Connect with us

DESTAQUE

|Luiz Eduardo: ‘O prefeito foi deselegante com a sociedade e a padroeira de Mossoró’

Publicado

em

 

“Ele foi, no mínimo, delegante.” A afirmação é do deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) reagindo à ausência do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) na audiência pública que debateu o projeto de construção do Santuário de Santa Luzia.

Para o parlamentar, o chefe do Executivo não deveria ter ignorado um evento de grande importância, que contou com lideranças políticas, empresarias, Igreja Católica e tantos outros segmentos que assumiram compromisso com a causa.

“Ele despeitou a sociedade como um todo”, critica nesta entrevista ao Cafezinho com César Santos, gravada na tarde de sexta-feira, 14, na sede do Jornal de Fato. Como defensor do turismo, segmento econômico no qual tem origem, Luiz Eduardo acredita na viabilidade do complexo turístico religioso de Mossoró e se coloca entre os incentivadores e batalhadores pela construção do santuário.

Leia a entrevista.

O senhor se inseriu na luta pela construção do Santuário de Santa Luzia e teve participação ativa na audiência pública que debateu o projeto. Qual é a impressão que o senhor tem em relação à proposta de dotar Mossoró de um complexo turístico religioso?

Quando se fala de turismo eu tenho um olhar bem diferente em relação à boa parcela das pessoas, porque na maioria das vezes só se usa o turismo como plataforma eleitoreira. Eu posso falar e fazer diferente, porque venho da atividade empresarial no setor do turismo. Sempre fomentei o turismo, sempre participei das promoções e das divulgações do destino turístico Rio Grande do Norte, seja nacionalmente ou internacionalmente. Então, eu não tenho dúvida que o turismo muda a vida das pessoas, resolve a vida de muita gente com emprego, renda e dignidade. Eu faço parte disso, eu cresci na vida, tive sucesso como empresário, pude educar melhor meus filhos, sempre trabalhando e investindo nesse importante setor da nossa cadeia econômica. Faço questão de sempre afirmar, com muita convicção, que o turismo é o setor mais importante do nosso estado, é a indústria que não polui e a maior geradora de emprego e renda. Portanto, é importante o trabalho que o presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim, está fazendo agora. Acreditamos na proposta que teve o ponto de partida nesta audiência pública da qual participamos representando a Assembleia Legislativa. O Santuário de Santa Luzia é um projeto viável, diria de grande importância para a economia local e regional e, com certeza, essa é a luta viável e possível de ser concretizada. O complexo religioso será um salto muito importante para fomentar o turismo de Mossoró.

O senhor defendeu na audiência a tese de que os complexos religiosos estão mudando a vida das pessoas por meio da atividade turística. É a visão do empresário que aponta para essa possibilidade econômica?

Não é só a visão do empresário ou do político. São fatos, experiências exitosas concretas, por exemplo, o que acontece com a cidade de Santa Cruz, na região Trairi, com o Santuário de Santa Rita de Cássia. Antes do santuário, Santa Cruz contava com menos de 100 leitos na sua rede hoteleira, hoje são mais de 700 leitos. A cadeia econômica se fortaleceu naquela cidade com mais restaurantes, bares, estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte. Temos outros bons exemplos como o Padre Cícero em Juazeiro do Norte, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e tantos outros.

 

Estamos falando de uma obra que demandará grande volume de recursos, então, qual é o caminho para viabilizar a construção do Santuário de Santa Luzia?

Primeiro, é preciso afirmar que todos nós temos que acreditar no projeto. Estou falando da classe política, empresarial, da Igreja e de tantos outros segmentos. Precisamos acreditar que o santuário trará benefícios para a economia, a infraestrutura e a vida da população de Mossoró. Só por isso, temos a convicção que vai dar certo. Vejo que esse projeto não tem um viés político-partidário, não é de governo, não é de oposição, não tem um dono, porque se trata de um desejo coletivo. É um projeto que pertence ao povo de Mossoró. Então, todos precisam ter sensibilidade para fazer acontecer. Acredito que, a partir desse sentimento, todos se unirão em busca dos recursos para viabilizar a construção do Santuário de Santa Luzia. Na audiência que participamos, a classe política presente assumiu compromissos e acredito que todos irão cumprir, inclusive, a bancada federal vai garantir meios para a elaboração do projeto, por meio da chamada “emenda pix”, que viabiliza a liberação dos recursos.

