Connect with us

DESTAQUE

Prefeitura realiza Encontro de Ciência, Cultura e Inovação no GO! RN 2023

Publicado em

Explorando o tema “Natal + Digital: Cidade para as pessoas. Inovações para o futuro”, a Prefeitura do Natal realizou o seu Encontro de Ciência, Cultura e Inovação (ECCI) dentro do GO!RN 2023, uma promoção do Sebrae-RN que aconteceu no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, na sexta-feira e sábado (dias 3 e 4). A Prefeitura também foi correalizadora do GO!RN, considerado hoje o maior evento de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital do Rio Grande do Norte.

Além de manter um estande para visitação do público, a prefeitura coordenou 11 palestras, cinco no próprio estande, dentro da programação do ECCI, e outras seis nos palcos temáticos do GO!RN. Incentivador das ações voltadas à inovação e à tecnologia no município, o prefeito Álvaro Dias esteve no evento no sábado. “Foi com muita satisfação que participamos mais um ano desse evento, não só como correalizador, mas também produzindo conteúdo com o nosso Encontro de Ciência, Cultura e Inovação. Parabenizo o Sebrae-RN e todos que apoiam este grandioso evento, que superou todas as expectativas”, disse o prefeito.

“O nosso ECCI tem muito a ver com a proposta do GO!RN, e por isso optamos em realizar conjuntamente este ano, por entendermos que somando esforços estamos contribuindo ainda mais para o ecossistema de inovação, promovendo muito mais conhecimento, experiências e conexões a todos, sem falar que isso também nos permite prestar contas e divulgar as ferramentas tecnológicas disponíveis a população de Natal, como o app Natal Digital, que oferece acesso a diversos serviços da Prefeitura no formato on-line, e o programa Wi-Fi Natal, já presente em 48 espaços públicos de nossa cidade, proporcionando inclusão digital para nosso cidadão. Estamos felizes com o resultado. Foi um sucesso”, disse a secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, que coordenou a participação da Prefeitura no GO!RN.

A secretária também participou como mediadora de dois painéis promovidos pela Prefeitura na programação do GO!RN, uma sobre “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Transcidadania” e outra sobre a “A importância do incentivo aos jovens no empreendedorismo para o alicerce de uma cidade do futuro”. Joanna compôs o primeiro painel com a professora Paula Serafini, do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN e coordenadora de Carreiras e Empregabilidade do Senac-RN, e com Yara Costa, graduada em Gestão de Políticas Públicas e atualmente secretária municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Minorias e Pessoas com Deficiência de Natal. O segundo painel teve a participação de Erich Rodrigues, Engenheiro Civil pela UFRN e presidente da Junior Achievement do RN, e Ana Valda, graduada em Administração de Empresas e em Direito (UNP) e atual secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal (SEMTAS).

Guilherme Henrique, contador, founder da e-Rentav, especialista tributário e investidor no mercado de renda variável, foi um dos palestrantes do ECCI e falou das inovações que a Receita Federal implementou no Imposto de Renda e como a tecnologia pode ajudar o contribuinte a se relacionar e facilitar “a vida dele nessas obrigações que são completamente complexas”.

O professor Everkley Freire, do Instituto de Políticas Públicas da UFRN e doutorando em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFRN, falando ao público sobre a “Gestão Participativa na construção do PPA (Plano Plurianual)”, discorreu sobre os princípios orientadores da gestão participativa aplicada principalmente nas organizações no setor público, mas considerou que “a gestão participativa hoje é uma orientação para todos as organizações, sejam elas do setor público ou privado”.

Para o público do Palco Impacto Social, a professora Débora Garofalo abordou a questão da Educação 5.0, discutindo sobre caminho para ressignificar a educação, “principalmente a educação pública, que também vem fomentando novas possibilidades”. A professora destacou como “pilares importantes” esta ressignificação a cultura make, o empreendedorismo, a programação e a robótica. Garofalo é graduada em Letras e Pedagogia, mestra em Linguística Aplicada pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia University, EUA.

