Connect with us

DESTAQUE

Festa de casamento de Lula e Janja reúne políticos e artistas; veja lista

Publicado

em

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, se casaram na noite de quarta-feira (18) em uma cerimônia fechada em uma casa de festas no Brooklin, na zona sul de São Paulo. Lula chegou ao local às 18h25 pela entrada de serviço, em um carro preto e de vidros escuros. Janja, às 19h27. Eles não falaram com a imprensa.

O buffet Contemporâneo 8076, local escolhido para a celebração, evitou divulgar detalhes. Nem os lojistas da rua sabiam de quem era o evento.

Lula e Janja saíram por volta da 0h15 — sem falar com a imprensa. Não houve tumulto, e a festa continuou para os convidados. A previsão é que se encerraria até as 3h30.
Pouco antes de 18h foram colocadas grades de proteção na entrada, e a segurança foi reforçada. Foi quando a reportagem —que também havia passado por outras unidades da mesma rede— conseguiu confirmar que a festa seria ali. Com objetivo de ser uma cerimônia íntima e pessoal, sem pinta de grande evento político, os detalhes foram mantidos no maior sigilo possível.

Até os convidados só souberam do endereço da festa horas antes, por meio de um QRCode impresso no convite. Eles começaram a chegar ao local por volta de 18h15. A cerimônia estava prevista para as 19h, mas atrasou cerca de meia hora.

Na entrada do buffet, todos tiveram os celulares confiscados. Apenas três médicos, que também foram convidados, receberam autorização para ficar com o aparelho durante a cerimônia.

Pouco antes das 20h, a assessoria do petista divulgou uma foto de Janja vestida de noiva, em imagem feita pelo fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert. A cerimônia durou pouco mais de meia hora —a reportagem ouviu gritos e uma salva de palmas, seguidas de “olé, olé, olé, olá, Lula, Lula”.

Lula vestiu um terno azul e estava sem gravata. Janja estava com um vestido da estilista Helô Rocha, com bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região do Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte.

A celebração foi conduzida pelo bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo, que conhece Lula desde a década de 1970.

Tudo foi armado para que o evento fosse o mais discreto possível, a pedido do casal. Mesmo entre o círculo político mais próximo do ex-presidente —e da pré-campanha— não se sabia exatamente quem estava na lista e quem ficou de fora. Os detalhes foram revelados aos poucos pela imprensa; o ex-presidente e o PT argumentaram que era um assunto pessoal do casal.

Cerca de 150 pessoas foram convidadas, entre políticos, familiares, artistas, amigos, advogados e funcionários dos noivos e do PT. Um dos critérios para fechar a cobiçada lista foi considerar pessoas que são próximas de ambos, conforme revelou a Folha de S. Paulo.

No meio político, estiveram amigos de longa data e nomes fortes da pré-campanha, como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Fernando Haddad (PT), a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), o ex-ministro Franklin Martins e o senador Jaques Wagner (PT-BA).

O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB-SP), pré-candidato a vice-presidente na chapa com Lula, também compareceu acompanhado da esposa Lu Alckmin, assim como o pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB) e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

A reportagem presenciou a chegada dos ex-governadores Flávio Dino (PSB-MA), Wellington Dias (PT-PI) e Benedita da Silva (PT-RJ) —que estava acompanhada do marido, o ator Antonio Pitanga; dos deputados federais Rui Falcão (PT-CE), Alexandre Padilha (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS); do prefeito de Araraquara Edinho Silva (PT); do ex-senador Lindbergh Farias; dos ex-ministros Luiz Marinho e Gilberto de Carvalho.

Outros que compareceram foram Paulo Okamoto, ex-presidente do Instituto Lula; os advogados Cristiano Zanin, Valeska Zanin e Augusto de Arruda Botelho (PSB-SP); o escritor e biógrafo de Lula, Fernando Morais; o empresário José Seripieri; e o deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP).
Ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy também esteve no casamento. O ex-marido dela, o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), não foi convidado. Já o governador da Bahia, Rui Costa (PT), chegou apenas após a entrada da noiva.

Do meio artístico, estiveram no local Gilberto Gil, Bela Gil, Daniela Mercury, Teresa Cristina e Duda Beat —as duas últimas cantam o jingle da campanha de Lula—, além do ex-BBB Gil do Vigor e o comediante Paulo Vieira.

Chico Buarque e a mulher, Carol Proner, foram convidados, mas tinham um compromisso previamente marcado na Europa e não compareceram.

Outras figuras do entorno do petista, como Guilherme Boulos (PSOL) e os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Omar Aziz (PSD-AM), não foram chamadas.

Após a cerimônia, o escritor Fernando Morais foi o primeiro a deixar o evento. Com baixa oxigenação —uma das sequelas da covid-19 —ele disse não aguentar muito tempo no local.

