Connect with us

DESTAQUE

Lula repete erros e faz governo da catástrofe econômica, diz Rogério Marinho

Publicado em

O presidente estadual do Partido Liberal, o senador Rogério Marinho, disse que durante sua ausência do Congresso Nacional por 121 dias, sem remuneração, vai se dedicar a organização, ampliação e fortalecimento da legenda no Rio Grande do Norte e região Nordeste. Para tanto, informou que nos próximos 30 dias, antes das convenções partidárias, será alçado ao posto de secretário de Organização na Executiva Nacional do PL. Marinho também falou à TRIBUNA DO NORTE sobre a estratégia do partido nas eleições municipais, com 80 candidatos a prefeito e vice em faixa própria ou em alianças com outros partidos, sendo proibido composições com PT, PC do B, PV, PSOL, REDE e outros partidos de esquerda ou que tiver aliado a esses partidos.

O senhor acaba de pedir uma licença do mandato, qual a sua missão nesse período?
Nos afastamos por quatro meses sem remuneração e temos uma tarefa pela frente, vamos descansar uns oito ou dez dias, e mãos à obra, temos muita coisa pra fazer no Estado e no Brasil. Vamos fazer um trabalho para organizar o partido aqui em outros lugares do país, uma vez que eu vou estar no Diretório Nacional com esse papel de organizar o partido no país, na secretaria de Organização, preparando não apenas as eleições municipais, mas principalmente as eleições de 2026. O senador Flávio Azevedo (PL), que nos substitui, é uma pessoa com quem eu tenho um relacionamento há mais de 30 anos, tenho por ele uma enorme admiração, sei da sua competência, da sua lealdade, da maneira como ele se comporta, da sua integridade, e eu não tenho dúvida que ele vai nos substituir à altura e vai fazer o trabalho que se espera de um digno representante do nosso Rio Grande do Norte.

Como está o PL para a disputa das eleições municipais no Estado este ano?
Nós recebemos o partido no Rio Grande do Norte logo após as eleições de 2022 que tinha 19 prefeitos, eleitos no pleito de 2020 ainda sob a presidência do deputado federal João Maia (PP) e ao longo desse período após a eleição presidencial, hoje temos no partido 23 prefeitos com mandatos, o PL está um pouco maior do que era e temos uma consistência do ponto de vista de afinidade, de propósito. Temos o objetivo de mostrarmos à população que é possível fazer uma administração que leve em consideração, não apenas a questão técnica, que é relevante e essencial para a vida, mas atuação na defesa de valores que representam o conjunto da sociedade.

O PL tem pré-candidaturas em cidades importantes do RN, qual estratégia para atrair eleitores?
A nossa preocupação é com 2026, mas passa por 2024. Cada município tem uma estratégia diferente dada a especificidade do local. Em Natal, por exemplo, confluímos para uma pré-candidatura do deputado Paulinho Freire (União Brasil). Temos uma conversa com o Paulinho e um acordo político, primeiro do que ele implementará na cidade. Ações que visam, justamente, levar em consideração esses valores que mencionei anteriormente, e estarmos juntos em 2026 nas eleições majoritárias que interessam ao Brasil como um todo.

Porque não foi possível aliança com o União Brasil em Parnamirim?
Se levar em consideração o fato de que o maior colégio eleitoral do Estado é Natal, e o presidente Bolsonaro e o PL teve em Natal quase 50% dos votos válidos, e em Parnamirim vencemos as eleições, a única cidade do Estado que Bolsonaro teve êxito. O prefeito Taveira nos apoiou desde o primeiro turno, foi muito firme nesse apoio, apesar do seu filho, Taveira Júnior, ser deputado estadual do União Brasil. Os deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire do União Brasil estiveram dentro desse processo político conosco. Para nós foi uma surpresa muito grande o presidente do partido (José Agripino) conduzir o partido no sentido contrário do sentimento do seu partido. Agora, os motivos que o levaram a tomar essa decisão, ele certamente vai ter oportunidade de dar uma satisfação à população quando for questionado. Me pareceu que faltou reciprocidade nessa relação. Mas não tenho dúvida que Paulinho Freire, Benes Leocádio, Taveira Júnior, que são aqueles que têm voto, que têm mandato, que têm representatividade, que têm legitimidade dentro da União Brasil, vão estar ao lado da candidatura de Salatel de Souza.

