Connect with us

DESTAQUE

Governo Lula alterou dados da Previdência para reduzir projeção de despesa em R$ 12 bilhões

Publicado em

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alterou dados da Previdência Social para reduzir a projeção de despesas com benefícios em cerca de R$ 12 bilhões, segundo documentos obtidos pela Folha.

A estimativa menor, incorporada ao relatório de avaliação do Orçamento do 2º bimestre, ajudou o Executivo a desfazer o bloqueio de R$ 2,9 bilhões realizado em março e honrar o acordo para liberar mais R$ 3,6 bilhões em emendas parlamentares.

Sem a contenção nos números da Previdência, o cenário mais provável seria a imposição de uma trava ainda maior sobre despesas discricionárias, como custeio e investimentos, segundo dois técnicos do governo ouvidos sob reserva.

A mudança de última hora está registrada em notas técnicas do INSS, disponibilizadas pelo órgão após pedido feito com base na LAI (Lei de Acesso à Informação).

Em 15 de maio, a coordenação de Orçamento e Finanças do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estimou que a despesa com benefícios alcançará R$ 912,3 bilhões neste ano. A conta considera o ritmo de execução dos gastos até abril de 2024 e um crescimento vegetativo de 0,64% ao mês, dada a redução das filas de espera.

Quatro dias depois, a Dirben (Diretoria de Benefícios) e a assessoria da Presidência do INSS emitiram outra nota técnica sugerindo o uso de uma taxa de crescimento vegetativo de 0,17%, equivalente a um quarto da anterior.

A recomendação resultou em uma nova estimativa de despesa com benefícios, emitida em 20 de maio, dois dias antes da divulgação do relatório. O valor ficou em R$ 902,7 bilhões, dos quais ainda foram descontados outros R$ 9,05 bilhões em economias esperadas com medidas de produtividade e revisão de benefícios.

A mudança de parâmetro também impactou a projeção de gastos com a compensação previdenciária, um acerto de contas feito com estados e municípios quando um antigo segurado do INSS se aposenta pelos regimes próprios desses entes.

Antes estimada em R$ 10,2 bilhões, a despesa com a compensação previdenciária caiu a R$ 7,96 bilhões.

Os efeitos, somados, evitaram um aumento de R$ 11,84 bilhões nos cálculos de despesas com a Previdência Social.

Procurado, o INSS disse que a definição dos parâmetros “observa um fluxo processual de informações entre áreas, que consideram aspectos diferentes”. Enquanto a área orçamentária considera o histórico executado, a Dirben incorpora impactos de ações de gestão na análise dos dados de concessão e suas respectivas tendências.

Na nota técnica de 19 de maio, a Diretoria de Benefícios argumentou que os dados de concessão do primeiro quadrimestre foram impulsionados pelo programa de enfrentamento à fila.

“Destacamos que tais meses apresentam desafios operacionais: janeiro é um mês que a produtividade é reduzida de forma significativa em decorrência de férias das equipes; fevereiro possui o menor número de dias úteis do ano, com feriados prolongados; março assim como abril representam recuperação da capacidade produtiva, ultrapassando médias pois estamos em um cenário de vigência do PEFPS (Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social)”, diz o documento.

Propor um crescimento vegetativo de 0,64% ao mês com base nesse período seria inapropriado, segundo a nota, porque o programa de enfrentamento à fila vale até 13 de agosto 2024 (com possibilidade de prorrogação até novembro de 2024) e haveria uma tendência de acomodação no segundo semestre.

“Desta forma, o crescimento vegetativo é afetado pelo número de benefícios concedidos, que é sazonal, sendo plausível a utilização do mesmo valor que usamos na Projeção Orçamentária das Despesas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS): 2,09% de crescimento ao ano”, afirma o documento.

A taxa seria compatível com um crescimento vegetativo de 0,17% ao mês —parâmetro incorporado às estimativas oficiais.

A mudança afetou tanto as projeções orçamentárias, que sinalizam o valor do crédito a ser autorizado pelo Congresso para pagar a despesa, quanto as financeiras, que representam o que vai efetivamente sair do caixa do governo neste ano e sensibilizam as regras fiscais perseguidas pelo governo.

Há uma diferença estrutural entre esses dois números porque uma parcela pequena dos benefícios de dezembro são pagos apenas no mês de janeiro. Mas o impacto da mudança no parâmetro é semelhante.

A estimativa inicial do governo era de uma despesa financeira de até R$ 909,6 bilhões, considerando a possibilidade de a taxa de crescimento vegetativo alcançar 3,65% no acumulado do ano —quase o dobro da que foi contabilizada pelo INSS.