Gil do Vigor deixou o local 21h30 segurando um bordado —lembrancinha do casal aos convidados— e dois bolos de rolo. “Estava tudo lindo”, afirmou.

Durante a festa, entre a apresentação de uma banda e o DJ, foi exibido o novo clipe de “Sem Medo de Ser Feliz”, o “presente” de Janja a Lula, como ela anunciou no lançamento da pré-candidatura do marido à presidência da República.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), elogiou os bordados do vestido de Janja, feitos por moradoras de uma cidade potiguar.

“Muita alegria, felicidade, esperança e amor. Viram o vestido da Janja que lindo? O Rio Grande do Norte marcando presença”, disse ela ao deixar a festa, por volta da meia-noite.

Com informações de UOL

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Hospital Walfredo Gurgel atendeu mais de 2 mil acidentados de moto de fevereiro a abril deste ano

Publicado

em

 

Referência para a Região Metropolitana de Natal e parte do interior do Estado para atendimento a acidentes de trânsito, o Hospital Walfredo Gurgel registrou, entre fevereiro e abril, 2.164 atendimentos a casos envolvendo motociclistas. O recorde foi o mês de março, com 765 atendimentos.

Pela média, no mês de março, um acidentado deu entrada no hospital a cada hora.

Nesta segunda-feira (6), para frear o aumento nos índices, foi lançada a campanha Maio Amarelo.

O dado de março apurado pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar da unidade é o recorde histórico dos últimos três anos, quando o dado passou a ser melhor detalhado. O levantamento ainda indica que a grande parte dos atendimentos são provenientes da Região Metropolitana, sendo 37,89% dos acidentes ocorridos na capital, com destaque para os bairros de Lagoa Nova, Potengi e Alecrim, seguida de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim.

No âmbito geral, vítimas de acidente de moto são a segunda maior demanda do Walfredo Gurgel, ficando atrás apenas de queda da própria altura. Dos casos totais, 709 pessoas, ou 32,76%, foram internadas no Walfredo após o primeiro atendimento de urgência, com uma média de cinco dias de permanência.

A maior incidência de problemas envolve fratura na perna, seguida de traumatismo craniano e fraturas no antebraço, no pé e no ombro/braço. Quase 60% dos pacientes atendidos no Walfredo por acidente de moto estão entre 21 e 40 anos, ou seja, em plena idade econômica ativa. Outros 10% têm entre 16 e 20 anos, enquanto 15% configuram-se na faixa de 41 a 50 anos.

Desde 2021, o acompanhamento dos dados de atendimento a acidentes de moto no Walfredo Gurgel apresenta um crescimento sustentado, saindo de uma média mensal de 598 naquele ano para 700 em 2023.

98FM

Continue lendo

DESTAQUE

DE PROPOSIÇÃO DO DEPUTADO UBALDO E SUBSCRITA PELOS DEPUTADOS HERMANO, DIVANEIDE E TERESINHA LÍDERES COMUNITÁRIOS SÃO HOMENAGEADOS NA ALRN

Publicado

em

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta segunda-feira (06) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Líder Comunitário no Estado. O evento foi uma proposição do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) e subscrito pelos deputados Teresinha Maia (PL), Divaneide Basílio (PT) e Hermano Morais (PV). Um total de 14 lideranças comunitárias foram reconhecidas pelos seus serviços prestados ao Rio Grande do Norte.

“É com muita alegria que estamos aqui hoje para homenagear esse homens e mulheres que fazem a diferença na sociedade, lutando pelo bem coletivo e servindo de elo entre a população e o poder público. É o líder comunitário com sua vocação, que luta e defende bravamente a população das suas comunidades e contribui com a cidadania. Essa é nossa forma de agradecer a esses 14 cidadãos, que estão representando centenas de outros líderes do nosso estado”, disse.

O deputado Ubaldo Fernandes também lembrou que começou como líder comunitário no bairro das Rocas, ainda na década de 1980, e que essa atuação no movimento social o levou para o movimento político em Natal e Rio Grande do Norte. A deputada Terezinha Maia também  parabenizou os homenageados. “O líder comunitário representa a base do nosso trabalho e nos ajuda no diálogo com a classe política”, disse.

Representando os homenageados, a líder comunitária Juliana Gomes Alves, do Projeto Avança Santos Reis, agradeceu o reconhecimento e destacou a luta de mais de oito anos. “Quero agradecer por reconhecer o meu trabalho e de todos aqui homenageados e que representam  a luta de todo um povo, atuando nesse canal entre a comunidade, o poder público e seus representantes. Ao meu bairro, Santos Reis, agradeço a confiança e garanto que continuaremos com o nosso trabalho”, afirmou.

