Connect with us

DESTAQUE

Após morte , Fiocruz alerta para meningite transmitida por caramujo

Publicado em

A Fundação Oswaldo Cruz faz um alerta para a transmissão de meningite por meio de caramujos (meningite eosinofílica). A preocupação surgiu depois da morte de um paciente em abril, no município de Nova Iguaçu, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Análises laboratoriais identificam a presença do verme causador da doença em um caramujo na região onde o caso foi registrado.

A meningite é uma doença caracterizada pela inflação das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal.

A investigação foi conduzida pelo Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Malacologia é o ramo da biologia que estuda os moluscos. Após a Fiocruz ser notificada do caso, agentes da Vigilância Ambiental em Saúde (Suvam) de Nova Iguaçu e do IOC realizaram a coleta de caramujos em diferentes pontos do bairro Ipiranga, onde o paciente contraiu a doença.

De um total de 22 moluscos analisados, o verme causador da doença, Angiostrongylus cantonensis, foi encontrado em um caramujo da espécie Pomacea maculata, conhecido popularmente como lolô ou aruá.

Caso de meningite transmitida por caramujo não era registrado no estado do Rio desde 2014. No Brasil, há episódios desde 2006.

Estudos do Serviço de Referência para Esquistossomose-Malacologia da Fiocruz feitos entre 2008 e 2021 detectaram a presença do verme Angiostrongylus cantonensis em 14 unidades da federação.

Para a chefe do Laboratório de Malacologia do IOC/Fiocruz, Silvana Thiengo, o cenário reforça a necessidade de atenção dos serviços de saúde para diagnosticar a doença. “Desde 2006, temos casos de meningite eosinofílica no Brasil. Porém, muitos profissionais de saúde ainda desconhecem a doença. Os médicos precisam lembrar essa possibilidade para fazer o diagnóstico e oferecer o tratamento adequado”, disse.

Transmissão

O verme Angiostrongylus cantonensis, em seu ciclo de vida, é um parasita que busca hospedeiros como roedores, como ratos, que servem para desenvolvimento do parasita adulto. Os vermes se reproduzem e geram larvas que são eliminadas pelas fezes dos maníferos.

As larvas acabam ingeridas por caramujos. Dentro dos moluscos, adquirem a forma capaz de infectar animais vertebrados, ou seja, é um ciclo que se repete.

A infecção humana ocorre quando as pessoas ingerem um caramujo infectado ou o muco liberado por ele, contendo as larvas do verme. De acordo com a Suvam, há relatos de que o paciente se infectou ao ingerir um caramujo de água doce cru.

Os pesquisadores do IOC coletaram também animais como ratos, preás e gambás na região onde houve o caso para confirmar a infecção desses mamíferos. As análises estão em andamento.

Sintomas da doença
O sintoma mais comum da meningite eosinofílica é dor de cabeça. A rigidez da nuca e a febre – comuns em outras formas da doença – são mais raras na meningite transmitida por caramujos.

Alguns pacientes apresentam distúrbios visuais, enjoo, vômito e parestesia persistente (sensação de formigamento ou dormência). Na maioria dos casos, a pessoa se cura espontaneamente. Mesmo assim, o acompanhamento médico é importante porque alguns indivíduos desenvolvem quadros graves, que podem levar à morte.

O tratamento busca reduzir a inflamação no sistema nervoso central e aliviar a dor, além de evitar complicações.

Cuidados
A chefe do Laboratório de Malacologia aponta três formas principais de evitar o contágio pelo caramujo: tomar cuidados ao manuseá-lo, higienizar verduras e não ingerir esses animais crus ou malcozidos.

Em algumas regiões, é comum a presença de caramujos perto de casas e locais de presença humana. Os mais comuns são os Achatina fulica, conhecidos como caracol gigante africano.