Em ocasião passada, outros personagens da política fizeram a mesma promessa e o Santuário de Santa Luzia serviu apenas para discurso e palanque eleitoral. O que faz acreditar que agora será diferente?

É verdade que muitos gostam de discursar. No setor do turismo, a gente vê isso com muita frequência. Muitos reclamam, mas poucos atuam. Por exemplo, muitos pedem a interiorização do turismo, mas a gente não vê a aproximação dos gestores municipais com a Secretaria do Turismo do estado, com o trade turístico e com outros órgãos que fomentam essa cadeia econômica. A Emproturn, que é a empresa de promoção do turismo, está no mesmo local, o calendário do turismo é feito todos os anos, colocado à disposição de todos, mas poucos aparecem. É aquela velha história, quem quer vai atrás, quem não quer fica parado. Então, se o secretário do turismo não fizer o dever de casa, nada vai acontecer. Falo assim com muita tranquilidade porque sou um deputado que faço oposição saudável, criticando o que tem que ser criticado e apoiando o que deve ser apoiado. Não faço política para mim ou para minha família; faço política pensando na coletividade. Só para citar exemplo, eu fui o único prefeito do Brasil (em Maxaranguape) que nunca nomeou um parente para cargo público. Mas, voltando ao projeto do Santuário de Santa Luzia, quero acreditar na união de todos para fazer acontecer. Penso que o projeto será viabilizado e que Mossoró terá o santuário de sua padroeira.

 

De que forma o mandato do senhor pode colaborar com esse projeto?

Antes, quero parabenizar Lawrence Amorim pela excelente proposição e a sensibilidade de convidar toda a classe política, independentemente de cores ou ideologias, para fazer parte dessa importante luta. Ele é um político de sensibilidade, um excelente anfitrião. Veja que Lawrence conseguiu reunir na audiência pública sete deputados estaduais, um federal, representantes de senadores, do Governo do Estado, universidades, lideranças empresariais e da Igreja Católica. A sociedade estava presente, o que deu a dimensão da importância do Santuário de Santa Luzia. O presidente da Câmara de Mossoró é um municipalista nato, está de parabéns, e digo mais, tem gente que deveria prestar mais atenção nele, ser mais humildade e aprender com Lawrence Amorim. Quero afirmar, aqui, que o nosso mandato está comprometido com a construção do Santuário de Santa Luzia, isso pode ter certeza. Vamos ajudar dentro das nossas possibilidades. Sabemos da importância de Mossoró, que é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, e do papel que ela cumpre como líder regional. Então, creio que a nossa experiência no segmento do turismo pode ser importante na luta pela construção do santuário, e nós nos colocamos à disposição.

O seu mandato vai direcionar emendas para a o Santuário de Santa Luzia?

As emendas de 2023 foram indicadas pelos deputados da legislatura passada, mas, com certeza, indicaremos emenda para o próximo orçamento do estado. No entanto, é importante ressaltar que cada deputado estadual tem direito a apenas três milhões e meio de reais de emendas individuais, o que é muito pouco para atender aos municípios. Se nós colocamos 100 mil reais para cada município, nós só vamos alcançar 35 das 167 cidades do estado. É muito pouco. Mesmo assim, nós vamos priorizar os projetos mais importantes e o Santuário de Santa Luzia está entre as nossas prioridades. É bom lembrar que o RN tem hoje uma situação favorável, porque é administrado pelo partido, o PT, que governa o país. A deputada Isolda Dantas, que representa Mossoró, pode pedir à governadora Fatima Bezerra e ao presidente Lula para apoiarem a luta dos mossoroenses pela construção do santuário.

 

O senhor destacou que Lawrence Amorim é um municipalista, sabe fazer política, entre outras referências, e ressaltou que tem gente que precisa observar ele com mais humildade. Foi um recado para o prefeito Allyson Bezerra?

Pode ser, poder ser.