Mesmo com a economia de R$ 9,05 bilhões com as revisões, o gasto da Previdência ainda ficaria em R$ 900,1 bilhões. No entanto, o valor efetivamente incorporado foi de R$ 889,5 bilhões.

No Comprev, a estimativa financeira inicial era de R$ 9,5 bilhões, mas só R$ 7,7 bilhões foram contabilizados no relatório.

Um técnico crítico à mudança dos parâmetros afirma que os números da Previdência precisarão ser “consertados” ao longo do ano.

Só nos primeiros quatro meses, foram concedidos 2 milhões de novos benefícios, um crescimento de 40,9% em relação a igual período de 2023. Ainda que a desaceleração no segundo semestre se concretize, a expansão deve se manter significativa. Além disso, nem todos os benefícios concedidos são temporários como o auxílio-doença.

Outro técnico do governo afirma que a adoção de um parâmetro menor não representa manobra para subestimar despesas e argumenta que algumas projeções são excessivamente conservadoras.

Para essa ala, incorporar uma “gordura para não correr riscos” nem sempre é justificável. Há também otimismo desse grupo com os resultados das revisões de benefícios em curso, o que pode abrir caminho para um ajuste gradual, se necessário.

A economista Vilma Pinto, da IFI (Instituição Fiscal Independente) do Senado, avalia que há, sim, algum grau de subestimação nos números da Previdência.

O órgão prevê um gasto total de R$ 929,5 bilhões neste ano, valor que contempla não só os benefícios e a compensação previdenciária, mas também as sentenças judiciais da área. Neste recorte mais amplo, a estimativa do governo está em R$ 917,8 bilhões. A diferença beira os R$ 12 bilhões.

Segundo Pinto, a projeção da IFI leva em consideração a evolução recente dos benefícios emitidos (com crescimento em torno de 3,3%), o valor do salário mínimo e a inflação.

“Levamos em conta alguma possível economia que leve a uma desaceleração dessa taxa de crescimento, mas em nenhum cenário seria possível chegar a um crescimento vegetativo de 0,17%, pelas nossas contas. Diante disso, eu acho que pode haver, sim, algum grau de subestimação nos números da Previdência”, afirma a economista.

Ela chama a atenção para o fato de que o governo já precisou reconhecer parte da pressão, uma vez que a projeção total de R$ 917,8 bilhões é maior que os R$ 908,7 bilhões previstos originalmente no Orçamento aprovado pelo Congresso.

Folhapress

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

ÚLTIMAS PESQUISAS MOSTRAM FORÇA DE BENES E JOAO MAIA DENTRO DA NOMINATA DO UNIÃO PROGRESSISTA

Publicado

em

 

 

A mais recente pesquisa reforça um cenário que vem se repetindo nos últimos levantamentos eleitorais para deputado federal no Rio Grande do Norte: João Maia e Benes Leocádio seguem ocupando as primeiras posições dentro da nominata do União Progressista.

Nas últimas pesquisas divulgadas, os dois parlamentares têm aparecido de forma constante na liderança ou na vice-liderança da chapa, demonstrando força eleitoral e consolidando suas posições na disputa por vagas na Câmara Federal.

O desempenho recorrente de João Maia e Benes Leocádio mostra que ambos mantêm bases políticas sólidas e forte presença nos municípios potiguares, fator que tem sido determinante para os bons resultados registrados nos levantamentos.

Faltando ainda um período considerável para a eleição, o cenário pode sofrer alterações, mas os números mais recentes confirmam que a dupla segue firme na ponta da nominata do União Progressista, sendo atualmente as principais referências eleitorais do grupo na corrida por Brasília.

Continue lendo

DESTAQUE

PARNAMIRIM: Equipe da Limpeza Urbana presta homenagem à prefeita Nilda em reconhecimento aos avanços para a categoria

Publicado

em

 

 

Na manhã desta sexta-feira (26), data em que celebra mais um ano de vida, a prefeita Nilda foi surpreendida por uma homenagem preparada pelos profissionais da limpeza urbana do município. O gesto simbolizou o reconhecimento e a gratidão da categoria pelas ações implementadas pela gestão em benefício dos trabalhadores do setor.

A homenagem reuniu servidores que atuam diariamente na manutenção e limpeza da cidade, destacando os avanços conquistados nos últimos meses. Entre as principais iniciativas da gestão municipal estão a aquisição de 10 novos caminhões coletores, que reforçaram a estrutura operacional do serviço de limpeza urbana, e a ampliação do quadro de margaridas, com a contratação de mais mulheres para atuar na equipe, fortalecendo a inclusão e ampliando a capacidade de atendimento.