A recomendação das autoridades de saúde para a exterminação desses moluscos é por meio da coleta manual, porém, sempre usando luvas ou sacos plásticos para proteger a mãos. Em seguida, colocá-los em recipiente com água fervente por cinco minutos. Depois, quebrar as conchas e enterrá-las ou jogá-las no lixo.

Esse cuidado de quebrar a proteção é para que não se tornem criadouros de Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Caso não seja feita a exposição à água fervente, os moluscos recolhidos devem ser colocados em um recipiente, como balde ou bacia, e submersos em solução preparada com uma parte de hipoclorito de sódio (água sanitária) para três de água. Após 24 horas de imersão, a solução pode ser dispensada, e as conchas descartadas.

Outros cuidados importantes são: não ingerir moluscos crus ou malcozidos, incluindo caracóis terrestres, lesmas e caramujos aquáticos; e lavar bem frutas e verduras, deixando de molho por 30 minutos em mistura com um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária, enxaguando bem em água corrente antes do consumo.

Além das orientações à população, a Fiocruz reforça a importância de agentes de vigilância municipais mapearem os riscos de infecção, por meio de coleta periódica de moluscos e envio para análise parasitológica realizada pelo Serviço de Referência do IOC/Fiocruz.

“São poucos os municípios que enviam espécimes para análise parasitológica regularmente. Os serviços de vigilância de vetores frequentemente precisam concentrar suas equipes no combate a doenças epidêmicas, como a dengue, e a vigilância dos caramujos fica desguarnecida”, constata a coordenadora do Laboratório de Referência, Elizangela Feitosa.

Nova Iguaçu é uma das cidades onde o monitoramento é realizado regularmente. “Geralmente, a população faz o apelo por causa do incômodo causado pelo caracol africano. Mas, sabendo que temos uma doença emergente, nós coletamos amostra para a vigilância parasitológica e mostramos aos moradores como catar os caramujos de forma segura, para tentar reduzir ou eliminar esse vetor”, explica o responsável pela vigilância malacológica no município, José de Arimatea Brandão Lourenço.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que ainda não tinha sido notificada pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu e que mobilizou uma equipe técnica, nesta segunda-feira (1°), para apuração do caso.

Agência Brasil

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Kelps afirma que Nilda receberá as maiores emendas parlamentares da história de Parnamirim se eleito deputado federal

Publicado

em

Kelps falou para aliados que pretende colaborar de todas as formas para que a gestão de Nilda tenha muito mais recursos em Brasília a partir de sua chegada à Câmara Federal.

“Parnamirim caminha para se tornar o município com a segunda maior população do Rio Grande do Norte e precisará de projetos e recursos para suprir as necessidades da população. Nilda terá todo o nosso apoio em Brasília pois sabemos que os desafios são enormes no futuro da cidade”, disse Kelps.

Ex-secretário de finanças do município e pré-candidato a deputado federal, Kelps já sabe quais são os gargalos tanto nos processos internos de administração quanto nas demandas futuras de infraestrutura. E vai utilizar esse conhecimento para ajudar a prefeita Nilda a alcançar a máxima produtividade com cada recursos que for destinado para a gestão municipal.

“Há um fato geopolítico muito importante acontecendo neste momento. Ao se desenvolver, Parnamirim vai influir cada vez mais em toda a região Metropolitana de Natal, então, cada projeto local tem que ser pensado de forma regional. Nlda terá todo o nosso apoio e esforço para ter sucesso na construção do futuro da região metropolitana”, avisou Kelps.

Kelps falou para aliados que pretende colaborar de todas as formas para que a gestão de Nilda tenha muito mais recursos em Brasília a partir de sua chegada à Câmara Federal.

“Parnamirim caminha para se tornar o município com a segunda maior população do Rio Grande do Norte e precisará de projetos e recursos para suprir as necessidades da população. Nilda terá todo o nosso apoio em Brasília pois sabemos que os desafios são enormes no futuro da cidade”, disse Kelps.