 

Por quê?

Politica se faz com humildade, política se faz dialogando. Você não faz política sozinho, você não se elege sozinho. É preciso conversar com a sociedade, respeitar os correligionários, ter simplicidade e humildade. Isso não é uma coisa que se conquista, isso vem do caráter, da índole das pessoas. É importante que o político tenha humildade, converse com as pessoas para juntar forças para o bem coletivo. É isso que eu penso. O Lawrence é competente, inteligente, tem uma visão importante do coletivo, tanto que iniciou a luta pelo Santuário de Santa Luzia, convocou a todos para esta audiência pública, e isso pode ser um ponto de partida para conquistas futuras.

O fato de o prefeito Allyson não ter comparecido à audiência, ignorado as lideranças políticas presentes e a importância do debate em torno do santuário, representa um pouco da crítica que o senhor está fazendo?

Acho que o prefeito foi deselegante com o presidente da Câmara, com o Legislativo e com a sociedade que esteve representada na audiência. O parlamento é a casa do povo, é nela onde o povo está representado e se manifesta. Quando o gestor público se afasta do parlamento, ele está se afastando do povo. O político precisa ter um comportamento republicano, principalmente aquele que está no exercício de mandatos conferido pelo povo. O Santuário de Santa Luzia é um projeto de todos os mossoroenses, não é uma coisa individual do presidente da Câmara. Acho que o prefeito errou ao não comparecer ao debate, ele poderia ao menos ter passado na Câmara para cumprimentar as autoridades que ali estavam. Veja que nós saímos de Natal às 5 horas da manhã para chegarmos na hora marcada da audiência, respeitando a importância que é a construção do Santuário de Santa Luzia, enquanto o prefeito, que mora na cidade, estava na cidade, não compareceu à audiência. Então, repito, o prefeito foi delegante com a Câmara, com os convidados, com a padroeira da cidade e com a sociedade em geral.

 

O senhor disse que faz oposição saudável na Assembleia Legislativa. O que é uma oposição saudável?

É a oposição que critica o governo quando deve ser criticado, mas apoia quando deve ser apoiado. O político com mandato tem que ter essa responsabilidade. Quero dizer que o meu mandato segue exatamente a proposta que apresentei durante a campanha eleitoral. Não temos duas caras, duas versões. Eu vou servir à cadeia produtiva mais importante do estado, capaz de mudar a vida das pessoas, que é o turismo. Essa é a minha principal bandeira de luta. Eu tenho certeza que através do turismo podemos melhorar a vida dos potiguares, garantindo emprego, renda e dignidade. O trabalhador não se incomoda de dormir cansado, extenuado, ele vai dormir satisfeito sabendo que o final do mês terá o dinheiro para pagar as suas contas, isso é ter dignidade. Sou convicto que a cadeia econômica sustentada pelo turismo pode proporcionar isso. Claro que meu mandato também prioriza outras áreas importantes como segurança, saúde e educação. Fomos eleitos com essa missão e cumpriremos até o último dia.

Quando o senhor fala de priorizar a segurança, também se refere ao momento delicado que estamos atravessando, com a violência, inclusive, dentro das escolas?

É uma das nossas grandes preocupações, inclusive, estamos defendendo uma proposta de colocar portas giratórias em todas as escolas públicas do Rio Grande do Norte. Essas portas, com detectores de metal, podem atenuar os riscos de eventos violentos como os ocorridos recentemente no Brasil. Defendemos, inclusive, que as portas sejam vigiadas por profissionais treinados e com experiência, podendo o governo requisitar policiais da reserva, que têm condições de realizar o serviço. Quero também aqui pontuar que estamos fazendo críticas ao governo pelo grande número de pessoas que estão na fila de espera por cirurgias eletivas e vasculares. O estado tem muita gente na fila de espera para amputar membros e se isso não for feito logo, essas pessoas poderão ter a saúde agravada e até correr risco de morte. São mais de 100 pessoas nessas condições. A governadora, em sua leitura anual, disse que receberia recursos do Governo Federal para zerar as filas por cirurgias, mas até agora não deu uma resposta positiva.