Doutor em Administração e Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública e Gestão Social da UFRN, Marconi Macedo palestrou sobre as “Inovações Tecnológicas na Gestão Pública”. E adotou como exemplo o aplicativo Natal Digital, que coloca o município, segundo ele, dentro do conceito de cidades inteligentes, onde “o atendimento à pessoa vem em primeiro plano” e se faz necessário fazer a gestão do conhecimento. “O aplicativo Natal digital se insere nessa perspectiva de discussão da questão do conhecimento para captar as demandas da população, evitar esferas físicas e otimizar o tempo para todo mundo e otimizar a logística”, disse.

No Palco Ecossistemas, Parques e Incubadoras, a Prefeitura coordenou o painel “Mulheres na Inovação: Empreendedorismo feminino nas startups e na moda”, com a CEO da Urban in Motion, Larissa Alves, e Monnaliza Medeiros, Partner & Portfolio Manager da Dealist. Elas falaram das suas experiências e dos desafios de empreender e conquistar um lugar no mundo dos negócios.

“São duas pessoas jovens, que falaram como é que elas iniciaram a carreira, quais foram os inputsd e os desafios. Elas puderam inspirar muitos presentes aqui, contando como superaram suas dificuldades e, principalmente, destacando a importância de ser nordestino, de ser uma mulher, empreender na nossa região para trazer economia e negócio para nossa cidade”, disse a secretária Executiva de Parceria Público-Privada de Natal/RN, Danielle Mafra, que mediou o painel.

A Prefeitura ainda coordenou as seguintes palestras: “Inteligência Artificial”, com o professor e doutor Marcelo Augusto, do Departamento de Engenharia e Automação da Computação da UFRN; “Edital da Lei Paulo Gustavo em Natal: saiba como se inscrever”, com Josenilton Tavares, diretor de Políticas Culturais na secretaria de Cultura de Natal (SECULT), e Carlos Fidelis, técnico e assessor de administração, pesquisador, profissional de Gestão Pública; e “Empreendedorismo, criatividade e inovação no território natalense”, com Gláucio Brandão, Professor Titular da UFRN, lotado na ênfase de Negócios Tecnológicos da ECT-UFRN

DESTAQUE

Juninho Saia Rodada fortalece grupo no Vale do Açu e conquista apoios de ex-prefeitos em Triunfo Potiguar

Publicado

em

 

A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue ampliando sua presença pelo Rio Grande do Norte. Durante visita à cidade de Triunfo Potiguar neste final de semana, Juninho recebeu importantes declarações de apoio de lideranças políticas com forte atuação no município.

Passaram a integrar o projeto o ex-prefeito Antônio Estevam, conhecido como Toinzinho, que administrou o município entre os anos de 2001 e 2008, e a ex-prefeita Lúcia Estevam, que governou Triunfo Potiguar de 2017 a 2020. Também declararam apoio à pré-candidatura os suplentes de vereador Dailo Gurgel e Dr. Sandro.

A adesão das lideranças representa um importante fortalecimento político para o projeto de Juninho no Vale do Açu, reunindo nomes com experiência administrativa, histórico de serviços prestados à população e forte influência no cenário local.

Com os novos apoios, Juninho Saia Rodada segue consolidando alianças em diversas regiões do estado, fortalecendo uma pré-candidatura que cresce com o respaldo de ex-prefeitos, vereadores, suplentes e lideranças comprometidas com o desenvolvimento dos municípios e com uma maior representatividade do Rio Grande do Norte na Câmara Federal.

Continue lendo

DESTAQUE

Prefeito de Umarizal Raimundo Pezão se envolve em grave acidente no Oeste do RN.

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo o prefeito de Umarizal foi registrado na noite desta segunda-feira (22), entre Olho D’água e Patu no Oeste do RN.

Segundo informações, o carro do prefeito colidiu noutro veículo que estaria carregado com frutas.

Os envolvidos foram socorridos e não se tem confirmação sobre óbito

Continue lendo

DESTAQUE

Ezequiel Ferreira recebe prefeito Galo e reafirma parceria com Florânia

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, recebeu o prefeito de Florânia, Galo, para uma reunião de trabalho voltada à discussão de ações e projetos em benefício do município.