Ex-secretário de finanças do município e pré-candidato a deputado federal, Kelps já sabe quais são os gargalos tanto nos processos internos de administração quanto nas demandas futuras de infraestrutura. E vai utilizar esse conhecimento para ajudar a prefeita Nilda a alcançar a máxima produtividade com cada recursos que for destinado para a gestão municipal.

“Há um fato geopolítico muito importante acontecendo neste momento. Ao se desenvolver, Parnamirim vai influir cada vez mais em toda a região Metropolitana de Natal, então, cada projeto local tem que ser pensado de forma regional. Nlda terá todo o nosso apoio e esforço para ter sucesso na construção do futuro da região metropolitana”, avisou Kelps.

Continue lendo

DESTAQUE

Eriko Jácome celebra investimento de R$ 7 milhões para fortalecer o combate ao câncer infantojuvenil no RN

Publicado

em

 

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, que se destaca por sua forte atuação e compromisso com a luta contra o câncer no RN, participou na manhã de hoje (10), do evento de celebração do projeto Mãos que Ajudam, iniciativa que mobiliza esforços em torno de uma causa nobre: o fortalecimento da rede de assistência e saúde voltada ao combate ao câncer infantojuvenil.

A ação representa um importante avanço para o atendimento de crianças e adolescentes em tratamento oncológico no estado, por meio da destinação de R$ 7 milhões para três instituições de referência: o Hospital Infantil Varela Santiago, a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer e a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

A mobilização da doação foi conduzida pela Casa Durval Paiva e pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), entidades reconhecidas nacionalmente pelo trabalho desenvolvido em apoio a crianças e adolescentes diagnosticados com câncer.

O evento reuniu importantes representantes das instituições beneficiadas e parceiras da iniciativa, entre eles Rilder Campos, diretor-presidente da Casa Durval Paiva; Dr. Algemir Brunetto, diretor executivo do Instituto do Câncer Infantil; Ricardo Araújo, representante da área de impacto de projetos na oncologia pediátrica; Dr. Ivo Barreto, superintendente adjunto da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer; Dr. Paulo Xavier, diretor-presidente do Hospital Varela Santiago; e Dr. Geison Moreira, da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

Durante a solenidade, Eriko destacou a relevância de iniciativas que fortalecem a rede de saúde e ampliam as condições de diagnóstico e tratamento para pacientes infantojuvenis.

“Ações como essa renovam nossa esperança e mostram a força da união em torno de uma causa tão importante. O câncer é uma doença que impacta não apenas os pacientes, mas toda a família. Por isso, investir em prevenção, diagnóstico precoce, tratamento de qualidade e estrutura hospitalar é fundamental para salvar vidas. Fico muito feliz em testemunhar um gesto de solidariedade que vai beneficiar tantas crianças e adolescentes do nosso estado, fortalecendo instituições que realizam um trabalho extraordinário diariamente”, afirmou Eriko Jácome.

A doação foi viabilizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, que se destaca por sua forte atuação e compromisso com a luta contra o câncer no RN, participou na manhã de hoje (10), do evento de celebração do projeto Mãos que Ajudam, iniciativa que mobiliza esforços em torno de uma causa nobre: o fortalecimento da rede de assistência e saúde voltada ao combate ao câncer infantojuvenil.

A ação representa um importante avanço para o atendimento de crianças e adolescentes em tratamento oncológico no estado, por meio da destinação de R$ 7 milhões para três instituições de referência: o Hospital Infantil Varela Santiago, a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer e a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

A mobilização da doação foi conduzida pela Casa Durval Paiva e pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), entidades reconhecidas nacionalmente pelo trabalho desenvolvido em apoio a crianças e adolescentes diagnosticados com câncer.

