Connect with us

DESTAQUE

Águas do São Francisco chegam ao Seridó e abrem nova era hídrica no RN

Publicado em

Em Jardim de Piranhas e Jucurutu, governadora Fátima Bezerra, ministro Waldez Góes e prefeitos celebram chegada das águas e destacam impacto social e econômico - Foto: Joana Lima/AssecomEm Jardim de Piranhas e Jucurutu, governadora Fátima Bezerra, ministro Waldez Góes e prefeitos celebram chegada das águas e destacam impacto social e econômico - Foto: Joana Lima/AssecomEm Jardim de Piranhas e Jucurutu, governadora Fátima Bezerra, ministro Waldez Góes e prefeitos celebram chegada das águas e destacam impacto social e econômico - Foto: Joana Lima/AssecomEm Jardim de Piranhas e Jucurutu, governadora Fátima Bezerra, ministro Waldez Góes e prefeitos celebram chegada das águas e destacam impacto social e econômico - Foto: Joana Lima/AssecomEm Jardim de Piranhas e Jucurutu, governadora Fátima Bezerra, ministro Waldez Góes e prefeitos celebram chegada das águas e destacam impacto social e econômico - Foto: Joana Lima/AssecomEm Jardim de Piranhas e Jucurutu, governadora Fátima Bezerra, ministro Waldez Góes e prefeitos celebram chegada das águas e destacam impacto social e econômico - Foto: Joana Lima/AssecomEm Jardim de Piranhas e Jucurutu, governadora Fátima Bezerra, ministro Waldez Góes e prefeitos celebram chegada das águas e destacam impacto social e econômico - Foto: Joana Lima/AssecomEm Jardim de Piranhas e Jucurutu, governadora Fátima Bezerra, ministro Waldez Góes e prefeitos celebram chegada das águas e destacam impacto social e econômico - Foto: Joana Lima/AssecomAbertura das Comportas da Barragem de Oiticica - Foto: Assecom RN/Carmem FelixAbertura das Comportas da Barragem de Oiticica - Foto: Assecom RN/Carmem FelixAbertura das Comportas da Barragem de Oiticica - Foto: Assecom RN/Carmem Felix

O primeiro toque da água no Seridó foi recebido com silêncio e expectativa. Às margens do Rio Piranhas, em Jardim de Piranhas, moradores se aproximaram da estação de captação da Caern para ver o que, até então, parecia distante.

“Quando a gente olha para o rio e vê a água chegando, a gente entende que não é só um projeto, é a vida entrando na nossa cidade”, disse Maria Antônia da Silva, 67 anos, comerciante que acompanha a chegada do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) a sua terra natal.

A governadora Fátima Bezerra, emocionada, ressaltou o caráter histórico do momento. “O que nós estamos fazendo aqui hoje é história. Nós estamos celebrando a chegada das águas do São Francisco ao Seridó, agora de forma planejada, consistente, eficiente e contínua. Isso significa que, a partir de agora, o povo do Seridó conta, para sempre, com essas águas para saciar a sede e para promover o desenvolvimento”, afirmou.

A cerimônia começou em Jardim de Piranhas, às 15h, e seguiu às 17h para a abertura das comportas da barragem de Oiticica, em Jucurutu, permitindo que o fluxo seguisse em direção à barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Fátima lembrou ainda que a obra carrega dimensões humanas e sociais que atravessam gerações. “Eu nasci no Seridó paraibano, em Nova Palmeira, e sei o quanto de dor essa seca trouxe para o nosso povo. Hoje, celebramos um feito que não tem preço, tem valor. Valor humano, valor social”, destacou. A governadora também fez questão de enaltecer o papel do presidente Lula. “Foi ele quem teve a coragem de tirar essa obra do papel, que o Nordeste esperava há 150 anos. E agora voltou para concluir e entregar ao nosso povo.”

Ao lado dela, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reforçou a importância do investimento para além do abastecimento humano. “Nós não estamos falando só de água para matar a sede. Estamos falando de desenvolvimento, de turismo, de agricultura, de geração de oportunidades. O presidente Lula deixou claro: é preciso acelerar para que a água também seja motor do desenvolvimento econômico do semiárido”, disse.

Góes também lembrou o esforço do governo federal para garantir a chegada efetiva das águas. “Quando Lula voltou ao governo, não havia recursos no orçamento para as obras do Apodi, de Oiticica, nem para o sistema do Seridó. Ele providenciou, revitalizou as bombas de bombeamento que estavam quebradas e garantiu o funcionamento do eixo norte da transposição. Sem isso, a água não estaria aqui hoje.”

O prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Soares, destacou o impacto direto para a economia local e para os pequenos agricultores. “É com grande emoção que a gente recebe a vinda das águas do Rio São Francisco. Sabemos a importância dessa conquista não só para Jardim, mas para todo o Seridó e até para a Paraíba, que tem cidades vizinhas que dependem dessa água. Jardim de Piranhas é um polo da indústria têxtil e já enfrentava dificuldades. Agora, o pequeno agricultor, que antes não tinha condições de plantar seus alimentos, pode cultivar frutas e verduras e vender para as prefeituras, gerando emprego e renda para o nosso município”, afirmou.

O prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão, também destacou a transformação que se inicia. “Eu lembro do tempo em que, como secretário de agricultura, colocávamos carro-pipa e chafarizes para atender nossa população. Hoje, ver as águas do São Francisco chegando ao Seridó é um sonho realizado”, afirmou.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país, com 477 quilômetros de extensão em dois eixos. Ele vai garantir segurança hídrica a 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Com a abertura das comportas da barragem de Oiticica, as águas seguirão em direção ao maior reservatório do estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, inaugurando uma nova etapa de segurança hídrica. “Estamos conectando infraestrutura e vida. Não se trata apenas de engenharia, mas de dignidade para o povo potiguar”, disse a governadora Fátima.

O marco desta terça-feira, 19, representa a superação da antiga “indústria da seca” e inaugura um novo ciclo: água de forma planejada, sustentável e contínua para o povo do Seridó e de todo o Rio Grande do Norte.

Participaram do evento o ex-senador, Garibaldi Alves; a deputada federal Natália Bonavides, os deputados estaduais Isolda Dantas; Francisco Medeiros (Chico do PT), Divaneide Basílio e Hermano Morais; Carlos Augusto de Paiva, prefeito de Luís Gomes; Judas Tadeu Alves dos Santos, prefeito de Caicó; Isaac Alexandre dos Santos, vice-prefeito de São Fernando; Maciel dos Santos Freire, prefeito de Cerro Corá; Joaquim José de Medeiros, prefeito de Cruzeta; e e Elvécio Gurgel de Sales, prefeito de Janduís.

Acompanharam a governadora: Acompanham a Governadora: Paulo Varella (SEMARH), Procópio Lucena (IGARN), Guilherme Saldanha (SAPE), Adriano Gadelha (SEGRI), Alan Silveira (SEDEC), Luciano Santos (SEAF), Ivanilson Maia (GAC), Daniel Cabral (ASSECOM), Benaldo Medeiros (GAC), Antenor Roberto (PGE) e secretários da Administração Direta e Indireta.

DESTAQUE

Prefeito de Umarizal Raimundo Pezão se envolve em grave acidente no Oeste do RN.

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo o prefeito de Umarizal foi registrado na noite desta segunda-feira (22), entre Olho D’água e Patu no Oeste do RN.

Segundo informações, o carro do prefeito colidiu noutro veículo que estaria carregado com frutas.

Os envolvidos foram socorridos e não se tem confirmação sobre óbito

Continue lendo

DESTAQUE

Ezequiel Ferreira recebe prefeito Galo e reafirma parceria com Florânia

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, recebeu o prefeito de Florânia, Galo, para uma reunião de trabalho voltada à discussão de ações e projetos em benefício do município.

Durante o encontro, foram debatidas iniciativas para o fortalecimento da agricultura familiar, ampliação dos serviços de saúde e outras demandas importantes para melhorar a qualidade de vida da população floraniense.

Ezequiel Ferreira destacou que seu mandato seguirá à disposição de Florânia, reafirmando a parceria com a gestão do prefeito Galo e o compromisso de buscar investimentos e ações que contribuam para o desenvolvimento do município.

O presidente da ALRN também elogiou a administração municipal, ressaltando o trabalho realizado pelo prefeito Galo e a aprovação conquistada junto à população de Florânia.

Continue lendo

DESTAQUE

VISITA À INSTITUIÇÃO DE IDOSOS EM CARAÚBAS REFORÇA PAUTA DE CUIDADO E LONGEVIDADE DEFENDIDA POR DR. BERNARDO E KALINE

Publicado

em

 

Uma agenda política em Caraúbas acabou se transformando também em um momento de escuta e reflexão sobre um dos temas que mais devem desafiar o Brasil nas próximas décadas: o envelhecimento da população.

