Connect with us

DESTAQUE

Novas ruas no Tirol são capeadas e sinalizadas   

Publicado

em

 

 

Dando sequência ao cronograma de obras do programa “Asfalto Novo”, o prefeito Álvaro Dias entregou nesta quinta-feira (11), mais três importantes vias de circulação de veículos na capital, revitalizadas. As ruas Dr. Nizário Gurgel, José Barreira Lima Verde e Antônio de Albuquerque, todas situadas no bairro Tirol, foram totalmente asfaltadas e sinalizadas, oferecendo mais tranquilidade e segurança aos motoristas que trafegam pelo local. Os investimentos para o setor chegam a R$ 70 milhões.

 

O programa “Asfalto Novo” consiste na recuperação, manutenção e melhoria da infraestrutura viária, especialmente no que diz respeito à pavimentação asfáltica de ruas e avenidas. Seu objetivo é garantir melhores condições de mobilidade urbana, segurança viária, economia, conforto, valorização imobiliária, fluidez do tráfego, desenvolvimento das áreas urbanas e qualidade de vida para os cidadãos.

 

Álvaro Dias afirmou que ruas e avenidas com o asfalto danificado representam riscos para os motoristas, ciclistas e pedestres. “Buracos, irregularidades e desníveis nas ruas podem causar acidentes graves. Por isso, implantamos o programa “Asfalto Novo”, para realizar a manutenção dessas vias. Ruas e avenidas em perfeitas condições favorecem o fluxo de veículos, reduzindo acidentes e até mesmo o desgaste dos automóveis”, contou.

 

O secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes, lembrou que na manhã desta quinta-feira, o Prefeito Álvaro Dias assinou a ordem de serviço para o recapeamento asfáltico das Ruas Gunnar Vingren, em Capim Macio; e Ataulfo Alves, no bairro de Candelária.

DESTAQUE

Afiliada da TV Globo do Distrito Federal destaca atuação do advogado Síldilon Maia

Publicado

em

por

Uma reportagem do Bom Dia DF, telejornal matinal transmitido pela afiliada da Rede Globo de Televisão em Brasília, destacou a atuação do advogado Síldilon Maia Thomaz do Nascimento em caso de grande repercussão relacionado a uma tentativa de atentado a bomba ocorrida nas imediações do Aeroporto Internacional Juscelino Kubtscheck na véspera do Natal do ano de 2022.

A matéria jornalística citou indulto concedido pela Justiça do Distrito Federal na última semana a um dos condenados referente à pena de multa que lhe foi aplicada pelo juiz de primeiro grau.

Continue lendo

DESTAQUE

Médica pediatra morre com suspeita de dengue 13 dias depois do filho de 5 anos

Publicado

em

por

A morte da médica Laysa Lira, de 47 anos, causou comoção no Piauí na manhã desta segunda-feira (20). A profissional da saúde estava internada em estado grave em um hospital particular de Teresina e enfrentava complicações por dengue, segundo relataram amigos e familiares. O filho dela, um menino de 5 anos, morreu no dia 7 de maio em decorrência da mesma doença

Os exames que vão confirmar a causa da morte de Laysa, no entanto, ainda não foram divulgados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do estado. Se o diagnóstico for confirmado, essa será a 11ª morte por dengue no Piauí em 2024. O filho mais velho da médica está na UTI de um hospital particular com sintomas da doença. O quadro, conforme a família, é estável.

TRABALHAVA EM VÁRIOS HOSPITAIS
Filha do ex-prefeito da cidade de Amarante, Dr. Agenor Lira, Laysa atuava como pediatra em hospitais de Teresina, Água Branca e também em Amarante. O velório acontece hoje no Cemitério Jardim da Ressurreição, na capital piauiense. Nas redes sociais, amigos, prefeituras e orgãos de saúde lamentaram a morte da médica.

“Quanta tristeza, como eu gostava dessa pessoa incrível, de bom coração, humana, solícita, atenciosa, profissional de excelência, sem palavras para expressar essa perda. Só Deus para dar conforto para os familiares e amigos nesse momento tão difícil”, comentou a vice-prefeita da cidade de Água Branca, Marinalva Chaves.

“Quanta dor, estou sem acreditar. Que Deus a receba de braços abertos ao lado de Rafinha”, escreveu Rosany Monteiro, amiga de Laysa.

IMENSA TRISTEZA
A Prefeitura de Amarante divulgou uma nota de pesar em suas redes sociais. “É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento da Dra. Laysa Lira, médica da Policlínica de Amarante. Nossos sentimentos e solidariedade à família, amigos e colegas neste momento de dor. Que sua memória seja sempre uma inspiração para todos”, diz o comunicado.