O evento reuniu importantes representantes das instituições beneficiadas e parceiras da iniciativa, entre eles Rilder Campos, diretor-presidente da Casa Durval Paiva; Dr. Algemir Brunetto, diretor executivo do Instituto do Câncer Infantil; Ricardo Araújo, representante da área de impacto de projetos na oncologia pediátrica; Dr. Ivo Barreto, superintendente adjunto da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer; Dr. Paulo Xavier, diretor-presidente do Hospital Varela Santiago; e Dr. Geison Moreira, da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

Durante a solenidade, Eriko destacou a relevância de iniciativas que fortalecem a rede de saúde e ampliam as condições de diagnóstico e tratamento para pacientes infantojuvenis.

“Ações como essa renovam nossa esperança e mostram a força da união em torno de uma causa tão importante. O câncer é uma doença que impacta não apenas os pacientes, mas toda a família. Por isso, investir em prevenção, diagnóstico precoce, tratamento de qualidade e estrutura hospitalar é fundamental para salvar vidas. Fico muito feliz em testemunhar um gesto de solidariedade que vai beneficiar tantas crianças e adolescentes do nosso estado, fortalecendo instituições que realizam um trabalho extraordinário diariamente”, afirmou Eriko Jácome.

A doação foi viabilizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Continue lendo

DESTAQUE

Juninho Alves registra 1,1% para deputado federal e também aparece citado para deputado estadual em pesquisa divulgada pelo Agora RN.

Publicado

em

O pré-candidato a deputado federal Juninho Alves voltou a aparecer entre os nomes lembrados pelo eleitorado potiguar em mais uma pesquisa divulgada no Rio Grande do Norte. No levantamento divulgado pelo Agora RN, Juninho registrou 1,1% das citações para deputado federal, figurando entre os nomes mais citados do PL.

Mas os números chamam atenção por outro motivo. Além de ser lembrado para a disputa à Câmara dos Deputados, Juninho Alves também teve seu nome citado no cenário para deputado estadual, demonstrando alcance político em diferentes regiões do estado.

O desempenho reforça a presença do ex-prefeito no debate político estadual e evidencia que seu nome continua sendo lembrado espontaneamente pelos eleitores. Nos bastidores, aliados avaliam que os números mostram o potencial eleitoral de Juninho Alves e a consolidação de sua imagem junto ao eleitorado potiguar.

A dupla lembrança na pesquisa, tanto para deputado federal quanto para deputado estadual, é vista como um indicativo de que Juninho segue em evidência e com forte reconhecimento popular

Continue lendo

DESTAQUE

“Precisamos de alguém com coragem”, diz Felipe Alves ao defender nome de Álvaro Dias

Publicado

em

Em clima de São João e confraternização, o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou nesta segunda-feira (8) de um encontro promovido pelo ex-vereador e atual secretário municipal de Serviços Urbanos de Natal, Felipe Alves. O evento reuniu lideranças políticas, amigos e apoiadores em um momento marcado pelo fortalecimento de alianças e pela valorização das tradições nordestinas.

Entre os presentes estavam a pré-candidata a deputada federal Nina Souza e o presidente da Câmara Municipal de Natal e pré-candidato a deputado estadual, Eriko Jácome, além de diversas lideranças da capital potiguar.

Durante o encontro, Felipe Alves destacou sua admiração pela trajetória política de Álvaro Dias e ressaltou a postura do ex-prefeito de Natal em momentos decisivos da história recente do estado.

“Precisamos de alguém com o perfil de Álvaro Dias, um homem de coragem e determinação. Ele teve coragem durante a pandemia e terá a mesma disposição para enfrentar os desafios do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Ao agradecer a recepção, Álvaro relembrou ações realizadas durante sua gestão à frente da Prefeitura de Natal, especialmente no período da pandemia da Covid-19, quando a capital implantou um hospital de campanha e ampliou a rede de atendimento à população.

