Connect with us

DESTAQUE

EM Brasília, Walter Alves pede mais unidades do Minha Casa Minha Vida para o RN

Publicado em

Vice-governador agradeceu o que já está sendo feito e pediu mais unidades ao ministro das Cidades, Jáder Filho, que anunciou uma nova oportunidade para que o RN amplie o número de casas que já obteve com o programa

O vice-governador Walter Alves (MDB-RN) esteve em Brasília esta semana e se reuniu com o ministro das Cidades, Jáder Filho (MDB-PA), para discutir mais obras no Rio Grande do Norte. Ele agradeceu pelo trabalho que o Ministério das Cidades vem fazendo em favor do estado e aproveitou para pedir mais unidades do Minha Casa Minha Vida.

“Eu quero agradecer pelo fato de que o Rio Grande do Norte hoje já tem 13.000 casas cadastradas através do Ministério das Cidades. E quero pedir mais. Eu estou sabendo que o Ministério está lançando aí novas casas, então eu peço pelo RN, para que lá também seja contemplado com unidades”, disse Walter Alves ao ministro.

Jáder Filho agradeceu a visita e disse que o Ministério vai continuar seguindo a determinação do presidente Lula, que é de “continuar trabalhando firme com todos vocês para que a gente faça com que o Rio Grande do Norte continue avançando e crescendo”.

Ele explicou que nesta quarta-feira (20) haverá uma nova oportunidade do Rio Grande do Norte conseguir mais unidades do Minha Casa Minha Vida graças à abertura de seleção do MCMV Entidades Urbanas e Rural. São 20 mil casas para MCMV Entidades e 30 mil casas para o MCMV Rural.

“Fiquem atentos, as famílias aí, as entidades que lutam pela moradia aí no setor rural, aquelas entidades que lutam pela moradia na área urbana. Nós vamos abrir uma nova seleção e vamos nos inscrever para que mais casas possam chegar e melhorar a qualidade de vida do povo do Rio Grande do Norte”, alertou.

Criado em 2009 e relançado com maior prioridade no atual governo, o Minha Casa Minha Vida já entregou mais de 8,4 milhões de unidades desde sua criação. Apenas entre 2023 e 2025, foram mais de R$ 36 bilhões investidos com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), além de um orçamento recorde de R$ 151,8 bilhões para financiamento por meio do FGTS e do Fundo Social em 2025.

Além de garantir moradia digna, o programa tem efeito direto na economia: atualmente, mais de 1 milhão de unidades estão em construção em todo o país. Em 2024, o setor de habitação respondeu por 53% dos imóveis lançados no Brasil e foi responsável por impulsionar a construção civil, que cresceu 3,4% no PIB do primeiro trimestre de 2025. Estima-se que, para cada R$ 1 milhão investido, sejam gerados 13 empregos diretos e indiretos.

No Rio Grande do Norte, o MCMV acumulou 24,3 mil contratações de unidades habitacionais até o fim de dezembro de 2024. Recentemente, o governo federal anunciou mais casas do programa. No Rio Grande do Norte, 89 cidades serão contempladas com 1.860 unidades habitacionais

DESTAQUE

Rafael Motta destaca 20% de intenções de voto e afirma: “Eleição para o Senado está aberta”

Publicado

em

 

Em entrevista nesta terça-feira (23) à 94 FM, o pré-candidato ao Senado Rafael Motta destacou sua força eleitoral ao lembrar que alcança quase 20% nas pesquisas de intenção de voto, mesmo sendo o único sem mandato no momento.

“Sou um candidato competitivo com pontuação expressiva, alcançando quase 20% nas pesquisas de intenção de voto, encostado no segundo colocado”, pontuou.

Para o ex-deputado, o cenário segue totalmente indefinido no Rio Grande do Norte. Rafael se posiciona como alternativa para o eleitor que rejeita o confronto ideológico travado pelas forças tradicionais. “A eleição de Senado está completamente aberta”, concluiu.

Continue lendo

DESTAQUE

Central do Cidadão da Ribeira é inaugurada e consolida luta de Ubaldo Fernandes por mais serviços na Zona Leste de Natal

Publicado

em

 

A população da Zona Leste de Natal passou a contar, oficialmente, nesta segunda-feira (22), com uma nova unidade da Central do Cidadão instalada no bairro da Ribeira. A inauguração do equipamento representa uma importante conquista para a região histórica da capital e tem a marca da atuação do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que articulou junto ao Governo do Estado a implantação dos serviços no local e também é autor da lei que denominou a unidade de Central do Cidadão Presidente Café Filho.

Localizada em um ponto estratégico da Ribeira, a nova Central do Cidadão amplia o acesso da população a diversos serviços públicos essenciais, beneficiando moradores da Zona Leste e de outras áreas da cidade. A instalação do equipamento no bairro histórico reforça o processo de revitalização da região, além de aproximar o atendimento do cidadão de comunidades tradicionais como Rocas, Santos Reis, Brasília Teimosa e Redinha.