Durante visita ao Lar Mestres da Vida, instituição que atua há mais de vinte anos no acolhimento e cuidado da população idosa do município, Dr. Bernardo e Kaline de Dr. Bernardo conheceram de perto o funcionamento da entidade e a realidade enfrentada diariamente por quem trabalha com cuidado permanente.

A instituição é administrada pela médica Dra. Velúzia Gurgel, que apresentou a estrutura do local, o trabalho desenvolvido e os desafios para manter um atendimento humanizado aos idosos.

Para o médico e pré-candidato a deputado federal, o envelhecimento acelerado da população exige uma nova agenda pública voltada à integração entre saúde, assistência social e fortalecimento das redes locais de cuidado.

“O Brasil está vivendo mais. O desafio agora é garantir que as pessoas envelheçam com dignidade, proteção e qualidade de vida”, destacou.

Kaline de Dr. Bernardo reforçou que o tema precisa ganhar espaço no debate público, especialmente diante das mudanças sociais e familiares observadas nos municípios.

“O cuidado com a população idosa precisa ser pensado em conjunto com as famílias, os municípios e as instituições que já realizam esse trabalho todos os dias”, afirmou.

A visita passa a integrar uma pauta que o casal pretende aprofundar ao longo do período pré-eleitoral, defendendo políticas voltadas ao cuidado, à proteção e à integração das redes de atendimento à pessoa idosa.

Continue lendo

DESTAQUE

Vaqueirama de São José do Seridó toma conta de São João do Sabugi na XVI Cavalgada de São João Batista

Publicado

em

A vaqueirama de São José do Seridó marcou presença com força total na XVI Cavalgada de São João Batista, realizada nesta segunda-feira (22) no município de São João do Sabugi, em mais uma grande demonstração de fé, cultura e tradição do homem do campo.

A comitiva foi liderada pelo coordenador do Grupo Ernesto Macedo de Cavalgada, Duduca Dantas, que conduziu cavaleiros e amazonas São José-seridoenses no percurso da cavalgada, levando o nome de São José do Seridó para um dos eventos mais tradicionais da região.

Entre poeira, aboios e muita animação, o grupo chamou atenção pela organização e pela forte presença, reforçando o protagonismo do Grupo Ernesto Macedo na preservação da cultura vaqueira no Seridó.

O evento reuniu vaqueiros de várias cidades e manteve viva a tradição das cavalgadas, que seguem como um dos principais símbolos da identidade nordestina.

A animação ficou por conta do “time nota 10” das cavalgadas, com Mozani Gomes, José Lúcio, Ciza Aboiador e Zezinha Bota Pesado, que deram um show de aboios e interação com o público.

A programação também contou com shows de Amazan, Edyr Vaqueiro e Júnior Vianna, que atraíram grande público e encerraram a festa em clima de celebração.

Mais uma vez, o Grupo Ernesto Macedo mostrou sua força e tradição, fortalecendo o nome de São José do Seridó e mantendo viva a cultura vaqueira que faz parte da história do povo seridoense

Continue lendo

DESTAQUE

Dia de Campo Seridó reúne conhecimento, cultura e valorização das tradições sertanejas na Fazenda Barro Branco

Publicado

em

 

O Dia de Campo Seridó foi realizado com grande sucesso na Fazenda Barro Branco, reunindo produtores rurais, autoridades, instituições, técnicos e a comunidade em um momento de aprendizado, integração e valorização da cultura do sertão. O evento foi promovido pelo Sindicato Rural, em parceria com o SENAR-RN, Prefeitura Municipal, e demais parceiros, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário da região.

A programação foi dividida em dois momentos. Durante a parte educativa, os participantes acompanharam palestras e atividades voltadas para a capacitação e troca de conhecimentos, reforçando a importância da assistência técnica e da inovação para o homem e a mulher do campo.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem ao vaqueiro Juca Ramos, realizada através do Projeto Raízes do Sertão. A iniciativa destacou a contribuição e o legado de quem dedicou sua vida às tradições sertanejas, preservando a identidade cultural da nossa região.

O evento também contou com a presença dos vereadores Ronaltty Neri e Juliana Sampaio, além do secretário municipal de Agricultura, Gustavo, que representou o Poder Executivo e destacou a importância de ações que fortalecem a agricultura e a pecuária local.