Segundo Álvaro, a experiência acumulada na administração pública será fundamental para enfrentar os desafios do Rio Grande do Norte e construir soluções para áreas como saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

O encontro também serviu para fortalecer o diálogo entre lideranças políticas e apoiadores, consolidando apoios em torno do projeto político liderado por Álvaro Dias para as eleições de 2026

Continue lendo

DESTAQUE

Rogério Marinho anuncia liberação de R$ 3,8 milhões para pavimentação no Bela Vista, em Mossoró

Publicado

em

O senador Rogério Marinho (PL) comunicou ao prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros, a liberação do pagamento da segunda parcela de uma emenda parlamentar destinada a obras de infraestrutura urbana no município.

De acordo com a mensagem encaminhada ao gestor municipal, a assessoria parlamentar do Ministério das Cidades informou a autorização do pagamento de R$ 3.830.076,40, valor correspondente à segunda parcela da emenda indicada pelo senador para a pavimentação de diversas ruas do bairro Bela Vista.

No comunicado, Rogério Marinho destacou que os recursos serão utilizados para melhorar a infraestrutura viária da localidade, beneficiando moradores com obras de pavimentação e mobilidade urbana.

“Recebemos da assessoria parlamentar do Ministério das Cidades a informação de que foi liberado o pagamento da segunda parcela da emenda de nossa indicação, no valor de R$ 3.830.076,40, para pavimentação de diversas ruas no bairro Bela Vista, em Mossoró”, informou o senador.

A expectativa é que os recursos permitam o avanço das obras previstas na comunidade, contribuindo para melhorias nas condições de tráfego e na qualidade de vida dos moradores da região

Continue lendo

DESTAQUE

Itaú-RN: Roberto Pezão assume Prefeitura com minoria na Câmara

Publicado

em

Posse aconteceu na manhã desta terça-feira, 9, no plenário da Câmara Municipal de Itaú-RN. Roberto Pezão e Rosa Basílio foram eleitos prefeito e vice em eleição suplementar realizada no dia 17 de maio. Foram diplomados pelo juíz eleitoral Fábio Ferreira de Vasconcelos nesta segunda-feira, 8, em Apodi-RN. Na ocasião, a justiça determinou que a posse fosse realizada de imediato, o que foi atendido pelo presidente da Câmara Francisco de Assis Fernandes de Melo.

O presidente da Câmara Municipal de Itaú-RN, vereador Francisco de Assis Fernandes de Melo, o Ferrin Melo, atendeu a determinação da Justiça Eleitoral e deu posse ao prefeito eleito e diplomado José Roberto Dias Pinheiro, o Roberto Pezão, e a vice-prefeito eleita e diplomada Rozivânia Pereira de Oliveira, Rosa Basílio, logo no início da manhã desta terça-feira, 9, um dia a diplomação ocorrido no Fórum Eleitoral de Apodi-RN.

A sessão especial aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itaú, com a presidência do vereador Ferrin Melo. E seu discurso de despedida do Poder Executivo, onde ficou interinamente por 4 meses, Ferrin Melo destacou que fez esforços para entregar a Prefeitura de Itaú organizada. Ele havia assumido, por determinação da Justiça Eleitoral, com a cassação do então prefeito André Junior e do então vice-prefeito Paulo Fernandes. Os dois haviam sido eleitos nas eleições de outubro de 2024, mas terminaram perdendo os postos.

Com a decisão, o juiz eleitoral Fábio Ferreira Vasconcelos, determinou novas eleições, que foram realizadas no dia 17 de maio, a qual Roberto Pezão e Rosa Basílio venceram com 54,61% dos votos. Nesta segunda-feira, 8, o juiz eleitoral diplomou o prefeito e a vice-prefeita, e determinou ao Poder Legislativo que o conduzisse ao Poder Executivo de imediato.

A sessão de posse aconteceu na manhã desta terça-feira, 9, dentro do prazo determinado pela Justiça Eleitoral. O ambiente ficou lotado. Em seus discursos, Roberto Pezão destacou que vai fazer uma gestão baseada no diálogo, com a população e com os vereadores. Ele assume a gestão com minoria lhe apoiando no Poder Legislativo de Itaú.