Outro importante avanço lembrado pelos profissionais foi a concessão do adicional de 40% de insalubridade para todos os varredores do município, uma medida histórica que representa reconhecimento, valorização e melhores condições de trabalho para esses servidores essenciais.

Em clima de emoção e agradecimento, os trabalhadores destacaram que a homenagem vai além da celebração do aniversário da prefeita, representando o reconhecimento a uma gestão que tem investido na valorização dos profissionais que contribuem diariamente para manter a cidade limpa, organizada e acolhedora para toda a população.

Continue lendo

DESTAQUE

TOMBA REUNIU MULTIDÃO EM SANTA CRUZ PARA ANUNCIAR APOIO AO CORONEL HÉLIO PARA O SENADO

Publicado

em

Um grande ato político realizado nesta quinta-feira (25), em Santa Cruz, reuniu uma multidão de lideranças, prefeitos, vereadores, representantes de municípios da região Trairi e apoiadores em torno de um projeto político para as eleições de 2026. Durante o encontro, o deputado estadual Tomba Farias anunciou apoio à pré-candidatura de Coronel Hélio (PL) ao Senado Federal.

O evento contou com a presença dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), do pré-candidato ao Governo, Álvaro Dias, do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, do deputado federal Sargento Gonçalves e da pré-candidata a deputada federal Nina Souza, além de diversos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Ao confirmar o apoio, Tomba Farias destacou a importância de fortalecer uma representação comprometida com o Rio Grande do Norte no Senado Federal e ressaltou a parceria construída com Coronel Hélio.

“Recebo esse apoio com muita gratidão e responsabilidade. Tomba Farias é uma liderança importante, que conhece profundamente a realidade do interior e tem uma história de trabalho pelo povo potiguar. Essa união fortalece nossa caminhada e nosso compromisso de representar o Rio Grande do Norte no Senado”, afirmou.

Coronel Hélio Oliveira @luannasantarosa Danilo Sá

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa Item/TV Ponta Negra: Walter Alves aparece em 3º lugar para deputado estadual

Publicado

em

 

O presidente do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, está entre os três nomes mais citados para a Assembleia Legislativa na mais recente pesquisa Item/TV Ponta Negra. É mais um levantamento eleitoral no qual ele aparece entre os primeiros.

A nova pesquisa vem confirmar a tendência de que o MDB deve alcançar um resultado muito positivo nas Eleições de outubro para o Legislativo do RN. A pesquisa Item/TV Ponta Negra tem alcance estadual e entrevistou 1.250 pessoas em 61 cidades entre os dias 22 e 24 de junho.

Além de Walter Alves, outros nomes do MDB estão se destacando nas pesquisas, o que gera a expectativa de que o partido deve eleger pelo menos três nomes para a Assembleia Legislativa e o vice-governador, Hermano Morais.

A pesquisa Item/TV Ponta Negra tem margem de erro de 2,77% e 95% de confiabilidade. O levantamento foi registrado no TRE-RN (RN-08595/2026) e no TSE (BR-08216/2026) e foi divulgado hoje, dia

Continue lendo

DESTAQUE

Deputada Divaneide Basílio é agredida por segurança durante evento com Janja em Natal

Publicado

em

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) foi agredida por um segurança durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado nesta sexta-feira (26), na Arena das Dunas, em Natal, com a presença da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

Segundo relatos divulgados pela imprensa, o episódio ocorreu no momento em que participantes tentavam se aproximar da primeira-dama após o encerramento da programação. Durante a movimentação, um dos agentes de segurança teria empurrado as pessoas que estavam no local, atingindo a parlamentar.

Após a agressão, Divaneide recebeu atendimento da equipe médica da Arena das Dunas e, em seguida, foi encaminhada ao Hospital do Coração. De acordo com as informações divulgadas até o momento, ela apresentou um pico de pressão em decorrência do ocorrido

Continue lendo

DESTAQUE

Gustavo Carvalho participa de encontro político em Ruy Barbosa ao lado de lideranças do Potengi e do RN

Publicado

em

 

*Evento reuniu o prefeito Raniere, lideranças municipais, Rogério Marinho e Coronel Hélio em momento de união e fortalecimento político na região*

O deputado estadual Gustavo Carvalho participou, nesta sexta-feira (26), de um encontro político na cidade de Ruy Barbosa, reunindo lideranças comprometidas com o desenvolvimento do Potengi e de todo o Rio Grande do Norte.