Continue lendo

DESTAQUE

Presa por perseguir médico fez 500 ligações em um dia e criou 2 mil números

Publicado

em

por

A mulher presa por passar cinco anos perseguindo um médico em Minas Gerais chegou a ligar para ele mais de 500 vezes em um só dia. Jovem alega que vivia relacionamento com o homem, que nega envolvimento.

Além das ligações, Kawara Welch Ramos de Medeiros, de 23 anos, enviou 1.300 mensagens. Ela também cadastrou mais de 2 mil números de telefone após ser bloqueada sucessivamente pelo médico.

A artista plástica tentava contato de inúmeras formas. Ela enviava e-mails, perseguia na rua, ia até o local de trabalho da vítima e até na casa dele, em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.

Kawara fez ameaças contra a família do médico. O filho, que na época tinha 8 anos, foi procurado. “As ameaças eram no sentido de que se ele não falasse com ela, Kawara ia falar que eles tinham um caso e destruir o casamento dele”, explicou a advogada Danielle Medeiros.

Defesa do médico diz que os dois “nunca tiveram nenhum tipo de relacionamento”. A artista foi atendida pelo médico em 2018, em Ituitaba, e a partir de então passou a procurá-lo em todos os plantões médicos.

O que diz a defesa de Kawara
O advogado afirma que havia um relacionamento amoroso entre os dois. “Essa situação é comprovada por prints, provas testemunhais, que nunca foram valoradas corretamente pelo poder judiciário e pela autoridade policial”, garante Jean Fillipe Alves da Rocha.

Defesa afirmou que ela descumpria as cautelares, mas “não de forma unilateral”. “Ele também vinha atrás dela, nutria nela a vontade, o desejo e a paixão de ainda viverem um relacionamento”, contou.

Ela foi presa pela primeira vez em 2021. Após ser denunciada, a prisão ocorreu devido a perseguição e coação contra o homem, iniciadas em 2019.

Kawara agrediu a esposa do médico em 2023. A mulher foi arrancada do carro em frente a clínica do marido, e teve o celular e chave do carro roubados pela jovem. Ela foi presa em flagrante em janeiro daquele ano, mas foi solta após pagar fiança de R$ 3.600, devendo cumprir medidas cautelares.

Em março de 2023, foi decretada prisão novamente por descumprimento das cautelares. Ela, no entanto, estava foragida desde então, até ser presa no dia 2 de maio deste ano em uma universidade de Uberlândia, onde estudava nutrição.

No Brasil, ‘stalking’ pode levar à prisão
Lei que criminaliza o stalking (palavra para “perseguição”, em inglês) foi sancionada em abril de 2021. A punição é de prisão em reclusão de seis meses a dois anos e multa. Pena pode ser aumentada se o crime for cometido contra criança, adolescente ou idoso, e contra mulher por razões da condição de sexo feminino.

“O crime de stalking é definido como perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”, Artigo 147-A do Código Penal.

Com informações de UOL

Continue lendo

DESTAQUE

CEDAC PESQUISA/NÍSIA FLORESTA: NA ESPONTÂNEA – ALEXANDRE DANTAS LIDERA COM 20,5%; TITICO BRITO TEM 18%, E, GUSTAVO SANTOS APARECE COM 12,5% DAS INTENÇÕES DE VOTOS

Publicado

em

 
A CEDAC PESQUISA divulgou neste domingo (19), o resultado de mais uma pesquisa que avalia o cenário político de Nísia Floresta. Na espontânea os eleitores de Nísia Floresta apontam que: 20,5% dos entrevistados preferem Alexandre Dantas; já 18% dos entrevistados dizem preferência por Titico Brito; 12,5% dos entrevistados optaram por Gustavo Santos; 4,5% dos eleitores optam pelo nome de Dr. Edvaldo Nascimento; 1,5% dizem ter preferência pelo Prefeito Daniel Marinho (que não disputará as eleições deste ano). Ainda de acordo com a pesquisa, 38,25% dos eleitores ainda não sabe ou não respondeu a pesquisa, e 4,5% dizem não votar em nenhum ou branco e nulo. 
 