Durante o encontro, foram debatidas iniciativas para o fortalecimento da agricultura familiar, ampliação dos serviços de saúde e outras demandas importantes para melhorar a qualidade de vida da população floraniense.

Ezequiel Ferreira destacou que seu mandato seguirá à disposição de Florânia, reafirmando a parceria com a gestão do prefeito Galo e o compromisso de buscar investimentos e ações que contribuam para o desenvolvimento do município.

O presidente da ALRN também elogiou a administração municipal, ressaltando o trabalho realizado pelo prefeito Galo e a aprovação conquistada junto à população de Florânia.

Continue lendo

DESTAQUE

VISITA À INSTITUIÇÃO DE IDOSOS EM CARAÚBAS REFORÇA PAUTA DE CUIDADO E LONGEVIDADE DEFENDIDA POR DR. BERNARDO E KALINE

Publicado

em

 

Uma agenda política em Caraúbas acabou se transformando também em um momento de escuta e reflexão sobre um dos temas que mais devem desafiar o Brasil nas próximas décadas: o envelhecimento da população.

Durante visita ao Lar Mestres da Vida, instituição que atua há mais de vinte anos no acolhimento e cuidado da população idosa do município, Dr. Bernardo e Kaline de Dr. Bernardo conheceram de perto o funcionamento da entidade e a realidade enfrentada diariamente por quem trabalha com cuidado permanente.

A instituição é administrada pela médica Dra. Velúzia Gurgel, que apresentou a estrutura do local, o trabalho desenvolvido e os desafios para manter um atendimento humanizado aos idosos.

Para o médico e pré-candidato a deputado federal, o envelhecimento acelerado da população exige uma nova agenda pública voltada à integração entre saúde, assistência social e fortalecimento das redes locais de cuidado.

“O Brasil está vivendo mais. O desafio agora é garantir que as pessoas envelheçam com dignidade, proteção e qualidade de vida”, destacou.

Kaline de Dr. Bernardo reforçou que o tema precisa ganhar espaço no debate público, especialmente diante das mudanças sociais e familiares observadas nos municípios.

“O cuidado com a população idosa precisa ser pensado em conjunto com as famílias, os municípios e as instituições que já realizam esse trabalho todos os dias”, afirmou.

A visita passa a integrar uma pauta que o casal pretende aprofundar ao longo do período pré-eleitoral, defendendo políticas voltadas ao cuidado, à proteção e à integração das redes de atendimento à pessoa idosa.

Continue lendo

DESTAQUE

Vaqueirama de São José do Seridó toma conta de São João do Sabugi na XVI Cavalgada de São João Batista

Publicado

em

A vaqueirama de São José do Seridó marcou presença com força total na XVI Cavalgada de São João Batista, realizada nesta segunda-feira (22) no município de São João do Sabugi, em mais uma grande demonstração de fé, cultura e tradição do homem do campo.

A comitiva foi liderada pelo coordenador do Grupo Ernesto Macedo de Cavalgada, Duduca Dantas, que conduziu cavaleiros e amazonas São José-seridoenses no percurso da cavalgada, levando o nome de São José do Seridó para um dos eventos mais tradicionais da região.

Entre poeira, aboios e muita animação, o grupo chamou atenção pela organização e pela forte presença, reforçando o protagonismo do Grupo Ernesto Macedo na preservação da cultura vaqueira no Seridó.

O evento reuniu vaqueiros de várias cidades e manteve viva a tradição das cavalgadas, que seguem como um dos principais símbolos da identidade nordestina.

A animação ficou por conta do “time nota 10” das cavalgadas, com Mozani Gomes, José Lúcio, Ciza Aboiador e Zezinha Bota Pesado, que deram um show de aboios e interação com o público.

A programação também contou com shows de Amazan, Edyr Vaqueiro e Júnior Vianna, que atraíram grande público e encerraram a festa em clima de celebração.

