Connect with us

DESTAQUE

‘As estradas estavam sem restauração há 20, 30 e até 40 anos’- Diz Governadora do RN

Publicado em

 

 

Governadora Fátima Bezerra entrevista pelo jornalista César Santos  (Foto: Crédito da foto: Carlos Costa)

Fátima Bezerra classifica o programa de restauração de estradas como o maior investimento em infraestrutura rodoviária das últimas décadas. Em entrevista ao Cafezinho com César Santos, a governadora destaca investimento de mais de R$ 40 milhões.

A governadora Fátima Bezerra (PT) fez questão de acompanhar – in loco – o início da restauração das rodovias estaduais do Rio Grande do Norte. Começou pela região Oeste, entre Mossoró e Pau dos Ferros, onde estão sendo recuperados 210 quilômetros de estradas. Nessa primeira etapa, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 400 milhões para restaurar cerca de 800 quilômetros de rodovias.

A governadora classifica o programa de restauração de estradas como o maior investimento em infraestrutura rodoviária das últimas décadas. “Esse é o legado importante que deixaremos”, afirma Fátima Bezerra nessa entrevista ao “Cafezinho com César Santos”.

A governadora destaca outras ações do seu governo em Mossoró como o investimento de R$ 160 milhões no sistema de abastecimento de água e os mais de R$ 10 milhões na reforma do Hospital Regional Tarcísio Maia. Leia:

Governadora, qual a dimensão do investimento no programa de restauração de estradas e o que o governo espera a partir da recuperação da infraestrutura rodoviária?

Dado concreto é que essa primeira etapa, graças a Deus, nós conseguimos antecipar o seu início, entendendo a urgência de restaurar as estradas do nosso estado. A previsão inicial é que as obras começariam agora em junho, mas a gente antecipou em um mês. As máquinas estão trabalhando e a população pode acompanhar a obra. Todos os três lotes tiveram o processo de licitação concluído, ordem de serviço assinada e, repito, máquinas exatamente na pista. Por exemplo, o lote 1 que compreende Mossoró e Pau dos Ferros. A RN-117, que era uma reivindicação antiga da região, entre Mossoró e Governador Dix-sept Rosado, o trabalho está em ritmo acelerado. Outra reivindicação muito importante era a restauração da RN-015, que liga Mossoró a Baraúna, e o trabalho também já está iniciado. Tem ainda a rodovia Tibau/Grossos e o trecho rodoviário no Alto Oeste, que é a RN-177, entre Pau dos Ferros, Encanto, Dr. Severiano, Venha-Ver e São Miguel. Ao todo são quase 800 quilômetros que estamos restaurando nesse exato momento, com investimento de mais de 400 milhões de reais. A importância da restauração das estradas fala por si só, porque significa bem-estar. Estradas em bom estado traz segurança, protege as pessoas, conforto e fluidez. Ao mesmo tempo, as estradas têm um papel estratégico, fundamental e imprescindível do ponto de vista da logística para promover o desenvolvimento.

É possível, nesse momento, fazer uma previsão de quando esses trechos rodoviários estarão prontos?

Se Deus quiser, estaremos concluindo essa primeira etapa em dezembro. As máquinas estão nas estradas, homens trabalhando e recursos garantidos. Então, a nossa previsão é de concluir as obras dos três lotes até o fim do ano.

Governadora, por que o programa de restauração das rodovias estaduais demorou tanto?

Primeiro, temos que dizer que essa foi uma das heranças que recebi. Essas estradas estavam sem restauração há 20, 30 e até 40 anos. Todos sabem como eu recebi o Estado com as finanças arrasadas e problemas acumulados. Os servidores públicos estavam com quatro folhas atrasadas, dívida de 1 bilhão de reais só com salários. Tivemos que priorizar os salários. Pagamos as quatro folhas atrasadas e mantivemos em dia os salários do mês trabalhado. O servidor vivia incerteza, mas, com determinação, atualizamos a folha e pagamos os salários rigorosamente em dia. Quero destacar que agora tivemos o apoio do presidente Lula, fizemos o empréstimo por meio do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF) do governo federal e iniciamos a execução da primeira etapa do programa de restauração de estradas. As obras foram iniciadas no tempo em que conseguimos recursos para fazer o investimento, e essa era uma meta que a gente perseguiu até concretizar.