O presidente do Sindicato Rural, Radilson, e a mobilizadora do SENAR-RN, Betânia Silva, celebraram o sucesso da iniciativa, ressaltando a participação expressiva do público e o envolvimento de todos os parceiros na realização do evento.

Encerrando a programação, a parte cultural proporcionou momentos de lazer e confraternização com a apresentação musical de Gabriel Braga, que animou os participantes e reforçou o caráter acolhedor e festivo do Dia de Campo Seridó.

Mais do que um evento, o Dia de Campo Seridó reafirmou a força do setor rural, a importância da capacitação e o orgulho das tradições que fazem parte da história do povo seridoense.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Ubaldo entrega emenda de R$ 150 mil para construção de praça em Afonso Bezerra

Publicado

em

 

O deputado estadual Ubaldo Fernandes esteve neste domingo (21) em Afonso Bezerra para realizar a entrega oficial de uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil destinada à construção de uma praça pública no município. O recurso foi recebido pelo prefeito Haroldo de Jango e atende a uma solicitação do ex-vereador Josemberg, que apresentou a demanda ao parlamentar.

A emenda tem como objetivo viabilizar a construção de um novo espaço de convivência, lazer e integração social para a população, contribuindo para a valorização urbana e o bem-estar dos moradores.

Durante o ato, Ubaldo destacou a importância de atender aos pleitos apresentados pelas lideranças locais e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Norte. “Fico muito feliz em concretizar mais esse compromisso com Afonso Bezerra. Esse é um pedido do amigo e ex-vereador Josemberg, que conhece de perto as necessidades da população e nos apresentou essa importante demanda. Nosso mandato segue trabalhando para levar investimentos que melhorem a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito Haroldo de Jango agradeceu a parceria e ressaltou a relevância do investimento para o município, destacando que a futura praça será um espaço importante para o lazer e a convivência das famílias afonso-bezerrenses.

Continue lendo

DESTAQUE

São José do Seridó conquista Selo Diamante do Sebrae e entra para grupo de destaque nacional no atendimento ao empreendedor

Publicado

em

 

O município de São José do Seridó conquistou em 2025 o Selo Diamante do Sebrae, uma das mais importantes certificações concedidas às Salas do Empreendedor em todo o país. O reconhecimento coloca o município entre os 378 melhores avaliados do Brasil e entre os 25 do Rio Grande do Norte que alcançaram o nível máximo da premiação.

A conquista reforça o desempenho da Sala do Empreendedor de São José do Seridó, que se destacou na avaliação realizada pelo Sebrae, baseada em quatro pilares principais: qualidade do atendimento, gestão e planejamento, estrutura física e digital, além de inovação e resultados.

Na prática, o selo reconhece municípios que oferecem um atendimento eficiente, ágil e resolutivo aos microempreendedores, além de estruturas adequadas e iniciativas que fortalecem o desenvolvimento econômico local.

A certificação evidencia ainda o avanço na modernização dos serviços, na organização dos processos e no apoio aos pequenos negócios, especialmente aos Microempreendedores Individuais (MEIs), que contam com suporte para formalização, orientação e capacitação.

Com o resultado, São José do Seridó passa a integrar um seleto grupo de municípios que se destacam nacionalmente na promoção de um ambiente favorável ao empreendedorismo.

A conquista é atribuída ao trabalho desenvolvido pela equipe da Sala do Empreendedor e servidores envolvidos nas ações de apoio ao setor produtivo, fortalecendo o compromisso do município com o crescimento econômico e o incentivo aos pequenos negócios.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa aponta 96% de aprovação da gestão do prefeito Raniere em Ruy Barbosa

Publicado

em

Resultado expressivo reforça o reconhecimento da população ao trabalho realizado pela atual administração na região Central-Potengi.

A gestão do prefeito Raniere Moura, em Ruy Barbosa/RN, alcançou um resultado expressivo de aprovação popular. De acordo com levantamento realizado pelo IPOP – Instituto de Pesquisa de Opinião Pública, 96% dos entrevistados aprovam a administração municipal.

O índice confirma o forte reconhecimento da população ao trabalho desenvolvido pela atual gestão, que vem se consolidando como uma das referências administrativas da região Central-Potengi. O resultado também demonstra a confiança dos ruy-barbosenses em um modelo de gestão marcado pela presença nas comunidades, atenção às demandas do povo e compromisso com o desenvolvimento do município.