A Pesquisa CEDAC/ Nísia Floresta está registrada sob o nº TRE RN-07961/2024. Com margem de erro de 4,8%. A pesquisa faz uma análise amostral com 400 (quatrocentos) entrevistados. E, foi realizada nos dias 13 e 14 de maio de 2024. Com intervalo de confiança
Blog Rudimar Ramon
Continue lendo

DESTAQUE

Aluno da PM morre após perder o controle da moto e bater em ônibus na Grande Natal

Publicado

em

por

Um motociclista morreu nesta segunda-feira (20) após perder o controle da moto e bater em um ônibus na BR-406 na altura do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

A vítima foi identificada como Yuri Hadab Silva da Cunha, de 27 anos. Segundo informações da PRF, ele perdeu o controle da moto quando tentou ultrapassar o ônibus. Ao perceber a presença de cones na via, ele desistiu da ultrapassagem e acabou batendo no ônibus, indo parar embaixo do veículo. O acidente aconteceu por volta das 5h30.

O motociclista morreu ainda no local. Ele era soldado aluno da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e vinha de Poço Branco, na região do Mato Grande, em direção ao curso preparatório quando o acidente aconteceu.

O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN).

A família informou que o corpo será velado no Centro de Velório São Pedro, localizado na Avenida Poço Branco, Centro. O sepultamento será realizado nesta terça-feira (21), às 8h da manhã, no Cemitério de Poço Branco.

Com informações do Portal da 98 FM

Continue lendo

DESTAQUE

Municípios do RN investem menos de 1% do orçamento com Defesa Civil

Publicado

em

por

A crise climática que assola mais de 400 cidades no Rio Grande do Sul está ligando um alerta e levando os entes públicos ao seguinte questionamento: as atuais políticas públicas são suficientes para prevenir situações semelhantes? O principal setor do poder público que atua nessa frente é a Defesa Civil, órgão ligado ao segmento de segurança pública e que deve ser instituído em todos os municípios e estados. No entanto, na hora de estruturar o órgão com recursos públicos, o que se vê refletido é o oposto nos municípios do Rio Grande do Norte.

Com dados disponíveis no Painel Orçamentário Despesas, mantido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), através do Laboratório de Orçamento de Políticas Públicas (LOPP), o montante utilizado por todas as cidades potiguares para a finalidade é irrisório em relação ao valor de despesas totais no ano de 2023.

De R$ 14,9 bilhões das despesas de todos os 167 municípios potiguares em 2023, apenas R$ 8,3 milhões foram dedicados para a Defesa Civil, um valor que equivale a aproximadamente 0,05% do total.

Se compararmos os últimos cinco anos, a média percentual é bem próxima disso desde 2019, quando o laboratório do Ministério Público entrou em funcionamento.

O Governo do Estado também não se exime da característica. Em 2023, apenas R$ 7,4 milhões foram dedicados à Defesa Civil. Em 2020 e 2019 os valores não constam como pagos, no entanto, aparecem nos dados do LOPP-MPRN como liquidado.

Continue lendo

DESTAQUE

Eduardo Leite sugere adiar eleições no RS e diz que troca de prefeitos pode atrapalhar reconstrução

Publicado

em

por

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sugeriu o adiamento das eleições municipais no estado, programadas para outubro deste ano.

Para o governador, a troca de gestão nas prefeituras do RS pode “atrapalhar o processo” de reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes desde o final de abril.

Segundo o político tucano, levará “alguns meses” para que a vida da população no estado volte a “algo perto do normal”. Cidades inteiras foram destruídas e precisarão ser reconstruídas em outros locais.

Antes das enchentes, Eduardo Leite ainda não havia decidido qual candidato à prefeitura de Porto Alegre apoiaria. Diante do estado de calamidade, o tucano afirmou que a definição “está abaixo de outras prioridades”.

Na capital, o principal postulante ao cargo é Sebastião Melo (MDB), atual prefeito que busca reeleição. Ele era tido como favorito em pesquisas registradas antes das chuvas. A situação política de Melo, porém, pode ter se desmontado após as enchentes. O político, assim como Leite, é apontado como um dos culpados pela tragédia no Rio Grande do Sul.

Maria do Rosário (PT) é o nome da oposição. Ela já recebeu o apoio de outras legendas, como o PSOL, para tentar resgatar o protagonismo do campo progressista em Porto Alegre.

Fonte: Portal 98Fm

Continue lendo

DESTAQUE

Fugitivo de Alcaçuz é visto em Assu e deixa 14 celulares para trás ao escapar de cerco, diz PM

Publicado

em

por

Um dos dois apenados que fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, foi visto neste domingo (19) em Assu, na região Oeste potiguar, segundo a Polícia Militar.

Policiais realizaram um cerco perto da ponte da BR-304, mas o homem conseguiu escapar ao entrar em uma área de mata e deixou 14 celulares para trás.

De acordo com o tenente-coronel Maximiliano Luiz Bezerra Fernandes, comandante do 10º Batalhão da PM, o fugitivo visto no município era Gustavo da Rocha Dias, de 30 anos, conhecido como Zé Colmeia.

