Connect with us

DESTAQUE

Combate ao feminicídio é tema de nova campanha da Assembleia Legislativa

Publicado

em

Antes de acontecer, o feminicídio dá sinais. É com este alerta que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte lança a sua mais nova campanha, chamando atenção para o grave problema da violência. No Brasil, o feminicídio tem altos índices: uma mulher é morta a cada seis horas. Por causa disso e em busca de novas soluções, a ALRN debate na próxima quarta-feira (29), a audiência pública da Frente Parlamentar da Mulher “Pela vida das mulheres: o enfrentamento à violência de gênero e o monitoramento das legislações” proposta pela deputada Divaneide Basílio e faz o lançamento da campanha com o presidente Ezequiel Ferreira.

Os dados mais recentes – obtidos em 2022 – mostram que o Brasil bateu recorde em feminicídios com 1.400 mulheres mortas apenas por serem mulheres. Este número é o maior registrado no país desde que a lei de feminicídio entrou em vigor, em 2015.

A pauta da campanha de comunicação foi defendida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira como prioridade em razão do direito à vida. “A campanha traz uma reflexão sobre o que temos de mais importante: o direito à vida. As mulheres estão sendo assassinadas por rejeitarem ex-companheiros, por atitudes de ciúmes e controle excessivos em que o sentimento de posse é devastador e culmina em morte. A interrupção da vida pelo feminicídio é tão cruel que deve ser combatida, todos os dias. O feminicídio tem que acabar”, destaca o presidente.

Além do alerta aos altos índices do feminicídio, as ações do legislativo serão focadas na prevenção, fazendo com que as mulheres fiquem em alerta aos sinais. “Antes de acontecer, o feminicídio dá sinais” – destacam as peças publicitárias feitas pela Base Propaganda em parceria com a equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia.

A campanha vai também destacar as ações dos deputados estaduais que vão desde a atuação dos parlamentares, através dos projetos de leis, requerimentos e audiências públicas voltados para o combate da violência contra a mulher até os encaminhamentos e lutas por bandeiras que protejam e valorizem a mulher potiguar. “Esperamos que a mensagem correta de apoio a essa mulher que sofre violência ajude a salvar vidas em nosso Estado”, ressalta Divaneide Basílio.

A Frente Parlamentar da Mulher é composta pelas deputadas estaduais que formam o maior bloco de toda a história na Casa. São elas: Divaneide Basílio, Cristiane Dantas, Eudiane Macedo, Isolda Dantas e Terezinha Maia.

A temática da violência contra a mulher no Rio Grande do Norte é debatida diariamente na Casa e já foi destaque na campanha de 2020, em plena pandemia, quando os índices de violência doméstica estavam em alta, atingindo o crescimento de mais de 300%.

Neste ano, 2023, a sociedade já convive com resultados da campanha. Um deles é a Lei da Delegacia Virtual para o enfrentamento à violência contra a mulher, de autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT). A iniciativa criou um canal virtual de atendimento e registros de denúncias para ampliar o combate à violência doméstica contra as mulheres potiguares. Com a criação de um canal de comunicação via WhatsApp, o dispositivo assegura o recebimento de denúncias, registros de ocorrências, envio de fotos e documentos relativos aos crimes e situações de violência doméstica.

Outra iniciativa idealizada no período pela deputada Eudiane Macedo (PV) foi de projetos que dizem respeito à segurança das mulheres. Um deles proíbe nomeação de agressores no serviço público estadual, e o outro reconhece empresas que contratarem mulheres em vulnerabilidade. Além disso, o selo para empresas “Amiga da Mulher” garante o reconhecimento a empresas que tiverem em seus quadros de funcionários, pelo menos 5% de mulheres que já tenham sido vítimas de violência doméstica.

A Assembleia Legislativa também aprovou dois projetos de lei voltados para o combate às agressões sofridas em ambiente doméstico e que obriga os condomínios residenciais comunicarem aos órgãos de segurança pública casos de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso, em seus interiores e o que autoriza o projeto “Casa Abrigo” em Natal. Os dois projetos são de autoria da deputada Cristiane Dantas (SDD). O segundo projeto de lei autoriza a instituição do projeto “Casa Abrigo” em Natal, com atendimento regional, e é amparado pela Lei nacional Maria da Penha.

A campanha da Assembleia Legislativa chega à sociedade potiguar em um momento em que os casos de feminicídio são cada vez mais noticiados. As peças de divulgação contêm o número 180, o disque-denúncia da violência contra a mulher.