Mais uma vez, o Grupo Ernesto Macedo mostrou sua força e tradição, fortalecendo o nome de São José do Seridó e mantendo viva a cultura vaqueira que faz parte da história do povo seridoense

Continue lendo

DESTAQUE

Dia de Campo Seridó reúne conhecimento, cultura e valorização das tradições sertanejas na Fazenda Barro Branco

Publicado

em

 

O Dia de Campo Seridó foi realizado com grande sucesso na Fazenda Barro Branco, reunindo produtores rurais, autoridades, instituições, técnicos e a comunidade em um momento de aprendizado, integração e valorização da cultura do sertão. O evento foi promovido pelo Sindicato Rural, em parceria com o SENAR-RN, Prefeitura Municipal, e demais parceiros, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário da região.

A programação foi dividida em dois momentos. Durante a parte educativa, os participantes acompanharam palestras e atividades voltadas para a capacitação e troca de conhecimentos, reforçando a importância da assistência técnica e da inovação para o homem e a mulher do campo.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem ao vaqueiro Juca Ramos, realizada através do Projeto Raízes do Sertão. A iniciativa destacou a contribuição e o legado de quem dedicou sua vida às tradições sertanejas, preservando a identidade cultural da nossa região.

O evento também contou com a presença dos vereadores Ronaltty Neri e Juliana Sampaio, além do secretário municipal de Agricultura, Gustavo, que representou o Poder Executivo e destacou a importância de ações que fortalecem a agricultura e a pecuária local.

O presidente do Sindicato Rural, Radilson, e a mobilizadora do SENAR-RN, Betânia Silva, celebraram o sucesso da iniciativa, ressaltando a participação expressiva do público e o envolvimento de todos os parceiros na realização do evento.

Encerrando a programação, a parte cultural proporcionou momentos de lazer e confraternização com a apresentação musical de Gabriel Braga, que animou os participantes e reforçou o caráter acolhedor e festivo do Dia de Campo Seridó.

Mais do que um evento, o Dia de Campo Seridó reafirmou a força do setor rural, a importância da capacitação e o orgulho das tradições que fazem parte da história do povo seridoense.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Ubaldo entrega emenda de R$ 150 mil para construção de praça em Afonso Bezerra

Publicado

em

 

O deputado estadual Ubaldo Fernandes esteve neste domingo (21) em Afonso Bezerra para realizar a entrega oficial de uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil destinada à construção de uma praça pública no município. O recurso foi recebido pelo prefeito Haroldo de Jango e atende a uma solicitação do ex-vereador Josemberg, que apresentou a demanda ao parlamentar.

A emenda tem como objetivo viabilizar a construção de um novo espaço de convivência, lazer e integração social para a população, contribuindo para a valorização urbana e o bem-estar dos moradores.

Durante o ato, Ubaldo destacou a importância de atender aos pleitos apresentados pelas lideranças locais e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Norte. “Fico muito feliz em concretizar mais esse compromisso com Afonso Bezerra. Esse é um pedido do amigo e ex-vereador Josemberg, que conhece de perto as necessidades da população e nos apresentou essa importante demanda. Nosso mandato segue trabalhando para levar investimentos que melhorem a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito Haroldo de Jango agradeceu a parceria e ressaltou a relevância do investimento para o município, destacando que a futura praça será um espaço importante para o lazer e a convivência das famílias afonso-bezerrenses.

Continue lendo

DESTAQUE

São José do Seridó conquista Selo Diamante do Sebrae e entra para grupo de destaque nacional no atendimento ao empreendedor

Publicado

em

 

O município de São José do Seridó conquistou em 2025 o Selo Diamante do Sebrae, uma das mais importantes certificações concedidas às Salas do Empreendedor em todo o país. O reconhecimento coloca o município entre os 378 melhores avaliados do Brasil e entre os 25 do Rio Grande do Norte que alcançaram o nível máximo da premiação.

A conquista reforça o desempenho da Sala do Empreendedor de São José do Seridó, que se destacou na avaliação realizada pelo Sebrae, baseada em quatro pilares principais: qualidade do atendimento, gestão e planejamento, estrutura física e digital, além de inovação e resultados.

