7,13% não soube responder.

A pesquisa ainda projetou cenários de confronto direto. Considerando que Gyliard ou Agnaldo desistam da candidatura, Sabino venceria em qualquer situação. Sabino tem 53,47% contra 29,31% de Gyliard. Já contra Agnaldo, Sabino atinge 53,65% e o petista 28,91%.

O intervalo de confiança dessa pesquisa é de 95% com uma margem de erro de 4,5%, segundo o CENPOP

Fonte O mossoroense

Continue lendo

DESTAQUE

Programa Ver Melhor da Prefeitura de Parnamirim avança e beneficia novos estudantes com exames e óculos de grau gratuitos

Publicado

em

 

Os estudantes do Centro Educacional Infantil Francisco Reinaldo, em Parnamirim, recebem nesta quinta-feira (25) a visita da equipe do Programa Ver Melhor. As crianças vão passar por testes de visão dentro do próprio CMEI, para avaliar a saúde ocular dos alunos da rede municipal de ensino. Identificados problemas de vista durante exames e avaliação médica, os estudantes recebem os óculos gratuitamente, doados pela Prefeitura.

Esta é a quinta escola visitada neste mês, dentro do cronograma da segunda etapa do projeto Ver Melhor Parnamirim. Em 2023 foram entregues mais de 70 unidades de óculos aos estudantes avaliados.

“Esse projeto é muito importante porque, muitas vezes, as crianças têm dificuldades de aprendizagem por não conseguirem ver o quadro ou enxergar bem para leitura e escrita. Isso gera déficit na educação. Enxergando bem, estamos garantindo a elas mais educação, saúde e qualidade de vida aos nossos alunos”, destaca o prefeito Rosano Taveira.

Continue lendo

DESTAQUE

Senador Styvenson e as eleições municipais em Caicó

Publicado

em

 

O Senador Styvenson Valentim participará ativamente na eleições municipais de Caicó na disputa para Prefeito e na Câmara de Vereadores.

Styvenson como já falou nas diversas inaugurações que participou em Caicó vai com a chapa Dr Tadeu e Toinho Santiago.

Já nas eleição para Vereador terá seu Assessor Pablo Cassiano que é responsável pela fiscalização de suas emendas na Cidade de Caicó e Região do Seridó, como sua indicação pessoal. O seu Partido Podemos além de Pablo Cassiano vem com 15 nomes fortes na disputa e por toda Caicó comentam que o Grupo do Senador elegerá 03 Vereadores.

Valentim é o campeão de emendas em prol do município de Caicó com mais de R$ 20 milhões destinados para Reforma e ampliação de 05 UBS, pavimentação de ruas, cirurgias, aquisição de ambulâncias, construção do aterro sanitário Controlado e da Alameda Gastronômica.

Continue lendo

DESTAQUE

Comissão de Justiça aprecia mais de 70 projetos de lei*

Publicado

em

 

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal apreciou 75 projetos de lei nesta segunda-feira (22). Dentre esses, destaque para propostas que tratam de incentivos para a revitalização do bairro da Cidade Alta e para a inclusão da pessoa com deficiência.

“As matérias deliberadas hoje já tinham pareceres consolidados, de modo a agilizar a discussão, inclusive, das emendas ao nosso novo regimento interno, que foram aprovadas em bloco para seguir à discussão em plenário. Queremos deixar o regimento pronto para a nova legislatura”, destacou a vereadora Nina Souza (União Brasil), presidente da comissão.

Já o PL n° 18/2024, da vereadora Margarete Régia (PROS), prevê ações de incentivo ao crescimento e fomento ao bairro da cidade Alta, facilitando o crédito e incentivos fiscais para empreendedores da área, bem como incentivando as atividades culturais. “É um projeto que incentiva o resgate do Centro Histórico. Precisamos fomentar a economia, inclusive, através da cultura e do turismo e dando visibilidade ao nosso centro”, disse o relator da matéria, vereador Raniere Barbosa (União Brasil).

Nesse mesmo contexto, foi aprovado o PL n° 807/2023, do vereador Klaus Araújo (PSDB), que cria o programa “Reviva a Cidade Alta”, que prevê descontos de IPTU.

Ainda na reunião, matérias que buscam inclusão da pessoa com deficiência também foram destaque, como o PL n ° 20/2024, do vereador Aroldo Alves (União Brasil), que institui o programa de Praia Acessível no município; e o PL 786/2023, do vereador Dickson Júnior (PDT), que garante a frequência facultativa de autistas e pessoas com demais transtornos e deficiências na escola em tempo Integral.

Neste sentido, o vereador Kleber Fernandes (REPUBLICANOS) teve aprovado seu projeto que permite a utilização de faixas exclusivas de ônibus para veículos de pessoas com autismo, cadastrados na STTU. “São pessoas que têm uma condição diferente e muitas vezes entram num clima de impaciência em momentos de estresse. A utilização dessas vias em momentos de congestionamento vai dar mais qualidade e tranquilidade aos pais e condutores que transportam pessoas com autismo nesses veículos”, argumentou o parlamentar.

_Texto: Cláudio Oliveira_
_Fotos: Francisco de Assis_

Continue lendo

Populares