 

Dos 24 deputados estaduais, dez assinaram um decreto legislativo para derrubar o reajuste da alíquota do ICMS de 18% para 20%. Esse é o placar das bancadas governista e oposicionista?

Quero dizer que eu assinei o decreto para derrubar o aumento da alíquota do ICMS. Entendemos que se o governo federal vai recompensar os estados por perdas de arrecadação, o governo não pode transferir essa conta para a população. Veja que a União vai recompensar o RN com mais de 250 milhões de reais. Aliás, é importante lembrar que os municípios, que também sofreram com a queda de arrecadação do ICMS, também deveriam ser recompensados agora. O estado precisa repassar parte dos valores da recompensa às prefeituras de todo o estado. Quanto à formação das bancadas na Assembleia Legislativa, acredito que o placar é o que você citou, 14 deputados do governo contra 10 da oposição. Os comentários, inclusive na imprensa, é que o deputo Neilton Diógenes e Terezinha Maia, que são do PL e foram eleitos pela oposição, transferiram-se para o governo. Parece até que o PL está convidando para elas saírem do partido.

 

Fonte/César Santos De Fato.com
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Prefeito Paulinho dá posse à nova titular da SEMDES e Comando da Guarda Municipal de Natal

Publicado

em

 

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, deu posse à nova Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), Samara Trigueiro Félix, e ao novo comandante da Guarda Municipal de Natal, Francisco Carlos Fonseca, e os dois subcomandantes: Sainclair Araújo da Silva e Marcos Alexandre Adriano de Mello. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (16) no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura, foi prestigiado por familiares, secretários, vereadores e autoridades.

 

Em seu discurso, Paulinho destacou que as escolhas se deram pela competência, capacidade e, principalmente, por compartilharem a mesma vontade de fazer o melhor para os natalenses. “Todos os dias eu reafirmo mais do que minha obrigação, o meu comprometimento sincero de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar desta cidade. E este mesmo engajamento que também espero de cada um para esta jornada. Mais do que administrar, nossa missão é servir”, declarou.

 

A nova secretária da SEMDES, Samara Trigueiro, enfatizou que sua experiência poderá contribuir com o trabalho em conjunto com as demais instituições da segurança pública e que, antes de pôr em prática os vários planos, pretende organizar a parte administrativa da pasta.

 

“Acredito que temos que unir forças, justamente, para a gente poder realizar esse trabalho com responsabilidade e competência. Tenho vários planos, mas eu quero iniciar pela parte administrativa, quero deixar a casa organizada para depois, junto com o comando da guarda, junto com a defesa civil, a gente cair em campo para operacional que é o que realmente interessa: fazer um serviço em prol da sociedade de Natal”, disse Samara.

 

O agora novo Comandante da Guarda Municipal de Natal, Francisco Carlos Fonseca, agradeceu ao Prefeito Paulinho Freire pela confiança em exercer o cargo pois “a missão prioritária é tratar bem da nossa história, valorizar o nosso servidor, honrar e conduzir a guarda municipal ao encontro dos anseios da população, na nossa missão nobre de servir e proteger a sociedade natalense”, pontuou Fonseca.

 

Na solenidade desta manhã, estiveram presentes familiares, secretários, os vereadores Tenente Eliabe, Fulvio Saulo, João Batista e Clayton da Policlínica, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Péricles Venâncio, o representante do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jerbes Lucena, além de guardas municipais e representantes da sociedade.

 

Perfis

Samara Trigueiro Félix é bacharel em Direito e professora do curso de Direito na Universidade Potiguar (UNP), especialista em Direito Processual Penal, Segurança Pública e Atividade Policial, além de ter exercido a advocacia por 10 anos e ter sido procuradora do município de Monte Alegre.

 

O Comandante Francisco Carlos Fonseca ingressou na Guarda Municipal em janeiro de 2001 e comandou a Inspetoria Sul, Leste e Oeste, passando pelo grupamento de ação patrimonial e, por último, comandou o grupamento ambiental. É graduado em Direito e Ciências Econômicas, com pós-graduação em Direito Tributário e Gestão em Segurança Pública

Continue lendo

DESTAQUE

FAMOSOS: DE BIQUINI JADE PICON SE DESPEDE DE NORONHA VEJAM AS FOTOS.