Na prática, o selo reconhece municípios que oferecem um atendimento eficiente, ágil e resolutivo aos microempreendedores, além de estruturas adequadas e iniciativas que fortalecem o desenvolvimento econômico local.

A certificação evidencia ainda o avanço na modernização dos serviços, na organização dos processos e no apoio aos pequenos negócios, especialmente aos Microempreendedores Individuais (MEIs), que contam com suporte para formalização, orientação e capacitação.

Com o resultado, São José do Seridó passa a integrar um seleto grupo de municípios que se destacam nacionalmente na promoção de um ambiente favorável ao empreendedorismo.

A conquista é atribuída ao trabalho desenvolvido pela equipe da Sala do Empreendedor e servidores envolvidos nas ações de apoio ao setor produtivo, fortalecendo o compromisso do município com o crescimento econômico e o incentivo aos pequenos negócios.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa aponta 96% de aprovação da gestão do prefeito Raniere em Ruy Barbosa

Publicado

em

Resultado expressivo reforça o reconhecimento da população ao trabalho realizado pela atual administração na região Central-Potengi.

A gestão do prefeito Raniere Moura, em Ruy Barbosa/RN, alcançou um resultado expressivo de aprovação popular. De acordo com levantamento realizado pelo IPOP – Instituto de Pesquisa de Opinião Pública, 96% dos entrevistados aprovam a administração municipal.

O índice confirma o forte reconhecimento da população ao trabalho desenvolvido pela atual gestão, que vem se consolidando como uma das referências administrativas da região Central-Potengi. O resultado também demonstra a confiança dos ruy-barbosenses em um modelo de gestão marcado pela presença nas comunidades, atenção às demandas do povo e compromisso com o desenvolvimento do município.

Ao todo, 338 dos 352 entrevistados declararam aprovar a administração municipal. Apenas 2,3% disseram desaprovar a gestão, enquanto 1,7% não souberam ou não responderam.

O levantamento reforça o bom momento vivido pelo município e evidencia a força política e administrativa de Raniere Moura, que segue fortalecendo Ruy Barbosa como uma cidade organizada, presente e cada vez mais reconhecida na região Central-Potengi.

Dados técnicos da pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo IPOP – Instituto de Pesquisa de Opinião Pública, no dia 11 de maio de 2026, no município de Ruy Barbosa/RN.

Foram aplicados 352 questionários, com entrevistas distribuídas entre a zona urbana e a zona rural do município, considerando critérios de sexo, idade e grau de instrução. A margem de erro informada é de 3,5%.

O relatório também informa que Ruy Barbosa possui 4.200 eleitores, conforme dados do TSE referentes a outubro de 2024.

Continue lendo

DESTAQUE

Álvaro Dias participa da 16ª Cavalgada de São João Batista em São João do Sabugi

Publicado

em

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, iniciou a semana participando da tradicional 16ª Cavalgada de São João Batista, em São João do Sabugi. A convite do prefeito Aníbal Pereira, Álvaro acompanhou nesta segunda-feira um dos eventos mais tradicionais do município, que integra a programação da Festa do Agricultor.

A cavalgada reuniu vaqueiros, criadores, trabalhadores rurais e admiradores da cultura nordestina, mantendo viva uma das mais importantes tradições do sertão potiguar.

Durante a concentração da cavalgada, Álvaro conversou com vaqueiros, cumprimentou moradores e reencontrou amigos da região, em um ambiente de celebração das tradições e da cultura nordestina.

Além do prefeito Aníbal Pereira, estiveram presentes vereadores do município, os pré-candidatos a deputado estadual Bibi Costa e Adjuto Dias, o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, além do empresário Chico Torres, sobrinho do ex-prefeito Manoel Torres.

O evento reuniu centenas de participantes e reafirmou a importância da Cavalgada de São João Batista como uma das mais tradicionais manifestações culturais da região do Seridó, preservando costumes e fortalecendo a identidade do povo sertanejo

Continue lendo

Populares