O material também inclui os sinais de alertas sobre os perigos de uma relação com traços que podem evoluir a um feminicídio: ciúmes e controle excessivos; humilhações; agressões verbais e físicas; abusos físicos e psicológicos e o último, atentado à vida da mulher.

O feminicídio é a última etapa de uma série de violências que a mulher sofre, geralmente por homens com quem se relaciona, até chegar ao seu assassinato. Muitas vezes, as mulheres ignoram ou subestimam o alerta de que essa série de abusos físicos e psicológicos podem ser indícios do feminicídio.

Outro fator agravante é o medo da denúncia. Pesquisas revelam que 85% das mulheres acham que, aquelas que denunciam seus parceiros ou ex, quando agredidas, correm mais risco de serem assassinadas.

Partindo desses princípios, a campanha visa esclarecer e alertar às mulheres da importância de estarem atentas aos sinais, e o quanto as atitudes machistas e violentas podem levar ao feminicídio, trazendo como principal mensagem: “Antes de acontecer, o feminicídio dá sinais”.

A campanha será exibida em vídeos, spots para rádios, cartilha impressa e peças em redes sociais. Todo o material será disponibilizado nos canais de comunicação da ALRN, como o site www.al.rn.leg.br e no @assembleiarn

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Programa Ver Melhor da Prefeitura de Parnamirim avança e beneficia novos estudantes com exames e óculos de grau gratuitos

Publicado

em

 

Os estudantes do Centro Educacional Infantil Francisco Reinaldo, em Parnamirim, recebem nesta quinta-feira (25) a visita da equipe do Programa Ver Melhor. As crianças vão passar por testes de visão dentro do próprio CMEI, para avaliar a saúde ocular dos alunos da rede municipal de ensino. Identificados problemas de vista durante exames e avaliação médica, os estudantes recebem os óculos gratuitamente, doados pela Prefeitura.

Esta é a quinta escola visitada neste mês, dentro do cronograma da segunda etapa do projeto Ver Melhor Parnamirim. Em 2023 foram entregues mais de 70 unidades de óculos aos estudantes avaliados.

“Esse projeto é muito importante porque, muitas vezes, as crianças têm dificuldades de aprendizagem por não conseguirem ver o quadro ou enxergar bem para leitura e escrita. Isso gera déficit na educação. Enxergando bem, estamos garantindo a elas mais educação, saúde e qualidade de vida aos nossos alunos”, destaca o prefeito Rosano Taveira.

Continue lendo

DESTAQUE

Senador Styvenson e as eleições municipais em Caicó

Publicado

em

 

O Senador Styvenson Valentim participará ativamente na eleições municipais de Caicó na disputa para Prefeito e na Câmara de Vereadores.

Styvenson como já falou nas diversas inaugurações que participou em Caicó vai com a chapa Dr Tadeu e Toinho Santiago.

Já nas eleição para Vereador terá seu Assessor Pablo Cassiano que é responsável pela fiscalização de suas emendas na Cidade de Caicó e Região do Seridó, como sua indicação pessoal. O seu Partido Podemos além de Pablo Cassiano vem com 15 nomes fortes na disputa e por toda Caicó comentam que o Grupo do Senador elegerá 03 Vereadores.

Valentim é o campeão de emendas em prol do município de Caicó com mais de R$ 20 milhões destinados para Reforma e ampliação de 05 UBS, pavimentação de ruas, cirurgias, aquisição de ambulâncias, construção do aterro sanitário Controlado e da Alameda Gastronômica.

Continue lendo

DESTAQUE

Comissão de Justiça aprecia mais de 70 projetos de lei*

Publicado

em

 

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal apreciou 75 projetos de lei nesta segunda-feira (22). Dentre esses, destaque para propostas que tratam de incentivos para a revitalização do bairro da Cidade Alta e para a inclusão da pessoa com deficiência.

“As matérias deliberadas hoje já tinham pareceres consolidados, de modo a agilizar a discussão, inclusive, das emendas ao nosso novo regimento interno, que foram aprovadas em bloco para seguir à discussão em plenário. Queremos deixar o regimento pronto para a nova legislatura”, destacou a vereadora Nina Souza (União Brasil), presidente da comissão.