Outros trechos da malha viária estadual também precisam de restauração urgente como Governador Dix-sept Rosado a Caraúbas, Caraúbas a Olho d’Água, da Gangorra a Grossos, entre outras. Quando esses trechos serão recuperados?

Esses trechos serão inseridos na segunda etapa do programa de restauração de estradas. Esse ano, estamos focados na primeira etapa que compreende quase 800 quilômetros de estradas em três lotes que já foram iniciados. Então, posso garantir, com toda a certeza, que esses trechos vão entrar na segunda etapa do programa que executaremos no próximo ano.

Existem algumas urgências em Mossoró, duas delas se destacam: a recuperação do Hospital Regional Tarcísio Maia e o sistema de abastecimento de água. São demandas reclamadas pelos mossoronses e que pedem urgência. Qual a garantia que o governo pode dar nesse momento?

Essas duas demandas têm atenção especial do nosso governo e posso assegurar: vamos deixar esse legado para Mossoró e toda a região. O Hospital Tarcísio Maia é um patrimônio de todos nós. Essa unidade cuida da saúde das pessoas, salva vidas. Pela primeira vez, em 38 anos de sua existência, o Tarcísio Maia está recebendo uma reforma pra valer; são mais de 10 milhões de reais que estão sendo investidos. Vocês estão acompanhando toda a dedicação de nossa equipe, fizemos a pactuação com o Ministério Público para transferências de serviços, enquanto a obra é executada, para outras unidades de saúde como o Hospital da Mulher e o Hospital da Polícia Militar, e o processo está em andamento.

O que a população pode esperar do Hospital Tarcísio Maia a partir da conclusão desse investimento de mais de 10 milhões de reais?

Vamos dar ao Tarcísio Maia muito mais capacidade de resolutividade, ou seja, a população vai ter um ambiente muito mais seguro, moderno e adequado para o bom funcionamento. Será, sem dúvida nenhuma, um ambiente muito mais acolhedor para a população. O Tarcísio Maia representa para a região de Mossoró o que o Hospital Walfredo Gurgel representa para Natal e Grande Natal. Volto a dizer: em 38 anos, o Hospital Regional Tarcísio Maia nunca passou por uma reforma como esta que estamos fazendo agora. Nós entendemos a importância que esse equipamento tem para a população local. Veja que mais de 40% dos atendimentos realizados no Tarcísio Maia são de Mossoró. Então, essa é uma conquista muito importante para todos nós, um legado que deixaremos à saúde pública local e regional.

Quanto ao abastecimento de água em Mossoró, que é um dos problemas mais reclamados pela população, a Caern dará uma solução definitiva?

Olha, César, nós estamos investindo pra valer na estrutura de abastecimento de água na cidade de Mossoró. Entre o que o nosso governo já aplicou e o que está sendo projetado, são 160 milhões de investimentos, com recursos próprios do Estado. Tem mais: a Caern calcula que até 2026 esses os investimentos em Mossoró alcancem a casa dos 200 milhões de reais. Só com a adutora Santa Cruz-Mossoró, que finalmente será entregue, o investimento é de 83 milhões de reais. Temos a perfuração de poços como o do Nova Betânia e do Rincão, que também representam uma etapa importante para aumentar a oferta de água na cidade. O dado concreto é que, diante dos problemas no abastecimento de água em Mossoró, eu chamei o presidente da Caern, Sérgio Roberto, e disse: ‘eu quero uma força-tarefa instalada em Mossoró’ e essa força-tarefa só será desmobilizada quando a gente, se Deus quiser, conseguir resolver o problema por completo. Portanto, não tenha dúvida, a melhoria no abastecimento de água em Mossoró será outro grande legado do nosso governo.

Governadora, quanto à sede própria do 12º Batalhão de Polícia Militar, o governo tem previsão de quando essa obra será concretizada?