Como vai ser sua participação na campanha de Paulinho em Natal?
Vai ser dentro da necessidade que a sua candidatura nos apresentar. Estamos colocando a disposição de Paulinho técnicos que nos ajudaram ao longo da nossa vida pública para trabalhar no seu plano de governo, os nossos pré-candidatos a vereador, todos eles estão engajados na pré-candidatura do deputado Paulinho Freire, vamos nos colocar a disposição para percorrer a cidade do Natal, entendendo que talvez aonde poderá render mais será com depoimentos na televisão, em eventos mais localizados, porque Paulinho tem hoje o apoio também do prefeito Álvaro Dias (Republicanos, do senador Styvenson Valentim (Podemos), de boa parte da classe política do Estado com a atuação na cidade, vamos apoiá-lo formalmente, publicamente, vamos deixar isso claro e aqueles que, por ventura, entenderem que pode acompanhar a nossa orientação, certamente vão sufragar o seu nome após as convenções municipais e a campanha eleitoral.

O senhor será candidato ao governo do Estado ou vai depender dos resultados das eleições deste ano?
É cedo. 2026 tem uma ação no caminho que são as eleições municipais. Passadas as eleições municipais vamos avaliar o tamanho de cada partido político, o resultado eleitoral.

Há uma especulação de que o senhor poderia formar uma chapa com o Tarcísio de Freitas, o governador de São Paulo?
Nós temos um candidato, que será o presidente Bolsonaro, Um questionamento me é feito quase sempre nas entrevistas que eu tenho dado pelo Brasil afora. O presidente da República hoje chama-se Lula, esse cidadão foi condenado por corrupção, por evasão de dinheiro, por uma série de crimes em três instâncias, por mais de 20 juízes diferentes, ele foi encarcerado, foi preso, passou mais de 500 dias preso, e não é porque ele se reuniu com embaixadores. Não foi porque ele pegou os presentes que recebeu e eventualmente os transacionou, até porque ele levou 11 containeres na cabeça quando saiu do Palácio do Planalto. Foi por corrupção, só a Petrobras, mais de R$ 6 bilhões devolvidos ao poder público. Mais de R$ 20 bilhões foram devolvidos, e esse cidadão hoje é presidente do Brasil.

Como o senhor avalia tantas derrotas de Lula no Congresso?
O governo teima em ir na contramão do que pensa a sociedade brasileira e o Congresso representa a sociedade brasileira, esse é o primeiro ponto, depois o governo está fazendo o ajuste da economia pelo lado do aumento das receitas, ou seja, aumento de impostos, e nós aumentamos impostos no primeiro ano, aumentamos impostos no começo do segundo ano, a sociedade exauriu, não tem mais possibilidade de aumentar impostos, já pagamos de 36 a 37% do PIB de impostos ao governo, um governo que não faz o seu dever de casa, não corta despesas, agora o governo anunciou, o Lula disse, olha como tem subsídio dentro do orçamento, 600 e tantos bilhões de reais, não faz dois meses que o governo mandou mais um subsídio de de 15 bilhões na Toyota. Esse ano e meio, o governo do presidente Lula, que está espantado com o subsídio, parece aquela história do ladrão que está na feira, que bate a carteira e segue gritando pega ladrão, só ele acrescentou R$ 68 bilhões. O governo vive dando pedalada para fechar as contas. Esse ano o arcabouço fiscal foi pela sexta vez, em menos de oito meses, ultrapassado. E essa ultrapassagem foi uma brincadeira. Eles pegaram o primeiro trimestre do ano e colocaram como base para aumento de gastos no ano de 2024, quando historicamente pela contabilidade pública se faz no segundo trimestre. Por quê? Porque você já tem uma variação de normalidade do comportamento das receitas. E por que que ele antecipou para o primeiro trimestre contra o que diz o arcabouço e liberou R$ 15 bilhões a mais? Porque no ano passado pagou os precatórios E$ 90 bilhões, foram 30 da época do presidente Bolsonaro, e 60 de Lula, que ele disse que é tudo de Bolsonaro, no primeiro trimestre, teve 10 ou 12 bilhões de imposto retido pessoa jurídica, teve também os fundos exclusivos, teve offshore, então são receitas não recorrentes que não vão ser apresentadas no trimestre subsequente, então se aumenta a despesa, o desequilíbrio econômico vai ser grande, e o mercado já entendeu isso. A lua de mel com o Lula está se acabando, veja quanto é que está o preço do dólar, do câmbio, que é o maior desde o início do governo, veja como é que está o juro futuro, parou a diminuição do juro dentro do Copom porque desancorou o fiscal, então o mercado está caindo em si, que esse governo do amor, é na verdade o governo da catástrofe econômica que está repentindo os mesmos erros.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