Publicado

em

Após curtir férias no arquipélago queridinho dos famosos, Jade Picon postou fotos de biquíni em seu perfil do Instagram. Além de exibir seu corpo em forma e um abdômen com muitos gominhos, a atriz também mostrou belas paisagens de Fernando de Noronha.

Em uma das fotos, a atriz morde uma melancia e veste um look que repete as cores da fruta: um biquíni rosa e uma camisa listrada de verde, branco e rosa

Continue lendo

DESTAQUE

Jovem raptado de casa em Mossoró é encontrado morto; corpo foi localizado pelo próprio pai.

Publicado

em

 

O corpo do jovem João Victor da Silva Melo, de 16 anos, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (15) em uma área de mata por trás dos tanques da Petrobras, na estrada do óleo, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

O adolescente havia sido raptado de dentro de sua residência no bairro Santa Helena, na madrugada da última terça-feira (14).

De acordo com a Polícia Militar, o corpo foi localizado pelo próprio pai da vítima, que acionou o 190 para relatar o achado.

A mãe do jovem já havia registrado um Boletim de Ocorrência relatando o desaparecimento, informando que o filho foi levado de casa entre 3h e 4h da manhã por quatro homens encapuzados que chegaram ao local em um veículo Gol de cor branca.

A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) vai conduzir as investigações para apurar as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis.

Segundo a polícia, ainda não há informações sobre a motivação ou a autoria do homicídio.

Continue lendo

DESTAQUE

URGENTE: APÓS REPERCUSSÃO NEGATIVA, GOVERNO DECIDE REVOGAR ATO SOBRE FISCALIZAÇÃO DO PIX

Publicado

em

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou nesta quarta-feira (15) que o órgão irá revogar a instrução normativa que ampliou as normas de fiscalização sobre operações financeiras realizadas pelos contribuintes.

No início deste mês, o Fisco passou a receber dados transações das operadoras de cartão de crédito (carteiras digitais) e das chamadas “instituições de pagamento” — que ofertam o serviço das “maquininhas”, por exemplo.

A medida gerou grande repercussão e uma onda de desinformação nas redes sociais. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo federal vai assinar uma Medida Provisória (MP) para assegurar que as transferências via Pix não podem ser tributadas.

“O ato que ele [Barreirinhas] acaba de anunciar é para dar força a uma MP que o presidente vai assinar. MP que reforça tanto os princípios da não oneração do Pix, quanto de todas as cláusulas de sigilo bancário do Pix. Que foram objeto de exploração dessas pessoas que estão cometendo crime”, afirmou o ministro.
De acordo com Haddad, volta a valer o que estava valendo nos últimos 20 anos, antes da instrução normativa. “Instrução está sendo revogada porque ela não pode ser usada de pretexto para desvirtuar a tramitação da MP. Não queremos que a oposição continue distorcendo essa medida”, seguiu.

O que foi revogado?
Com a virada do ano, a Receita Federal passou a contar com novos instrumentos de fiscalização sobre as transações financeiras realizadas pelos contribuintes.

A partir de janeiro, o órgão passou a receber também dados das operadoras de cartão de crédito (carteiras digitais) e das chamadas “instituições de pagamento” — que ofertam o serviço das “maquininhas”, por exemplo

As instituições de pagamento (IP) são empresas que viabilizam compra, venda e movimentação de recursos, mas não oferecem empréstimos e financiamentos a seus clientes. Varejistas de grande porte, bancos virtuais, carteiras digitais são alguns exemplos.

Os dados só passariam a ser enviados quando o montante total movimentado, por cada tipo de operação financeira (PIX, pagamento ou investimento, por exemplo), fosse:

superior a R$ 5 mil, para pessoas físicas;
superior a R$ 15 mil, para empresas.
Até o fim de 2024, a Receita já recebia esse tipo de informação dos bancos tradicionais, públicos e privados, em operações como PIX, aplicações financeiras, seguros, planos de previdência e investimentos em ações.