“Tenho certeza que não iremos encontrar dificuldades. Jamais vou mandar projetos para esta casa que não seja em benefício da população. Em Itaú, todo mundo se conhece e nosso propósito é trabalhar pela população. Tenho certeza que os vereadores vão chegar junto”, diz o novo prefeito de Itaú ao repórter Josemário Alves, do site Apodi360.

“A campanha passou. A partir de agora vamos trabalhar para todos. Eu não tenho cor partidária. A minha bandeira é o povo de Itaú”, declarou o prefeito empossado.

Pezão também relembrou sua trajetória pessoal e a imersão que fez na realidade local durante o período de pré-campanha e campanha.

“Na minha vida, nunca tive nada fácil. E isso faz com que nos tornemos mais preparados para enfrentar os desafios. Eu andei pelo menos 80% das casas de Itaú, porque o meu propósito foi ouvir da boca das pessoas o que o nosso município está precisando”, destacou, reforçando que a gestão será baseada no diálogo constante com o Poder Legislativo

Continue lendo

DESTAQUE

Macau: Prefeita Flávia Veras declara apoio a Cadu Xavier na disputa pelo Governo do RN

Publicado

em

A prefeita de Macau, Flávia Veras, anunciou apoio à pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. A declaração foi feita por meio das redes sociais, onde a gestora destacou ações e investimentos realizados no município em parceria com a governadora Fátima Bezerra.
Segundo Flávia, o apoio é resultado do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado em Macau, com destaque para a recuperação das estradas de Camapum e da Ilha de Santana, além de outras conquistas viabilizadas por meio da articulação política entre as gestões estadual e municipal.
“Em apoio a Fátima Bezerra, estamos com Cadu Xavier em virtude do trabalho na cidade de Macau na nossa gestão. Recuperação de duas estradas, entre outras conquistas com nossa articulação política. Seguiremos assim na campanha ao Governo do RN em 2026”, afirmou a prefeita.
Cadu Xavier agradeceu a manifestação de apoio e reafirmou o compromisso com o município. “Muito obrigado, prefeita! Seguiremos trabalhando por Macau e pelo Rio Grande do Norte”, respondeu.
O anúncio reforça a presença de Cadu Xavier na região da Costa Branca e evidencia o alinhamento político da gestão de Flávia Veras com o projeto de sucessão estadual apoiado pela governadora Fátima Bezerra. O apoio da prefeita também é visto como um reconhecimento aos benefícios e investimentos que chegaram
Continue lendo

DESTAQUE

Fake news sobre palanque de Ezequiel continuam circulando

Publicado

em

  • Presidente da Assembleia segue ouvindo aliados e afirma que não tem pressa para definir apoio ao Governo do Estado

Continua insistindo em promover fake news uma certa parcela da mídia apressada em cravar em qual palanque o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza, estará nas eleições deste ano para o Governo do Estado.

As especulações não passam de tentativas precipitadas de antecipar uma decisão que ainda não foi tomada. Ezequiel, de fato, vem intensificando reuniões e conversas com prefeitos, ex-prefeitos e demais lideranças políticas aliadas em todas as regiões do Estado, mas sem qualquer definição sobre qual candidatura ao Governo irá apoiar.