ÚLTIMAS PESQUISAS MOSTRAM FORÇA DE BENES E JOAO MAIA DENTRO DA NOMINATA DO UNIÃO PROGRESSISTA

Publicado

em

 

 

A mais recente pesquisa reforça um cenário que vem se repetindo nos últimos levantamentos eleitorais para deputado federal no Rio Grande do Norte: João Maia e Benes Leocádio seguem ocupando as primeiras posições dentro da nominata do União Progressista.

Nas últimas pesquisas divulgadas, os dois parlamentares têm aparecido de forma constante na liderança ou na vice-liderança da chapa, demonstrando força eleitoral e consolidando suas posições na disputa por vagas na Câmara Federal.

O desempenho recorrente de João Maia e Benes Leocádio mostra que ambos mantêm bases políticas sólidas e forte presença nos municípios potiguares, fator que tem sido determinante para os bons resultados registrados nos levantamentos.

Faltando ainda um período considerável para a eleição, o cenário pode sofrer alterações, mas os números mais recentes confirmam que a dupla segue firme na ponta da nominata do União Progressista, sendo atualmente as principais referências eleitorais do grupo na corrida por Brasília.

Continue lendo

DESTAQUE

PARNAMIRIM: Equipe da Limpeza Urbana presta homenagem à prefeita Nilda em reconhecimento aos avanços para a categoria

Publicado

em

 

 

Na manhã desta sexta-feira (26), data em que celebra mais um ano de vida, a prefeita Nilda foi surpreendida por uma homenagem preparada pelos profissionais da limpeza urbana do município. O gesto simbolizou o reconhecimento e a gratidão da categoria pelas ações implementadas pela gestão em benefício dos trabalhadores do setor.

A homenagem reuniu servidores que atuam diariamente na manutenção e limpeza da cidade, destacando os avanços conquistados nos últimos meses. Entre as principais iniciativas da gestão municipal estão a aquisição de 10 novos caminhões coletores, que reforçaram a estrutura operacional do serviço de limpeza urbana, e a ampliação do quadro de margaridas, com a contratação de mais mulheres para atuar na equipe, fortalecendo a inclusão e ampliando a capacidade de atendimento.

Outro importante avanço lembrado pelos profissionais foi a concessão do adicional de 40% de insalubridade para todos os varredores do município, uma medida histórica que representa reconhecimento, valorização e melhores condições de trabalho para esses servidores essenciais.

Em clima de emoção e agradecimento, os trabalhadores destacaram que a homenagem vai além da celebração do aniversário da prefeita, representando o reconhecimento a uma gestão que tem investido na valorização dos profissionais que contribuem diariamente para manter a cidade limpa, organizada e acolhedora para toda a população.