O diretor-geral da Conan e homenageado, Ítalo Rocha, destacou a importância da atuação desses agentes e pediu respeito à luta comunitária. “Muitas vezes quando chegamos em órgãos públicos, levando demandas do povo dos nossos bairros, não somos ouvidos ou levados a sério. Mas independente de qualquer coisa, o movimento comunitário vai resistir e não vai resistir ao grito dos autoritários”, afirmou.

O papel dos líderes comunitários na democracia participativa é essencial, pois representam as necessidades e anseios das comunidades junto aos governos. Especialmente em áreas vulneráveis, sua atuação é crucial para garantir acesso às políticas públicas.  No dia 5 de maio comemora-se o Dia Nacional do Líder Comunitário.

Estiveram presentes na solenidade ainda o secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson de Souza Maia – representando o Governo do Estado; o ouvidor-geral do município, Sérgio Alves dos Santos – representando a Prefeitura de Natal; o vereador Herbert Sena – representando a Câmara Municipal de Natal; o diretor-geral da Confederação Nacional das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias do Brasil, Italo Ricardo Leite Rocha, além de amigos e familiares dos homenageados.

Homenageados
Diego Cajueiro Araújo da Costa
Dinarte Torres Cruz
Edson Fernandes Gomes
Eliane Fernandes Silva Galvão da Costa
Erinelson Silva de Morais
Ezequiel Borges de Morais
Ionillo Eder Ferreira Ribeiro
Ítalo Ricardo Leite da Rocha
João Nunes Neto
Joaquim de Santana
Juliana Gomes Alves
Luciano Roberto do Nascimento
Marlene Nascimento Alves
Rosilane da Silva Aleixo

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Luiz Eduardo fará audiência pública contra a poluição sonora no Rio Grande do Norte

Publicado

em

 

O deputado estadual Luiz Eduardo vai realizar na Assembleia Legislativa, no dia 7 de maio, uma audiência pública para chamar a atenção da sociedade potiguar sobre o grave problema da poluição sonora, um dos males da nossa época.

O deputado Luiz Eduardo pretende reunir a sociedade civil e as autoridades públicas para colaborar com o fortalecimento da Lei Estadual nº. 6621/1994, alterado pela Lei nº 8.052/2002, que trata do controle da poluição sonora no Estado do Rio Grande do Norte e se colocar à disposição de todos os agentes públicos que trabalham no combate à poluição sonora.

A audiência é aberta ao público, na Assembleia Legislativa do RN, na Cidade Alta.

#DeputadoLuizEduardo

 

Continue lendo

DESTAQUE

Cidades da Região Oeste terão parada de abastecimento nesta terça-feira (07)*

Publicado

em

 

A Caern vai fazer limpeza em reservatório de Estação de Bombeamento 1 da adutora Médio Oeste. Por este motivo, as cidades de Campo Grande, Paraú, Triunfo Potiguar, Messias Targino, Janduís, Patú e comunidades da Serra de João do Vale terão abastecimento suspenso das 7h às 18h desta terça-feira (07). O serviço é necessário para garantir a qualidade da água distribuída aos consumidores. Após o sistema ser religado, a normalização do envio de água ocorre em até 72 horas para todas as cidades e comunidades rurais.

Continue lendo

DESTAQUE

Graças a emenda destinada pelo senador Styvenson de “R$ 800 MIL”, obras do novo complexo esportivo de Serra Caiada segue a todo vapor

Publicado

em

Na cidade de Serra Caiada, as obras do novo complexo esportivo segue a todo vapor. A construção está acontecendo graças a uma emenda do senador Styvenson de R$ 800 mil reais.

A população do município terá uma área de lazer confortável e com qualidade para se praticar esportes.

O senador Styvenson segue destinando emendas para os municípios potiguares, e continuará fiscalizando o uso correto dos recursos enviados.

Continue lendo

DESTAQUE

SAÚDE: Mossoró aplicou mais de 1.800 doses de vacinas em dia de mobilização

Publicado

em

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró aplicou mais de 1.800 doses de vacinas, durante o sábado (4), quando foi realizado o Dia D de vacinação no município. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertou vacinas contra Influenza, HPV, febre amarela e Covid-19.

De acordo com dados consolidados pela Coordenação de Imunizações do município, 1.843 doses foram aplicadas, considerando os três pontos de vacinação em funcionamento. Do total, 1.441 doses aplicadas de vacinas da influenza; 220 doses de febre amarela; 63 doses contra HPV.

Na ocasião, a população ainda teve a oportunidade de colocar em dia o esquema vacinal contra a Covid-19. A SMS registrou 119 doses aplicadas de imunização contra a Covid-19.

A vacinação continua em Mossoró nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Continue lendo

DESTAQUE

Governadora Fátima e deputada Divaneide no aniversário de Eudiane Macedo

Publicado

em

 

 Comemorando aniversário neste domingo (5), a deputada estadual Eudiane Macedo reuniu eleitores na zona Norte de Natal.