Ao todo, 338 dos 352 entrevistados declararam aprovar a administração municipal. Apenas 2,3% disseram desaprovar a gestão, enquanto 1,7% não souberam ou não responderam.

O levantamento reforça o bom momento vivido pelo município e evidencia a força política e administrativa de Raniere Moura, que segue fortalecendo Ruy Barbosa como uma cidade organizada, presente e cada vez mais reconhecida na região Central-Potengi.

Dados técnicos da pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo IPOP – Instituto de Pesquisa de Opinião Pública, no dia 11 de maio de 2026, no município de Ruy Barbosa/RN.

Foram aplicados 352 questionários, com entrevistas distribuídas entre a zona urbana e a zona rural do município, considerando critérios de sexo, idade e grau de instrução. A margem de erro informada é de 3,5%.

O relatório também informa que Ruy Barbosa possui 4.200 eleitores, conforme dados do TSE referentes a outubro de 2024.

Continue lendo

DESTAQUE

Álvaro Dias participa da 16ª Cavalgada de São João Batista em São João do Sabugi

Publicado

em

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, iniciou a semana participando da tradicional 16ª Cavalgada de São João Batista, em São João do Sabugi. A convite do prefeito Aníbal Pereira, Álvaro acompanhou nesta segunda-feira um dos eventos mais tradicionais do município, que integra a programação da Festa do Agricultor.

A cavalgada reuniu vaqueiros, criadores, trabalhadores rurais e admiradores da cultura nordestina, mantendo viva uma das mais importantes tradições do sertão potiguar.

Durante a concentração da cavalgada, Álvaro conversou com vaqueiros, cumprimentou moradores e reencontrou amigos da região, em um ambiente de celebração das tradições e da cultura nordestina.

Além do prefeito Aníbal Pereira, estiveram presentes vereadores do município, os pré-candidatos a deputado estadual Bibi Costa e Adjuto Dias, o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, além do empresário Chico Torres, sobrinho do ex-prefeito Manoel Torres.

O evento reuniu centenas de participantes e reafirmou a importância da Cavalgada de São João Batista como uma das mais tradicionais manifestações culturais da região do Seridó, preservando costumes e fortalecendo a identidade do povo sertanejo

Continue lendo

DESTAQUE

Juninho Saia Rodada amplia grupo em Santa Cruz e recebe apoio do vereador Pretinho

Publicado

em

 

A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue avançando pelo Rio Grande do Norte e ganhou mais um importante reforço político nesta semana. Durante visita à cidade de Santa Cruz-RN, Juninho recebeu a declaração de apoio do vereador Pretinho da EMATER, uma das lideranças políticas mais conhecidas do município.

A chegada de Pretinho fortalece ainda mais o grupo que já apoia a pré-candidatura na cidade, composto pelo ex-prefeito Péricles Rocha, pelo ex-vereador César Bejú, pelo suplente de vereador Rodolfo Bezerril e pelo suplente de vereador Tarcísio das Horteiras.

Com a adesão do parlamentar, o projeto político de Juninho amplia sua presença em Santa Cruz e consolida uma base formada por lideranças com forte atuação junto à população e reconhecida trajetória na vida pública do município.

O apoio de Pretinho reforça o momento de crescimento da pré-candidatura de Juninho Saia Rodada, que segue reunindo apoios em todas as regiões do estado e fortalecendo um projeto voltado à defesa dos municípios e ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue avançando pelo Rio Grande do Norte e ganhou mais um importante reforço político nesta semana. Durante visita à cidade de Santa Cruz-RN, Juninho recebeu a declaração de apoio do vereador Pretinho da EMATER, uma das lideranças políticas mais conhecidas do município.

A chegada de Pretinho fortalece ainda mais o grupo que já apoia a pré-candidatura na cidade, composto pelo ex-prefeito Péricles Rocha, pelo ex-vereador César Bejú, pelo suplente de vereador Rodolfo Bezerril e pelo suplente de vereador Tarcísio das Horteiras.

Com a adesão do parlamentar, o projeto político de Juninho amplia sua presença em Santa Cruz e consolida uma base formada por lideranças com forte atuação junto à população e reconhecida trajetória na vida pública do município.

O apoio de Pretinho reforça o momento de crescimento da pré-candidatura de Juninho Saia Rodada, que segue reunindo apoios em todas as regiões do estado e fortalecendo um projeto voltado à defesa dos municípios e ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Continue lendo

Populares