Já o PL n° 18/2024, da vereadora Margarete Régia (PROS), prevê ações de incentivo ao crescimento e fomento ao bairro da cidade Alta, facilitando o crédito e incentivos fiscais para empreendedores da área, bem como incentivando as atividades culturais. “É um projeto que incentiva o resgate do Centro Histórico. Precisamos fomentar a economia, inclusive, através da cultura e do turismo e dando visibilidade ao nosso centro”, disse o relator da matéria, vereador Raniere Barbosa (União Brasil).

Nesse mesmo contexto, foi aprovado o PL n° 807/2023, do vereador Klaus Araújo (PSDB), que cria o programa “Reviva a Cidade Alta”, que prevê descontos de IPTU.

Ainda na reunião, matérias que buscam inclusão da pessoa com deficiência também foram destaque, como o PL n ° 20/2024, do vereador Aroldo Alves (União Brasil), que institui o programa de Praia Acessível no município; e o PL 786/2023, do vereador Dickson Júnior (PDT), que garante a frequência facultativa de autistas e pessoas com demais transtornos e deficiências na escola em tempo Integral.

Neste sentido, o vereador Kleber Fernandes (REPUBLICANOS) teve aprovado seu projeto que permite a utilização de faixas exclusivas de ônibus para veículos de pessoas com autismo, cadastrados na STTU. “São pessoas que têm uma condição diferente e muitas vezes entram num clima de impaciência em momentos de estresse. A utilização dessas vias em momentos de congestionamento vai dar mais qualidade e tranquilidade aos pais e condutores que transportam pessoas com autismo nesses veículos”, argumentou o parlamentar.

_Texto: Cláudio Oliveira_
_Fotos: Francisco de Assis_

Continue lendo

DESTAQUE

Bombeiros do RN controlam fogo em shopping de Natal

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte foi acionado na madrugada desta segunda-feira (22) para atender uma ocorrência de incêndio em um shopping na zona sul de Natal.

O fogo começou por volta das 0h e atingiu três lojas. Uma equipe de combate a incêndio rapidamente chegou ao local e fez o trabalho por 3 horas evitando mais lojas serem atingidas.

Ninguém se feriu. Ainda não é possível afirmar o que teria motivado o incêndio.

Continue lendo

DESTAQUE

TRAGÉDIA: Acidente entre Van escolar e trator deixa pelo menos duas pessoas mortas no Sertão da Paraíba. Confira

Publicado

em

Um acidente entre uma van, que transportava estudantes, e um trator, na noite desta segunda-feira (22), deixou ao menos duas pessoas mortas, no Sertão da Paraíba. O acidente aconteceu na rodovia estadual PB-293, que liga as cidades de São Bento e Paulista, no Sertão da Paraíba.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das vítima se trata de um menino de 11 anos, que é filho da Secretária de Saúde da cidade de Paulista. Além disso, também foi confirmada a morte de uma jovem por conta do acidente entre os dois veículos, no entanto, os bombeiros não confirmam a idade dessa vítima.
A van que transportava os estudantes era contratada pelos pais para levar as crianças até uma escola particular de São Bento, segundo informações da TV Paraíba. O trator na qual o veículo colidiu estava parado no acostamento, conforme informações preliminares.
Várias pessoas ficaram feridas, ainda sem estimativa de quantas, por parte do Corpo de Bombeiros.
A van transportava cerca de 20 pessoas. As vítimas que ficaram feridas estão sendo transportadas para o hospital Emerentina Dantas, na cidade de Paulista, próximo ao local onde aconteceu o acidente.
O motorista da van ficou preso às ferragens e foi retirado do local após trabalho do Corpo de Bombeiros. Exames preliminares estão sendo feitos para saber a gravidade dos ferimentos. Ele foi transferido para o Hospital Regional de Pombal.
Continue lendo

DESTAQUE

MORRE VERIDIANO RODRIGUES O O FAMOSO VEROS PROPRIETÁRIO DO VERÚS BAR EM NATAL.

Publicado

em

Faleceu Veridiano Rodrigues, o proprietário do famoso cabaré Verus Bar. O empresário lutava contra a diabetes e sofreu algumas complicações e infecções recentemente. Na manhã de hoje (22) não resistiu.

Verus, como era carinhosamente chamado, tinha 67 anos, fundou um dos mais tradicionais bares da cidade, fazendo a alegria de muitas gerações. O local é conhecido pelos shows e pela receptividade das meninas que lá trabalhavam.

O velório acontecerá no Centro de Velório da São José, a partir das 18h.