“A informação chegou por meio de denúncias anônimas. Ligaram para cá. As pessoas que ligaram reconheceram ele pelas fotos que foram divulgadas”, afirmou o coronel.

Por volta de 12h30, os policiais se deslocaram até o local informado, nas proximidades da BR-304, e montaram um cerco. No entanto, ao avistar os policiais, o homem conseguiu escapar correndo para uma área de mata.

Segundo o coronel, ao correr, o fugitivo deixou para trás uma bolsa com 14 celulares, cinco relógios, além de roupas. Os celulares e relógios tinham sido furtados de um imóvel arrombado no sábado (18), na cidade.

Ainda segundo o comandante, na noite de domingo (19), a PM recebeu novas informações de que o mesmo fugitivo foi visto no município vizinho, Itajá, distante 11 km de Assu, por volta de 21h. Uma equipe foi enviada ao local, mas o suspeito conseguiu escapar novamente entrando em uma área de mata.

O coronel ainda afirmou que as buscas continuam na região.

Informações que possam levar a recaptura dos foragidos devem ser repassadas através do Disque Denúncia 181 ou pelo 190.

Com informações de g1

Continue lendo

DESTAQUE

Revista promove I Fórum Político Feminino em Natal

Publicado

em

 

A revista Elas por Ela promove, no próximo dia 29 de maio, o I Fórum Político Feminino. A proposta do evento é oferecer workshops e palestras sobre gestão, legislação e comunicação, com o intuito de manter o público feminino atualizado sobre temas relacionados à política pública para as mulheres, promovendo a integração dos setores políticos para parlamentares e pré-candidatas nas eleições municipais de 2024.
Serão abordados temas como Comunicação nas Redes Sociais, violência política de gênero, Direito Eleitoral, Marketing Digital, financiamento de campanhas femininas e estratégias de gestão, entre outros painéis.
O Fórum Político Feminino é o primeiro do estado a focar nas mulheres. Além de ampliar o olhar para os mandatos, também é necessário capacitar as mulheres para o combate político. “É importante destacar que chegamos a essas eleições onde, muitas vezes, alguns partidos políticos apenas buscam preencher as vagas dos 30% exigidos por lei, sem qualificar as pré-candidatas”, ressalta a coordenadora do Fórum e diretora Executiva da revista Elas por Ela.
O evento acontecerá no dia 29 de maio, no hotel Holiday-In, a partir das 13h. As inscrições podem ser feitas através do número 084 99842-8827 ou na bio do Instagram @blogelasporela.

Continue lendo

DESTAQUE

Transplantes de órgãos aumentam 30,7% no Rio Grande do Norte

Publicado

em

por

De janeiro a abril deste ano, o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 30,7% no número total de transplantes de órgãos realizados, se comparado ao 1º quadrimestre de 2023. O maior percentual de aumento foi o de córneas com 74%, seguido de medula óssea com 23%.

Segundo a Subcoordenadoria de Transplantes de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), no 1º quadrimestre de 2024 foram realizados 136 transplantes de órgãos no RN, sendo 15 transplantes renais, 68 de córneas e 53 transplantes de medula óssea. No mesmo período, em 2023, foram realizados 103 transplantes no estado (18 renais, 39 de córneas, 03 cardíacos e 43 de medula óssea).

“Este ano houve um aumento nas doações de órgãos provenientes de outros estados. Além disso, conseguimos mais captações, através da conscientização da população para a doação e das constantes capacitações que fazemos com as equipes das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Medeiros.

O número de doações de órgãos no RN também aumentou no primeiro quadrimestre de 2024, sendo 13 doadores de múltiplos órgãos e 33 doações de córneas; um aumento de 30% e 26%, respectivamente. Em 2023 foram 10 doações de múltiplos órgãos e 26 de córneas.

Rogéria explicou que o número de transplantes realizados não está relacionado com o número de captações que acontece no estado, pois existem órgãos e tecidos advindos de outros estados. “Por isso, muitas vezes existe discrepância entre os dados das tabelas de transplantes realizados se comparados ao número de doações”, pontuou.

Lista de espera

No Rio Grande do Norte a lista de espera para transplantes, até o final de abril deste ano, era de: 595 pacientes para transplante de córneas, 330 para transplante renal, 16 pacientes para medula óssea e 1 paciente para transplante cardíaco.

Ainda para 2024 a equipe da Central de Transplantes espera expandir ainda mais os serviços. “Planejamos para este ano credenciar o serviço de transplante de pele no RN, aumentar o número de Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) ativas e continuarmos com nosso projeto de educação continuada pelos hospitais do estado”, finalizou Rogéria Medeiros.

Continue lendo

Populares