A Prefeitura de Natal por meio do programa Banco de Alimentos, programa gerido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), entregou nesta quinta-feira(21), quase 850kg de alimentos à Casa do Menor do Trabalhador e ao Patronato da Medalha Milagrosa. Os produtos foram arrecadados durante o evento de aniversário de 65 anos da Rádio Rural, que aconteceu no início deste mês de setembro no Ginásio Nélio Dias, e foram repassados a Prefeitura.  A primeira-dama do Município, Amanda Grace, a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, e a diretora do Departamento de Segurança Alimentar (DSA), Marlene Ramalho,  participaram da entrega que contou com a participação de alunos da instituição.

“É muito importante essa parceria, que beneficia instituições da nossa cidade e atende a crianças   jovens e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar. A gestão Álvaro Dias, vem se empenhando cada vez mais para mudar essa realidade”, disse a primeira-dama, Amanda Dias.

O Banco de Alimentos viabiliza a captação e distribuição de gêneros alimentícios provenientes de doações dos setores público e privado. Entre as instituições beneficiadas estão a Casa do Menor Trabalhador e o Patronato da Medalha Milagrosa.

Para Irmã Socorro, presidente da Casa do Menor Trabalhador, a parceria com a Prefeitura de Natal através do Banco de Alimentos vem contribuindo bastante com a instituição. “Só temos que agradecer a Prefeitura de Natal pela parceria, toda a estrutura e a atenção dada a nossa instituição através da Secretaria Municipal de Assistência Social,  que sempre que precisamos,  nos acolhe” .

Para a secretária municipal, Ana Valda Galvão, o mais importante do programa, é auxiliar o acesso ao alimento para quem mais precisa. “É uma satisfação está aqui, odos  podem acompanhar de perto a destinação das doações: são crianças, pessoas com deficiência, idosos, os grupos beneficiados por esta rede”, enfatiza.

O Programa Banco de Alimentos é uma importante política pública que funciona como uma ponte entre quem quer doar e quem precisa receber. “Essa parceria  está conseguindo contribuir para segurança alimentar dessas famílias trabalhando também a questão do desperdício e o reaproveitamento dos alimentos”, disse.

A assistente social e diretora do Banco de Alimentos, Elaine Medeiros, explicou a importância do programa: “É importante destacar que o objetivo é contribuir com o direito à segurança alimentar desses usuários através do combate ao desperdício de alimentos e do fortalecimento da responsabilidade social das empresas parceiras”, afirma.

Mais de 31 toneladas já foram arrecadadas

O Banco de Alimentos da Prefeitura de Natal arrecadou mais de 31 toneladas desde a sua reestruturação em março de 2022. Os números tornam o Banco de Alimentos um dos equipamentos municipais que atuam de forma estratégica na garantia da segurança alimentar para a população mais vulnerável da cidade. O programa atende ao todo 23 instituições assistenciais cadastradas na secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e  impacta cerca de 5 mil pessoas mensalmente.

Os alimentos são coletados junto à rede de doadores, avaliados e selecionados pela equipe técnica do Banco de Alimentos, vinculados ao departamento de Segurança Alimentar da Semtas e, em seguida, são repassados segundo o número e a faixa etária dos públicos atendidos pelas instituições cadastradas, que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Atualmente, o Programa atende instituições como: Escola Ambulatório Padre João Maria-Casa da Criança, Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do RN – Hatmo, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos- IERC/RN, Lar da Vovozinha, Casa de Idosos Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico -LAE, Lar Fabiano de Cristo, Casa do Menor Trabalhador,  Patronato da Medalha Milagrosa dentre outras.

Doações

Os interessados devem entrar em contato no telefone (84) 3232.9498 e pelo 98602.5391 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira. O doador também pode entregar os alimentos na sede do Banco de Alimentos, na rua Manoel Miranda, 1860, Quintas