Com informações do blog do Bagada


Continue lendo

DESTAQUE

Professora de 43 anos ganha mais no Onlyfans do que dando aula

Publicado

em

 

Professora de Biologia Animal, Rosana dos Reis Abrantes, de 43 anos, encontrou uma forma inusitada de aumentar sua renda mensal: criando conteúdo adulto nas plataformas Onlyfans e Privacy. Após ser denunciada por pais de alunos por publicar fotos sensuais em suas redes sociais, a docente do Espírito Santo viu sua popularidade crescer, chegando a ganhar cerca de R$ 20 mil por mês somente no Privacy.

Mesmo tendo sido punida pelo Comitê de Ética do Instituto Federal do Espírito Santo por conta de seu comportamento “não condizente com o Código de Ética Profissional”, Rosana continua produzindo conteúdo adulto, embora tenha sido recomendada a não utilizar o termo “professora” em suas páginas na internet.

Enquanto leciona para alunos do ensino médio e superior, a docente mantém uma postura profissional no ambiente de trabalho e afirma que seus alunos são respeitosos e educados, chegando até a defendê-la durante o período da denúncia.

MAIS >

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa Agorasei revela que Jaime Calado lidera com mais de 48% dos votos

Publicado

em

 

O ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, apresenta dois cenários favoráveis na pesquisa estimulada do Agorasei e o site annaruthdantas. O primeiro onde foi incluído o pré-candidato Geraldo Veríssimo e outro sem o nome dele. Em ambos, a liderança é de Jaime Calado.

No primeiro cenário, com Geraldo Veríssimo, Jaime Calado aparece com 48,4% e o atual gestor Eraldo Paiva com 21,4%. Em seguida, Geraldo Veríssimo com 4,2%. Brancos, nulos e nenhum somaram 7%. Não responderam 19%.

No segundo cenário, sem o nome de Geraldo Veríssimo, Jaime Calado aparece com 51,6% e Eraldo Paiva com 23,2%. Brancos, nulos e nenhum somaram 7%. Não responderam 18,2%.

A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de abril deste ano. Ao todo 500 eleitores, de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do Município de São Gonçalo do Amarante, foram ouvidos.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-02168/2024.

Continue lendo

DESTAQUE

Caiçara do Norte: Pesquisa Perfil: Pilola (PSDB) seria reeleito hoje com 64%

Publicado

em

A Pesquisa Perfil/Rádio 101FM João Câmara revelou números novos da disputa pela prefeitura de Caiçara do Norte, na região do Mato Grande. Nesta segunda-feira (22), os números foram divulgados no Programa Café com Messias. Foram ouvidos 400 eleitores entre os dias 12 e 13 de abril, na cidade e Zona Rural.  O erro amostral máximo calculado para o tamanho da amostra é 4,90% e o intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número. RN-05476/2024.

De acordo com a Perfil, o prefeito Pilola (PSDB) seria reeleito com 64,75% dos votos.

Estimulada – Prefeito

Pilola (PSDB) – 64,75%

Alan Cruz (Republicanos) – 24,25%

Indeciso – 7,25%

Branco/Nulo – 3,75%

Prefeito-Espontânea

Pilola (PSDB) – 62%

Alan Cruz (Republicanos) – 18,50%

Indecisos – 12,75%

Amarildo (PT) – 3,50%

Branco/Nulo – 3%

Renato – 0,25%

Avaliação Gestão Pilola

Aprovam – 71%

Desaprovam – 22%

Não Sabe – 7%

Continue lendo

DESTAQUE

Zé Lins agradece a Styvenson Valentim e caminha firme para disputar prefeitura de Currais Novos

Publicado

em

 

O ex-prefeito de Currais Novos (RN), Zé Lins, utilizou suas redes sociais para expressar sua gratidão ao senador Styvenson Valentim pela destinação de emendas para a construção do Hospital da Liga contra o Câncer no município. Em sua mensagem, Zé Lins destacou a importância do apoio do senador para o desenvolvimento e bem-estar da cidade.

“Currais Novos agradece todo seu apoio por destinar emendas para o Hospital da Liga contra o Câncer. Tudo que for para ajudar nossa cidade não podemos deixar para depois. Agradeço a Deus e à Liga contra o Câncer por escolher Currais Novos, e ao senador por destinar emendas de R$ 42 milhões para nosso município”, afirmou Zé Lins.

Continue lendo

Populares