A homenagem ao ex-presidente da República Café Filho, natalense e uma das personalidades mais importantes da história política do Rio Grande do Norte, também nasceu de uma iniciativa de Ubaldo Fernandes aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado. A denominação reconhece a contribuição histórica de um dos filhos mais ilustres da Zona Leste de Natal e fortalece a preservação da memória política e cultural da capital potiguar.

“Essa é uma conquista muito significativa para a população da Zona Leste. Trabalhamos junto ao Governo do Estado para que a Ribeira recebesse uma Central do Cidadão moderna, acessível e próxima de quem mais precisa dos serviços públicos. Além disso, ficamos felizes por eternizar o nome de Café Filho, uma figura histórica que orgulha o nosso povo e tem forte ligação com esta região da cidade”, destacou Ubaldo Fernandes.

Morador da Zona Leste há mais de quatro décadas e com trajetória política construída na região, Ubaldo tem defendido constantemente investimentos voltados à revitalização da Ribeira e à descentralização dos serviços públicos. A inauguração da Central do Cidadão Presidente Café Filho representa mais um avanço nesse processo, fortalecendo a cidadania, a inclusão social e o desenvolvimento urbano de um dos bairros mais tradicionais de Natal.

Continue lendo

DESTAQUE

Kelps ataca aliados, mas números seguem favorecendo João Maia, Robinson e Benes

Publicado

em

Apesar da experiência política e da forte presença nas redes sociais, Kelps Lima ainda não conseguiu transformar os ataques a companheiros de chapa em crescimento nas pesquisas. Enquanto tenta ocupar mais espaço no debate, os números seguem mostrando João Maia, Robinson Faria e Benes Leocádio à frente na corrida eleitoral.

Nos bastidores, a avaliação é que criticar nomes da própria aliança pode gerar desgaste sem trazer os resultados esperados nas urnas. Até aqui, os levantamentos indicam que os três seguem com vantagem sobre Kelps na disputa por uma vaga na Câmara Federal.

Continue lendo

DESTAQUE

Walter Alves diz que está pronto para a “guerra” contra o PT

Publicado

em

O vice-governador e presidente estadual do MDB, Walter Alves, subiu o tom contra o PT e afirmou que está preparado para enfrentar o que classificou como uma tentativa de enfraquecer seu projeto político para 2026.

Em entrevista à 96 FM, Walter acusou adversários de trabalharem para retirar apoios, enfraquecer a nominata do MDB e reduzir a força do partido no interior do Rio Grande do Norte.

“É o trabalho do não voto, de quebrar nominata. Mas guerra é guerra, meu amigo. Eu estou pronto para a guerra”, declarou.

Walter também afirmou que, após romper com o governo e aderir ao projeto liderado por Allyson Bezerra, houve uma tentativa de tirá-lo da disputa política.

“Quiseram me aniquilar da política. Eu não vou. Eu vou recomeçar”, disse.

Apesar das dificuldades, o dirigente emedebista demonstrou confiança na força do MDB, destacando que o partido conta com uma ampla base de prefeitos e lideranças em todo o estado. Ele reafirmou apoio à pré-candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do RN e garantiu que o MDB seguirá fortalecido para as eleições de 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Carla Dickson precisa acelerar os passos para não ficar para trás na nominata do PL

Publicado

em

A deputada federal Carla Dickson (União Brasil) precisou passar por uma cirurgia de urgência após um quadro de apendicite aguda. Foto: Pablo Valadares

A deputada federal Carla Dickson segue com chances reais de conquistar a reeleição em 2026, mas precisará acelerar os passos para não ficar para trás na disputa dentro da própria nominata do PL.

Detentora de mandato e com experiência eleitoral, Carla possui vantagens importantes em relação a outros nomes. No entanto, a corrida pelas vagas da legenda promete ser acirrada, e alguns concorrentes já demonstram forte movimentação política, ampliando apoios e fortalecendo suas bases pelo estado.

Ter mandato ajuda, mas não é garantia de sucesso. Para acompanhar o ritmo dos demais pré-candidatos e chegar competitiva na reta decisiva, a deputada precisará intensificar sua presença política e ampliar sua articulação nos municípios.

Carla Dickson continua no jogo e com potencial de vitória, mas o desafio agora é ganhar velocidade para não perder espaço dentro de uma das nominatas mais disputadas do Rio Grande do Norte.

Continue lendo

DESTAQUE

Suplente de vereadora fortalece grupo de Jorge do Rosário em Parnamirim

Publicado

em

 

A pré-candidatura de Jorge do Rosário (PL) à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte segue ganhando novos apoios em diferentes regiões do estado. Em Parnamirim, mais uma liderança política anunciou adesão ao projeto: a suplente de vereadora do União Brasil, Raysa de Macedo, que conquistou 415 votos na última eleição municipal.

Raysa passa a integrar o grupo de lideranças que trabalha em apoio ao nome de Jorge do Rosário no município. Ela se junta a nomes como Marciano Júnior, Ricardo Wagner, Rehuel, Reinaldo Azevedo, Valmir Júnior, Lucas Mathias e Francemildo, ampliando a base de apoio da pré-candidatura na cidade.

Segundo Raysa, o grupo está unido em torno do objetivo de fortalecer a representação de Parnamirim no Legislativo estadual.