Ao lado do prefeito Raniere, do ex-prefeito Tiquinho e do vice-prefeito Bonfim, Gustavo foi recebido com carinho pela população e destacou a importância da união de forças em favor do município e da região.

O encontro também contou com a presença do prefeito de São Tomé, Gá, do vice-prefeito Naro, do prefeito Fabiano de Vavá, de Barcelona, além do senador Rogério Marinho, grande parceiro do Potengi e do Rio Grande do Norte, e do Coronel Hélio, pré-candidato ao Senado.

Durante a agenda, Gustavo Carvalho reforçou seu compromisso com Ruy Barbosa, com o Potengi e com os municípios potiguares, defendendo a construção de parcerias que levem mais investimentos, obras e melhorias para a população.

“Estar em Ruy Barbosa é sempre uma alegria. Aqui temos amigos, temos história e temos compromisso. Seguimos juntos, ouvindo o povo, fortalecendo alianças e trabalhando por um Rio Grande do Norte cada vez melhor”, destacou Gustavo.

O evento foi marcado por demonstrações de apoio, diálogo com a população e fortalecimento do grupo político liderado pelo prefeito Raniere no município.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra/Senado mostra empate técnico na soma do 1º e 2º voto entre Styvenson com 19%; Rafael Motta e Zenaide Maia com 18,6%

Publicado

em

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM, contratada pela TV Ponta Negra, aponta um empate triplo na disputa pelas duas vagas do Senado Federal no RN, considerando a soma do primeiro e do segundo votos.

De acordo com o levantamento, Styvenson Valentim registra 19,0% das intenções de voto. Na sequência aparecem Rafael Motta e Zenaide Maia, ambos com 18,6%.

Os demais candidatos pontuaram da seguinte forma: Samanda Alves, com 11,0%; Coronel Hélio, com 8,2%; Sandro Pimentel, com 1,0%; Rosália Fernandes, com 0,8%; e Luciana Lima, com 0,2%.

Ainda segundo a pesquisa, 12,4% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 10,2% declararam voto branco, nulo ou permanecem indecisos.

O levantamento foi realizado pelo Instituto ITEM, contratado pela TV Ponta Negra, com 1.250 eleitores entrevistados em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TRE/RN RN-07966/2026 e TSE BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra/Governo: Alysson Bezerra lidera com 38,8%, Álvaro Dias soma 26,2% e Cadu Xavier tem 16,2%

Publicado

em

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM, contratada pela TV Ponta Negra, aponta o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (União Brasil), na liderança da corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte no cenário estimulado.

De acordo com o levantamento, Alysson aparece com 38,8% das intenções de voto. Em segundo lugar está Álvaro Dias (PL), com 26,2%, seguido por Cadu Xavier (PT), que registra 16,2%.

Os demais candidatos pontuaram da seguinte forma: Robério Paulino (PSOL), com 1,0%; Dário Barbosa (PSTU), com 0,4%; e Rodrigo Vieira, também com 0,4%.

Ainda segundo a pesquisa, 9,0% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 8,0% declararam voto branco, nulo ou permanecem indecisos.

O levantamento foi realizado com 1.250 eleitores, entrevistados em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TRE/RN RN-07966/2026 e TSE BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Rafael Motta participa de evento com Janja e destaca compromisso no combate à violência contra as mulheres

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Senado Rafael Motta esteve nesta sexta-feira (26) na UFRN para o evento que marcou a adesão do Rio Grande do Norte ao Pacto Nacional Brasil sem Feminicídio. O encontro reuniu a primeira-dama Janja Lula da Silva, a ministra das Mulheres Márcia Lopes, o ministro da Justiça Francisco Lucas Costa, a governadora Fátima Bezerra e o pré-candidato ao governo Cadu Xavier.

Autor da Lei nº 13.871/2019, que obriga o agressor condenado por violência doméstica a ressarcir o SUS pelos custos do atendimento às vítimas, Rafael Motta reforçou seu compromisso com a pauta. “Precisamos construir uma sociedade em que nenhum homem se considere dono da vida das mulheres. O combate ao feminicídio exige união, políticas públicas eficazes e leis que protejam as vítimas e responsabilizem os agressores”, afirmou.

Continue lendo

DESTAQUE

Cadu de Lula acompanha Janja em Natal e reforça força do “Time de Lula” no RN

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.

A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.

“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.

O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.

Continue lendo

Populares