Continue lendo

DESTAQUE

TOMBA REUNIU MULTIDÃO EM SANTA CRUZ PARA ANUNCIAR APOIO AO CORONEL HÉLIO PARA O SENADO

Publicado

em

Um grande ato político realizado nesta quinta-feira (25), em Santa Cruz, reuniu uma multidão de lideranças, prefeitos, vereadores, representantes de municípios da região Trairi e apoiadores em torno de um projeto político para as eleições de 2026. Durante o encontro, o deputado estadual Tomba Farias anunciou apoio à pré-candidatura de Coronel Hélio (PL) ao Senado Federal.

O evento contou com a presença dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), do pré-candidato ao Governo, Álvaro Dias, do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, do deputado federal Sargento Gonçalves e da pré-candidata a deputada federal Nina Souza, além de diversos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Ao confirmar o apoio, Tomba Farias destacou a importância de fortalecer uma representação comprometida com o Rio Grande do Norte no Senado Federal e ressaltou a parceria construída com Coronel Hélio.

“Recebo esse apoio com muita gratidão e responsabilidade. Tomba Farias é uma liderança importante, que conhece profundamente a realidade do interior e tem uma história de trabalho pelo povo potiguar. Essa união fortalece nossa caminhada e nosso compromisso de representar o Rio Grande do Norte no Senado”, afirmou.

Coronel Hélio Oliveira @luannasantarosa Danilo Sá

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa Item/TV Ponta Negra: Walter Alves aparece em 3º lugar para deputado estadual

Publicado

em

 

O presidente do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, está entre os três nomes mais citados para a Assembleia Legislativa na mais recente pesquisa Item/TV Ponta Negra. É mais um levantamento eleitoral no qual ele aparece entre os primeiros.

A nova pesquisa vem confirmar a tendência de que o MDB deve alcançar um resultado muito positivo nas Eleições de outubro para o Legislativo do RN. A pesquisa Item/TV Ponta Negra tem alcance estadual e entrevistou 1.250 pessoas em 61 cidades entre os dias 22 e 24 de junho.

Além de Walter Alves, outros nomes do MDB estão se destacando nas pesquisas, o que gera a expectativa de que o partido deve eleger pelo menos três nomes para a Assembleia Legislativa e o vice-governador, Hermano Morais.

A pesquisa Item/TV Ponta Negra tem margem de erro de 2,77% e 95% de confiabilidade. O levantamento foi registrado no TRE-RN (RN-08595/2026) e no TSE (BR-08216/2026) e foi divulgado hoje, dia

Continue lendo

DESTAQUE

Deputada Divaneide Basílio é agredida por segurança durante evento com Janja em Natal

Publicado

em

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) foi agredida por um segurança durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado nesta sexta-feira (26), na Arena das Dunas, em Natal, com a presença da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

Segundo relatos divulgados pela imprensa, o episódio ocorreu no momento em que participantes tentavam se aproximar da primeira-dama após o encerramento da programação. Durante a movimentação, um dos agentes de segurança teria empurrado as pessoas que estavam no local, atingindo a parlamentar.

Após a agressão, Divaneide recebeu atendimento da equipe médica da Arena das Dunas e, em seguida, foi encaminhada ao Hospital do Coração. De acordo com as informações divulgadas até o momento, ela apresentou um pico de pressão em decorrência do ocorrido

Continue lendo

DESTAQUE

Gustavo Carvalho participa de encontro político em Ruy Barbosa ao lado de lideranças do Potengi e do RN

Publicado

em

 

*Evento reuniu o prefeito Raniere, lideranças municipais, Rogério Marinho e Coronel Hélio em momento de união e fortalecimento político na região*

O deputado estadual Gustavo Carvalho participou, nesta sexta-feira (26), de um encontro político na cidade de Ruy Barbosa, reunindo lideranças comprometidas com o desenvolvimento do Potengi e de todo o Rio Grande do Norte.

Ao lado do prefeito Raniere, do ex-prefeito Tiquinho e do vice-prefeito Bonfim, Gustavo foi recebido com carinho pela população e destacou a importância da união de forças em favor do município e da região.

O encontro também contou com a presença do prefeito de São Tomé, Gá, do vice-prefeito Naro, do prefeito Fabiano de Vavá, de Barcelona, além do senador Rogério Marinho, grande parceiro do Potengi e do Rio Grande do Norte, e do Coronel Hélio, pré-candidato ao Senado.