As obras já foram iniciadas e deveremos concluí-las no fim deste ano. Essa é a informação precisa que nos foi passada pelo Coronel Araújo (secretário de Segurança e da Defesa Social). Essa é mais uma obra importante do nosso governo em Mossoró. Mas quero destacar o quanto nós temos investido na área de segurança pública, ressaltando o apoio importante que temos recebido do governo Lula. Por exemplo, nossa frota foi 100% renovada; só Mossoró recebeu mais de 30 viaturas da Polícia Militar, além de novas viaturas da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. E nos próximos dias estaremos entregando novo lote de viaturas. Outro ponto que merece uma reflexão: desde que assumimos o governo, realizamos nove concursos, com nomeação de mais de três mil novos agentes de segurança pública e vamos passar de quatro mil nomeações, porque tem nova turma com mais de 1.600 concursados. Graças a Deus esses investimentos estão tendo resultado positivo. Desde que nós assumimos o RN, os índices de violência entraram numa curva descendente, os números estão aí para comprovar. Isso não é milagre, é trabalho, é foco, é determinação, é planejamento.

 

DESTAQUE

Rafael Motta avança no Vale do Açu com apoio do ex-prefeito de Assú Ivan Júnior e Dra. Vanessa Lopes

Publicado

em

O pré-candidato ao Senado Federal Rafael Motta recebeu neste sábado (13) o apoio do ex-prefeito de Assú e pré-candidato a deputado estadual, Ivan Júnior, e de sua esposa, a ex-candidata a prefeita Dra. Vanessa Lopes. O apoio amplia a base política de Rafael Motta no Vale do Açu e reforça sua presença no interior do Rio Grande do Norte na disputa pelo Senado em 2026.

 

O apoio reflete uma parceria construída com trabalho concreto. Durante seus dois mandatos como deputado federal, Rafael Motta destinou recursos para pavimentação e calçamento de ruas em Assú, investiu no fortalecimento das unidades básicas de saúde do município e manteve um canal permanente com vereadores e lideranças locais para que as demandas de Assú chegassem ao Congresso Nacional. Para Ivan Júnior, que esteve à frente da gestão do município, a decisão de apoiar Rafael Motta é resultado direto desse histórico de proximidade e entregas reais ao Vale do Açu.

Continue lendo

DESTAQUE

Jorge do Rosário mostra força e reúne mais de 120 lideranças do Seridó e reforça compromisso com o desenvolvimento da região.

Publicado

em

 

O pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (PL) reuniu cerca de 120 lideranças políticas de diversos municípios do Seridó na tarde deste sábado (13), em Caicó. O encontro, realizado no auditório do Hotel Porto Bello, contou com a presença de vereadores, suplentes, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e representantes de diferentes segmentos da região.

Durante o evento, Jorge destacou seu compromisso com o fortalecimento dos municípios seridoenses e defendeu a união de esforços em favor do desenvolvimento regional. “O Seridó terá uma mão amiga para ajudar suas cidades na hora da precisão, lutando pelo crescimento e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O clima de entusiasmo marcou todo o encontro. Em diversos momentos, as lideranças presentes interromperam o discurso do pré-candidato com manifestações de apoio e gritos de “É tempo de Jorge”, demonstrando a receptividade ao projeto político que vem sendo construído para as eleições de 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Lideranças fortíssimas de Baraúna declaram apoio à Dr. Bernardo para Federal.

Publicado

em

A pré-candidatura do Dr. Bernardo recebe duas importantes lideranças políticas vindas do município de Baraúna no Oeste do RN.

O líder Zezé da Agrícola foi candidato a prefeito em 2024 e o suplente de vereador Fábio Júnior fecharam com Dr. Bernardo para Federal.

Continue lendo

DESTAQUE

Rafael Motta cresce no Seridó e pode estar entre os mais votados da região

Publicado

em

Com adesões chegando de diversas cidades do Seridó, Rafael Motta amplia sua base política e fortalece sua pré-candidatura ao Senado. Nos últimos dias, recebeu o apoio de vereadores e lideranças em municípios como Caicó, Jardim do Seridó e São José do Seridó, consolidando presença em uma das regiões mais influentes do Rio Grande do Norte.