Contudo, o anúncio da Receita motivou o aparecimento de informações falsas, que afirmam que as transações acima de R$ 5 mil serão taxadas

Continue lendo

DESTAQUE

Presidente da FECAM, Erineide Sá parabeniza Babá por vitória na eleição da presidência da FEMURN

Publicado

em

A presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN), Erineide Sá, vem a público parabenizar o novo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Babá, pela sua eleição e pelo início de um novo ciclo à frente dessa importante instituição.

“Receba, Babá, meus votos de sucesso nessa nobre missão de liderar os municípios do nosso estado. Tenho certeza de que sua trajetória e experiência serão fundamentais para fortalecer o municipalismo, promover o diálogo entre as cidades e buscar soluções que beneficiem a nossa população. A FECAM-RN se coloca à disposição para trabalharmos juntos em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte.”

Que esta nova gestão seja marcada por conquistas e avanços, pautada pela união e pelo compromisso com as causas que verdadeiramente impactam os cidadãos potiguares.

Erineide Sá
Presidente da FECAM-RN

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Neilton Recebe Prefeitos em Almoço em Apodi

Publicado

em

Nesta terça-feira (14), o deputado estadual Neilton Diógenes recebeu em Apodi os prefeitos Raimundo Pezão (Umarizal), Renan (Upanema), Salomão Gomes (Felipe Guerra), e Sabino (Apodi), além do ex-prefeito Alan Silveira, para um almoço marcado pela troca de ideias e fortalecimento de parcerias.
Neilton aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito Raimundo Pezão pela recente eleição como presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP). “É uma alegria imensa receber amigos tão comprometidos com o desenvolvimento da nossa região. Parabéns ao amigo Pezão pela liderança na AMOP. Que este novo desafio resulte em avanços concretos para os municípios do Oeste Potiguar”, destacou o deputado.
O encontro reforça a atuação incansável de Neilton como um articulador regional, sempre buscando unir forças com os gestores municipais para promover ações que beneficiem a população. “Reitero nosso compromisso em apoiar os municípios, buscando soluções integradas e recursos que garantam mais oportunidades e desenvolvimento para nossa região. O trabalho coletivo é o caminho para construirmos um RN mais forte”, concluiu o deputado.
O almoço foi um marco de união e alinhamento político, refletindo o esforço conjunto das lideranças em prol de um futuro melhor para a região Oeste do Rio Grande do Norte.
Continue lendo

DESTAQUE

Prefeita de João Câmara e o deputado Dr. Bernardo em Reunião com a governadora Fátima

Publicado

em

A prefeita de João Câmara, Aize Bezerra (PSDB), esteve na Governadoria nesta segunda-feira (13), acompanhada pelo deputado estadual Dr. Bernardo. Na ocasião, ambos foram recebidos pela governadora Fátima Bezerra (PT).
Durante a reunião, a prefeita apresentou as principais demandas do município, enfatizando a importância de investimentos para melhorar a qualidade de vida da população. A governadora reafirmou sua disposição em estabelecer parcerias com João Câmara, destacando a relevância da cooperação entre o governo estadual e os municípios potiguares.
A presença do deputado estadual Dr. Bernardo na reunião também evidenciou a sólida aliança entre a prefeita Aize e o parlamentar, que possui estreita ligação com a ex-prefeita Gorete Leite, fortalecendo os laços políticos em prol do desenvolvimento da região.
Continue lendo

DESTAQUE

STF solicita detalhes sobre condenação de Girão e seu possível envolvimento nos atos golpistas

Publicado

em

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou o envio de cópia da decisão relacionada à Ação Civil Pública 0803686-05.2023.4.05.8400. A ação, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), resultou na condenação do deputado federal General Girão (PL) ao pagamento de R$ 2 milhões por danos morais coletivos e determinou a exclusão de 16 postagens publicadas nas redes sociais entre novembro e dezembro de 2022.