Durante a agenda, Gustavo Carvalho reforçou seu compromisso com Ruy Barbosa, com o Potengi e com os municípios potiguares, defendendo a construção de parcerias que levem mais investimentos, obras e melhorias para a população.

“Estar em Ruy Barbosa é sempre uma alegria. Aqui temos amigos, temos história e temos compromisso. Seguimos juntos, ouvindo o povo, fortalecendo alianças e trabalhando por um Rio Grande do Norte cada vez melhor”, destacou Gustavo.

O evento foi marcado por demonstrações de apoio, diálogo com a população e fortalecimento do grupo político liderado pelo prefeito Raniere no município.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra/Senado mostra empate técnico na soma do 1º e 2º voto entre Styvenson com 19%; Rafael Motta e Zenaide Maia com 18,6%

Publicado

em

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM, contratada pela TV Ponta Negra, aponta um empate triplo na disputa pelas duas vagas do Senado Federal no RN, considerando a soma do primeiro e do segundo votos.

De acordo com o levantamento, Styvenson Valentim registra 19,0% das intenções de voto. Na sequência aparecem Rafael Motta e Zenaide Maia, ambos com 18,6%.

Os demais candidatos pontuaram da seguinte forma: Samanda Alves, com 11,0%; Coronel Hélio, com 8,2%; Sandro Pimentel, com 1,0%; Rosália Fernandes, com 0,8%; e Luciana Lima, com 0,2%.

Ainda segundo a pesquisa, 12,4% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 10,2% declararam voto branco, nulo ou permanecem indecisos.

O levantamento foi realizado pelo Instituto ITEM, contratado pela TV Ponta Negra, com 1.250 eleitores entrevistados em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TRE/RN RN-07966/2026 e TSE BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra/Governo: Alysson Bezerra lidera com 38,8%, Álvaro Dias soma 26,2% e Cadu Xavier tem 16,2%

Publicado

em

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM, contratada pela TV Ponta Negra, aponta o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (União Brasil), na liderança da corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte no cenário estimulado.

De acordo com o levantamento, Alysson aparece com 38,8% das intenções de voto. Em segundo lugar está Álvaro Dias (PL), com 26,2%, seguido por Cadu Xavier (PT), que registra 16,2%.

Os demais candidatos pontuaram da seguinte forma: Robério Paulino (PSOL), com 1,0%; Dário Barbosa (PSTU), com 0,4%; e Rodrigo Vieira, também com 0,4%.

Ainda segundo a pesquisa, 9,0% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 8,0% declararam voto branco, nulo ou permanecem indecisos.

O levantamento foi realizado com 1.250 eleitores, entrevistados em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TRE/RN RN-07966/2026 e TSE BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Rafael Motta participa de evento com Janja e destaca compromisso no combate à violência contra as mulheres

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Senado Rafael Motta esteve nesta sexta-feira (26) na UFRN para o evento que marcou a adesão do Rio Grande do Norte ao Pacto Nacional Brasil sem Feminicídio. O encontro reuniu a primeira-dama Janja Lula da Silva, a ministra das Mulheres Márcia Lopes, o ministro da Justiça Francisco Lucas Costa, a governadora Fátima Bezerra e o pré-candidato ao governo Cadu Xavier.

Autor da Lei nº 13.871/2019, que obriga o agressor condenado por violência doméstica a ressarcir o SUS pelos custos do atendimento às vítimas, Rafael Motta reforçou seu compromisso com a pauta. “Precisamos construir uma sociedade em que nenhum homem se considere dono da vida das mulheres. O combate ao feminicídio exige união, políticas públicas eficazes e leis que protejam as vítimas e responsabilizem os agressores”, afirmou.

Continue lendo

DESTAQUE

Cadu de Lula acompanha Janja em Natal e reforça força do “Time de Lula” no RN

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.

A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.

“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.

O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.

Continue lendo

Populares