O avanço dos apoios e a crescente articulação com parlamentares municipais colocam Rafael Motta como um dos nomes com potencial para figurar entre os mais votados do Seridó nas eleições de 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Álvaro Dias prestigia a 14ª Caprifeira de Coronel Ezequiel e destaca a força da agropecuária do RN

Publicado

em

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou nesta sexta-feira da 14ª Caprifeira de Coronel Ezequiel, considerada uma das mais importantes exposições da caprinocultura e ovinocultura do estado. O evento reúne produtores rurais, expositores, agricultores e visitantes, movimentando a economia local e fortalecendo o setor agropecuário da região.

Recebido pelo prefeito Thales Farias, pelo vice-prefeito Adailton, vereadores do município e diversas lideranças políticas, Álvaro percorreu os estandes da exposição, conversou com produtores e recebeu o carinho da população presente ao evento.

Também participaram da programação o deputado estadual Gustavo Carvalho, o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira, o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio, o pré-candidato a deputado federal Coronel Brilhante, além de representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e membros do Poder Legislativo local.

A edição deste ano da Caprifeira reúne cerca de 530 animais e reforça o papel de Coronel Ezequiel como referência na promoção de eventos voltados ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Rio Grande do Norte.

Em sua participação no evento, Álvaro destacou a importância da Caprifeira para o fortalecimento da agropecuária e parabenizou o prefeito Thales Farias pela realização de mais uma edição da exposição, considerada uma das maiores do Rio Grande do Norte.

“Gostaria de parabenizar o prefeito Thales Farias pela iniciativa e pela qualidade desta tradicional exposição, que já se consolidou como uma das mais importantes do nosso estado. É motivo de orgulho ver um evento que valoriza os produtores e movimenta a economia da região”, afirmou.

O pré-candidato também reforçou seu compromisso com o fortalecimento das exposições agropecuárias e com o apoio aos produtores rurais.

“O que depender de mim, continuarei contribuindo para que eventos como este sigam crescendo e fortalecendo a agricultura e a pecuária do Rio Grande do Norte”, finalizou.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Últimas pesquisas colocam Ivan Júnior entre os 2 mais fortes da nominata do MDB para deputado estadual

Publicado

em

O ex-prefeito Ivan Júnior segue ganhando espaço na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. De acordo com levantamentos divulgados nos últimos meses, ele aparece oscilando entre a primeira e a segunda colocação dentro da nominata do MDB, um dos grupos mais competitivos da disputa estadual.

Os números reforçam o crescimento político de Ivan Júnior e demonstram a consolidação de seu nome em diversas regiões do estado. Com forte atuação no Vale do Açu e ampliando sua presença em outras regiões, o ex-prefeito vem se mantendo entre os candidatos mais competitivos do partido.

O desempenho nas pesquisas fortalece a expectativa de que Ivan Júnior chegue à eleição de 2026 como um dos principais nomes do MDB na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Francisco participa da 30ª edição do Santo Antônio do Povo em Santana do Seridó

Publicado

em

 

O deputado estadual Francisco do PT participou, na noite desta sexta-feira (12), da 30ª edição do Santo Antônio do Povo, tradicional celebração realizada no município de Santana do Seridó. O parlamentar esteve acompanhado da pré-candidata ao Senado, Samanda Alves, e do pré-candidato a deputado federal, Odon Júnior, além de diversas lideranças políticas locais e estaduais.

Reconhecido como um dos eventos culturais mais importantes da região, o Santo Antônio do Povo reúne anualmente moradores e visitantes de diferentes localidades.

Durante o evento, Francisco destacou a importância da festa para a identidade cultural do Rio Grande do Norte e relembrou sua atuação para garantir o reconhecimento oficial da celebração.

“É uma alegria participar de mais uma edição do Santo Antônio do Povo e ver essa tradição chegar aos 30 anos cada vez mais forte. Essa festa representa a cultura, a fé e a história do povo de Santana do Seridó. Por isso, tive a honra de apresentar leis que reconhecem e fortalecem esse patrimônio tão importante para o nosso estado”, afirmou o deputado.