“Jorge será um amigo na Assembleia para ajudar Parnamirim, e é esse o nosso compromisso. Estamos formando um grupo forte, com pessoas que querem contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

Jorge do Rosário agradeceu o apoio e destacou a importância da participação de novas lideranças no projeto político que vem sendo construído para as eleições de 2026.

“Recebo com muita alegria a chegada de Raysa ao nosso grupo. É uma liderança que conhece a realidade de Parnamirim, tem serviços prestados e compartilha do nosso propósito de trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios potiguares”, ressaltou.

Continue lendo

DESTAQUE

Juninho Saia Rodada fortalece grupo no Vale do Açu e conquista apoios de ex-prefeitos em Triunfo Potiguar

Publicado

em

 

A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue ampliando sua presença pelo Rio Grande do Norte. Durante visita à cidade de Triunfo Potiguar neste final de semana, Juninho recebeu importantes declarações de apoio de lideranças políticas com forte atuação no município.

Passaram a integrar o projeto o ex-prefeito Antônio Estevam, conhecido como Toinzinho, que administrou o município entre os anos de 2001 e 2008, e a ex-prefeita Lúcia Estevam, que governou Triunfo Potiguar de 2017 a 2020. Também declararam apoio à pré-candidatura os suplentes de vereador Dailo Gurgel e Dr. Sandro.

A adesão das lideranças representa um importante fortalecimento político para o projeto de Juninho no Vale do Açu, reunindo nomes com experiência administrativa, histórico de serviços prestados à população e forte influência no cenário local.

Com os novos apoios, Juninho Saia Rodada segue consolidando alianças em diversas regiões do estado, fortalecendo uma pré-candidatura que cresce com o respaldo de ex-prefeitos, vereadores, suplentes e lideranças comprometidas com o desenvolvimento dos municípios e com uma maior representatividade do Rio Grande do Norte na Câmara Federal.

Continue lendo

DESTAQUE

Prefeito de Umarizal Raimundo Pezão se envolve em grave acidente no Oeste do RN.

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo o prefeito de Umarizal foi registrado na noite desta segunda-feira (22), entre Olho D’água e Patu no Oeste do RN.

Segundo informações, o carro do prefeito colidiu noutro veículo que estaria carregado com frutas.

Os envolvidos foram socorridos e não se tem confirmação sobre óbito

Continue lendo

DESTAQUE

Ezequiel Ferreira recebe prefeito Galo e reafirma parceria com Florânia

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, recebeu o prefeito de Florânia, Galo, para uma reunião de trabalho voltada à discussão de ações e projetos em benefício do município.

Durante o encontro, foram debatidas iniciativas para o fortalecimento da agricultura familiar, ampliação dos serviços de saúde e outras demandas importantes para melhorar a qualidade de vida da população floraniense.

Ezequiel Ferreira destacou que seu mandato seguirá à disposição de Florânia, reafirmando a parceria com a gestão do prefeito Galo e o compromisso de buscar investimentos e ações que contribuam para o desenvolvimento do município.

O presidente da ALRN também elogiou a administração municipal, ressaltando o trabalho realizado pelo prefeito Galo e a aprovação conquistada junto à população de Florânia.

Continue lendo

DESTAQUE

VISITA À INSTITUIÇÃO DE IDOSOS EM CARAÚBAS REFORÇA PAUTA DE CUIDADO E LONGEVIDADE DEFENDIDA POR DR. BERNARDO E KALINE

Publicado

em

 

Uma agenda política em Caraúbas acabou se transformando também em um momento de escuta e reflexão sobre um dos temas que mais devem desafiar o Brasil nas próximas décadas: o envelhecimento da população.

Durante visita ao Lar Mestres da Vida, instituição que atua há mais de vinte anos no acolhimento e cuidado da população idosa do município, Dr. Bernardo e Kaline de Dr. Bernardo conheceram de perto o funcionamento da entidade e a realidade enfrentada diariamente por quem trabalha com cuidado permanente.

A instituição é administrada pela médica Dra. Velúzia Gurgel, que apresentou a estrutura do local, o trabalho desenvolvido e os desafios para manter um atendimento humanizado aos idosos.

Para o médico e pré-candidato a deputado federal, o envelhecimento acelerado da população exige uma nova agenda pública voltada à integração entre saúde, assistência social e fortalecimento das redes locais de cuidado.

“O Brasil está vivendo mais. O desafio agora é garantir que as pessoas envelheçam com dignidade, proteção e qualidade de vida”, destacou.

Kaline de Dr. Bernardo reforçou que o tema precisa ganhar espaço no debate público, especialmente diante das mudanças sociais e familiares observadas nos municípios.

“O cuidado com a população idosa precisa ser pensado em conjunto com as famílias, os municípios e as instituições que já realizam esse trabalho todos os dias”, afirmou.

A visita passa a integrar uma pauta que o casal pretende aprofundar ao longo do período pré-eleitoral, defendendo políticas voltadas ao cuidado, à proteção e à integração das redes de atendimento à pessoa idosa.

Continue lendo

Populares