Em suas postagens no instagram, mostrou presença de apenas dois políticos: a governadora Fátima Bezerra e a deputada coleguinha de Assembleia, Divaneide Basílio. Ambas do PT.

Filiada ao PV e membro da federação que reúne seu partido com o PT e o PCdoB, Eudiane toma um caminho diferente nas eleições de outubro.

Como o marido Tárcio se filiou ao União (bolsonarista) Brasil, Eudiane não estará no palanque esquerdista na diaputa pela Prefeitura de Natal, apoiando Paaulinho Freire (União).

Do novo cenário, pelo menos segundo as postagens no insta de Eudiane, nenhum presente.

FONTE: Thaisa Galvão

Continue lendo

DESTAQUE

Vídeo: Amigos e alunos do personal assassinado no interior do RN prestam homenagem e pedem justiça

Publicado

em

 

Whadson Whonam Silva de Araújo, proprietário de uma academia localizada no bairro Barra Nova, em Caicó, no Seridó potiguar, foi assassinado a tiros na manhã da segunda-feira, 29 de abril.

 

De acordo com o Batalhão da Polícia Militar de Caícó, o personal estava abrindo a academia quando foi alvejado a tiros por um indivíduo. O personal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

V[ideo: reprodução/Blog de Glaucia Lima

Continue lendo

DESTAQUE

Vídeo mostra momento em que ônibus escolar com 12 alunos cai em vala antes de ser ‘engolido’; aluna relata medo de cair na água

Publicado

em

 

Fotos:  Reprodução / NSC TV

Era para ser mais um retorno normal para casa depois da aula. Mas no caminho, o ônibus escolar em que Rubia Sofia Rosa, 14 anos, estava acabou preso em uma inundação.

Um vídeo feito de dentro do ônibus “engolido” pela água  mostra o momento em que o veículo cai em uma vala antes de ser evacuado. Agora, passado o susto, a aluna de Capinzal, no Meio-Oeste de Santa Catarina, relata a preocupação daquele momento. “O medo era de cair na água”, afirma Rubia.

A adolescente estava no ônibus escolar da prefeitura com o motorista, a monitora e outros estudantes, com idades entre 12 e 15 anos. Uma gravação feita por quem estava dentro do veículo mostra o grupo trafegando em uma área rural quando, de repente, a estrada é tomada pela água.

Uma das rodas do veículo cai em uma vala e ele fica de lado, com água para todos os cantos, conta a jovem. “A gente tentou ligar para a emergência, mas não dava”, recorda.

 

Segundo Rubia, o motorista decidiu quebrar as janelas das saídas de emergência, mas logo perceberam o risco de caírem na água. A solução foi sair pelo teto do ônibus, se agarrar à vegetação às margens da rua e chegar no barranco. A estudante conta que a correnteza era muito forte, e ela e o motorista precisaram ajudar a monitora a chegar em terra firme. Uma pessoa aparece nos vídeos completamente molhada.

Depois que todos saíram, o veículo chegou a ser arrastado por alguns metros. O grupo recebeu abrigo de uma família até a água baixar e um outro ônibus ser enviado.

O motorista conseguiu tirar as 12 crianças pela saída de emergência do teto, e ninguém ficou ferido, segundo a prefeitura. O caso ocorreu na tarde de quinta-feira (2), no caminho para deixar os alunos em casa.

O motorista, Leomar Ribas, explicou que precisou usar a saída de emergência do teto do veículo. Para chegar à superfície, eles pularam para um barranco às margens da via.

O motorista contou que foi surpreendido com a enchente. “Uma ponte escapou, represou a água e jogou para a rua. Foi de encontro ao ônibus rapidamente, questão de segundos, que não deu tempo do ônibus… A única coisa foi parar. Já não dava para voltar mais também”, relatou Ribas.

Ele disse que fez vários cursos sobre situações de emergência e primeiros-socorros, que o ajudaram na decisão sobre o que fazer na hora.

g1/NSC Total

Continue lendo

DESTAQUE

Madonna se torna artista mulher com maior público da história

Publicado

em

 

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Com o show histórico na praia de Copacabana no sábado (4), Madonna não apenas atingiu o marco de maior público da sua carreira, como também se tornou a artista solo mulher a alcançar o maior público em um show na história.

A apresentação de encerramento da “The Celebration Tour”, que comemora os 40 anos de carreira de Madonna fica em quinto lugar na lista de maiores públicos já registrados em shows gratuitos – com 1,6 milhão de pessoas.

Mesmo que o recorde de maior show não seja da rainha do pop, é da praia de Copacabana.

Segundo o Guiness Book, mais de 4,2 milhões de pessoas compareceram ao show da estrela do rock Rod Stewart no Réveillon de 1994 p

Continue lendo

Populares