  • O próprio presidente da Assembleia tem deixado claro que não tem pressa para tomar essa decisão. A prioridade, neste momento, é ouvir os aliados e avaliar o cenário político, sem precipitação e sem a ansiedade demonstrada por setores da mídia

Robson Pires

Continue lendo

DESTAQUE

Projeto de Robinson Faria proíbe multas condominiais contra famílias de pessoas com autismo

Publicado

em

 

O deputado federal Robinson Faria apresentou o Projeto de Lei nº 2.300/2026, que proíbe a aplicação de multas condominiais a pessoas com autismo quando situações relacionadas à sua condição resultarem em barulhos ou comportamentos involuntários. A proposta surgiu após um caso registrado no Rio Grande do Norte, em que uma família com dois filhos autistas, um de 8 anos com nível 3 de suporte e outro de 17 anos com nível 1, passou a receber penalidades financeiras do condomínio sob a justificativa de perturbação do sossego, mesmo que os ruídos decorressem de comportamentos inerentes à condição das crianças.

O projeto estabelece que multas condominiais não poderão ser aplicadas quando o comportamento estiver relacionado às características próprias do autismo, garantindo mais proteção e segurança jurídica às famílias atípicas em todo o país. “O condomínio precisa ser um espaço de convivência, acolhimento e respeito. Não é razoável que famílias sejam multadas por manifestações comportamentais que decorrem diretamente do autismo”, afirmou Robinson Faria.

A iniciativa reforça os princípios de acessibilidade, dignidade da pessoa humana e inclusão social previstos na legislação brasileira e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Autismo, e reflete o compromisso do deputado com a causa das famílias atípicas, bandeira que Robinson Faria tem levantado por meio de projetos de lei e destinação de emendas a associações e centros de atendimento em todo o Rio Grande do Norte.

Continue lendo

DESTAQUE

Aliança de Peso: Einstein e Allyson selam compromisso decisivo por Macau e região

Publicado

em

 

Os bastidores da política potiguar ganharam um contorno definitivo para as eleições de outubro de 2026. Em um encontro marcado pelo tom de união e planejamento estratégico, o ex-prefeito e pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra, e o ex-prefeito de Macau e pré-candidato a deputado estadual, Einstein Barbosa, selaram um compromisso oficial de apoio e parceria mútua para Macau. O foco central da aliança é claro: tirar Macau e os municípios vizinhos do isolamento político e garantir o protagonismo que a região perdeu nos últimos anos.

A aliança mexe diretamente com o tabuleiro eleitoral regional. De um lado, Allyson Bezerra consolida sua liderança em uma região vital para o Estado; do outro, Einstein Barbosa ganha a musculatura necessária para liderar um projeto de redenção regional na Assembleia Legislativa.

Há anos Macau e a região salineira enfrentam um vácuo de poder na Assembleia Legislativa, sem um parlamentar autêntico que represente suas dores e potencialidades. Diante desse cenário, a pré-candidatura de Einstein Barbosa ganha contornos de urgência e necessidade.

Diferente de lideranças sazonais, que só visitam o município em períodos de campanha, Einstein se apresenta como o legítimo “filho da terra”. Morador da cidade, com uma trajetória de serviços prestados e profundo conhecimento da realidade local, o ex-prefeito desponta como a única alternativa capaz de unificar as demandas do município.

“A população de Macau terá em outubro uma oportunidade histórica e rara: votar em alguém que vive aqui, que conhece o cheiro do sal e as necessidades do nosso povo. O apoio de Allyson Bezerra chancela que o nosso projeto é viável, forte e essencial para o futuro do de Macau e região”, afirmam interlocutores ligados ao pré-candidato.

Para os analistas políticos, o movimento é cirúrgico. Ao marchar ao lado de Allyson Bezerra, Einstein oferece ao eleitor de Macau não apenas uma candidatura a deputado, mas a perspectiva real de trabalhar em sintonia com o Palácio de Despachos de Lagoa Nova.

Para a população local, a mensagem que fica após este encontro é de contundência: a oportunidade de resgatar o orgulho e o desenvolvimento regional está batendo à porta. Cabe agora ao eleitorado de Macau decidir se continuará refém do esquecimento ou se apostará na força de um filho da terra respaldado pela principal liderança majoritária do Estado.

O martelo foi batido; a caminhada para outubro começou.

Continue lendo

Populares