Girão é alvo de investigação no âmbito do inquérito que apura os atos antidemocráticos de 2023, especialmente a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro, quando manifestantes bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. A investigação busca esclarecer a possível participação do deputado nos crimes de associação criminosa, incitação ao crime e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

girao 1 930x524.jpg (1)
Deputado federal General Girão – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em seu despacho, o ministro citou o relatório final da Polícia Federal, de outubro de 2023, que aponta o deputado como responsável por publicações nas redes sociais que questionavam a legitimidade das eleições e incentivavam seus seguidores a protestar por uma intervenção das Forças Armadas. Essas postagens, segundo o relatório, alimentavam o discurso golpista que culminaria nos eventos de 8 de janeiro.

Em setembro de 2024, o STF, acolhendo pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), determinou à Polícia Federal que investigasse o grau de envolvimento de Girão nos atos antidemocráticos, solicitando a identificação de publicações “de conteúdo antidemocrático” feitas pelo parlamentar. As postagens de Girão, especialmente em seu perfil nas redes sociais, são apontadas como fundamentais para entender sua possível participação nas tentativas de desestabilização democrática.

A condenação do deputado na Ação Civil Pública, proferida pelo juiz Janilson de Siqueira, destacou que suas publicações afrontaram a ordem democrática, incitando seus seguidores contra o processo eleitoral e o Poder Judiciário. O juiz também considerou que as mensagens de Girão configuravam “discurso de ódio” e propagavam informações falsas sobre o pleito eleitoral, contribuindo para a desinformação e a incitação à subversão.

▼ Ad by Refinery89

Este movimento jurídico ocorre justamente na semana em que se completam dois anos dos atos de 8 de janeiro, uma data simbólica que remete à tentativa de golpe protagonizada por grupos bolsonaristas em Brasília. A investigação sobre a participação de figuras políticas como General Girão segue como uma das principais vertentes da apuração dos eventos que abalaram as estruturas democráticas do país.

Com informações do Saiba Mais.

▼ Ad by Refinery89

 

▼ Ad by Refinery89

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Logo Agora RN
Continue lendo

DESTAQUE

JARDIM DO SERIDÓ MORRE MARIA DE DR. ANCHIETA FIGURA QUERIDA POR TODOS .

Publicado

em

Dia de luto em Jardim do Seridó, com a morte de Maria de Dr. Anchieta aos 88 anos. Maria morava com o Médico Dr. Anchieta foi quem praticamente cuidou de sua família,  natural de Patos Maria morava em Jardim a mais de 40 anos, e ao longo desse tempo fez muitas amizades na cidade e se tornou uma pessoa conhecida e querida por todos. na minha infância e adolescência convivie muito com Maria pois frequentava a residência do Médico Dr. Anchieta quase que Diariamente. desejo meus pêsames aos familiares e sei que Deus já recebeu Maria em sua morada,  vá em paz Maria de Anchieta ou Maria de Zé Biró,  como a gente costumava brincar com ela.

Continue lendo

DESTAQUE

Parelhas de Luto: Despedida de Clóvis, um ícone da Cultura e Serviço Público.

Publicado

em

 

Mais uma vez, a cidade de Parelhas é tomada por um profundo sentimento de luto.

Na tarde desta quarta-feira, familiares e amigos foram surpreendidos pela triste notícia do falecimento de Clóvis, vítima de um infarto.

Clóvis, que atuava como auditor fiscal e era diretor da unidade de tributação em Currais Novos, deixa um legado de dedicação ao serviço público. Porém, sua influência vai além de suas funções profissionais.

Ele foi um dos idealizadores da Orquestra Sanfônica de Parelhas, um projeto que simboliza sua paixão pela cultura e pela valorização das raízes musicais da região.

Amante das artes e grande incentivador da cultura local, Clóvis tocou muitas vidas com sua sensibilidade e visão.

Seu empenho em fortalecer as manifestações culturais será lembrado por gerações.

A ausência de Clóvis será sentida em cada acorde de sanfona, em cada celebração cultural e nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Homenagem

“Clóvis, sua vida foi um verdadeiro hino à cultura e ao serviço à comunidade. Seu legado ecoará nas melodias da Orquestra Sanfônica e nos corações daqueles que você inspirou.

Que seu exemplo de amor à arte e ao próximo seja sempre lembrado.

Descanse em paz, sabendo que sua história será contada com saudade e gratidão.”

Continue lendo

Populares