O Santo Antônio do Povo foi reconhecido como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Rio Grande do Norte por meio de lei de autoria de Francisco do PT. O parlamentar também é autor da lei que incluiu a festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado, garantindo ainda mais visibilidade e valorização à tradicional festa santanense.

Continue lendo

DESTAQUE

Nina Souza fortalece base política em Natal e amplia apoios na região Agreste

Publicado

em

 

A pré-candidata a deputada federal Nina Souza (PL) segue intensificando sua agenda de articulações políticas, fortalecendo sua presença em Natal e ampliando apoios importantes na região Agreste do Rio Grande do Norte.

Um dos movimentos de destaque foi a adesão da vereadora Dra. Lucineide e do médico Dr. Sílvio Paiva, lideranças de Monte Alegre e reconhecidas pelos serviços prestados à população. O apoio amplia a presença política de Nina no Agreste e fortalece sua pré-candidatura para 2026.

Em Natal, Nina participou de uma série de encontros promovidos por lideranças da capital. A pré-candidata esteve nos eventos dos vereadores Cláudio Custódio, Herberth Sena e Eribaldo Medeiros, além dos encontros organizados pelos secretários municipais e suplentes de vereador Klaus Araújo e Felipe Alves. As agendas reuniram o presidente da câmara de Natal e pré candidato a deputado estadual Eriko Jacome, deputada estadual Eudiane Macedo, lideranças comunitárias, apoiadores e representantes de diversos segmentos.

No interior, Nina prestigiou a tradicional Festa de Santo Antônio do Achado, em Georgino Avelino. O evento contou com a presença do prefeito Antônio Freire, da primeira-dama Idalma, vereadores do município, lideranças da região e do prefeito de Natal, Paulinho Freire.

“Tenho percorrido o estado ouvindo as pessoas, reencontrando amigos e fortalecendo parcerias. Cada agenda reforça nosso compromisso de continuar trabalhando pelo Rio Grande do Norte e construindo esse projeto ao lado da população”, afirmou Nina Souza.

Continue lendo

DESTAQUE

Com novas adesões em Caicó, Rafael Motta amplia apoios no Seridó

Publicado

em

 

A expansão da pré-candidatura de Rafael Motta ao Senado Federal chegou nesta sexta (12) a Caicó. Na cidade, Rafael esteve na Rádio Mundial FM e contabilizou a declaração de apoio de Fátima Saraiva, figura histórica do Partido dos Trabalhadores no município, ex-presidente do diretório municipal do PT e referência na militância ligada aos movimentos sociais e sindicais da região. O projeto do pré-candidato ao Senado junto ao time de Lula no RN, ao lado da governadora Fátima, de Cadu e de Samanda, tem demonstrado forte expansão por todo estado e trazendo apoios que mostram o tamanho do projeto nas regiões.

A visita ainda rendeu mais uma adesão ao time. O vereador Arthur, de Caicó, declarou apoio à pré-candidatura. O Seridó não é território desconhecido para Rafael. Durante seus dois mandatos como deputado federal ele destinou emendas de saúde e infraestrutura para a região, além de ações junto a assistência social e a causa animal.

Continue lendo

DESTAQUE

Klaus do Bem reúne multidão e declara apoio às pré-candidaturas de Eriko Jácome e Nina Souza

Publicado

em

 

O ex-vereador de Natal e atual secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Klaus do Bem, reuniu uma grande multidão na noite desta quinta-feira (11), em um encontro que demonstrou sua força política e capacidade de mobilização.

Durante o evento, Klaus oficializou seu apoio às pré-candidaturas de Eriko Jácome para deputado estadual e de Nina Souza para deputada federal. Na ocasião, também reafirmou seu apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias.

O encontro contou com a presença de importantes lideranças políticas. Estiveram presentes a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, representando o prefeito Paulinho Freire, e Washington, representando o senador Rogério Marinho, além de apoiadores, amigos e lideranças de diversos segmentos.

 

Continue lendo

Populares